Notícias

por admin publicado 12/02/2021 12h45, última modificação 07/10/2024 15h16
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Moana Meira homenageia Ajece pelo transcurso de seus 30 anos de existência

por Comunicação publicado 13/03/2024 16h27, última modificação 13/03/2024 16h27

Os trinta anos de existência da Associação Jequieense de Cegos – Ajece – foram lembrados pela vereadora Moana Meira, durante sessão ordinária da Câmara Municipal, ocasião em que apresentou Moção de Aplausos em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à comunidade.    

Criada em 1994, numa reunião ocorrida na então Antiga Escola Maria Rosa, por um grupo de pessoas que lutavam pela inclusão, a Ajece teve Antônio Carlos Andrade Queiroz como primeiro presidente e Luzinete Maria vice-presidente. Ambos permanecem no comando da entidade até os dias atuais, sempre com a mesma dedicação e amor a causa. 

Moana Meira citou que a Associação Jequieense de Cegos é uma instituição séria, responsável pelo desenvolvimento de inúmeras atividades com o objetivo de incluir e preparar as pessoas com deficiência visual para os desafios da vida, tendo muitos deles ingressado em faculdades e inseridos no mercado de trabalho.   

“Diversos assistidos desta instituição cursaram universidade e hoje são profissionais nas áreas de direito e pedagogia, dentre outras áreas do conhecimento”, destacou a vereadora em sua homenagem que foi compartilhada pelos demais parlamentares.

Implantação de Novo Centro de Hemodiálise é solicitada por Ramon Fernandes

por Comunicação publicado 13/03/2024 20h02, última modificação 13/03/2024 20h02

Em sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador Ramon Fernandes voltou a solicitar a implantação de um novo Centro de Hemodiálise na cidade. A proposta defendida pelo parlamentar visa atender uma demanda essencial para os moradores de Jequié e região. 

A proposta do vereador representa um avanço significativo na saúde da população de Jequié e cidades vizinhas. Ele entende que é preciso facilitar o acesso das pessoas aos equipamentos mais próximo de suas casas. “Com a instalação do novo Centro, a vida dessas pessoas será significativamente melhorada”, frisa o vereador. 

O procedimento de hemodiálise é essencial para pacientes com doenças renais, pois auxilia na filtragem do sangue, removendo substâncias metálicas como ureia, potássio, sódio e água. 

O tratamento de hemodiálise requer uma frequência mínima de três vezes por semana, com sessões de 4 horas de duração. As máquinas utilizadas desempenham o papel dos enxágues quando estes não funcionam corretamente, sendo uma intervenção vital para garantir a qualidade de vida desses pacientes.

Marcinho sugere implantação, no Amaralina, do primeiro Pomar Urbano de Jequié

por Comunicação publicado 13/03/2024 20h10, última modificação 13/03/2024 20h10

Implantar o primeiro Pomar Urbano de Jequié. Este é o objetivo da Indicação apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho, que defende sua implantação na Praça Maria Odília Pereira Santos, localizada no bairro Amaralina. 

Marcinho explica que o Pomar Urbano se configura como uma iniciativa sustentável que contribui para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo a interação com a natureza e fomentando a consciência ambiental.

“Propor a instalação do primeiro pomar urbano em praças na cidade de Jequié é uma medida inovadora que pode trazer benefícios significativos para a comunidade local”, justificou o vereador.

A Praça Maria Odília Pereira Santos, recém-inaugurada, oferece uma oportunidade única para introduzir essa iniciativa, proporcionando aos moradores do bairro Amaralina e arredores um espaço verde que não apenas oferece lazer, mas também contribui para a produção de alimentos saudáveis.

Marcinho sugere a elaboração de um projeto que contemple a seleção de espécies frutíferas adequadas ao clima local e ao espaço disponível na praça. Além disso, a participação da comunidade no processo de escolha e cuidado das árvores pode ser incentivada, fortalecendo o senso de pertencimento e responsabilidade ambiental.

Tinho requer implantação de Centro de Controle de Zoonoses na cidade de Jequié

por Comunicação publicado 13/03/2024 20h17, última modificação 13/03/2024 20h17

Providências no sentido de buscar a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses em Jequié, voltou a ser proposta, na Câmara Municipal, pelo vereador Tinho. Sua intenção é assegurar um tratamento aos animais soltos e abandonados nas ruas da cidade, assim como evitar a transmissão proliferação de doenças. 

Tinho esclarece que o Centro de Controle de Zoonoses terá atuação destacada como órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais, através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte), dentre outros benefícios. 

Um Centro de Zoonoses busca ativar mecanismos de programação e controle dos vários setores aos quais se propõe, utilizando-se de recursos humanos e instalações condizentes, almejando alcançar um padrão sanitário ideal.

Equipe do IFBA/Jequié é homenageada por iniciativa de Bui Bulhões por conquista da Etapa Nacional da Competição Huawei

por Comunicação publicado 13/03/2024 20h32, última modificação 13/03/2024 20h32

A equipe do IFBA/Jequié, grande campeã da Etapa Nacional da Competição Huawei ICT 2023-2024, realizada nos dias 7 e 8 de março, no elegante Hilton São Paulo Morumbi, em São Paulo, foi alvo de homenagens pela Câmara Municipal de Jequié, por iniciativa do vereador Bui Bulhões, que apresentou Moção de Aplausos reconhecendo a importância da importância da participação e do resultado.   

“O IFBA de Jequié brilhou no palco nacional ao conquistar a Huawei ICT Competition Brasil 2023-2024, numa jornada emocionante, que culminou em um triunfo histórico”, destacou o parlamentar ao enaltecer a equipe e o apoio recebido da instituição.   

Bui Bulhões afirmou que os estudantes Isis Menezes, Ian Alves e João Guilherme Gomes, e o professor e orientador Givanildo Santos, assim como o diretor geral Luciano Pestana, merecem o reconhecimento de todos pelo espirito de luta, ao saírem vencedores de uma competição envolvendo mais de 90 instituições de ensino técnico e superior da área de tecnologia, formadas por mais de mil estudantes do Brasil inteiro.

O vereador colocou que a conquista rendeu ao IFBA de Jequié o primeiro lugar e o direito de representar o Brasil na fase latino-americana da competição, que acontecerá em 2 de abril, em local ainda a definir. As equipes melhor classificadas na fase latino-americana irão para a final global na China em maio. 

“O sucesso da instituição não se limitou aos estudantes. O professor Givanildo Santos foi homenageado com o título de Professor Destaque 2023, concedido a apenas dois professores em todo o país. Além disso, o IFBA Jequié foi reconhecido como a melhor ICT Academy do Brasil, recebendo um prêmio de R$ 20 mil.

