Notícias
Soldado Gilvan reivindica área para implantação de um mangueiro municipal
Os clamores em torno da disposição de uma área para a implantação de um mangueiro na cidade, embora legitima, nunca mereceu a devida atenção por parte do poder público. Com o objetivo de atender essa importante necessidade, o vereador Soldado Gilvan apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica uma solução para o problema que afeta dezenas de famílias jequieenses.
Na avaliação do vereador Soldado Gilvan, é preciso oferecer alternativas visando atender todos os anseios daqueles que trabalham para sustentar a sua família, além de contribuir para a redução do número de animais perambulando nas ruas, diminuindo, consequentemente, a possibilidade de acidentes.
Enfatiza ainda o parlamentar que muitos carroceiros não têm um lugar apropriado para criar seus animais, ficando os mesmos vulneráveis nas ruas e, diante da importância deles para o sustento familiar, tal situação representação um grande risco de possíveis prejuízos futuros.
Bui Bulhões solicita Odontomóvel para atender em Morro Verde, Oriente Novo e Florestal
Com a finalidade de fortalece as ações de saúde bucal na zona rural de Jequié, levando benefícios a população de localidades distantes da cidade, o vereador Bui Bulhões apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita ao poder público, todos os esforços necessários para designar o Odontomóvel para atender em Morro Verde, Oriente Novo e Florestal.
Bui Bulhões reconhece que a Prefeitura oferece serviços odontológicos nas mais diversas regiões de Jequié, no entanto, entende que que tal medida, ou seja, a destinação do Odontomóvel oportunizará a ampliação no número de atendimentos já ofertados pelo Município, além de incentivar a população a manter uma rotina de busca aos serviços das equipes de saúde bucal.
Vereador Marcinho propõe criação de Lei Municipal de Incentivo ao Esporte
Conhecedor da realidade do município de Jequié, onde existem diversos atletas e equipes de destaques, inclusive, alguns dos quais com potencial para atuar em competições até mesmo fora do País, mas que, muitas vezes, deixam de participar por falta de incentivo financeiro para custear suas despesas, o vereador Marcinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta visando à criação de uma Lei Municipal de Incentivo ao Esporte Amador e Profissional, com ênfase também nas modalidades individuais, como o FazAtleta do Governo do Estado da Bahia.
Na avaliação de Marcinho, este programa visa justamente contribuir para que os atletas e as equipes possam ter condições competitivas de representar a nossa cidade.
Entende o parlamentar que tais medidas são de suma importância para fomentar o esporte e, principalmente, criar oportunidades para os talentos de nossa cidade que não reúnem condições econômicas para bancar suas despesas.
Presidente da Câmara discute demandas de comunidades com representantes da Coelba
O presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos Silva (Tinho), recebeu, em audiência, na tarde desta quinta-feira (25), os representantes da Coelba Paulo Roberto Vieira, Sirlene Coelho e Jaqueline Cardoso que buscam, em nome da concessionária de energia elétrica, o estreitamento do relacionamento com o Poder Legislativo.
No decorrer do encontro foram abordados vários assuntos, entre os quais como tornar mais céleres as respostas de questões demandadas pela Câmara, a partir ofícios encaminhados à empresa.
O presidente Tinho aproveitou a ocasião para tratar, também, de pautas especificas a partir de solicitações já do conhecimento da Coelba como a extensão de rede para atender as necessidades de produtores rurais ribeirinhos à Barragem da Pedra, na região de Jiboinha, importante área produtora de melancias.
Ainda segundo o vereador, foi colocado aos representantes da concessionária sobre a urgente importância de atender pleitos de sitiantes na região do Cajueiro que sofrem com a ausência de luz elétrica.
Pastor Alessandro Feltrin recebe Título de Cidadão Jequieense
Alessandro Feltrin, natural de Brusque, Santa Catarina, é o mais novo Cidadão Jequieense. Pastor da Igreja Bola de Neve, localizada na cidade de Jequié, onde está radicado desde 2004, ele recebeu o Título de Cidadania das mãos do vereador João Paulo Fernandes, em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal, nesta sexta-feira, dia 26.11.21.
O evento foi bastante prestigiado e representativo para o homenageado, contando com a presença maciça de amigos e outros convidados que lotaram as dependências da Câmara. Além disso, foram exibidos, em vídeo, depoimentos de várias pessoas incluindo familiares, amigos e autoridades a exemplo do prefeito Zé Cocá em que enalteceram sua contribuição para o desenvolvimento da cidade.
O vereador João Paulo pontuou que o pastor Alessandro está, faz tempo, totalmente integrado à sociedade, tendo uma atuação destacada na evangelização, em especial de jovens, e participação relevante a partir da execução de projetos de cunho social através das artes e de trabalhos assistenciais em bairros populares e em instituições filantrópicas.
Segundo João Paulo, desde que aqui chegou, o pastor Alessandro sempre demonstrou compromisso com a comunidade jequieense, evidenciando o grande amor que nutre por nossa cidade.
“O município de Jequié, através da Câmara de Vereadores, presta uma das mais justas homenagens ao reconhecer, oficialmente, o pastor Alessandro Feltrin como cidadão jequieense, pelo seu envolvimento com as causas mais nobres a exemplo da missão de zelar dos jovens que os cercam”, acrescentou o presidente da Casa, vereador Emanuel Campos (Tinho).
Ex-funcionário da Totalflex Embalagens, como designer de produtos, Alessandro Feltrin, casado com Elaine e pai de dois filhos, é proprietário de um escritório de publicidade, através do qual presta serviços à inúmeras empresas locais, nacionais e até mesmo fora do País.
Além de João Paulo e Tinho, também participaram da Sessão os vereadores Bui Bulhões, Soldado Gilvan Santana e Junior Braga.
Músicos são homenageados por iniciativa da vereadora Moana Meira
De iniciativa da vereadora Moana Meira a Câmara Municipal aprovou homenagem pela passagem do Dia do Músico, celebrado no último dia 22 de novembro. Avalia que essa significativa data chama à reflexão para uma categoria que, apesar de toda sua importância, não recebe o valor merecido. “Em nossa cidade muitos são os profissionais que lograram êxito em suas carreiras e possuem passagens por eventos com repercussão nacional ou internacional e outros que, mesmo não conseguindo a mesma abrangência, sustentam suas famílias com dignidade baseado no seu talento”, observa a vereadora.
Para Moana Meira, reconhecer a grande habilidade de pessoas que nascem com o dom de tocar e encantar a todos que os ouvem nos enche de orgulho, ainda mais por saber que tais profissionais levam o nome de Jequié aos quatro cantos deste país.
“Merecedores de nossa gratidão, os inúmeros músicos da nossa terra se dedicam a sua arte, por vezes impossibilitados de se assentarem nas cadeiras acadêmicas, desenvolvem as suas aptidões empiricamente, tantos deles autodidatas, e que conseguem se aperfeiçoar de tal forma, tornando-se mestres capazes de influenciar a chegada de novos talentos, fazendo sucessores, filhos, netos, alunos, no legado de transmitir habilidade de coordenar a harmonia, melodia e o ritmo em prol da transformação social”, destaca.
Paratleta de natação recebe homenagem da Câmara por iniciativa do vereador João Paulo
“Não poderíamos deixar de manifestar nossos votos de congratulações à Bárbara Britto, de apenas 14 anos, que se tornou inspiração para outras pessoas, um exemplo de atleta, um grande referencial de foco e objetividade”. A afirmação é do vereador João Paulo em homenagem a paratleta de natação para quem é merecedora de todo o respeito e os melhores votos de felicidade e sucesso em sua vida e carreira profissional.
João Paulo lembra que Bárbara Britto começou a nadar em 2016, após passar por uma cirurgia de osteossarcoma. De lá para cá, participou de cerca de 10 campeonatos de natação. A homenageada é cocriadora da ONG Beab - a qual dialoga sobre o câncer de maneira objetiva e otimista sobre a doença e tratamento.
Cita que Bárbara foi convidada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para realizar um período de treinos no Centro de Treinamento de São Paulo a partir de fevereiro de 2022. Resultado este, da dedicação e do trabalho desenvolvido pelo Programa de Habilitação Esportiva Inclusiva do Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié.
“A coragem e a determinação de Bárbara constituem a sua força motivadora de todo seu desenvolvimento, você exerce um papel fundamental na vida de várias pessoas”, conclui o vereador.
Câmara faz homenagem póstuma à professora Anisinha por iniciativa do vereador Tinho
Jequié se despede de uma das mais importantes personagens da educação por décadas. Anísia Rosa Tourinho Simões de Carvalho, ou simplesmente professora Anisinha, faleceu, aos 91 anos, no último dia 27 de novembro.
“Sua partida deixa uma enorme lacuna e saudade imensa entre seus familiares e pessoas próximas. Na memória de seus ex-alunos e colegas de trabalho fica o legado de zelo e grande paixão que sempre nutriu pela educação, setor que dedicou sua vida”, destaca o vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), em Moção de Pesar e Solidariedade aprovada na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 30.
Professora Anísia lecionou em várias escolas e dirigiu alguns dos principais colégios da cidade, a exemplo do Presidente Médici e do Anísio Teixeira. Também teve passagens marcantes pelo IERP e ocupou funções importantes na diretoria regional de educação. “Foi na sala de aula que influenciou várias gerações, primando por um ensino transformador de vidas, o que a torna inesquecível”, enfatiza Tinho.
Dona de grande sensibilidade com as causas populares, professora Anisinha teve participação destacada à frente da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social na época em que seu esposo, José Simões de Carvalho foi prefeito da cidade, dando especial atenção aos mais pobres.
Membro de família tradicional de Jequié, professora Anísia é avó do nosso colega vereador Eduardo José Oliveira Simões de Carvalho (Duda Simões) e mãe de José Simões de Carvalho, detentor de vários mandatos de vereador e presidente desta Casa, aos quais registramos os nossos mais profundos votos de pesar extensivos aos demais.
A saudosa professora foi uma fervorosa católica. Um de seus sobrinhos, inclusive, exerce importante função na Igreja Católica. Nos referimos ao bispo da diocese de Cruz das Almas, dom Antônio Tourinho Neto que, por anos, foi pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio, hoje Catedral Diocesana de Jequié.
A professora Anisinha estará sempre presente em nossos corações e em nossas lembranças, e a presente Moção de Pesar e Solidariedade procura registrar o significado de sua perda para nossa cidade, em especial para seus filhos, netos, bisnetos e noras. Que Deus, em sua infinita bondade conforte os corações enlutados de seus filhos:
José Simões de Carvalho Júnior
Luciano Tourinho Simões de Carvalho
Oiama Tourinho Simões de Carvalho
Simone Tourinho Simões de Carvalho
Netos:
Leandro José Oliveira Simões de Carvalho
Eduardo José Oliveira Simões de Carvalho
José Simões de Carvalho Neto
Ricardo José Cruz Tourinho Simões de Carvalho
Luciano Tourinho Simões de Carvalho
Bisnetos:
Malu Sobreira Simões de Carvalho
Liz Sobreira Simões de Carvalho
Bela Simões de Carvalho
Sofia Simões de Carvalho
Maria Victória Monteiro
Noras:
Lícia Maria Oliveira Simões de Carvalho
Arleide Santos Simões de Carvalho
Vereador Júnior Braga solicita sinalização em frente ao Complexo Policial
Requalificar a sinalização de trânsito na Avenida Lomanto Júnior, mais precisamente em frente ao Complexo Policial de Jequié, sede do 9° COORPIN e da 7° CIRETRAN, onde deve ser construída uma faixa elevada para aumentar a sensação de segurança dos pedestres. Este é o teor da solicitação apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Júnior Braga.
O vereador coloca que o pedido se justifica pela localidade ter um grande fluxo de pedestres e intenso tráfego de veículos ao longo do dia, o que representa a iminência de acidentes como já ocorridos no local.
a faixa de pedestres é de extrema importância para segurança dos cidadãos, pois determinará obrigatoriamente a redução da velocidade por parte dos motoristas, proporcionando bem-estar e segurança à população.
Gutinha defende reforma da Quadra Poliesportiva do São Judas
A inclusão da Quadra Poliesportiva do São Judas Tadeu, situada na Rua Osvaldo Álvares Meira, bairro São Judas Tadeu, no programa de recuperação das praças esportivas da cidade, foi reivindicada pelo vereador Gutinha, em proposta apresentada na Câmara Municipal.
Cita que a reforma da referida quadra é um pedido antigo dos moradores que desejam um espaço de lazer devidamente requalificado, a partir de pintura, novos alambrados, iluminação, traves, tabela de basquete entre outros, além de vestuários, banheiros e lances de arquibancada.
“Sabemos que a reforma deste equipamento incentivará o esporte, atividades físicas e recreativas entre todos os moradores, principalmente as crianças. Além de proporcionar a interação dos jovens, adultos e familiares”, justifica.
Vereadora Profª Cida solicita aquisição de veículo adaptado para atender necessidades da Adefij
A destinação de emenda parlamentar para a aquisição de veículo adaptado para atender as necessidades da Associação dos Deficientes Físicos de Jequié, Região e Amigos (ADEFIJ) foi solicitada, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida.
A vereadora informa que a entidade possui 245 pessoas com deficiência física de Jequié e cidades vizinhas cadastradas que necessitam de algum tipo de acompanhamento. Assim sendo, a aquisição de um automóvel adaptado se pauta na necessidade de prestar um serviço de qualidade aos seus associados com dificuldade de locomoção.