Os resultados históricos da equipe do IFBA Jequié representam um marco para a instituição e para a educação tecnológica no Brasil. Eles demonstram o compromisso do IFBA Jequié com a excelência no ensino e na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Várias ruas do Água Branca ganham novas denominações por iniciativa da vereadora Professora Cida

por Comunicação publicado 14/03/2024 10h44, última modificação 14/03/2024 10h44

Várias ruas localizadas no loteamento Água Branca, no bairro Jequiezinho, ganharão novas denominações a partir de uma iniciativa da vereadora Professora Cida, que teve Projetos de Lei de sua autoria, aprovados pela Câmara Municipal, em que a mesma propôs as alterações visando promover uma adequação dos nomes das vias públicas a aspectos históricos e de relevância para a comunidade local. 

“A intenção é resgatar a memória histórica da cidade e homenagear pessoas da comunidade que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do bairro e da cidade”, justifica a vereadora. 

Após ser sancionada e respeitar todos os trâmites legais ficarão denominadas de Filomena Cardoso da Silva a Rua A; Rua Adelir Cardoso dos Santos, a Rua D; Antonio de Jesus a Rua E; Rua João Arcanjo Pereira a Rua F; Rua João Correia dos Santos a Rua M; Valdomiro Pinto dos Santos a Rua N; Rua Rafael Gomes dos Santos, Rua S.; Rua Maria Evangelista Santos, a Rua C;  Rua Eufrasio José dos Santos, a Rua J; Rua Antônia Pereira Santos, a Rua O; Rua Maria do Carmo Santos, a Rua R e de Rua Edvaldo Campos dos Santos, a Rua P. 

Também haverá alteração, com a denominação de Rua José Romão da Silva, a Rua I, esta localizada no bairro Pompílio Sampaio.

Anteriormente, outros logradouros também passam pelas mesmas mudanças por iniciativa da vereadora.  

Ivan do Leite reivindica Praça e Quadra de Esporte para o KM 4

por Comunicação publicado 14/03/2024 10h52, última modificação 14/03/2024 10h52

O vereador Ivan do Leite reivindicou, na Câmara Municipal, a adoção de medidas para a construção de uma Praça, com parque infantil, e uma quadra de esporte no fim da Rua do Mocó, no bairro KM 4. 

A proposta visa proporcionar à população um espaço adequado para o lazer e a prática esportiva, contribuindo para o bem-estar e a integração da comunidade. “Com a construção dessa praça, as famílias do bairro KM 4 terão um local seguro e agradável para se reunir e desfrutar de momentos de convivência”, observou o parlamentar. 

A construção da praça com parque infantil e quadra de esporte na Rua do Mocó atenderá uma antigo desejo dos moradores e certamente trará benefícios significativos para a população.

Sidney Magal pede urgência na pavimentação da estrada da Cachoeirinha Velha

por Comunicação publicado 14/03/2024 11h06, última modificação 14/03/2024 11h06

O vereador Sidney Magal pediu urgência na pavimentação da estrada da Cachoeirinha Velha, em Indicação apresentada na Câmara Municipal, argumentando que as condições da via estão em uma situação que requer imediatas providências.

Os buracos tomam conta do acesso a Cachoeirinha, o que tem dificultado o dia a dia dos moradores. “A pavimentação asfáltica da estrada da Cachoeirinha Velha é uma necessidade urgente que visa proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para todos que transitam pela região”, justificou o vereador.

Outra preocupação de Sidney Magal diz respeito ao acúmulo de água em trechos da via que podem representar risco à saúde da comunidade, diante da possibilidade do aumento do número de casos de dengue na cidade. 

Pavilhão de Verduras do Ceavig ganha denominação de Ilda Silva de Jesus por iniciativa do Soldado Gilvan

por Comunicação publicado 14/03/2024 11h18, última modificação 14/03/2024 11h18

O Pavilhão de Verduras do Ceavig terá a denominação de Pavilhão Ilda Silva de Jesus. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Soldado Gilvan que teve Projeto de Lei de sua autoria aprovado pela Câmara Municipal.   

Ilda nasceu em Jitaúna e veio à Jequié em busca de melhorias e ajudar na criação de seus nove filhos: Luiz Cerqueira, Eliene, Marlene, Dílson, Valdemir, José Hilton, Ademílson, Ademir e Orlando Cerqueira. 

Segundo Soldado Gilvan, ela iniciou sua luta trabalhando na antiga feira livre da Praça da Bandeira no ano de 1975. três anos depois, voltou à Jitaúna para trabalhar também na feira livre daquela cidade, aos sábados e simultaneamente com a feira de Jequié. Foi dessa atividade que dignamente tirou o seu sustento e criou a sua família. 

Depois de muitos anos de luta e conquistas, Deus providenciou seu descanso eterno no dia 3 de novembro de 2023, ficando um imenso legado de honradez e amor ao próximo. “Consideramos esta, uma justa homenagem a quem tanto trabalho e honrou a categoria de feirantes de nossa cidade, conclui Soldado Gilvan.

Junior Braga requer requalificação do Centro de Cultura de Oriente Novo

por Comunicação publicado 14/03/2024 15h54, última modificação 14/03/2024 15h54

A requalificação total do Centro de Cultura Antônio Sales, localizado no distrito de Oriente Novo, foi solicitada, na Câmara Municpal, pelo vereador Junior Braga, por entender que o espaço, que tem grande relevância para a comunidade local, precisa funcionar plenamente para atender aos anseios dos moradores. 

“A reforma do Centro de Cultura é fundamental para atender às demandas da comunidade e proporcionar conforto, oportunidades, lazer e entretenimento e sua revitalização é mais do que uma simples reforma é um investimento no bem-estar e no desenvolvimento cultural de Oriente Novo”, sinaliza o vereador. 

Segundo Junior Braga, os moradores cobram ansiosamente pela volta das atividades culturais no Centro de Cultura Antônio Sales, assim sendo, a requalificação é vista como um passo fundamental para atender essas expectativas e fortalecer os laços comunitários. 

“A renovação desse espaço contribuirá para a promoção de eventos educativos e artísticos que beneficiarão toda a comunidade”, completa.

San David cobra designação de novos juízes titulares para a Comarca de Jequié

por Comunicação publicado 15/03/2024 10h58, última modificação 15/03/2024 10h58

A designação de novos juízes titulares para Comarca de Jequié foi abordada, na Câmara Municipal, pelo vereador San David, para quem a cobrança é tem caráter de urgência, visto que a população tem enfrentando dificuldades para terem suas demandas atendidas de forma célere.  

Ele explicou que a comunidade perdeu muito com a transferência de juízes e que uma Comarca como a de Jequié não pode permanecer por mais tempo com atendimento feito por juízes substitutos, pois tal situação provoca forte impacto no dia a dia da cidade.  

Além do mais, isto ocorre no momento em que se registra aumento de demandas judiciais na justiça local. 

Ziel Cavalcante solicita asfaltamento e iluminação da ‘estrada do DNIT’, entre Sol Nascente e Cidade Nova

por Comunicação publicado 15/03/2024 11h06, última modificação 15/03/2024 11h06

A cobertura asfáltica e a instalação de iluminação em LED na via que liga a Rua Urbano de Almeida Neto, no bairro Joaquim Romão a Rua Raul Chaves Belício, no bairro Cidade Nova, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pelo vereador Ziel Cavalcante.

A citada rua, conhecida popularmente como estrada do DNIT, é uma importante via de ligação entre estes dois bairros, passando por importantes loteamentos como Sol Nascente e Santa Luz.

Ziel Cavalcante explica que, atualmente, devido a sensação de insegurança e as más condições da pista no local, muitos condutores de veículos escolhem trafegar pela Avenida Lomanto Junior, via esta já muito congestionada.

“Esta via se bem urbanizada se tornaria a escolha principal de muitos condutores devido à redução na distância e a fluidez no tráfego”, justifica o vereador.

Colorido reivindica asfaltamento da rua de acesso ao Conjunto Habitacional Beira Rio

por Comunicação publicado 15/03/2024 11h18, última modificação 15/03/2024 11h18

Aprovado, pela Câmara Municipal, Indicação de autoria do vereador Colorido, em que o mesmo reivindica o asfaltamento da rua de acesso ao Conjunto Habitacional Beira Rio, situado no bairro Cidade Nova.

“Trata-se de um anseio comunitário e um sonho dos moradores em serem agraciados com o asfaltamento, que também é tão importante para outras comunidades adjacentes”, justifica Colorido.

Deraldo Cunha receberá Título de Cidadão Jequieense por iniciativa do vereador Tinho

por Comunicação publicado 15/03/2024 11h41, última modificação 15/03/2024 11h41

Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), concedendo o Título de Cidadão Jequieense ao Sr. Deraldo Cunha, foi aprovado pela Câmara Municipal, em reconhecimento aos laços de amizade construídos nesta cidade, assim como pelos serviços prestados a coletividade.   

Natural de Jaguaquara, Deraldo Cunha reside em Jequié desde 1957, quando aqui chegou com apenas 5 anos de idade. Trabalhou como auxiliar de alfaiate com Maduro, na 7 de Setembro e ajudou sua mãe (in memória) na barraca de verduras no antigo Mercado da Praça da Bandeira. Foi carregador de feiras. Ajudava seu pai, João Rosendo. (In memória) como engraxate e vendedor de bilhetes. 

Deraldo vendeu pipoca, jornais e revistas. Estou na Escola João Cordeiro, no Grupo Escolar Castro Alves, no Colégio Comercial de Jequié. Aos 20 anos foi a São Paulo, onde trabalhou como torneiro mecânico, auxiliar de acondicionamento e supervisor de segurança do trabalho, voltando a Jequié em 1979. 

Foi sócio do Bar o Porão na Avenida Rio Branco. Em 1980 o amigo Humberto Biondi, então secretário de obras no governo Walter Sampaio, lhe convidou para assumir o cargo de chefe do setor técnico na 7ª CIRETRAN., tendo exercido vários cargos de chefia. Na Prefeitura de Jequié, exerceu a função de eletricista de 1986 a 1990.  Na sequência, abriu sua própria empresa para cuidar do trânsito. 

Deraldo Cunha foi presidente dos festejos do Agarrajão nos anos 1994/95/98/99 e 2000. A maior festa realizada na Urbis.

O mesmo é casado e pai de Ilmara, Emerson, Paulo Vitor,  Neto, Breno, Erick, Igor, Ícaro e Revellyn.

Ramon Fernandes cobra Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para Itaibó

por Comunicação publicado 18/03/2024 15h55, última modificação 18/03/2024 16h11

Providências visando à implantação de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água o distrito de Itaibó, na zona da Mata de Jequié, foram solicitadas na Câmara Municipal, pelo vereador Ramon Fernandes, argumentando que a comunidade convive com a falta de água potável de qualidade e em quantidade suficiente para atender suas necessidades.

O parlamentar frisa que esta é uma reivindicação antiga dos moradores e que a demora de apresentar uma solução definitiva para o problema tem gerado grande insatisfação, ainda mais por se tratar de um bem precioso que representa muito para esta numerosa comunidade rural

Tombamento da fachada externa do Palácio das Artes é defendida pela vereadora Moana Meira

por Comunicação publicado 18/03/2024 16h05, última modificação 18/03/2024 16h11

A vereadora Moana Meira que a seja elaborado um estudo visando a possibilidade de o município de Jequié promover o tombamento da fachada externa do Palácio das Artes Leônidas Spinola – Teatro Municipal. Proposta nesse sentido, apresentada pela parlamentar, foi aprovada pela Câmara Municipal. 

“É importante que se preserve antiga faixada externa do prédio que pode ser considerada um ponto turístico e cultural pela representatividade que o Palácio das Artes teve nos anos que atuou”, justificou a vereadora.

Moana Meira explica que o projeto atual inclui na fachada uma parte de vidro que pode descaracterizar o imóvel. “O tombamento parcial é um ato simbólico de boa vontade para aqueles que continuam lutando para a preservação e reativação do espaço que é um importante patrimônio histórico de nossa cidade”, complementa.

Marcos do Ovo pede construção de praça na Rua F no Parque dos Algarobas

por Comunicação publicado 18/03/2024 16h20, última modificação 18/03/2024 16h20

Proposta apresentada pelo vereador Marcos do Ovo, na Câmara Municipal, requer providências voltadas para a construção de uma praça no Parque dos Algarobas. Ele sugere que a mesma seja construída em terreno localizado na Rua F - fundo do CT Biocross.

Marcos do Ovo espera que o local seja dotada de arborização, instalação de parquinho infantil, academia ao ar livre, iluminação com placa de LED, entre outros itens para tornar o ambiente bastante acolhedor e aprazível.

João Paulo defende criação de Programa de Prevenção contra o Sedentarismo nas escolas

por Comunicação publicado 18/03/2024 16h28, última modificação 18/03/2024 16h28

Foi apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador João Paulo, proposta em que o mesmo solicita esforços no sentido de criar um Programa de Prevenção contra o Sedentarismo entre crianças e jovens nas escolas municipais de Jequié. 

Em sua justificativa, ele sustenta que o sedentarismo infantil costuma ser a causa de sérios danos à saúde, que podem se refletir na vida adulta, acrescentando que os dados sobre obesidade infantil são alarmantes. “Defendemos que, na escola, temas como buscar um estilo de vida saudável, seja abordado no dia a dia”, frisa o parlamentar.

João Paulo cita que o sedentarismo é um problema de saúde pública e o combate a ele pode diminuir nacionalmente a incidência de doenças e mortes prematuras.

Marcinho propõe construção de canal pluvial do semi anel ao campo de futebol do São Judas

por Comunicação publicado 18/03/2024 16h38, última modificação 18/03/2024 16h38

 

É de autoria do vereador Marcinho, a proposta aprovada pela Câmara Municipal, em que pede providencias visando a construção de um canal de águas pluviais, compreendendo o espaço entre o semi anel rodoviário, passando pelo fundo das casas da Rua Adolfo Ribeiro e lateral do campo de futebol no bairro São Judas Tadeu.

O vereador afirma que há muitos anos os moradores da região sofrem em dias de fortes chuvas, em especial com inundações em residências. Tal situação, segundo Marcinho, por diversas vezes, trouxe danos materiais.