Acrescenta que, de acordo estimativa do Censo do IBGE, Jequié e Região possui cerca de 3.800 portadores de deficiência que carecem de acompanhamento, lembrando que este período pandêmico e com a necessidade do distanciamento social, muitos estão sem nenhum tipo de assistência devido à dificuldade de transporte adequado.
Professora Cida lembra da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 que em seu artigo 1o estabelece a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Pela lei considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Ramon Fernandes solicita reforma da praça central de Oriente Novo
A reforma da praça central do Distrito de Oriente Novo foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ramon Fernandes, argumentando que os moradores carecem de espaços onde possam usufruir de momentos de entretenimento, conversar e manter vínculos.
Na solicitação é enfatizada que o espaço público deve contar um serviço de arborização e paisagismo, academia ao ar livre, parque ecológico, para contribuir significativamente para a valorização e a visibilidade daquela localidade.
Sidney Magal propõe construção de Velatório Público Comunitário no Jequiezinho
A construção de um Velatório Público Comunitário para atender as necessidades da população, em especial dos moradores dos Loteamentos Bom Sossego e Brasil Novo, no bairro Jequiezinho, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Sidney Magal.
Na avaliação do vereador, o Velatório Comunitário visa assegurar aos cidadãos o mínimo de conforto e bem-estar nos momentos de luto, atendendo as pessoas de baixa renda, que na dor da perda de um ente querido não têm um local digno e que comportem os familiares e amigos.
Marcinho defende espaço adequado para a prática de Moto Wheeling
Construção de um espaço adequado para a prática de Moto Wheeling, esporte popularmente conhecido como Grau. Este é o objetivo da proposta apresentada na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho.
A construção do espaço, à escolha do Executivo Municipal, na avaliação de Marcinho, será um importante atrativo, em especial para os jovens que gostam de manobras com motocicletas.
Sugere o vereador que a prefeitura adote providências no sentido de levar esse esporte, como evento itinerante, aos distritos, inclusive como atrativo turístico.
Joaquim Caires propõe medidas de combate a proliferação de escorpiões na cidade
Visando atender a necessidade em combater a proliferação de escorpiões na cidade, o vereador Joaquim Caíres propõe o desenvolvimento de ações voltados à promoção de políticas públicas para a saúde, com enfoque em um programa de combater ao citado animal peçonhento.
O vereador alerta para a necessidade da urgência das medidas preventivas tendo em vista o crescimento da incidência de casos de picadas por parte do aracnídeo que é perigoso principalmente para crianças e idosos, podendo, inclusive, levar as vítimas à morte.
“Uma ação urgente será imprescindível para evitar que vidas sejam ceifadas em nossa cidade”, alerta Caíres na justificativa.
AATAE ocupa ‘Tribuna Livre’ da Câmara Municipal
Membros da AATAE – Associação Acolher & Transformar: Amor Essencial – participaram do espaço ‘Tribuna Livre', da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 02.12.21, oportunidade em que fizeram um balanço de suas atividades ao longo deste ano, tendo relatado os desafios em lidar com questões da área da saúde em virtude das medidas restritivas impostas em decorrência do período pandêmico.
Apesar das dificuldades a entidades mantém sua atuação no apoio aos pacientes com câncer e seus familiares. Célia de Jesus, uma das que falaram durante a reunião, voltou a solicitar o engajamento de todos no sentido de apoiar à luta da AATAE e de outros voluntários que buscam oferecer apoio às vítimas de câncer.
Os vereadores presentes voltaram a hipotecar apoio a pauta da AATAE, que nasceu em 12018 com a nobre finalidade de o paciente oncológico com a atuação de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das mais diversas áreas como psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, além de advogados, profissional de educação física e massoterapeuta.
Ivan do Leite cobra construção de praça com academia ao ar livre no Distrito do Baixão
A adoção das medidas necessárias visando à construção de uma praça dotada de equipamentos de entretenimento e academia ao ar livre no Distrito do Baixão. Este é o objetivo da proposta apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ivan do Leite.
Na avaliação do vereador, a praça, devidamente equipada com academia ao ar livre e outros equipamentos é de vital importâcia para os moradores do Baixão, que passarão a ter oportunidade de frequentar um espaço condizente com suas necessidades.
Audiência Pública discutiu estratégias de saúde animal e funcionamento do Castramóvel
A Câmara Municipal de Jequié promoveu uma Audiência Pública, na quinta-feira, 02.12.2021, para discutir estratégias de saúde animal, com especial enfoque no funcionamento do Castramóvel, equipamento adquirido pela Prefeitura, cujas atividades devem ser iniciadas ainda neste mês de dezembro, conforme informação transmitida, na abertura da reunião, pela enfermeira Franciele Cardoso, que representou a secretária de Saúde, Polliana Leandro.
Os vereadores Moana Meira, Emanuel Campos (Tinho), Soldado Gilvan, Ramon Fernandes e João Paulo enfatizaram sobre a importância da iniciativa, mas também fizeram questionamentos e apresentaram sugestões quanto a necessidade de expansão do atendimento aos animais errantes, discurso que foi reforçado pelos representantes de ONGs e por médicos veterinários.
Embora todos entendam que o programa é voltado para atender a parcela da população que não tem condições econômicas para arcar com as despesas de uma castração, foi sugerido que haja esforço no sentido de alcançar animais em situação de rua.
O médico veterinário da SMS, Neilton Rotondano, esclareceu que o programa é o início de um processo que, com o tempo, ser cada vez mais aperfeiçoado para atender os objetivos de controle de natalidade e de zoonoses.
Também foi colocado que deve ocorrer um grande esforço por parte dos poderes públicos com vistas à adoção de medidas voltadas para o fortalecimento e valorização das entidades que cuidam de animais na cidade.
Na opinião do presidente da Câmara, vereador Tinho, apesar dos questionamentos quanto à ampliação das políticas públicas de saúde animal, que deverá ser implementada pelo Município, a audiência pública serviu não somente para esclarecer dúvidas, mas também para reconhecer que o Castramóvel ofertará procedimentos que vão representar um marco importante para a região.
A vereadora Moana Meira, outra propositora do encontro, considera de suma importância a realização de audiências públicas por oportunizar voz a todos os agentes que atuam na defesa dos direitos dos animais.
Também participaram do evento o secretário municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Brandão e a veterinária Camila Calheira.
Vereador João Paulo propõe construção de Centro Cultural no Distrito de Barra Avenida
O vereador João Paulo apresentou, na Câmara Municipal, proposta solicitando a construção de um Centro Cultural no Distrito de Barra Avenida, equipamento de grande importância para incentivar à produção cultural local, além de oferecer à comunidade um espaço estruturado para a promoção de eventos de interesse da população.
Com o Centro Cultural, será possível reunir moradores interessados no aprendizado e na difusão de informações e da arte em suas diversas expressões, como teatro, música e dança, entre outras, sendo de grande valia principalmente ao elevado número de jovens e adolescentes que ali se encontram, explica o vereador.
Para João Paulo, seria um verdadeiro presente para toda a população de Barra Avenida, que ganharia um espaço moderno e apropriado para se tornar um centro de referência em cultura.
“Reafirmamos que o objetivo desta construção é fazer com que as crianças, jovens e adultos da comunidade possam realizar atividades artísticas e culturais que visam complementar a formação destes por meio do conhecimento e da prática da diversidade cultural do nosso país”, conclui.
Vereadora Pró Cida solicita revitalização da praça e da quadra de esporte do Jardim Eldorado
Incentivar e oferecer alternativas para que a população possa praticar exercícios físicos e atividades de lazer, além de manter um saudável convívio social. Seguindo essa linha de pensamento, a vereadora Pró Cida apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que pleiteia a revitalização da praça e da quadra de esporte localizadas no Residencial Jardim Eldorado, no bairro Jequiezinho.
Afirma a vereadora que os moradores sentem a necessidade de espaço para convivência onde possam interagir e criar vínculos, espaço este que pode vir a ser transformado em cartão postal do bairro. “Existem inúmeros estudos que evidenciam que indivíduos que praticam algum tipo de esporte, apresentam menor risco de doenças coronárias, acidente vascular cerebral, vários tipos de câncer, diabetes, hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão e ansiedade”, acrescenta em sua justificativa.
Júnior Braga propõe criação de Programa Municipal de Assistência Jurídica Gratuita Cidadão
A criação de um Programa Municipal de Assistência Jurídica Gratuita ao Cidadão foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Júnior Braga. Em sua proposta, enfatiza que o acesso à justiça é um direito garantido no artigo 5° da Construção Federal.
Ressalva, no entanto, que embora seja uma atribuição do Estado, é de suma importância que o município também coopere com mecanismos que garantam esse direito fundamental para todo o cidadão.
Júnior Braga explica que o Programa é uma espécie de Defensoria Pública Municipal, que visa ampliar e complementar a assistência jurídica à população carente para que a mesma tenha seus direitos assegurados.
Para que o projeto possa realizar seus objetivos operacionais e com abrangência necessária para a população, indica-se que parcerias sejam formadas com advogados voluntários e estudantes de direito que tenham completado o terceiro ano de curso, e recebam ajuda de custo da Prefeitura de Jequié, a partir de verbas destacadas das dotações orçamentárias das secretárias ou orçamento próprio.
Ziel Cavalcante solicita a requalificação da quadra poliesportiva do Conjunto Habitacional Parque do Sol
A prática de esporte traz inúmeros benefícios para a saúde de quem o pratica, indo desde a questão física, passando pelo bem-estar mental e melhoria do convívio social. Nesse contexto, o vereador Ziel Cavalcante apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a requalificação da quadra poliesportiva do Conjunto Habitacional Parque do Sol, no bairro Jequiezinho, incluindo a mudança no piso.
Ziel explica que a quadra existente no Parque do Sol possui em seu piso cobertura de areia que, além de limitar a prática de esporte, pode se tornar um local insalubre vindo a causar diversas dermatites nos praticantes de atividades físicas.
“Diante desta situação, solicitamos a aplicação de concreto no piso da quadra desta localidade, e posteriormente a pintura com as demarcações próprias de cada modalidade, dentre outras providências”, conclui.
Ramon Fernandes defende manutenção das estradas rurais da região de Itaibó
Diante da necessidade de manter as estradas vicinais em perfeito estado de conservação, o vereador Ramon Fernandes apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a requalificação das estradas que compõe o Distrito de Itaibó, na zona da Mata.
Ramon Fernandes observa que a situação exige certa urgência, pois a precariedade de vários trechos tem dificultado o escoamento da produção regional, o transporte escolar, além de afetar à população em casos de emergência na área da saúde.
Aprovado PL de Bui Bulhões que institui incentivo aos doadores de sangue
A falta de estoque de sangue em uma unidade de saúde pode gerar o cancelamento de intervenções cirúrgicas e outros procedimentos médicos, como a quimioterapia, ocasionando risco de morte ao paciente. Por entender que também cabe ao poder público elaborar políticas públicas e de incentivo que cada vez possam conscientizar a população para a doação de sangue e, de igual forma, criar mecanismos que despertem este interesse, o vereador Bui Bulhões apresentou, na Câmara Municipal, projeto de lei que institui a meia entrada para doadores regulares de sangue em locais públicos de cultura, esporte e lazer, realizados em locais mantidos pelas entidades e pelos órgãos das administrações direta e indireta do município de Jequié como forma de estímulo às doações.
Bui Bulhões explica que, para efetivos desta lei, considerar-se-á como casa de diversões os estabelecimentos que realizem espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, feiras, exposições zoológicas, pontos turísticos, estádios, atividades sociais, recreativas, culturais, esportivas e quaisquer outras que proporcionem lazer, cultura e entretenimento.
De acordo com o projeto aprovado pela Câmara, a meia entrada corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor do ingresso cobrado, sem restrição de data e horário e considera-se doador regular de sangue aquele que realize, no mínimo, duas doações nos últimos doze meses, atestadas por órgão oficial ou entidade credenciada pelo poder público.
Ao justificar sua iniciativa, o vereador Bui Bulhões informou que a doação de sangue é uma atitude que materializa a solidariedade e empatia e que a falta de estoque de sangue em uma unidade de saúde pode gerar o cancelamento de intervenções cirúrgicas e outros procedimentos médicos, como a quimioterapia, ocasionando risco de morte ao paciente.
Informa ainda que no Brasil, o número de doadores corresponde a apenas 1,8% da população, enquanto em países da Europa, cerca de 7% da população é doadora de sangue. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que cada país tenha entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente.
Conclui o parlamentar afirmando que, perante a importância da doação, o impacto financeiro da medida torna-se insignificante, e, ademais, existe cunho pedagógico da medida: a população conhecerá de maneira mais impactante os benefícios de se ser doador de sangue.
Aprovado projeto do vereador San David que cria a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais
Partiu do vereador San David a proposta, aprovada na Câmara Municipal neste 08.12.12, que cria a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais, a partir de modificação de dispositivos do Regimento Interno da Casa. Com a alteração, compete a citada Comissão mobilizar e participar efetivamente das discussões em favor do Desenvolvimento Econômico, do Turismo e das Relações Internacionais do município de Jequié; estudar, acompanhar, desenvolver, promover e/ou realizar debates, eventos, fóruns de discussões, seminários, estudos técnicos, projetos e discussões a respeito do Desenvolvimento Econômico, do Turismo e das Relações Internacionais do Município de Jequié; além de realizar audiências públicas em conjunto com órgãos, entidades representativas, a sociedade civil e organizações não governamentais, para discutir sobre o tema, dentre outras providências.
O vereador San David enfatiza que a Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais nasce da necessidade de análises de projetos que visam atrair importantes investimentos com potencial de gerar oportunidades de emprego e renda, dentre outras ações igualmente relevantes.