Afora isso, o acúmulo de água deixa o campo de futebol completamente alagado, impedindo que os desportistas o utilizem para a prática esportiva.

“A construção deste canal de águas pluviais trará justamente um processo de controle e gerenciamento das águas da chuva, que ajudaria a solucionar o problema de décadas nesta localidade”, completou Marcinho.

 

Soldado Gilvan volta a defender implantação de uma Escola Cívico Militar Municipal em Jequié

por Comunicação publicado 18/03/2024 16h43, última modificação 18/03/2024 16h43

A implantação de uma Escola Cívico Militar Municipal voltou a ser defendida, na Câmara Municipal, pelo vereador Soldado Gilvan, ao apresentar Indicação nesse sentido, por entender tratar-se de um modelo de ensino com preceitos fundamentais, objetivando uma educação de excelência.

Segundo o vereador, o estabelecimento visa ofertar uma formação intelectual, ética, cívica e moral no Ensino Fundamental I (1º ao 5ºano) com um conceito de gestão na área educacional, didático pedagógica, administrativa, com a participação do corpo docente da escola e militares.

Soldado Gilvan explica que o modelo de Escola Cívica Militar da Rede Estadual de Ensino tem sido referência não somente no nosso Estado, mas também no nosso município, como o Colégio da Policia Militar Luiz Cotrim, no qual houve uma aceitação positiva por parte da nossa comunidade. Exemplo disso acontece na cidade de Maracás onde foi implantada um das primeiras Escolas Municipal da Bahia.

Duda Simões solicita praça para o distrito de Boaçu

por Comunicação publicado 21/03/2024 16h45, última modificação 21/03/2024 16h45

O vereador Duda Simões voltou a solicitar a construção de uma praça no distrito de Boaçu. Proposta nesse sentido foi apresentada na Câmara Municipal, visando atender aos anseios dos moradores.

Duda Simões defende que a referida praça seja dotada de academia ao ar livre, arborização, moderna iluminação, parque infantil e outros equipamentos para assegurar o bem-estar dos moradores.

Investimentos como este, que valorizam a localidade, refletem de maneira bastante positiva na autoestima da população.

Instalação da Casa de Apoio ao Homem do Campo volta a ser solicitada por Joaquim Caíres

por Comunicação publicado 21/03/2024 17h08, última modificação 21/03/2024 17h08

A implantação na cidade de Jequié, de um programa específico para atender ao homem do campo, incluindo hospedagem gratuita para os residentes da zona rural que necessitem pernoitar na cidade em busca de soluções de suas demandas, voltou a ser solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Joaquim Caíres. 

A proposta consiste na designação de espaço com, ao menos, 20 (vinte) apartamentos; com 40 (quarenta) leitos; além de sala de estar e uma área para refeições, que também devem ser servidas de forma gratuita. Caires explica que o programa visa, sobretudo, beneficiar às pessoas que precisam de atendimento médico ou outras demandas e por falta desse espaço acabam se sacrificando ou até mesmo adiando o tratamento de saúde, podendo trazer-lhes graves consequências. 

Segundo o vereador, a Casa de Apoio ao Homem do Campo é uma experiêcia bem sucedida no município de Paulo Afonso, responsável pelo atendimento mensal de 200 (duzentas) pessoas vindas da Zona Rural, desde o ano de 2005, cuja estrutura não deixa a desejar aos bons hotéis da cidade, com um ambiente que oferece conforto, comodidade e segurança aos seus usuários. 

“A Casa de Apoio serviria também às pessoas que residem no interior do município com compromissos assumidos para as primeiras horas do dia seguinte, como viagens, por exemplo”, frisa Caíres.

Bui Bulhões presta homenagem póstumas a Ícaro de Souza Meira

por Comunicação publicado 21/03/2024 19h53, última modificação 21/03/2024 19h53

O prédio onde funciona a Secretaria de Infraestrutura Municipal ganhará a denominação de “Secretaria de Infraestrutura Municipal Ícaro de Souza Meira”, a partir de iniciativa do vereador Bui Bulhões, que apresentou Projeto de Lei nesse sentido. 

Ícaro de Souza Meira, nasceu nesta cidade de Jequié, em 1988, sendo filho primogênito do casal Adeval  (Zé do Mé) e Maria Neuza e pai amoroso de duas filhas: Cleo e Bela, e esposo dedicado de Thaís.

Profissional exemplar, graduado em enfermagem e engenharia civil, deixou sua marca na Prefeitura Municipal de Jequié, até sua partida prematura em 2 de setembro de 2021.

“Deixou um vazio imensurável em sua família, amigos e colegas de trabalho. Seu legado de dedicação, competência e amor, no entanto será lembrado eternamente por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, enfatizou Bui Bulhões.

Gutinha pede asfaltamento das Ruas Santa Maria, 1° de Maio e Manoel Pinto de Araújo

por Comunicação publicado 22/03/2024 19h29, última modificação 22/03/2024 19h29

A extensão do programa de pavimentação para atender moradores do bairro Joaquim Romão, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Gutinha que apresentou Indicação de mais três Ruas para serem beneficiadas: Santa Maria, 1° de Maio e Manoel Pinto de Araújo.  

Ao justificar o pedido, Gutinha explicou que tais medidas visam atender aos anseios dos moradores de verem suas ruas devidamente asfaltadas como várias outras nos mais diversos bairros da cidade. 

As referidas ruas, que são pavimentadas a paralelepípedos, registram grande fluxo de veículos e comumente apresentam irregularidades, situação que será substancialmente melhorada a partir do asfalto. 

Revitalização da quadra da Vilma Brito Sarmento e revitalização do Joaquim Marques Monteiro são solicitadas pela Professora Cida

por Comunicação publicado 22/03/2024 19h38, última modificação 22/03/2024 19h38

A revitalização da quadra poliesportiva da Escola Municipal Vilma Brito Sarmento, localizada no loteamento Água Branca, e a revitalização da Escola Municipal Marques Monteiro, no Brasil Novo, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida. 

A reforma de escola é um processo importante para o bem-estar dos alunos, professores e demais profissionais, explica a parlamentar. Além disso, pode ser instrumento para facilitar o aprendizado, a socialização e a formação cultural, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes.

Aproveita para sugerir soluções de acessibilidade, por exemplo: padronizar alturas e formatos para facilitar a identificação por deficientes visuais; inserir rampas de acesso para cadeirantes; utilizar corrimãos em duas alturas; colocar placas e informações em braile, entre outras medidas.

Tinho solicita pavimentação asfáltica de ruas do loteamento Zibrune

por Comunicação publicado 25/03/2024 16h59, última modificação 25/03/2024 16h59

O vereador Tinho apresentou proposta, na Câmara Municipal, em que solicita a pavimentação asfáltica das ruas Paralela e Dindinha Josefá, localizadas no loteamento Zibrune, no bairro do Mandacaru, justificando as más condições dessas vias que tanto têm impactado na qualidade de vida dos moradores.

Segundo Tinho, além de melhorar a infraestrutura viária local, a pavimentação das citadas ruas vai trazer benefícios importantes para a comunidade.

"Essa iniciativa não apenas garantirá mais conforto e segurança aos moradores, mas também contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico do bairro, valorizando a região como um todo", justifica o vereador.

San David reivindica ampliação e requalificação da Escola Municipal Nossa Senhora da Luz

por Comunicação publicado 25/03/2024 17h11, última modificação 25/03/2024 17h11

A viabilização de um projeto de ampliação e requalificação das estruturas físicas da Escola Municipal Nossa Senhora da Luz, localizada no bairro KM 3, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador San David.

Ele coloca que a comunidade do bairro tem observado um importante processo de transformação nos últimos anos com a chegada de diversos empreendimentos privados e investimentos em infraestrutura, o que tem aumentado a expectativa de todos em torno de melhorias também na educação, com a requalificação de uma de suas principais escolas.

"Diante desse cenário de crescimento, torna-se fundamental a requalificação dos principais equipamentos públicos, em especial os voltados para a educação e a saúde, visando proporcionar melhor qualidade de vida para todos os moradores", justifica San David.

Ao viabilizar a ampliação e requalificação da Escola Municipal Nossa Senhora da Luz, a cidade estará investindo no futuro das crianças e jovens do bairro, garantindo-lhes acesso a uma educação de qualidade em instalações adequadas e propícias ao aprendizado.

Sidney Magal pede melhorias urgentes para vias no entorno do IFBA

por Comunicação publicado 25/03/2024 17h23, última modificação 25/03/2024 17h23

Diante das más condições das Ruas Jean Torres e Marcelo de Almeida de Oliveira, nas proximidades do ao Instituto Federal da Bahia - IFBA Campus Jequié, o vereador Sidney Magal apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a urgente execução de serviços visando a melhoria das vias do entorno do estabelecimento de ensino.

Conta ter ouvido relatos de alunos e professores sobre a situação que, de fato, carece de uma maior atenção por parte do poder público, pois a precariedade das ruas estão impactando negativamente no dia a dia da comunidade.

"A falta de pavimentação asfáltica tem sido uma das principais preocupações levantadas pelos moradores das ruas Jean Torres e Marcelo de Almeida de Oliveira", observa Magal.

"É extremamente desafiador transitar por essas ruas, principalmente à noite. A iluminação também precisa ser melhorada", conclui.

Walmiral Marinho lamenta morte de Marcio Lane da Cruz Silva

por Comunicação publicado 27/03/2024 17h25, última modificação 27/03/2024 17h25

O vereador Walmiral Marinho apresentou, na Câmara Municipal, Moção de Pesar pelo falecimento de Marcio Lane da Cruz Silva, ocorrido no dia 22 de fevereiro de 2024. Nascido na zona rural de Jequié, na região de Florestal, em 26 setembro de1977, sendo filho de Leobino Pinheiro e Maria da Gloria, cresceu numa família numerosa composta por mais 3 irmãos e muitos outros parentes, notadamente primos, com os quais conviveu como irmãos. 

Gráfico de jornal, atuando no Jornal Folha de São Paulo, bancário, aventureiro, divertido, prestativo e carismático, possuía uma vastíssima rede de relacionamentos com um sorriso marcante sempre levou alegria por onde passou e para as pessoas que com ele conviveu, construiu dezenas de histórias que ele protagonizou para contar, sempre regadas de muita alegria e irreverência.

Deixou companheira, duas filhas e muita saudade.

Junior Braga defende construção de ponte ligando Mandacaru ao Jequiezinho

por Comunicação publicado 27/03/2024 17h36, última modificação 27/03/2024 17h36

A construção de uma nova ponte ligando o Mandacaru ao Jequiezinho voltou a ser abordada na Câmara Municipal. O vereador Junior Braga apresentou Indicação em que reivindica a construção a partir da Avenida Beira Rio, ligado a Avenida Lions Club.

A nova ponte facilitaria muito a vida dos moradores do Mandacaru e demais demais desta região que buscam solução para seus problemas em órgãos públicos localizados no bairro Jequiezinho.

Junior Braga cita a Prefeitura Municipal, Fórum Bertino Passos, Ministério Público estadual, Justiça Eleitoral, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, além, da Universidade Estadual, Centro de Cultura e Ginásio de Esporte, dentre outros. 

Ramon Fernandes quer Programa Fala Bahia nos povoados da Marcela, Ruinha/Barragem da Pedra e Queimadas

por Comunicação publicado 27/03/2024 18h56, última modificação 27/03/2024 18h56

Proposta visando levar no Programa Fala Bahia, que garante acesso de telefonia móvel e internet a comunidades da zona rural, aos povoados da Marcela, Ruinha/Barragem da Pedra e Queimadas foi apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ramon Fernandes.

Criado em 2019, pelo Governo do Estado da Bahia, o Programa Fala Bahia permite acesso a serviços importantes aos quais a população pode ter acesso facilitado com a utilização da internet.

Segundo Ramon Fernandes, as regiões, onde estão localizados os referidos povoados, engloba parcela importante da população jequieense afetada pela falta de um serviço de telefonia móvel adequado para atender suas necessidades.

“É sabido que o uso da telefonia celular é quase indispensável para as relações humanas, sejam elas comerciais ou pessoais”, define.

Ziel Cavalcante requer construção de Creche para atender KM 3 e 4

por Comunicação publicado 27/03/2024 19h06, última modificação 27/03/2024 19h06

O vereador Ziel Cavalcante apresentou, na Câmara Municipal, proposta que visa ampliar o acesso à educação em comunidades carentes da cidade. Na ocasião, propôs a construção de uma Creche para atender as comunidades dos bairros Km 3 e 4.

A proposta visa preencher essa lacuna dos moradores que tanto almejam por uma estrutura dessas como já vem acontecendo em outras localidades.

“Certamente, uma iniciativa como esta vai ter um impacto significativo na vida dessas duas comunidades”, definiu.

Marcos do Ovo propõe requalificação da Praça Jorge Calmon

por Comunicação publicado 01/04/2024 10h01, última modificação 01/04/2024 10h01

O vereador Marcos do Ovo apresentou um pedido, na Câmara Municipal, solicitando a requalificação da Praça Jornalista Jorge Calmon, localizada na Avenida Lions Club, bairro Jequiezinho em que solicita a restauração de toda a área ao tempo em que reivindica a revigoração da iluminação da própria praça e nos seus arredores.

Marcos do Ovo sugere a instalação de uma academia ao ar livre e parque infantil para tornar o local mais aprazível.

"Este é um importante pedido da comunidade que esperamos ser atendidos", conclui.

Moana Meira defende instalação de placas com símbolo do autismo em órgãos públicos

por Comunicação publicado 01/04/2024 10h07, última modificação 01/04/2024 10h07

Os estabelecimentos públicos de Jequié devem ser dotados de sinalização com vistas ao aperfeiçoamento dos serviços prestados à comunidade, em especial aos usuários do setor de saúde. Proposta nesse sentido foi apresentado, na Câmara Municipal, pela vereadora Moana Meira, que voltou a solicitar que as estruturas da saúde passem a estampar, em local visível, placas com símbolo do autismo, informando que pessoas com Transtorno do Espectro Autista tenham atendimento prioritário e sobre tudo humanizado. 