Aponta o parlamentar que Jequié precisa estar atenta quanto a ideia de Cidades em Rede, que é um sucesso, há anos, na Europa, principalmente na Itália, onde cidades com maior capacidade financeira ou expertise, auxiliam outras não tão desenvolvidas e estas retroalimentam e geram novos casos de sucesso, compartilhando-se, inclusive, problemas e os solucionando, antes que migrem das cidades menores para as maiores.
Além disso, enfoca San David, que a atividade turística também tem sido de extrema importância no que diz respeito ao desenvolvimento e crescimento da economia mundial. Inclusive, observa o vereador, que o turismo detém hoje grande parte do PIB de muitos países, que têm melhorado suas condições econômicas em decorrência do avanço que o setor proporciona.
Acrescenta ainda que o município tem potencial para expandir suas atividades a partir da exploração racional de suas riquezas naturais, além da promoção de eventos culturais.
Pastor Sandro, presidente da OPEJ, é agraciado com o Título de Cidadão Jequieense por iniciativa do vereador Soldado Gilvan
Alexandro Luís Bonfim dos Santos (Pastor Sandro), da Igreja Missionária Atalaia e presidente da Oprej, é o mais novo Cidadão Jequieense, título concedido pela Câmara Municipal de Jequié, por iniciativa do vereador Soldado Gilvan Santana. A Sessão Solene de entrega da horaria foi realizada nesta quinta-feira, 09.12.21 e foi bastante prestigiada, contando com a presença de inúmeras pessoas, dentre elas o prefeito Zé Cocá, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Brandão, além de vários outros secretários municipais, pastores e outros convidados.
Presidida pelo vereador Emanuel Campos (Tinho), a Sessão Solene contou com a participação dos vereadores Soldado Gilvan, Bui Bulhões, Gutinha, Sidney Magal, Marcos do Ovo, Professora Cida e João Paulo.
No decorrer da Sessão, foi apresentado um vídeo com depoimentos de parentes e amigos sobre as contribuições do homenageado ao município de Jequié e as causas as quais ele defende.
Alexandro Luís Bonfim dos Santos nasceu em Salvador, em 07 abril de 1973, sendo o filho mais velho de Humberto Luís dos Santos e Vera Lúcia Bonfim dos Santos que constituíram uma linda e harmoniosa família, reconhecida na comunidade como exemplo de retidão e honradez.
Mais conhecido como Pastor Sandro, desde muito jovem destacou-se nos estudos e sempre ajudou seu pai no comércio. Em 1994 casou-se com Rosângela Ferreira Santos e tem 03 filhos: Felipe, concluinte do curso de Direito, aprovado no Exame de Ordem da OAB, Gabriel, concluinte do curso de Física, e Larissa, cursando Psicologia.
Uma família envolvida com o trabalho religioso, espiritual e comunitário.
Em 1995 ingressou no Curso de bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista do Nordeste, e foi ordenado ao Ministério Pastoral em 1998, indo pastorear na cidade de Olindina, onde também atuou como docente da rede municipal. Posteriormente foi para a cidade de Acajutiba, atuando também como pastor e docente da rede municipal e estadual. Em 2003 foi cumprir seu chamado vocacional no Estado do Rio Grande do Sul, e lá foi um dos fundadores do Conselho dos Pastores da cidade de Canoas, onde desenvolveu inúmeros trabalhos sociais.
Em 2010 veio para a cidade de Jequié, onde vem desempenhando sua função Pastoral com honradez. Fundou e organizou a Igreja Batista Manancial e permaneceu na sua presidência por 7 anos. Em 2018 foi Pastorear a Igreja Batista Betânia. Atualmente assumiu a direção da Igreja Missionária Atalaia e coopera com os trabalhos da Igreja Metodista Wesleyana, onde é membro.
Graduou-se em Psicologia pela FTC em Jequié no ano de 2020. Ainda como estudante do curso de Psicologia foi estagiário voluntário em unidades de saúde do município, pois o ardor por servir ao próximo é um traço do seu caráter. E hoje enquanto psicólogo participa de vários projetos sociais, realizando atendimentos voluntários através da Igreja, associações comunitárias e instituições públicas e privadas.
É membro ativo da Ordem dos Pastores Evangélicos de Jequié, e está em seu segundo mandato como presidente, sendo o primeiro presidente a ser reeleito, pois a sua atuação no período mais crítico da pandemia foi reconhecida pelos pastores. Pois atuou de forma direta levando à OPEJ a ser uma parceira no enfretamento da COVID 19, bem como mobilizando os pastores no socorro aos necessitados.
Enquanto pastor, sua principal atividade, como ele mesmo afirma, destaca-se pelo cuidado com os casais onde realiza diversas palestras e encontros para esse grupo.
Foi secretário de Governo do nosso Município onde assumiu um papel de destaque na articulação política, contribuindo muito com a administração pública. Atualmente é gestor da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social onde tem desenvolvido um trabalho de acolhimento a famílias e pessoas que têm seus direitos violados, como as pessoas em situação de rua.
Uma das suas principais fala é o amor que tem por Jequié, ele diz: sou soteropolitano, mas meu coração é jequieense, pois declara que em Jequié Deus tem derramado incontáveis bençãos em sua família.
Ivan do Leite reivindica construção de praça com academia ao ar livre em Itajuru
Atento as necessidades dos moradores do Distrito de Itajuru, o vereador Ivan do Leite apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a construção de uma praça dotada de equipamentos de entretenimento e academia ao ar livre na referida localidade.
Justifica o parlamentar que a praça, com academia ao ar livre, é de vital importância para a população local, pois irá oportunizar a todos uma variedade de atividades físicas nas diversas faixas etárias, assegurando-lhes diversão, saúde e bem-estar.
Presidente Tinho faz especial saudação a dois assíduos frequentadores das sessões da Casa
O presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos Silva (Tinho), fez uma menção especial a dois assíduos frequentadores das sessões da Casa: Antônio José Caíres dos Santos e José Soares Artuso (Lili). Este último diz que acompanha as atividades do legislativo há 29 anos, com poucas interrupções.
Segundo ele, o período mais longo em que ficou sem presenciar as sessões ocorreu recentemente em virtude das medidas restritivas adotadas pelos poderes públicos visando o combate ao novo Coronavírus, quando a Câmara realizou suas reuniões sem a presença de público no plenário, optando pelas transmissões pela Internet.
A citação do presidente Tinho, alusiva a frequência dos dois foi durante a reunião ordinária de 8 de dezembro quando, coincidentemente, ambos estavam sentados lado a lado cumprindo a rotina de discussões e debates entre os vereadores.
"Ficamos felizes com a presença constante de Lili e Antônio nas nossas Sessões. São duas pessoas queridas por todos nós. Também observamos que ambos acompanham os debates com bastante atenção e somos gratos por eles estarem sempre conosco", destacou o presidente Tinho.
Justino ‘Garçom” receberá o Título de Cidadão Jequieense na quinta, dia 16
Justino Alves da Silva será homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão Jequieense em Sessão Solene a ser realizada às 18 horas de quinta-feira, dia 16.12.21. O Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Bui Bulhões, agracia uma das pessoas mais queridas e admiradas de Jequié.
Garçom há 60 anos, Justino é uma das figuras de maior respeito da Cidade Sol e merece ser reconhecido com esse Título de Cidadania por tudo que ele já proporcionou ao Município, resume o autor da propositura ao enaltecer a importância do homenageado que nasceu em 14 de maio de 1939, em Laje-BA, mas se encontra totalmente integrado à sociedade local, de quem goza de grande prestígio e consideração de todos.
Moana Meira defende disponibilização de cadeiras de rodas nos órgãos públicos da cidade
A vereadora Moana Meira apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita do Município, a disponibilização de cadeiras de rodas nos órgãos públicos para o uso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida por parte de usuários do serviço público.
A ideia é ampliar e assegurar os direitos das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, visando minimizar as diversas barreiras diárias encontradas por esse público, explica a vereadora.
“A garantia da acessibilidade é um tema necessário para construção da cidadania”, assegura, acrescentando que a iniciativa irá contribuir para a acessibilidade, incentivando e facilitando a independência desses usuários, bem como zelando pela dignidade de todos que necessitem ter acesso as repartições públicas.
Moana Meira defende que a exigência deve ser aplicada a todos os órgãos públicos que delas necessite e distribuídas em dependências e locais apropriados, na entrada das instituições, em áreas internas de circulação e sempre que possível nas proximidades do estacionamento de veículos.
Consideram-se pessoas com dificuldade de locomoção aquelas que, em decorrência da idade, deficiência ou condição de saúde, encontre obstáculos à circulação, compreendendo, em especial: pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas de qualquer idade, cujo estado de saúde não permita se locomover.
Joaquim Caíres propõe equipar todas as escolas municipais com lousa digital
A lousa digital em sala de aula ganha cada vez mais adeptos, se apresentando como uma grande aliada do professor, pois, leva ao ambiente pedagógico a tecnologia e linguagem que fazem parte do universo dos alunos. Além do mais, os recursos multimidias encontrados nos computadores se tornam ainda mais interativos. Pensando nisso, o vereador Joaquim Caíres apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita da Prefeitura os esforços necessários no sentido de equipar todas as escolas com lousa digital.
Relata o vereador que, com a nova dinâmica empregada nas aulas por conta da tecnologia, as crianças aumentam a concentração. Além disso, lembra Caíres, ir a lousa ficou interessante e divertido, uma experiencia encantadora, com melhor resultado que no modelo tradicional. Segundo especialistas, nesse sistema há menos falta e reduz a evasão escolar. Há também maior integração, o que estimula o trabalho de ambas as partes.
Câmara recebe secretário de Cultura em Audiência Pública sobre o São João 2021
Conforme estabelece a lei, que reza sobre a obrigatoriedade da prestação de contas dos investimentos públicos destinados à realização da Festa Junina, ocorreu na Câmara de Vereadores, Audiência Pública, na qual o secretário municipal de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, fez o detalhamento das despesas e comentários sobre o São João da cidade, que em 2021 foi virtual tendo em vista as medidas de restrição para conter o avanço do novo Coronavírus.
Os vereadores fizeram vários questionamentos a respeito dos critérios de escolha dos artistas, valores dos caches, organização do evento e também enalteceram a iniciativa da promoção da festa, ainda que virtual, mas que assegurou a manutenção do calendário de atividades culturais bem como a projeção de artistas locais.
O secretário informou que a seleção foi através de edital e que os investimentos não foram mais significativos para atender um maior número de apresentações porque o Município levou em consideração as recomendações do Tribunal de Contas que orientou, após consulta, evitar maiores despesas em tempos de pandemia, embora todos reconheçam a importância do evento para contemplar uma das classes que mais sofreram os impactos da Covid-19.
Participaram da Audiência Pública os vereadores Tinho, Soldado Gilvan, Pró Cida, Colorido, Marcos do Ovo, Bui Bulhões, Ramon Fernandes, Sidney Magal, Ivan do Leite, San David e Moana Meira.
Câmara conta com a presença dos deputados federais votados em Jequié para Audiência Pública a ser realizada na sexta, 17
Será realizada as 09 horas da manhã de sexta-feira, 17.12.21, na Câmara de Vereadores de Jequié, Audiência Pública para a qual foram convidados os deputados federais que obtiveram mais de mil votos em Jequié em 2018.
A iniciativa, que partiu dos vereadores Joaquim Caíres e Gutinha, será uma importante oportunidade para os parlamentares transmitirem informações concretas com relação às contribuições que cada um deles tem dado para o desenvolvimento de Jequié, a partir da alocação de recursos financeiros e outras ações junto à União, para a execução de obras e serviços imprescindíveis para à melhoria da qualidade de vida da população, em especial, da parcela que mais precisa de investimentos públicos.
Foram convidados os seguintes deputados federais: Leur Lomanto Jr., Antônio Brito, Jorge Solla, Paulo Magalhães, Alice Portugal, Márcio Marinho e Professora Dayane Pimentel, além de Cacá Leão, mesmo que este último não tenha obtido mais de mil votos em Jequié.
Marcinho propõe instalação de bueiros inteligentes em pontos estratégicos da cidade
Com a finalidade de minimizar danos ao meio ambiente e despesas operacionais e ainda pode ajudar a evitar alagamentos na cidade, especialmente em períodos de chuvas intensas, o vereador Marcinho apresentou, na Câmara Municipal, em que defende a instalação de bueiros inteligentes em pontos estratégicos a exemplo da Praça da Bandeira (Centro), Praça da Rodoviária (Joaquim Romão), e Avenida Landulfo Caribé (proximidades de ‘Marlene Marinho’), locais que costumam receber grandes volumes de águas pluviais.
De acordo com o vereador, o sistema é composto por um cesto coletor que impede a passagem de resíduos até a tubulação, além de um sensor volumétrico que deve ser instalado para monitorar o nível de enchimento, emitindo um alerta às equipes de limpeza quando a capacidade do sistema é atingida.
“Uma caixa coletora é instalada no interior do bueiro, essa caixa é uma estrutura com tela metálica feita em malha fina trançada, que tem dado excelentes resultados em muitas cidades brasileiras, pois evitar o acesso de objetos que possam entulhar o bueiro”, explica o vereador.
Vereador João Paulo defende pavimentação asfáltica da Rua Brigadeiro Sá Bittencourt
Foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador João Paulo, a pavimentação asfáltica de uma das ruas mais movimentadas do bairro Jequiezinho; Rua Brigadeiro Sá Bittencourt. A referida via possui calçamento de pedra, todavia, a colocação de massa asfáltica trará muitos benefícios, entre eles, uma substancial melhora com relação a acessibilidade.