Tal medida, na avaliação da parlamentar, é de extrema importância para a garantia do direito para pessoas autistas. “Muitos estabelecimentos ainda não reconhecem o autista como uma pessoa com deficiência, e muita das vezes os próprios acompanhantes não sabem que têm o direito de integrar filas prioritárias”, pondera. 

Moana Meira cita que muitas são as queixas e reclamações por parte das mães e responsáveis, da dificuldade que enfrentam diariamente em órgãos públicos ou privados quando estão acompanhados de pessoas autistas, em especial crianças, se tornando um constrangimento. 

“Como o Transtorno Espectro Autista não é algo que se identifique rapidamente, muitas pessoas confundem com inquietação. Dessa forma, com a sinalização disponível nas placas, o respeito e tratamento adequados ficam assegurados. Assim, a informação é uma forma de Inclusão”, ressalta a vereadora.

Colorido pede construção de Salão Comunitário para o povoado da Barraquinha

por Comunicação publicado 01/04/2024 10h22, última modificação 01/04/2024 10h22

Atendendo pedidos dos moradores do povoado da Barraquinha, foi apresentada, na Câmara Municipal, uma Indicação de autoria do vereador Colorido para a construção de um Salão Comunitário na localidade.

Colorido relata que a falta de um espaço adequado para atividades coletivas tem sido uma preocupação recorrente entre os moradores, que apontam a necessidade de um local para a realização das mais variadas atividades para atender as necessidades locais.

Todos estão na expectativa é de que essa solicitação venha a ser atendida para suprir as necessidades dos moradores e promover o bem-estar da comunidade do povoado da Barraquinha.

Marcinho defende construção de praça ao lado da USF no Pompílio Sampaio

por Comunicação publicado 01/04/2024 10h44, última modificação 01/04/2024 10h44

As providências necessárias visando a construção de uma praça no espaço localizado entre as ruas Dr. Antônio Astolfo, José Gomes Guimarães e Idelfonso Guedes (ao lado da Unidade de Saúde Dr. Gilson Pinheiro), no bairro Pompílio Sampaio, foram defendidas, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho.

Ele aproveitou a oportunidade para sugerir que a mesma seja dotada de quadra poliesportiva coberta, quiosques, parque Infantil, academia ao ar livre, áreas verdes, além de uma moderna iluminação e outros itens importantes para a comunidade.  

Em sua justificativa, Marcinho frisa a importância dos espaços públicos de convivência e lazer para o desenvolvimento social de quem vive nos bairros populares, pois promove a integração comunitária. “A construção de uma praça com as características mencionadas vai contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, completa o vereador.

Joaquim Caíres pede construção de ponte na entrada da Cachoeira do Rio das Pedras

por Comunicação publicado 01/04/2024 10h57, última modificação 01/04/2024 10h57

A construção de uma ponte na entrada da Cachoeira do Rio das Pedras, nas proximidades do Colégio Hilda Rodrigues e da residência de Jeir, foi defendida, na Câmara Municipal, pelo vereador Joaquim Caíres, pois, segundo justifica, os moradores da região de Florestal, em especial do Rio das Pedras almejam a citada intervenção pública para facilitar o acesso a região do Bom Jardim, que tem como único acesso uma ponte de madeira.

Nas atuais circunstâncias, a ponte oferece risco, devendo o poder público municipal adotar as medidas cabíveis com vista a dotar a região de uma passagem que ofereça maior segurança. 

Walmiral Marinho homenageia juíza Monique Ribeiro de Carvalho com Título de Cidadania Jequieense

por Comunicação publicado 02/04/2024 14h22, última modificação 02/04/2024 14h22

Por iniciativa do vereador Walmiral Marinho, foi aprovado, pela Câmara Municipal, Projeto de Lei que estabelece a outorga de Título de Cidadania Jequieense a Monique Ribeiro de Carvalho Gomes, juíza de direito titular da Vara Criminal na comarca de Jequié desde agosto de 2020. Nesta unidade criminal tem importantes marcas como a realização de 1.899 audiências, além de ter proferido 5.052 sentenças, conforme dados atualizados em 5 de março de 2024.

São números importantes que demonstram, claramente, o compromisso da magistrada com Jequié, cidade que a acolheu com muito e carinho e cuja reciprocidade é verdadeira, pois a homenageada nutre por este município grande amor, estando a mesma plenamente integrada à sociedade local.

Monique Ribeiro de Carvalho Gomes, nasceu no dia 4 de outubro de 1985, na cidade do Rio de Janeiro. Aos cinco anos, mudou-se para Xique-Xique/Ba, onde viveu até os 18 anos. É mãe de Dudu.

Estudou Economia na UFBA e graduou-se em Direito pela UCSal – Universidade Católica do Salvador. É Mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela UFBA. Mestranda em Direito e Poder Judiciário pela Enfam – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do STJ.

Especialista em Direito Constitucional do Trabalho pela UFBA, em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela UFBA, em Sistema Prisional pela Enfam, em Jurisdição Inovadora pela Enfam, em Coletivização, Precedentes, Coerência e Integridade do Direito pela Enfam e em Direito Civil e Processo Civil pela Unifacs.
Membro do Grupo de Pesquisa GEPDI 1 - Ética e Justiça: os desafios para a democratização do Poder Judiciário numa sociedade de desigualdades da ENFAM e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça (GEPDI 11) ENFAM.

Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia desde 2013, onde passou pelas comarcas de Maracás, Itiruçu, Santaluz, Nazaré, Cachoeira, Paulo Afonso e Jequié. Em 2018, foi agraciada com o Selo Ouro de Produtividade na Vara Cível de Nazaré e, nos anos de 2021, 2022 e 2023 recebeu Selo Ouro, por duas vezes, e Selo Prata na Vara Criminal de Jequié, onde está na condição de juíza titular da Vara Criminal desde o dia 30 de agosto de 2020.

PL da Professora Cida considera Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra como de Utilidade Pública

por Comunicação publicado 02/04/2024 14h30, última modificação 02/04/2024 14h30

A Câmara Municipal de Jequié aprovou, Projeto de Lei de autoria da vereadora Professora Cida, em que considera de Utilidade Pública Municipal a Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra/AMAFT. 

Situada no Assentamento Flor da Terra, às margens da estrada da Volta do Rio, na região de Tamarindo, a entidade tem atuação destacada na luta pelos direitos das 62 famílias assistidas, numa localidade onde a agricultura tem sido a mola propulsora para o desenvolvimento e geração de emprego e renda. 

“A Associação vem desenvolvendo um lindo trabalho social, sendo idealizada com o intuito de acolher e transformar vida das famílias, buscando sempre promover ações que contribuíam para formação humana, na promoção da qualidade de vida de seus agregados”, justifica a vereadora. 