João Paulo coloca que a Rua Brigadeiro Sá Bitencourt está localizada em uma das mais importantes artérias comerciais do bairro, na região do Cilion, com estabelecimentos que atraem grande número de clientes a exemplo do Jambo Supermercado, São José Vila Gourmet, além de sorveterias e outros.
Com aprovação da LOA Câmara encerra suas atividades legislativas 2021
Com a aprovação da LOA - Lei Orçamentária Anual 2022 – a Câmara Municipal de Jequié encerrou, nesta quarta-feira, dia 15.12, suas atividades legislativas referentes ao exercício de 2021. As sessões ordinárias voltarão a ser realizadas somente no dia 15 de fevereiro do próximo ano, após o recesso parlamentar. Até lá, porém, poderão ser convocadas reuniões extraordinárias. Neste período, as funções administrativas funcionarão normalmente.
Embora encerradas as atividades legislativas nesta quarta, dois eventos, previamente agendados, estão programados para os próximos dias. Na quinta, dia 16, haverá a entrega do Título de Cidadania ao senhor Justino Alves da Silva. Já na sexta, dia 16, será realizada uma Audiência Pública para discutir sobre a destinação ao Município de emendas parlamentares pelos deputados que obtiveram mais de mil votos nas eleições de 2018.
Ao concluir a sessão, o presidente da Câmara, Emanuel Campos Silva (Tinho), destacou o protagonismo exercido pelo Poder Legislativo que, ao longo do ano, aprovou importantes projetos e promoveu debates de temas de grande relevância para a população, além de ter mantido um constante diálogo aberto com a sociedade e excelente relacionamento institucional.
Emoção marca entrega do título de cidadania ao garçom Justino
Justino Alves da Silva, 82 anos, natural de Laje, acaba de ser reconhecido como Cidadão Jequieense, tendo recebido o Diploma das mãos do vereador Bui Bulhões, autor da proposta que foi aprovada pela Câmara Municipal por unanimidade.
Residente em Jequié desde os 24 anos, Justino é um dos garçons mais requisitados na cidade, com atuação em bares, restaurantes e nos principais eventos sociais.
Quando chegou à Jequié, em 1964, inicialmente, trabalhou no armazém de Laudelino Bulhões, também oriundo de Laje. De lá pra cá ficou totalmente integrado à sociedade, a ponto de acharem que o mesmo era natural de Jequié.
Visivelmente emocionado, o homenageado relatou um pouco de sua trajetória e demonstrou grande gratidão ao vereador Bui Bulhões pelo reconhecimento, extensivo aos demais vereadores e citou pessoas que lhe deram oportunidade de exercer a profissão que tanto amo. “Amo ser garçom. E graça aos promotores de eventos que sempre lembram de mim nunca me faltou trabalho”, frisou.
Em seu discurso, Bui Bulhões enalteceu a figura simples, gentil e o espirito trabalhador de Justino. Virtudes reforçadas pelo presidente da Câmara, Emanuel Campos (Tinho), que também lembrou de sua conduta íntegra e zelo pela educação dos filhos.
A Sessão Solene foi bastante prestigiada por familiares e amigos, além de vereadores, representantes de entidades como OAB, Polícia Militar e outras. Também estiveram presentes o prefeito de Jequié, Zé Cocá, e o deputado federal Leur Lomanto Jr.
Vereadores lamentam ausência de 7 dos 8 deputados federais convidados para Audiência Pública
De iniciativa dos vereadores Joaquim Caíres e Gutinha, a Câmara Municipal realizou, nesta sexta-feira, 17.12.21, Audiência Pública proposta para abordar sobre a participação dos deputados federais mais votados em Jequié nas eleições de 2018. Dos oito convidados, porém, apenas um compareceu; Leur Lomanto Jr. que apresentou, detalhadamente, suas ações, muitas das quais já executadas, o que vem contribuindo com o desenvolvimento da cidade.
O deputado Antonio Brito enviou um ofício à presidência no qual alegou compromisso em Brasília para justificar sua ausência. Cacá Leão, mesmo não tendo obtido mais de mil votos no Município, foi convidado, mas também não esteve presente. Este, por sua vez, enviou um vídeo, exibido no telão, em que justificava sua ausência e reiterava seu compromisso de continuar destinando emendas. Os demais deputados federais: Alice Portugal, Paulo Magalhães, Jorge Solla, Dayane Pimentel e Márcio Marinho sequer deram uma satisfação, conforme foi colocado durante a reunião.
O vereador Gutinha falou da importância de encontros como este em busca de resultados práticos em prol do Município. Lembrou que, graças a audiências como esta promovida pela Câmara, foi possível mobilizar e unir as classes políticas e empresarial para conseguir a reestruturação física do Distrito Industrial, ora em fase de final de licitação para escolha da empresa que executará as obras. Antes, igual esforço concretizou outra importante conquista que foi a instalação de Caixas Eletrônicos 24 Horas que haviam sido retirados, deixando à população desassistida. Enalteceu o espirito público de Leur Lomanto Jr. que vem, segundo ele, realizando um grande mandato, e lamentou profundamente a ausência dos demais deputados convidados.
Para Joaquim Caires, a ausência de sete dos oito deputados convidados, é uma clara demonstração de desapreço à Câmara e à população jequieense, justificando que a Audiência Pública foi proposta com a intenção aproximar a classe política em torno do desenvolvimento de Jequié, após anos de penúria. Segundo ele, os ausentes perderam uma oportunidade impar de prestar contas e de conversar diretamente com o povo fora do ambiente eleitoral.
O prefeito de Jequié, Zé Cocá, enfatizou que o evento foi uma importante oportunidade para os parlamentares transmitirem as informações relativas aos seus mandatos e apresentar o histórico de emendas parlamentares enviadas para o nosso município e que estão se transformando em obras, em serviços, em melhorias estruturais. Informou que o deputado Leur já encaminhou R$30 milhões em três anos de mandato, verbas que se materializaram em obras e melhoria de serviços públicos. Também agradeceu ao deputado Cacá Leão pelo envio de emendas parlamentares.
Além das duras críticas aos deputados ausentes, também foram apresentadas várias demandas pelos participantes que lotaram as dependências da Câmara de Vereadores, tendo o deputado Leur Jr. além da prestação de contas, assumidos o compromisso de continua alocando verbas e sendo uma voz forte em defesa dos interesses maiores de Jequié no Congresso Nacional.
Estiveram presentes na Audiência Pública os vereadores: Joaquim Caíres, Gutinha, Tinho, Soldado Gilvan Colorido, Pró Cida, Ziel Cavalcante; os prefeitos Zé Cocá (Jequié) e Patrick Lopes (Jitaúna); secretários municipais, representantes da Polícia Militar, da Associação Comercial e Industrial de Jequié, Guarda Municipal e de várias entidades sociais, além de pessoas de diversos bairros da cidade que deram a devida atenção ao tema proposto pela Câmara.
Vereadores se unem e destinam emenda coletiva de mais de um milhão de reais para implantação do Centro de Zoonoses de Jequié
Consensualmente, os vereadores decidiram destinar $1.102.000,00 (um milhão cento e dois mil reais) para a construção, em 2022, do Centro de Zoonoses de Jequié. Cada parlamentar destinou R$ 58 mil de emenda individual. Este valor faz parte das emendas impositivas a que cada vereador tem direito de apresentar ao Orçamento Municipal. Afora essa emenda de caráter coletivo, a partir da união de todos pela causa animal, os parlamentares também apresentaram as chamadas emendas individuais para a construção de praças, unidade de saúde, instalação de antenas de celular, pavimentação de ruas, restauração de estradas rurais, dentre outras melhorias.
A implantação de uma unidade do Centro de Controle de Zoonoses em Jequié é um tema que vem sendo abordado pela Câmara Municipal faz bastante tempo, com vários pronunciamentos em defesa da implementação das políticas públicas visando o fortalecimento das ações voltadas para a saúde animal. Somente em 2021, ocorreram duas importantes discussões no âmbito do Poder Legislativo Municipal.
O primeiro, em março, quando o assunto voltou à tona a partir do Requerimento Nº20/2021, de autoria do vereador Tinho, através do qual busca assegurar à população uma estrutura dotada de recursos humanos e instalações condizentes, almejando alcançar um padrão sanitário ideal para a prevenção e controle de doenças transmitidas por animais (zoonoses).
E mais recentemente, uma Audiência Pública, proposta conjuntamente pelos vereadores Moana Meira e Tinho, da qual todos os vereadores se engajaram, para ampliar o debate sobre o uso do Castramóvel e sobre as medidas visando o bem-estar animal.
O Centro de Zoonoses, que é de vital importância na atuação na vigilância de animais com doenças que oferecem risco à população, encontra, agora, não somente o total apoio dos vereadores de Jequié, como também do prefeito Zé Cocá que assumiu o compromisso de viabilizar a sua construção e adotar as medidas necessárias com vistas ao seu bom funcionamento.
Vereadora Pró Cida solicita regularização do transporte alternativo através de vans
Atenta as necessidades da população no que se refere a melhoria da qualidade do transporte de passageiros, a vereadora Pró Cida apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita as devidas providências com o intuito de regularizar o transporte alternativo de pessoas através de vans dos quadros da Cooperativa de Transporte de Jequié – COOPTJ - com sede nesta cidade.
Ao propor a regularização do transporte alternativo, Pró Cida afirmou que o transporte coletivo em nossa cidade, ultimamente, tem deixado muito a desejar que, com a regularização das atividades da COOPTJ, que presta serviços a cerca de dois anos, evitará que outros venham prestar o mesmo serviço de forma clandestina.
Na avalição da vereadora, na situação atual, não resta dúvidas de que o transporte alternativo devidamente regularizado representar importantes avanços na qualificação da oferta de um transporte coletivo mais condizente com as necessidades dos jequieenses que tem sofrido bastante com a demora no tempo de espera nos pontos, consequência da reduzida oferta de ônibus.
Bui Bulhões é eleito 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara
O vereador Bui Bulhões foi eleito, por unanimidade dos presentes, para o cargo de 2º vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal para a legislatura 2021-2022. A escolha do cargo ocorreu neste mês de dezembro.
Os vice-presidentes do Legislativo têm a função de substituir o presidente em suas ausências ou impedimentos. Eles também devem promulgar leis, caso o presidente deixe de fazê-lo, e também estão na linha sucessória do prefeito.
Vereadora Moana Meira propõe campanha voltada à prevenção do câncer de pele
Atendendo proposta da vereadora Moana Meira, a Câmara Municipal aprovou Indicação visando a instituição no calendário oficial de eventos do Município, a partir de 2022, de uma campanha voltada à prevenção do câncer de pele, a ser desenvolvida em dezembro, mês marcado pelo início do verão, período em que aumenta a incidência de câncer de pele não melanoma.
A parlamentar lembra que o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. “O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos”, observa Moana Meira.
O câncer de pele é também mais comum em pessoas com mais de 40 anos. Pessoas de pele clara, que são mais sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias, são as principais vítimas.
Coloca que, pelo fato de Jequié apresentar alto índice de dias quentes e ensolarados, a indicação em questão é de grande importância, pois o câncer de pele, quando diagnosticado precocemente, pode ter índice de cura superior a 90%. Porém, nos casos avançados de melanoma, esse índice cai para 20%.
Por fim, ressalta que a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a campanha ‘Dezembro Laranja’ desde 2014 e proporciona uma gigantesca cruzada de conscientização em todo o país. “A falta de informação é o desafio para enfrentar o câncer de pele, impactando negativamente no quadro clínico do paciente. Conhecer a doença é fundamental para um tratamento prematuro, suas formas de prevenção e possíveis complicações, caso não siga as orientações médicas”, conclui.
Marcinho propõe criação de curso pré-vestibular e preparatório para ingresso no Ensino Superior
De autoria do vereador Marcinho, foi aprovado pela Câmara Municipal, Indicação que versa sobre a criação de curso pré-vestibular e preparatório para ingresso no Ensino Superior em Jequié.
Propõe a destinação de locais adequados para o funcionamento desses cursos, assim como a disponibilização de docentes, podendo ser instalados em unidades escolares estratégicas.
Marcinho destaca que o curso pré-vestibular gratuito é a forma mais popular de suprir as deficiências no aprendizado de determinadas matérias, preparando o candidato para a disputada concorrência, principalmente para os cursos mais valorizados no mercado profissional.
Vereadores atuam diretamente no auxílio às vítimas das chuvas
Apesar de estarem em recesso parlamentar, os vereadores de Jequié vêm cumprindo extensa agenda de atividades no fim deste ano, dando, nesse instante, especial atenção as vítimas das cheias dos Rios das Contas e Jequiezinho. Além de visitas a áreas afetadas pelas chuvas, prestando auxílio aos desalojados, os mesmos têm feito generosas doações de alimentos e produtos de limpeza e higiene.
“Os vereadores de Jequié são solidários as vítimas das chuvas ao mesmo tempo em que nos colocamos à disposição para cooperar com o que for possível para auxiliar o prefeito nesse momento de extrema dificuldade”, enfatizou o presidente da Câmara, Emanuel Campos (Tinho), ao falar durante encontro promovido pela Prefeitura, nesta segunda-feira, dia 27, na Câmara, do qual participaram o prefeito Zé Cocá e o subsecretário do Ministério da Cidadania, Antônio Lins, que, falaram à população, através da imprensa local, sobre as ações e desafios no enfrentamento dos problemas que assolam a população depois das chuvas dos últimos dias.