Segundo a Professora Cida a entidade, sem fins lucrativos, tem incentivado a produção agroextrativista, e geração de renda por meio da qualificação da comunidade, melhorando as condições econômicas e sociais dos moradores.

Gutinha propõe construção de Quadra Poliesportiva no distrito do Baixão

por Comunicação publicado 02/04/2024 14h40, última modificação 02/04/2024 14h40

O vereador Gutinha apresentou uma proposição, na Câmara Municipal, em que solicita a construção de uma Quadra Poliesportiva no distrito do Baixão. Esta iniciativa visa proporcionar à comunidade local um espaço adequado não somente para a prática de diversas modalidades esportivas, como também para servir a comunidade em geral.   

Gutinha enfatiza que uma quadra poliesportiva, como esta que ele propõe para o distrito do Baixão, tem grande serventia como um espaço de integração social, onde a comunidade poderá promover ações de cunho educativo, cultural, esportivo, religioso e outras finalidades de interesse coletivo. 

Gutinha ressalta que, investimentos em infraestrutura esportiva na zona rural ganha grandes proporções a partir do momento em que desenvolve a inclusão social para todos os moradores da localidade.

Bui Bulhões reivindica pavimentação asfáltica da ligação da BR 330 a Cachoeirinha

por Comunicação publicado 02/04/2024 14h49, última modificação 02/04/2024 14h49

O vereador Bui Bulhões, apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a pavimentação asfáltica da ligação entre a BR 330 e o bairro Cachoeirinha, na chamada estradada ‘Torta’ até a Escola Municipal José Simões de Carvalho. 

Essa iniciativa visa impulsionar proporcionar uma série de benefícios para a comunidade de toda aquela região. “A pavimentação dessa via é de suma importância pois facilitará o tráfego de veículos, ou seja, a circulação de pessoas e mercadorias”, justifica o parlamentar. 

Segundo Bui, a região inteira será impactada positivamente com os investimentos que vão garantir o melhor escoamento agrícola e o deslocamento de pessoas em busca de serviços essenciais, como saúde e educação. 

Ele explica que, com a melhoria da infraestrutura viária, a qualidade de vida dos moradores será significativamente aprimorada com o acesso mais seguro e eficiente. Além do mais, esta é uma obra aguardada por década e década pelos moradores.

‘Nildete Milho Verde’ receberá Título de Cidadania Jequieense por iniciativa do vereador Soldado Gilvan

por Comunicação publicado 02/04/2024 15h14, última modificação 02/04/2024 15h14

Nildete Batista Santos, mais conhecida como ‘Nildete Milho Verde’, será homenageada, pela Câmara Municipal, com o Título de Cidadania Jequieense. A iniciativa partiu do vereador Gilvan Souza Santana (Soldado Gilvan), em reconhecimento a sua forte ligação com esta cidade, a ponto de muitas pessoas acharem que ela é natural de Jequié. A solenidade de entrega da honraria será no dia 8 de abril de 2024 (segunda-feira), na Câmara de Vereadores, para a qual todos estão convidados. 

Nildete Batista Santos, nasceu no dia 8 de abril de 1965, na zona rural de Manoel Vitorino, sendo filha de Lindaura e José Manoel dos Santos. Com apenas 12 anos de idade saiu da casa dos seus pais para trabalhar como doméstica sem ter nem direito de estudar, pois sendo a segunda filha mais velha, tinha que ajudar sua mãe e seus 13 irmãos. 

Em 1982 conseguiu matricula no antigo Colégio IERP, onde estudou até a quinta série. Já em 1984, casou-se com Antônio Pedro de Almeida Peixoto, com quem tem dois filhos: Lilian e Leandro Batista Peixoto. 

Nildete se diz muito grata aos cidadãos Ewerton Almeida (Tom Legal) e a Luiz Amaral, que deram a ela a oportunidade de fornecer milho e pamonha em eventos políticos, situação que lhe rendou condições de superar as mais difíceis dificuldades que enfrentava naquele momento. 

Em 1986, já em um ponto fixo na Praça Rui Barbosa, Hildete começou a empreender de verdade. Nesse mesmo ano, deu-se início a uma nova história. Sepearada do primeiro marido, casou-se desta vez Antônio Nunes da Silva, um funcionário público, que não queria que ela trabalhasse à noite. Foi quando surgiu em sua vida a senhora Marina da família Borges e disse que iria fazer um forró e a chamou para oferecer seus produtos, a história continuou com as entregas dos produtos ao Forró da Margarida. 

Os filhos estão casados e lhe deram três netos: Lívia, Leonan e Lavínia, todos formados, e ela continua com a produção de produtos de milho. 

Em 2016, perdeu mãe e pai. Doente, o esposo ficou completamente dependente dela. No ano seguinte, saiu da Praça para cuidar do companheiro. O único carro que tinha para trabalhar teve que vender para pagar os funcionários. 

Até que em dezembro de 2021 ela conseguiu comprar um carro, que lhe servia para levar o esposo ao médico e fazer as viagens. Veio a inspiração de plotar o veículo e saiu pelas ruas levando seus produtos aos clientes, usando uma caixa de som e apareceu novamente a Nildete Milho Verde empreendedora. 

O ponto em frente ao Bradesco também tem uma história em particular. Certa vez, o veículo ficou sem gasolina, justamente na porta do banco, na Rua Alves Pereira. Ali mesmo ligou a caixinha de som e o sucesso de vendas e o prazer em atender a todos com carinho continuam até os dias atuais, sempre das 18 às 20 horas. 

Viúva desde agosto do ano passado, continua na lida e recebendo sempre o reconhecimento da comunidade jequieense.

Nota sobre princípio de incêndio

por Comunicação publicado 02/04/2024 17h50, última modificação 02/04/2024 18h54

Por volta das 16 horas desta terça-feira, 2 de abril de 2024, ocorreu um princípio de incêndio nas instalações de um condicionador de ar na Sala das Comissões do prédio da Câmara Municipal de Jequié. Funcionários que estavam no local agiram rapidamente, usando extintores, não permitindo que houvesse maiores consequências.  

A área afetada foi isolada como medida preventiva. Computadores e documentos não foram afetados com o sinistro, muito menos ninguém se feriu ou teve algum comprometimento.  

Por precaução, a presidência da Casa acionou o Batalhão de Bombeiros Militar que deu total assistência e orientações. 

Por conta do incidente, a Sessão Ordinária que estava agendada para às 17 horas foi cancelada, assim como o expediente geral foi suspenso para garantir a segurança dos servidores e demais frequentadores da Câmara de Vereadores.

João Paulo cobra contratação de pediatra para atender em unidades do PSF

por Comunicação publicado 04/04/2024 19h28, última modificação 04/04/2024 19h28

Medidas cabíveis no sentido de que seja inserido, pediatra, no quadro profissional em unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), foi defendida pelo vereador João Paulo, em proposta apresentada na Câmara Municipal.

Na avalição do vereador, a contratação desse profissional é de suma importância para a promoção de ações de prevenção de doenças e orientações sobre os cuidados necessários com as crianças.