Também estiveram presentes os vereadores Soldado Gilvan, Gutinha, Pró Cida, Joaquim Caíres, Bui Bulhões, João Paulo, Colorido, Moana Meira e Ziel Cavalcante, além de representantes da CDL, ACIJ, Sicomercio, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Defesa Civil e secretários municipais.
Os vereadores da base situacionista têm sido constantemente convidados a participar de reuniões estratégicas por parte da Prefeitura, em busca de soluções práticas para superar esses momentos de dificuldades enfrentados pelo Município.
Durante sua explanação o prefeito agradeceu ao presidente Tinho e aos demais vereadores que muito tem nos ajudado nesse momento de extrema dificuldade. Também fez um especial agradecimento aos profissionais de imprensa da cidade que tem dado importantes contribuições nesse momento tão crucial e fez elogios e agradecimentos aos jequieenses pelo seu espírito solidário e voluntarioso que tem ajudado muito no enfrentamento da crise. “Sozinhos não conseguiremos vencer todas essas adversidades. O momento é de união de todos”, concluiu Zé Cocá.
Câmara de Vereadores é Ponto para Entrega de Doações às vítimas das chuvas
O presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos (Tinho), colocou a Câmara de Vereadores à disposição como Ponto de Entrega de Doações às vítimas das chuvas. A decisão foi anunciada pelo parlamentar nesta segunda-feira, dia 27, durante reunião promovida pela Prefeitura para a divulgação das ações empreendidas pelo Município até o momento, bem como as providências que vem sendo adotadas em socorro as vítimas da cheia dos Rios das Contas e Jequiezinho, da qual participaram o prefeito Zé Cocá, o subsecretário do Ministério da Cidadania, Antônio Lins, vereadores, secretários municipais, representantes de órgãos públicos, entidades da sociedade civil organizada e profissionais de imprensa.
Os donativos devem ser entregues de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Além de alimentos não perecíveis, a população deve colaborar com produtos de limpeza e higiene. Existe carência de colchões, toalhas de banho e fraudas, dentre outros produtos que vão auxiliar àqueles que tiveram de sair de suas casas e buscaram abrigo nos espaços disponibilizados pela Prefeitura ou casas de parentes e conhecidos.
Todo material arrecadado será entregue a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para posterior distribuição as famílias carentes cadastradas.
Tinho é reeleito presidente da Câmara de Vereadores pela 4ª vez consecutiva
De postura política moderada e reconhecido pela lisura com que trata a gestão pública, o vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), do Partido Verde, foi eleito, pela 4ª vez consecutiva, para à presidência da Câmara Municipal (novo mandato biênio 2023/24), em eleição realizada neste 12 de janeiro de 2022.
A condução, mais uma vez por unanimidade dos presentes, além de não representar nenhuma novidade na trajetória política do jovem parlamentar de 36 anos, faz dele um recordista ao entrar para história de Jequié com o número de mandatos de presidente da Casa. Até então, o hoje deputado estadual Euclides Fernandes, José Simões de Carvalho Jr. e Ateodoro Vaz da Silva, este último na década de 1940, haviam conduzido os destinos do legislativo jequieense três vezes.
A eleição para a escolha dos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jequié para o mandato 2023/24, realizada de forma antecipada, transcorreu, a exemplo das anteriores, de maneira tranquila, após diálogo franco e aberto com os vereadores interessados na manutenção da unidade do legislativo.
Após ter seu nome confirmado para continuar na presidência da Câmara, Tinho reassumiu o compromisso de manter o legislativo local na condição de protagonista na discussão dos temas de grande interesse do Município como tem ocorrido nos últimos anos, acrescentando que a Jequié dos sonhos de seu povo vem sendo construída, alicerçada na vontade de ajudar as pessoas a melhorar suas vidas.
A Mesa Diretora para o biênio 2023/24 terá a seguinte composição:
Presidente: Emanuel Campos Silva - Tinho (PV)
1º Vice-presidente: Ramon Andrade Fernandes (PDT)
2° Vice-presidente: San David Aragão (PSD)
1° Secretário: Gilvan Souza Santana (Republicanos)
2° Secretário: Marcos Lameque Vasconcelos – Marcos do Ovo (Solidariedade)
3° Secretário: José Augusto Aguiar - Gutinha (PP)
Também foram eleitos para outros cargos:
Corregedor: Daubti Rocha Guimarães - Colorido (PP)
Ouvidora: Maria Aparecida Souza de Deus - Professora Cida (PT)
Câmara muda Regimento Interno e torna obrigatório uso do SAPL, Portal Modelo, Certificado e Assinatura Digital
O Ano Legislativo 2022 começa com uma importante novidade: a partir desta data, 11 de fevereiro de 2022, torna-se obrigatório, no âmbito da Câmara Municipal de Jequié, o uso do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL -, e outras ferramentas tecnológicas como o Portal Modelo, ambos já implantados e funcionando plenamente desde o início do ano anterior. Também torna-se obrigatório o uso do Certificado e Assinatura Digital.
A decisão foi sacramentada durante Sessão realizada nesta sexta-feira (11), ocasião em que foi aprovado, por unanimidade, e sancionado no mesmo momento, o Projeto de Resolução, alterando o Regimento Interno, instituindo, assim, esse sistema que é desenvolvido e mantido pelo Programa Interlegis, a partir de convênio permanente da Câmara com o Programa Interlegis de forma a obter gratuitamente o SAPL, o Portal Modelo, dentre outros, com a garantia da padronização dos serviços. O secretário geral da Câmara será o servidor responsável pela implantação e administração de todos os produtos ofertados pelo programa executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, que nasceu com o intuito de fortalecer o Poder Legislativo visando o estímulo à modernização, padronização, integração e cooperação das casas legislativas nas esferas Federal, Estadual e Municipal.
Para o presidente da Câmara, Emanuel Campos Silva (Tinho), permitir a automação completa do Processo Legislativo, com SAPL, Portal Modelo, Certificado Digital, Assinatura Digital e E-mail Institucional, representa muito para a organização interna, assim como para quem busca informações sobre a atuação dos vereadores e sobre o legislativo local. Além da padronização, as medidas significam muito também em termos de transparências das ações da Câmara e em terno econômicos, já que todas as atividades são executadas pelos profissionais da Casa.
Vale salientar que vereadores, assessores parlamentares e funcionários da Câmara Municipal de Jequié já participaram de treinamentos voltados para a utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo – SAPL. “O mesmo facilita as atividades dos parlamentares, servidores da Casa e permite aos cidadãos acompanharem o andamento dos processos legislativos, além de pesquisar a legislação, entre outras atividades importantes”, ressalta o servidor Gilberto Vieira, o Professor Giba, ao falar sobre o processo de mudanças que vêm sendo implementadas pela atual gestão do presidente da Câmara, Emanuel Campos (Tinho).
Todas as informações podem ser acessadas via Portal Modelo (Site), desenvolvido num trabalho conjunto dos Departamentos de Comunicação e de TI. “O sistema foi criado para facilitar a rotina da Câmara, através do qual os assessores parlamentares alimentam as informações relacionadas a atuação de cada vereador, publicando Projetos de Lei, Requerimentos, Indicações e outras iniciativas inerentes ao mandato”, explica o jornalista Souza Andrade, diretor do Departamento de Comunicação.
Segundo ainda o Professor Giba, com a informatização interligada com os departamentos da Casa, os gabinetes dos vereadores passaram a ter autonomia para enviar todas essas informações ao Sistema e, de forma integralizada, é possível disparar toda a tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção atualizada da base de leis, entre outras atividades, com apenas um clique.
Nessa mesma sessão de sexta-feira, dia 11, a Câmara aprovou várias outras proposições, entre as quais a que autoriza o Poder Executivo Municipal de Jequié alienar o imóvel que abriga o antigo acervo da Biblioteca Central, localizado na esquina da Rua Barbosa de Souza com a Av. Rio Branco.
Confirma abaixo a relação das proposituras aprovadas pela Câmara Municipal de Jequié neste 11 de fevereiro de 2022. Ressaltando que, afora a Resolução que torna obrigatório o uso do SAPL e o Portal Modelo, que foi sancionado no ato pelos vereadores, os demais projetos segue para a sanção do prefeito Zenildo Brandão:
- Projeto de Resolução 06/2021 - Altera a RESOLUÇÃO Nº. 01/2010 - Regimento Interno, instituindo os Processos Administrativo e Legislativo Eletrônicos e regulamentando o uso das Ferramentas Tecnológicas no âmbito da Câmara Municipal de Jequié – BA e da outras providencias.
- PROJETO DE LEI Nº 01/2022 - ALTERA O ART 9º DA LEI Nº 1.903/2013, QUE REESTRUTUROU A SECRETARIA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JEQUIÉ, CRIANDO CARGOS DE PROVIMENTO COMISSIONADOS.
- PROJETO DE LEI Nº 02/2022 - ALTERA A LEI N° 2.168, DE 28 DE SETEMBRO DE 2021 - CÓDIGO TRIBUTÁRIO E DE RENDAS DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ.
- Projeto de Lei 03/2022 - onde concede dispensa integral de multa e juros de mora incidentes sobre preços públicos devidos por permissionários e institui parcelamento especial para permissionários Matéria inclusa na Ordem do Dia.
- Projeto de Lei 04.2022 - onde institui o Programa incentivo de retomada cultural de concessão de benefícios fiscal para ao setor cultural.
- Projeto de Lei 05/2022 - onde autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito.
- Projeto de Lei 06/2022 - ALTERA O ARTIGO 2º DA LEI Nº 1658, DE 13 DE OUTUBRO DE 2005, QUE AUTORIZOU A CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PESSOAL SOB O REGIME DO REDA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
- Projeto de Lei 07/2022 - ALTERA A LEI Nº 2.152 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2020, QUE DENOMINA DE CRECHE JORGE LUIZ OLIVEIRA DE JESUS, A CONSTRUÇÃO LOCALIZADA NA RUA CIDADE DE BRASÍLIA - BRASIL NOVO, PARA CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JORGE LUIZ OLIVEIRA DE JESUS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
- Projeto de Lei 08/2022 - AUTORIZA A DESAFETAÇÃO E ALIENAÇÃO DE BEM IMÓVEL PÚBLICO MUNICIPAL, NOS TERMOS DO ARTIGO 75, XVIII, C/C ARTIGOS 8º, I, 16, XXI, 38, §8º, C DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ - BA E DETERMINA OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
- Projeto de Lei 09/2022 - DISPÕE SOBRE A ALTERAÇÃO DO QUADRO DE CARGOS EM COMISSÃO DO ANEXO UNICO DA LEI Nº 1.552/2002 ALTERADA PELA LEI Nº 1.632/2004, NOS TERMOS EM QUE ESPECIFICA A LEI 1.992/2016, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”
Câmara realiza Sessão que oficializa início das atividades legislativas nesta terça, 15
A Câmara Municipal de Jequié realiza, às 17 horas desta terça-feira, dia 15 de fevereiro, a Sessão de Abertura das Atividades Legislativas 2022, com a participação do prefeito Zenildo Brandão, que fará a Leitura de Mensagem com Planos e Metas para o exercício financeiro do ano em curso, conforme estabelece a legislação em vigor.
Em virtude dos protocolos de segurança sanitária, a Sessão será restrita para evitar possíveis aglomerações, mas a mesma será transmitida, ao vivo, pelo Portal do Legislativo, via YouTube.
Vale ressaltar que, recentemente, embora em recesso parlamentar, os vereadores estiveram reunidos para votação de dez propostas, a maioria encaminhada pelo Poder Executivo Municipal.
Legislativo de Jequié abriu trabalhos com leitura da mensagem anual do prefeito
A Câmara Municipal de Jequié abriu os trabalhos legislativos de 2022, nesta terça-feira, dia 15 de fevereiro, com a participação do prefeito Zenildo Brandão (Zé Cocá) que fez a leitura da mensagem anual do Executivo, em que destacou as principais atividades realizadas no ano anterior e anunciou planos e metas para o atual exercício financeiro.
A sessão legislativa foi conduzida pelo presidente da Casa, Emanuel Campos Silva (Tinho), e contou com a participação do líder do prefeito Daubti Guimarães (Colorido), a quem coube fazer a apresentação protocolar do visitante, tendo enaltecido os principais feitos da atual gestão municipal e das boas perspectivas futuras.
Em seu discurso, o prefeito falou do início de um novo ciclo de trabalho por parte do Legislativo, reiterou seu compromisso de manter o relacionamento harmonioso com todos os poderes e deixou claro que os avanços alcançados ao longo de 2021 não seriam possíveis sem a efetiva participação da Câmara de Vereadores.
Ao concluir a Sessão, o presidente Tinho falou que a atual administração resgatou a credibilidade junto à população, argumentando que o Município vivencia um momento histórico importante de grandes realizações e disse acreditar que muito ainda será feito ao longo dos próximos anos.
A íntegra dos discursos está disponível no canal do YouTube da Câmara M. de Jequié https://www.youtube.com/tvcamarade%20jequi%C3%A9
Vereador Walmiral Marinho solicita ambulâncias para Florestal e Itajuru
Os Distritos de Florestal e Itajuru, inseridos em duas regiões das mais populosas do município de Jequié, precisam ser dotados de equipamentos importantes para garantir uma melhor assistência, em especial na área da saúde pública.
Pensando nas necessidades da população, o vereador Walmiral Marinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicitada a aquisição de duas ambulâncias devidamente equipadas para atender casos de urgência e emergência dos moradores destas localidades para que os mesmos não fiquem à mercê da sorte.
Segundo o vereador Walmiral Marinho, os moradores enfrentam muitas dificuldades pela ausência de transporte adequado e que, muitas vezes, quando ocorre necessidade de transporte na área de saúde para o Hospital Geral Prado Valadares ou outra unidade, o cidadão que não dispõe de veículo próprio é obrigado a pedir favor ou pagar a um particular para então ter acesso ao atendimento médico desejado.
Bui Bulhões reivindica PSF para o Lot. Jardim Eldorado
A construção de um Posto de Saúde da Família (PSF), no Loteamento Jardim Eldorado, para atender os moradores daquela comunidade, bem como do Residencial Parque do Sol, no bairro Jequiezinho, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Bui Bulhões.
Em sua proposta, o parlamentar coloca que o principal propósito do PSF é o de reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases, levando-a para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, justificando assim esse tão sonhado posto para aquela comunidade.
Soldado Gilvan propõe asfaltamento das Ruas João Araújo Garcia, Antônio Alves de Melo e Manoelito Rebouças
Há muito tempo os moradores do Itaigara clamam ao Poder Público por pavimentação de ruas. Sensível a situação, o vereador Soldado Gilvan apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica investimentos nas Ruas João Araújo Garcia, Antônio Alves de Melo e Manoelito Rebouças.
Em sua justificativa, o vereador destaca que essas obras, além atender aos anseios daquela comunidade, também facilitará o escoamento de águas pluviais, proporcionará um melhor acesso às residências e, por conseguinte, a valorização dos diversos imóveis ali existentes.
Segundo Soldado Gilvan, a falta desse melhoramento tem ocasionado sérios transtornos e prejuízos aos moradores. “Em tempos de chuva fica impossível o acesso a essas artérias”, observa.
Marcinho solicita construção de praça, reforma e cobertura de quadra no Mutirão do São Judas
Dotar o Mutirão do São Judas Tadeu de uma praça de convivência, com parque infantil, academia ao ar livre, áreas verdes além de quiosques. Este é o teor de proposta apresentada na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho que também reivindica a reforma e cobertura da quadra poliesportiva.
Para o vereador Marcinho, estas duas reivindicações são de fundamental importância não somente no sentido de melhorar a estética local, como também proporcionará a todos, em especial as crianças, adolescentes e jovens do Mutirão São Judas, diversos benefícios sociais através do incentivo da prática de atividades esportivas, educativas e de entretenimento.
“A construção de uma praça com a instalação de quiosques trará também desenvolvimento econômico para a localidade a partir do seu uso para a comercialização de vários produtos e serviços à comunidade.
Com relação a reforma e cobertura da quadra poliesportiva, Marcinho lembra que tais investimentos possibilitarão a sua utilização com maior conforto e comodidade.
Joaquim Caíres requer construção de Centro de Educação Infantil no Lot. Água Branca
De autoria do vereador Joaquim Caíres, foi aprovado na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a construção de um Centro de Educação Infantil no Loteamento Água Branca, no bairro Jequiezinho.
Justifica que a construção deste Centro de Educação irá beneficiar a toda comunidade, como também as localidades próximas como Vovó Camila, Brasil Novo e Vila Vitória.
Caíres propõe que o Centro de Educação Infantil deve oferecer toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: parque infantil, refeitório, biblioteca, quadra esportiva, laboratório de ciências, laboratório de informática, sala de leitura, auditório, pátio, pátio descoberto, área verde, sala de professores e alimentação.
“Salientamos que a localidade tem um número expressivo de pais de famílias que precisam trabalhar fora de casa para sustentar seus filhos, e não têm com quem deixá-los durante o expediente, e nem têm condições para pagar escolas e/ou cuidadores”, observa.
Vereadora Moana Meira reivindica a ampliação da oferta de exames no Município
Considerando o grande número de pessoas desprovidas de recursos que necessitam realizar procedimentos, a pedido dos médicos, nos órgãos competentes de saúde, encontram sérias dificuldades para marcação de exames, pois as cotas SUS são muito limitadas, a vereadora Moana Meira apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita o aumento da quantidade de marcação de exames (sangue, ultrassom e demais) nos centros médicos de Jequié.
De acordo com a vereadora Moana Meira, tais medidas vão permitir atender a um maior número possível de moradores, atendendo assim, em especial, os pacientes que mais precisam de assistência e que não reúnem condições financeiras para arcar com essas despesas em estabelecimentos particulares.
“A presente Indicação se faz necessária para ampliar a assistência aos pacientes do SUS, que não dispõe de plano de saúde, e por conta disso, as demandas de fechamento de simples diagnósticos ficam pendentes”, conclui a vereadora.
Vereador João Paulo solicita pavimentação asfáltica na Rua C do Lot. Vicente Grillo
Aprovada, na Câmara Municipal, proposta de autoria do vereador João Paulo, em que solicita a pavimentação asfáltica da Rua C, localizada no Loteamento Vicente Grillo, no bairro Jequiezinho.
Trata-se de uma das antigas e justas reivindicações dos moradores. “São anos de espera por asfalto na porta de casa”, justifica o parlamentar ao destacar a importância desse tipo de investimento para a melhoria da qualidade de vida da população.
“O desenvolvimento precisa chegar em todos os lugares da cidade”, defende João Paulo na expectativa de ter seu pleito atendido pela atual gestão municipal.
Tinho solicita asfaltamento da Rua Dr. Ivan José da Silva
Diante da importância da ampliação dos investimentos em mobilidade urbana, o vereador Tinho teve aprovada, na Câmara Municipal, proposta de sua autoria em que solicita o asfaltamento Rua Dr. Ivan José da Silva, via de acesso ao Conjuntos Habitacionais Mandacaru I e Mandacaru II.
Trata-se de uma área de intensa movimentação de pessoas e veículos, mas, no entanto, faz tempo que não tem merecido a devida atenção do poder público. “Estamos esperançosos de que todas as medidas necessárias serão adotadas pela gestão do prefeito Zé Cocá”, destaca o vereador em sua justificativa.
Colorido requer construção de praça no terreno em frente à antiga garagem da Tiradentes
A viabilização da construção de uma praça entre as Ruas Fluminense e Vasco da Gama, no Loteamento Jardim Maracanã, no bairro Mandacaru, foi solicitada na Câmara Municipal pelo vereador Colorido.
Segundo o vereador, a construção de uma praça no terreno em frente à antiga garagem da Tiradentes é uma antiga reivindicação de moradores da localidade que anseiam pelo melhor aproveitamento do espaço.
Salienta o vereador Colorido que o local ganhará um novo aspecto a partir desse investimento, inclusive valorizando a região. Infelizmente, muitas vezes, o lugar é usado como depósito de entulho, lixo e até de descartes de animais mortos.
Definidos os membros da "CPI da Embasa"
A partir de uma iniciativa do vereador Walmiral Marinho, a Câmara Municipal de Jequié aprovou, na sessão ordinária de quarta-feira, dia 16, pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação da Embasa no Município, com a justificativa de que a estatal não cumpre, a contento, as normas contratuais do convênio assinado com a Prefeitura.
Aponta o vereador, que localidades inteiras da cidade permanecem desprovidas de esgotamento sanitário, embora a empresa apresente superavit financeiros. Além disso, frequentemente a população tem reclamado da qualidade de serviços prestados, pois os mesmos deixam a desejar.
Assim que aprovada a CPI, o presidente da Câmara, vereador Emanuel Campos (Tinho), procedeu o rito do processo, determinando que as lideranças da maioria e da minoria indicassem os integrantes da Comissão. Depois disso, os três membros escolhidos definiram, em votação entre ele, a função que cada um exercerá ficando assim constituída:
Walmiral Marinho – presidente
Sidney Magal – relator
Pró Cida – membro.
Em breve, será anunciado o cronograma de atividades da CPI.
Junior Braga sugere implantação de Farmácia de Manipulação Municipal
Levando em consideração que muitos dos medicamentos básicos que o Município adquire poderiam ser preparados por um custo inferior aos que são praticados pelos laboratórios particulares, o vereador Junior Braga apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que sugere a implantação de uma Farmácia de Manipulação na cidade dm Jequié.
Em sua justificava, o parlamentar enfatiza que a Farmácia de Manipulação Municipal reduziria o custo financeiro para toda população carente da cidade.
Ramon Fernandes defende instalação de Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) na cidade
Preocupado em atender as necessidades dos moradores que vivem em situação de rua na cidade, o vereador Ramon Fernandes apresentou, na Câmara Municipal, proposta visando à construção, em Jequié, de uma Unidade de Acolhimento Institucional (UAI).
Segundo o vereador, essa estrutura daria uma proteção especial as pessoas que estão nessas condições de vulnerabilidade social, com amparo que vai além do acolhimento propriamente dito, mas também com a oferta de refeições, higiene e outros direitos como acompanhamento médico e social.
Ainda de acordo com o vereador Ramon Fernandes, as pessoas em situação de rua encontram muitos obstáculos para terem uma vida digna, cabendo aos poderes públicos iniciativas concretas capazes de, ao menos, diminuir os impactos a que são vítimas diariamente.
Vereadora Pró Cida propõe construção de praça no Lot. Água Branca
A Câmara Municipal aprovou proposta da vereadora Pró Cida em que solicita a construção de uma praça na Rua G, no Loteamento Água Branca, no bairro Jequiezinho, devidamente dotada de quiosques, piso tátil, rampa de acessibilidade, academia ao ar livre e parque infantil.
Em sua justificativa, a vereadora citou a necessidade de espaços para convivência, bem como a importância da utilização de áreas públicas abertas sem o devido aproveitamento que devem ser ocupados a partir da instalação de equipamentos de uso comum.
Vereador Marcos do Ovo sugere instalação de banheiros químicos em pontos da Av. César Borges
A ausência de estruturas adequadas para atender as necessidades das pessoas que praticam atividades físicas e recreativas ao longo da Av. César Borges, tem criado dificuldades aos seus frequentadores. Penso nisso, o vereador Marcos do Ovo apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que sugere a instalação de banheiros químicos em pontos estratégicos da via.
Entende o parlamentar, que cabe ao poder público viabilizar os meios necessários para atender a necessidades da população em todos os setores, com a oferta de serviços públicos capazes de satisfazer seus anseios.
Soldado Gilvan requer construção de ponte ligando a 1ª Trav. Argemiro Melo a 4ª Trav. Lomanto Jr
Construção de uma ponte, ligando a 1ª Travessa Argemiro Melo a 4ª Travessa Lomanto Jr. Este é o teor a solicitação feita, na Câmara Municipal, pelo vereador soldado Gilvan, levando em consideração as dificuldades de deslocamento dos moradores.
Segundo Soldado Gilvan, a ligação trará grandes benefícios para a comunidade pelo encurtamento da distância atualmente percorrida pelos moradores. A medida facilitará o acesso a escolas, igrejas, ponto de ônibus, entre outros.
Marcinho defende pavimentação asfáltica e drenagem para as Ruas João Aguiar Ribeiro, Adolfo Ribeiro e Imbuí
Com a finalidade proporcionar a melhoria na qualidade de vida dos moradores dos bairros Amaralina e São Judas e do Mutirão, o vereador Marcinho apresentou proposta, na Câmara Municipal, em que requer a execução de obras de pavimentação asfáltica, acrescido de sistema de drenagem, na Rua João Aguiar Ribeiro (entre Av. César Borges e o São Judas Tadeu e o Mutirão) e ainda das Ruas Adolfo Ribeiro e Imbuí (que fazem ligação entre os bairros São Judas Tadeu e Amaralina).
Coloca que faz muitos anos que os moradores destas localidades sofrem com alagamentos e outros problemas ocasionados pela falta de investimentos em obras de infraestrutura.
A drenagem urbana é de suma importância para o processo de controle e gerenciamento das águas de chuvas, pois permitirá, com a canalização, o direcionamento de todo o escoamento das águas pluviais para canaletas, bueiros ou galerias.
Moana Meira quer oficializar tombamento da Ponte de Newton como patrimônio histórico e arquitetônico
A Câmara Municipal aprovou proposta de autoria da vereadora Moana Meira em que solicita a abertura de processo de tombamento do bem cultural material denominado Ponte de Newton, tendo em vista o seu inestimável valor histórico e arquitetônico. Sua sugestão foi feita nos termos da Lei Municipal 2.024/2017.
A vereadora coloca que a cidade de Jequié possui belezas arquitetônicas singulares. Dentre as de grande valor cultural e histórico está a ponte em arcos sobre o Rio Jequiezinho, conhecida por Ponte de Newton, ou Ponte da Estrada de Ferro ou ainda Ponte do Tiro de Guerra
A referida obra, assinada pelo arquiteto francês André Saffrey, compunha a continuação da estrada de ferro, obra que teve solução de continuidade, mas deixou de lembrança e saldo positivo a beleza e serventia da obra, justifica Moana Meira.
Esclarece que, ao longo dos anos, a ausência de manutenção vem dando demonstração de pouco valor dispensado ao monumento pelos chefes do Executivo Municipal. “O sentimento de descaso com o bem cultural material de grande estima aos jequieenses vem ocorrendo ao longo dos tempos. Concomitantemente ao tombamento, a restauração e a colocação de iluminação cênica a tornaria em um local de contemplação pública, dado o seu valor afetivo para o público jequieense”, conclui Moana Meira.
Tinho propõe pavimentação das Ruas Ademário Pinheiro, João Costa e 2ª Trav. Ademário Pinheiro
Pavimentação das Ruas Ademário Pinheiro e João Costa e da 2ª Trav. Ademário Pinheiro, localizadas no bairro Joaquim Romão. Este é o teor da proposta apresentada na Câmara Municipal, pelo vereador Tinho, buscando melhorar as condições de vida dos moradores dessas artérias, entre outros benefícios.
Em sua justificativa, vereador Tinho cita que a comunidade tem reivindicado a realização dessa obra faz bastante tempo e que essas ruas carecem de manutenção permanente.
Colorido sugere construção de praça em frente ao Posto de Saúde Aurélio Sciarretta
Aprovada, na Câmara Municipal, proposta do vereador Colorido, em que sugere a construção de uma praça em frente ao Posto de Saúde Aurélio Sciarretta, no bairro Itaigara.
Explica o parlamentar que o pedido foi oficializado com a finalidade de atender aos anseios da comunidade local. “Solicitamos as medidas necessárias para que seja construída uma praça nesta localidade, haja vista que, com o crescimento populacional surge a necessidade natural de novos espaços de convivência”, esclarece Colorido.
Walmiral Marinho solicita a reforma geral das quadras poliesportivas de Florestal, Itajuru e do Cansanção
É de suma importância a realização de reforma geral das quadras poliesportivas existentes no município de Jequié. Com este entendimento, o vereador Walmiral Marinho solicitou, na Câmara Municipal, a recuperação das quadras localizadas nos Distritos de Florestal e de Itajuru, bem como a do bairro Cansanção.
Observa o vereador que faz tempo que os moradores reivindicam a melhorias desses importantes espaços públicos para a prática esportiva. “Estamos convencidos de que a gestão adotará as medidas cabíveis no sentido atender esta solicitação em nome da comunidade”, destaca em sua justificativa.
Joaquim Caíres reivindica construção de UPA no Jequiezinho
Levando em consideração que o bairro do Jequiezinho é um dos mais populosos de Jequié, e buscando proporcionar um melhor atendimento a essa população, descentralizando o atendimento e desafogando tanto a emergência do Hospital Geral Prado Valadares quanto da UPA do Cansanção, o vereador Joaquim Caíres apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), no bairro do Jequiezinho.
Caíres lembra que nesses anos de funcionamento, a UPA do Cansanção tem sido de grande valia para a população jequieense, no entanto, a descentralização do atendimento facilitará o acesso de quem reside no Jequiezinho.
“A construção de uma nova unidade da UPA em Jequié, preferencialmente no bairro Jequiezinho, contemplará as necessidades em atendimento à saúde de nossa população, minimizando assim o sofrimento de nosso povo”, conclui.
Audiência Pública marca prestação de contas do último quadrimestre de 2021
A Câmara Municipal de Jequié realizou, nesta terça-feira, dia 22 de fevereiro, Audiência Pública de Prestação de Contas do último quadrimestre de 2021, com a participação do secretário de Fazenda, Marinaldo Cardoso.
A explanação dos números foi feita pelo consultor contábil Fernando Carlos Almeida a quem coube apresentar dados referentes aos meses de setembro a dezembro, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Ambos também dirimiram dúvidas a partir de questionamentos de vereadores.
Foi enfatizado que, graças as medidas de austeridade implementadas pelo prefeito Zé Cocá, tem sido possível fazer muitos investimentos com recursos próprios nas mais diversas áreas.
Vereador João Paulo solicita iluminação pública LED para a Av. Senhor do Bonfim
Atendendo pedidos de moradores, o vereador João Paulo Fernandes apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a implementação de iluminação pública LED na Avenida Senhor do Bonfim, bairro Jequiezinho.
Em sua justificativa, o vereador afirma que a iluminação atual não assegura o resultado desejado pela população e que a via citada está completamente às escuras e perigosa, tendo em vista a insuficiência de iluminação pública no local.
Ressalta que as lâmpadas de LED são extremamente eficientes e permitem uma geração de economia de energia elétrica em comparação com as convencionais, assim, esse investimento possibilitará uma drástica redução dos gastos do município com iluminação pública.
“A iluminação pública é essencial à qualidade de vida em comunidades organizadas, atuando como instrumento de cidadania, e está diretamente ligada à segurança pública, prevenindo a criminalidade no local e oportunizando melhores condições de trafegabilidade, principalmente de pedestres”, observa.
Ramon Fernandes propõe modernização da iluminação pública com LED no Assentamento São Judas/Volta do Rio
A falta de iluminação nas localidades rurais faz aumentar a sensação de insegurança junto aos moradores. Atento às necessidades do Assentamento São Judas, na Volta do Rio, o vereador Ramon Fernandes apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que propõe providências no sentido de garantir iluminação pública através de Led em toda a localidade.
Além disso, são muitos os benefícios oriundos da utilização da iluminação através de Led como: menor consumo de energia e maior luminosidade.
Ivan do Leite defende construção de praça no Loteamento Mirassol
A Câmara Municipal aprovou proposta de autoria do vereador Ivan do Leite em que defende a construção de uma praça, devidamente equipada com parque infantil e quadra poliesportiva no Loteamento Mirassol, bairro Jequiezinho.
Afirma o vereador que a construção dessa praça é de vital importância para os moradores desta localidade, pois irá contemplar a todos com uma área de lazer, onde as crianças possam brincar, os jovens e adultos desenvolver suas atividades esportivas e recreativas; enfim, um espaço que propicie mais qualidade de vida aos cidadãos, assegurando-lhes diversão, saúde e bem-estar.
Centro Acadêmico do curso de Odontologia da Uesb/Jequié busca apoio da Câmara de Vereadores
Atendendo uma solicitação do vereador Bui Bulhões, a Câmara Municipal de Jequié autorizou, na quarta-feira, dia 23, o uso da ‘Tribuna Livre’ pelo Centro Acadêmico do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié.
Coube ao aluno Elvis Freire Santos explanar sobre a situação em que se encontra o curso, em especial a Clínica-Escola, responsável pelo atendimento de pessoas carentes da cidade com serviços gratuitos e de qualidade.
De acordo com relatos do estudante, que compareceu acompanhado de dezenas de colegas, a falta de materiais básicos e de outros equipamentos imprescindíveis para o bom funcionamento da Clínica coloca em risco a continuidade dos trabalhos. Por isso, foram à Câmara em em busca de apoio para tentar solucionar esses e outros problemas que os alunos vêm enfrentando.
Elvis demonstrou preocupação porque, segundo colocou, além de prejudicar os alunos de todos os semestres, a situação afeta diretamente pessoas carentes da cidade que são assistidas com atendimento gratuito e de qualidade no Módulo de Odontologia, instalado nas margens do semi anel rodoviário.
Ele disse esperar por uma intervenção do Legislativo Municipal junto ao Governo do Estado porque o curso de Odonto de Jequié passa por momento crítico em sua estrutura, inclusive duas das quatro clínicas estão sem funcionar por falta de compressores e alertou para a urgente necessidade de substituição de equipamentos antigos por novos para atender as demandas do curso.
Afirmou que o colegiado tem feito vários pedidos visando à aquisição de novos compressores e autoclaves, mas, no entanto, os processos, quando saem da universidade, costumam demorar muito de serem finalizados.
O projeto de extensão é um importante serviço público e gratuito, que assegura pronto atendimento, inclusive, atendimento especializado, no bojo do programa de promoção da saúde bucal.
Sidney Magal propõe pavimentação em concreto das Ruas Albertino Pereira e Corredor Antoninho
Pavimentação em concreto da Rua Albertino Pereira e da Rua Corredor Antoninho, ambas localizadas na região da Banca. Este é o teor da proposta apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador Sidney Magal.
Entende o parlamentar que esta solicitação se faz necessária em razão da precariedade dessas duas vias, o que tem motivado moradores pedirem medidas urgentes no sentido de melhorar as condições de vida da população.
“Sabendo que este pedido visa o bem-estar de todos os cidadãos e cientes de que esta nossa propositura receberá a devida atenção por parte do Executivo Municipal, reiteramos nossos votos de consideração”, conclui Magal.
Ziel Cavalcante propõe reforma de residências em situações precárias de segurança e sem instalações sanitárias
O vereador Ziel Cavalcante, apresentou na Câmara Municipal, proposta visando à adoção de providências quanto à reforma de residências que estejam em situações precárias de segurança e sem instalações sanitárias.
“Morar em local com situação adequada de higiene e segurança é uma questão de dignidade e humanidade para qualquer cidadão”, frisa o vereador, acrescentando que em nossa cidade, várias famílias residem em casas inadequadas no que se refere à segurança (prestes a desmoronar), e que não possuem instalações sanitárias.
Ziel Cavalcante sugere que o poder público realize um levantamento destas famílias para que sejam realizadas as intervenções necessárias conforme cita em sua propositura.
Duda Simões solicita reforma da quadra poliesportiva do Povoado da Barragem da Pedra
Visando à ampliação do projeto de requalificação física dos espaços esportivos e recreativos do Município, o vereador Duda Simões apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que propõe a reforma geral da quadra poliesportiva do Povoado da Barragem da Pedra.
Duda Simões observa que a estrutura física da quadra se encontra complemente inadequada para a prática de esporte, decorrente do seu péssimo estado de conservação e, por se tratar de um equipamento importante para a comunidade que não tem muitas opções a restauração do espaço é imprescindível.
Marcinho defende construção de praça nas proximidades do antigo Módulo Policial no São Judas
Construção de uma praça de convivência com parque infantil, academia ao ar livre, áreas verdes, quiosques, e a reforma e cobertura da quadra poliesportiva, nas proximidades do antigo Módulo Policial, no bairro São Judas Tadeu. Este é o teor da proposta apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho em busca da melhoria da qualidade de vida dos moradores.
A execução desse conjunto de obra é de suma importância pois, além de melhorar a estética do local, proporcionará aos moradores, em especial as crianças e os adolescentes, oportunidades de interação a partir das boas práticas, argumentando que as praças, hoje em dia, exercem várias funções, incluindo a criação de novas possibilidade de geração de renda para várias famílias, a partir da instalação de quiosques e outros espaços destinados para a comercialização de produtos.
Quanto a quadra, especificamente, cujas obras estão sendo iniciadas, Marcinho espera que, em breve, o Município amplie suas ações visando a cobertura deste e de outros espaços. Ele cita como exemplo a estrutura da quadra da Praça do Viveiro que serve de referência.
Moana Meira reivindica pavimentação asfáltica para as Ruas Etelvino Torres, Dindinha Josefa Fernandes e Almerinda Lomanto
Atendendo proposta de autoria da vereadora Moana Meira, a Câmara Municipal aprovou proposta em que solicita a execução de obras de pavimentação asfáltica das seguintes vias: Rua Etelvino Torres (lateral do Estádio Waldomiro Borges); Rua Dindinha Josefa Fernandes (antiga Rua A); e Rua Almerinda Lomanto (antiga Rua B) no Loteamento Itaigara, no bairro Mandacaru.
“Essa propositura tem por objetivo melhorar a infraestrutura daquela população proporcionando qualidade de vida aos cidadãos”, enfatiza a vereadora Moana Meira.
A pavimentação das citadas ruas se faz necessário, tendo em vista que os moradores sofrem constantemente com a lama no período chuvoso, que prejudica o deslocamento de veículos e de pedestres, bem como na época da estiagem, quando a superfície cria muita poeira causando problemas respiratórios.
João Paulo pede inclusão da Rua João Rosa no programa de asfaltamento
Incluir a Rua João Rosa, localizada no bairro Jequiezinho, no Programa Municipal Asfalto por Toda Cidade. Esta solicitação foi feita na Câmara Municipal, pelo vereador João Paulo.
Afirma tratar-se de um antigo e importante anseio comunitário. “Este pedido visa atender um sonho das famílias que sempre almejaram ter a citada rua devidamente asfaltada”, justifica.
João Paulo coloca ainda que a pavimentação é extremamente necessária em virtude de sua atual situação, repleta de buracos, o que dificulta a locomoção e coloca em risco condutores e pedestres que por ali trafegam.
Caíres defende implantação de Centro de Tratamento Oncológico na cidade
A viabilidade de implantação de um Centro de Tratamento Oncológico na cidade de Jequié foi proposta na Câmara Municipal pelo vereador Joaquim Caíres, no sentido de atender pacientes que buscam por atendimento oncológico de média e alta complexidade, relacionados a neoplasias em que o procedimento cirúrgico e respectivo tratamento não são feitos no Município.
Caíres cita que o hospital Geral Prado Valadares conta com outras especialidades, bem como já existe na Fundação José Silveira um ambulatório de oncologia, no entanto, esse ambulatório atende somente serviços e tratamento de quimioterapia em pacientes com câncer de mama.
“Daí a necessidade de um centro que venha atender todas as demandas da população, evitando assim que os pacientes de Jequié e região tenham que se deslocarem para outros municípios para realização de tais procedimentos, o que tem trazidos transtornos e desgastes ainda mais para estes pacientes”, frisa Caíres.
Vereadora Pró Cida propõe pavimentação das Ruas Carlota Sá, Mongóis e parte da Presidente Vargas
A inclusão de ruas de grande movimentação do bairro Jequiezinho no cronograma de obras de pavimentação que a Prefeitura vem executando foi solicitada na Câmara Municipal, pela vereadora Pró Cida. Entre as vias beneficiarias foram enumeradas as Ruas Carlota Sá, Mongóis e Av. Presidente Vargas a partir dos números 424/425.
Destaca a vereadora que investimentos como estes aperfeiçoam o trânsito e o fluxos de pessoas, colaborando, inclusive, para o descongestionamento do tráfego da Av. Franz Gedeon e da Rua Dr. João Braga.
“Salientamos que a conclusão da pavimentação com massa asfáltica destas vias é uma grande demanda para o município, principalmente no que se refere a acessibilidade para assegurar o direito de ir e vir dos moradores”, observa Pró Cida.
Colorido reivindica reforma da Praça da Rua Vitória no Mandacaru
Visando atender anseios de moradores do bairro Mandacaru, o vereador Colorido apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita providências no sentido de viabilizar a reforma da Praça da Rua Vitória, tão necessária para um melhor convívio da população da mencionada e rua e adjacências.
Colorido argumenta que cada vez mais urge a necessidade de criação de espaços de convivência na cidade, dotando-a de arborização, iluminação e outras observâncias para tornar o ambiente melhor para seus frequentadores.
Marcos do Ovo defende implantação de Posto Avançado do Cras para atender Água Branca e região
A implantação de Postos Avançados do CRAS, no bairro Jequiezinho, para atender a região da Água Branca, incluindo Vila Vitória e outras localidades carentes de assistência, foi
solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo. Esses Postos Avançados são de suma relevância para estas localidades pois a base do CRAS que atende à população fica distante dali.
Em sua justificativa, o vereador destaca a importância do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS - no atendimento e acompanhamento a grupos familiares e/ou indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, ou com dificuldade de prover a proteção básica e a socialização de seus membros, buscando fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo o acesso e usufruto de direitos, articulado à rede de proteção social local.
Marcos do Ovo destaca ainda a importância de atividades como a inserção das famílias nos serviços de assistência social local; busca ativa; promoção do acesso a benefícios e programas de transferência de renda; realização do Cadastro Único do Governo Federal e atualização do cadastro do Programa Bolsa Família; encaminhamento da população local para as demais políticas públicas sociais; oficinas socioeducativas e palestras; grupo de adolescentes e atendimento psicossocial.
Vereador Soldado Gilvan reivindica asfaltamento de ruas do Lot. Horizonte
É de autoria do vereador Soldado Gilvan a proposta aprovada pela Câmara Municipal em que reivindica o asfaltamento da Travessa Lídio Montal e da 1ª Trav. Costa Brito, no Loteamento Horizonte.
Segundo Soldado Gilvan, faz muito tempo que os moradores do Loteamento Novo Horizonte clamam ao Poder Público por melhorias, sendo a pavimentação uma obra de extrema necessidade diante da situação precária em que se encontram.
“Essa obra vem atender aos anseios daquela comunidade, pois facilitará o escoamento de águas pluviais, proporcionará um melhor acesso às residências e, por conseguinte a valorização dos diversos imóveis ali existentes”, explica o vereador.
A falta desse melhoramento está ocasionando sérios transtornos aos moradores da localidade e aos demais munícipes que por ali transitam, haja vista que em tempos de chuva as vias em questão ficam com o acesso comprometido.
Bui Bulhões requer realização de Audiência Pública para debater políticas públicas voltadas para a juventude
A Câmara Municipal de Jequié aprovou Requerimento apresentado pelo vereador Bui Bulhões em que solicitada a realização de uma Audiência Pública com a finalidade de ampliar os debates a possibilidade de implementação de políticas públicas voltadas para a juventude.
A ideia do parlamentar é reunir a comunidade em geral, em especial os jovens, com representações de órgãos públicos e de entidades interessadas na promoção de uma agenda positiva capaz de construir uma cidade melhor.
Ramon Fernandes busca implantação de Postos Avançados do CRAS para atender população do KM 3, KM 4 e Curral Novo
Diante da grande importância da descentralização do atendimento público à população, o vereador Ramon Fernandes apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que busca a implantação de Postos Avançados do CRAS para atender a população do KM 3, do KM 4 e do Curral Novo, justificando sua iniciativa ao fato de o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – exercer relevante papel no atendimento e acompanhamento a grupos familiares e/ou indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de prover a proteção básica e a socialização de seus membros, buscando fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo o acesso e usufruto de direitos, articulado à rede de proteção social local.
Observa o vereador que a inserção das famílias nos serviços de assistência social local, bem com a busca ativa, a promoção do acesso a benefícios e programas de transferência de renda e a realização do Cadastro Único do Governo Federal e atualização do cadastro do Programa Bolsa Família são serviços de fundamental importância para essas comunidades que são obrigadas a percorrer longas distâncias em busca de assistência.
A importância da criação de postos avançados para estas localidades, tem por justificativa o fato do CRAS que atende aos seus moradores ficar localizado no bairro Mandacaru, trazendo transtornos às pessoas que necessitam de atendimento, completa.
Sidney Magal volta a cobrar placas definindo horários de carga e descarga na Av. Professora Virgínia
A necessidade da instalação de placas de regulamentação dos horários de carga e descarga de mercadorias em pontos estratégicos da Avenida Professora Virgínia, no Jequiezinho, voltou a ser destacada, na Câmara Municipal, pelo vereador Sidney Magal, que apresentou proposta nesse sentido, sugerindo a medidas para as seguintes localidades: em frente aos supermercados Jequiezinho, Cidade Sol, Mundial, panificadoras Polivalente e Tropical, Farmácia do Povo e Materiais de Construção JC.
Segundo Sidney Magal, a solicitação se faz necessária tendo em vista que na citada avenida existem vários comércios que necessitam do serviço de carga e descarga e que, atualmente não existe sinalização visando disciplinar essa atividade o que acaba gerando situações de transtornos aos usuários e para os próprios comerciantes.
“Sabendo que este pedido visa o bem-estar de todos os cidadãos, e cientes de que esta nossa propositura receberá a devida atenção por parte do Executivo Municipal, reiteramos nossos votos de consideração”, finaliza.
Vereador Duda Simões reivindica Torre de Celular para o bairro da Cachoeirinha
Instalação de uma Torre de Celular no bairro da Cachoeirinha. Este é o teor da solicitação apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Duda Simões, visando atender um antigo anseio dos moradores que sofrem com a ausência de um serviço de telefonia de qualidade.
Conforme destaca o vereador, o serviço de telefonia celular e Internet nos dias atuais é uma necessidade primordial na qualidade de vida de todos, significa autonomia e facilidade de localização sempre que necessário.
Duda Simões lembra ainda que, em virtude da popularidade dos aplicativos de serviços governamentais o acesso a Internet de qualidade se torna cada vez mais imprescindível.
Ivan do Leite solicita construção de canal de águas pluviais no Pompílio Sampaio
Proposta de autoria do vereador Ivan do Leite foi aprovada pela Câmara Municipal em que solicita a realização de estudos visando a adoção de medidas de prevenção e construção de um canal de águas pluviais no bairro Pompílio Sampaio.
O vereador explica, em sua Indicação, que, em virtude da retirada de vegetação quando da área onde está sendo construído o Loteamento Sunville, parte das águas das chuvas costuma invadir localidades da parte baixa do bairro Pompílio Sampaio, trazendo uma verdadeira catástrofe aos seus moradores.
Relata que moradores mais antigos no bairro afirmam que a situação é merecedora de especial atenção e que o problema pede agilidade na tomada de uma decisão para novos prejuízos.
Vereadora Moana Meira solicita asfaltamento de ruas do Loteamento Zibrune
A vereadora Moana Meira apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a pavimentação asfáltica das seguintes ruas localizadas no Loteamento Zibrune, bairro Mandacaru. São elas: Elvira Madalena, Antônio Alves de Melo e 1ª Travessa Paralela.
Os investimentos são de suma importância para, ao menor, diminuir o sofrimento dos moradores que, em época de chuvas são obrigados a conviver com a lama, enquanto que, em tempos de sol, eles padecem com a poeira.
Afora isso, o asfaltamento vai melhorar as condições de tráfego, contribuindo com segurança e conforto de motoristas e pedestres, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores que ali residem.
Ziel Cavalcante defende cobertura do canal e pavimentação da 2ª Trav. Humberto de Campos
O vereador Ziel Cavalcante apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a cobertura do canal de águas pluviais e também a pavimentação da 2ª Trav. Humberto de Campos, no bairro Joaquim Romão.
Frisa que os moradores da 2ª Trav. Humberto de Campos convivem há anos com o desconforto e a insegurança de ter um profundo canal de águas pluviais aberto, dividindo a Travessa ao meio, fato que coloca em risco a integridade física e a saúde de todos que por ali trafegam.
Câmara Municipal celebra o Dia Internacional da Mulher
A Câmara Municipal celebrou o Dia Internacional da Mulher durante a Sessão Ordinária deste 8 de março de 2022. Vereadores se revezaram na tribuna da Casa enaltecendo a importância da mulher. O primeiro pronunciamento foi do vereador Walmiral Marinho que homenageou as vereadoras Moana Meira e Professora Cida em nomes de todas as mulheres. Na sequência, Moana, que presidiu a Sessão, fez homenagens a funcionárias da Casa. Outras mulheres também foram lembradas.
O vereador João Paulo aproveitou o momento para a entrega de uma Moção de Aplausos à Bárbara Britto, paratleta de natação cuja trajetória representa inspiração para outras pessoas. A adolescente compareceu acompanhada de sua mãe senhora Juliete.
Professora Cida propõe Audiência Pública em busca de esclarecimentos junto a Embasa
A Câmara Municipal aprovou Requerimento de autoria da vereadora Professora Cida em que propõe a realização de uma Audiência Pública com a Embasa para que a concessionária apresente os projetos visando o melhoramento do saneamento básico e abastecimento de água na cidade de Jequié.
Argumenta que existe uma grande insatisfação por parte da população quanto a atuação da empresa na cidade, opinião compartilhada por vários vereadores que se pronunciaram com críticas à prestação de serviços, objeto de constantes reclamações, inclusive no que diz respeito ao cumprimento do contrato celebrado com o Município.
Vereador quer implantação de Maternidade no distrito de Florestal
Foi aprovado, pela Câmara Municipal, a proposta de implantação de uma Maternidade, em Florestal, a pedido do vereador Walmiral Marinho. Afirma o vereador trata-se de uma reivindicação justa da comunidade, haja vista as gestantes, quando chegam ao último mês de gestação, ficam apreensivas pois precisam se deslocar para a Sede de nosso município quando aproxima-se o trabalho de parto.
Walmiral Marinho acrescenta que muitas famílias são carentes, não dispondo de transporte para o deslocamento até a Santa Casa fato que pode contribuir para situações imprevisíveis.
Aprovado pedido de reforma geral da USF da Cidade Nova
Diante da necessidade de melhorias na parte física do prédio, capaz de proporcionar condições mais dignas de atendimento, a proposta solicitando a reforma ou requalificação total da Unidade de Saúde da Família (USF) Virgílio de Paula Tourinho Neto I e II, localizado no bairro Cidade Nova, de autoria do vereador San David, foi aprovada pela Câmara Municipal.
Segundo San David, a qualificação dos serviços prestados, bem como a possibilidade de ampliação da oferta de suporte às famílias que precisam da atenção básica, acesso ao SUS, passa, também, pela reestruturação dos espaços físicos, permitindo à melhoria das condições de trabalho das equipes que atuam na referida unidade de saúde.
Vereador propõe ampliação do Cemitério do bairro Cachoerinha
A Indicação propondo a ampliação do Cemitério do bairro Cachoerinha, apresentada pelo vereador Júnior Braga, foi aprovada pela Câmara Municipal.
O mesmo justifica que faz muitos nãos que a comunidade da Cachoerinha e de outras localidades vem lutando por melhoria, entre elas, a ampliação do cemitério local.
“O espaço atual é insuficiente”, observa o vereador Junior Braga
Proposta visando à revitalização e modernização da Passarela é aprovada pela Câmara
Aprovado, pela Câmara Municipal, proposta de autoria do vereador Gutinha em que solicita a revitalização e modernização da Passarela que liga o bairro Joaquim Romão (Rua Argemiro Melo) ao Distrito Industrial.
“O pedido visa atender um antigo anseio da população jequieense, em especial das milhares de pessoas que diariamente transitam na localidade, pois trabalham nas empresas instaladas no referido distrito, observa o vereador.
Segundo Gutinha, o espaço carece de obras de infraestrutura, considerando os padrões de acessibilidade, melhorias nos passeios, corrimãos, pintura, sinalização, regularização de todo o calçamento ao longo da passarela, iluminação, a fim de garantir segurança e comodidade aos seus frequentadores que precisam de uma cidade mais acessível. Também deve ser adotada a instalação de piso tátil em toda a extensão desta passarela.
O vereador cita ainda que tais medidas também vão oferecer mais segurança e comodidade aos transeuntes. “Embora já solicitado por esta Casa em várias ocasiões, a situação nunca teve a devida atenção do Executivo Municipal”, conclui.
Joaquim Caíres defende incentivos visando transformar a região de Florestal numa importante área de Ecoturismo
Transformar a região de Florestal numa importante área de Ecoturismo. Este é o objetivo do vereador Joaquim Caíres, ao apresentar proposta, no âmbito da Câmara Municipal, solicitando a realização de estudos de viabilidade visando a implementação de políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo rural, importante mola impulsionadora de emprego e renda.
Em sua justificativa, o parlamentar enaltece o extraordinário potencial de toda extensão da Região de Florestal – com aguadas, morros, trilhas, atividades do campo – que pode ser aproveitado para a promoção de atividades capazes de transformar a realidade da população.
Para Caíres, tais medidas seriam importantes também pelo seu caráter preservacionista, haja vista que os projetos do Ecoturismo são desenvolvidos em conformidade com atitude que visem à manutenção das reservas naturais. “Deste modo, abrem-se muitas oportunidades de negócios. Além de hotéis fazendas, promoção de eventos rurais, pode-se realizar ainda atividades de educação ecológica, notadamente voltada para o público infanto-juvenil”, enumera.
Esses estudos de viabilidade econômica de projetos da área do turismo ecológico, para Joaquim Caíres, são oportunos e pedem certa urgência, já que existe grande interesse do Governo Estadual e da União com vistas à expansão do setor como alternativa de emprego e renda.
Ações do documento