“Julgamos que os pediatras, como os demais especialistas da atenção primária, são absolutamente necessários e até mesmo imprescindíveis como referência, inclusive, podendo trabalhar mais continuamente com os agentes comunitários de saúde, o que ajudaria no diagnóstico de problemas como os de saneamento básico, más condições de higiene, erro na administração de medicamentos e dificuldades no relacionamento familiar”, explica João Paulo.

Tinho propõe construção de Postos de Saúde nos povoados da Jiboinha e da Barrinha

por Comunicação publicado 04/04/2024 19h37, última modificação 04/04/2024 19h37

Com a finalidade de facilitar o acesso das comunidades rurais a serviços essenciais como os de saúde pública, o vereador Tinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que propõe a construção de dois Postos de Saúde, sendo um na Jiboinha, na zona da Caatinga, e outro no povoado da Barrinha, na zona da Mata.

 Tinho avalia sua Indicação como de suma importância para atender as necessidades básicas dos moradores dessas duas comunidades que não dispõem de atendimento nas proximidades de casa. 

O vereador explicou que as pessoas são obrigadas a fazerem longos deslocamentos quando precisam de atendimento na área da saúde. O sofrimento aumenta ainda mais em função da ausência de um transporte adequado para os enfermos. 

“É de extrema importância que essas regiões tenham unidades de saúde, devidamente equipadas, para serem melhor quem mora nessas regiões”, apela Tinho.

San David pede regularização fundiária e entrega de escrituras dos imóveis do Mutirão do Curral Novo

por Comunicação publicado 05/04/2024 17h54, última modificação 05/04/2024 17h54

Com o objetivo de resolver uma situação que se arrasta ao longo do tempo, o vereador San David apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a elaboração por parte da Prefeitura e envio ao Legislativo, de um Projeto de Lei promovendo a regularização fundiária e entrega de escrituras dos imóveis situados no Mutirão do Curral Novo.

“A proposição ora apresentada busca atender às necessidades da população local, que reivindica ações medidas que representam a realização de um antigo sonho dos moradores”, explica o parlamentar.

San David acrescenta que a medida é um processo importante na garantia de direitos dos cidadãos de terem a documentação de seus imóveis.

Moana Meira solicita implantação de Centro Municipal de Atenção ao Diabetes

por Comunicação publicado 05/04/2024 18h03, última modificação 05/04/2024 18h03

Objetivando a busca do bem-estar de milhares de pessoas que sofrem com o diabetes, a vereadora Moana Meira apresentou Indicação, na Câmara Municipal, em que solicita a implantação de um Centro Municipal de Atenção ao Diabetes na cidade. 

Ela explica que o Centro é de suma importância dado o grande número de pessoas acometidas com a doença e por não terem à disposição um espaço adequado para o tratamento, acabam desencadeando uma série de complicações que vai desde cegueira, até a amputação de membros. 

“Esperamos que medidas sejam adotadas para o pronto atendimento desta justa reivindicação”, completa Moana Meira.

Colorido defende construção de Salão Comunitário no povoado de Busca Vida

por Comunicação publicado 05/04/2024 18h12, última modificação 05/04/2024 18h12

Visando atender as necessidades dos moradores do povoado de Busca Vida, o vereador Colorido apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a construção de um Salão Comunitário na localidade.

“Os moradores não dispõem de um espaço adequado para promoverem atividades coletivas. Com o Salão será possível desenvolver programas e projetos de cunho social, servindo a comunidade em geral”, explica o vereador.

Ivan do Leite solicita rede de água para os povoados da Salgada, Queimadas e Poço Dantas

por Comunicação publicado 05/04/2024 18h20, última modificação 05/04/2024 18h19

Levando em consideração a necessidade dos moradores de terem acesso a água potável nas torneiras de suas residências, o vereador Ivan do Leite apresentou proposta, na Câmara Municipal, em que solicita a implantação da rede de água no povoado da Salgada, localizado depois do loteamento Zibrune.

Também solicitou a ampliação da rede de água do povoado das Queimadas até Poço Dantas.

“Essas obras irão proporcionar aos moradores dignidade”, coloca o vereador.

Junior Braga quer passagens elevadas, com faixa de pedestre, na Avenida Ulisses Coelho Lima

por Comunicação publicado 05/04/2024 18h34, última modificação 05/04/2024 18h34

Com a finalidade de aumentar a sensação de segurança no trânsito da cidade, em especial da comunidade do entorno da das Escolas Nossa Senhora da Luz e Vasco Filho, o vereador Junior Braga solicitou, na Câmara Municipal, a viabilização da construção de passagens elevadas, com faixa de pedestre, na Avenida Ulisses Coelho Lima, mais precisamente em frente dos referidos estabelecimentos de ensino.

Segundo o vereador, moradores da região têm reclamado do comportamento de condutores que trafegam com seus veículos em velocidade incompatível para o local, o que acaba colocando em risco a segurança, em especial das crianças que estudam na região.

Marcos do Ovo pede asfaltamento das Avenidas Águas Claras e dos Cometas

por Comunicação publicado 05/04/2024 18h45, última modificação 09/04/2024 10h23

A extensão do programa de asfaltamento até a Av. Águas Claras e a Av. dos Cometas, ambas localizadas no bairro São Luís, mais precisamente, ao fundo do Condomínio Colinas de São Paulo, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo.

O asfaltamento da via irá proporcionar uma melhor mobilidade urbana, assim como provocará impacto positivo na qualidade de vida dos moradores daquela região, justifica o parlamentar.

Ziel Cavalcante pede construção de praça em frente ao CEI Expedito Nunes

por Comunicação publicado 05/04/2024 18h48, última modificação 05/04/2024 18h48

Providências no sentindo de realizar a construção de praça em frente ao CEI Expedito Nunes, no loteamento Sol Nascente, no bairro Joaquim Romão, foram reivindicadas, na Câmara Municipal, pelo vereador Ziel Cavalcante.

Relata que existe um grande terreno na área que pode ser aproveitado para a construção de uma praça e que a mesma deve ser dotada de equipamentos como quiosque, parque infantil e academia ao ar livre, além de contar com urbanismo e iluminação moderna.

Câmara de Vereadores de Jequié tem nova configuração partidária depois da “janela”

por Comunicação publicado 07/04/2024 22h38, última modificação 07/04/2024 22h38

A Câmara Municipal de Jequié passa a ter uma nova configuração partidária a partir deste mês de abril de 2024. Dos 19 vereadores, 5 (*) decidiram permanecer nos mesmos partidos pelos quais foram eleitos em 2020. A maioria, porém, aproveitou a chamada “janela partidária” e fez a migração sem o risco algum de perder o mandato.

Como resultado dessas mudanças, um partido deixou de ter representação na atual legislatura, o PSB, enquanto outro, até então sem acento na Casa, passou a ter representação, o PSDB.

Confira a relação dos vereadores e seus respectivos partidos:
Duda Simões - PSDB
Colorido - UNIÃO BRASIL
San David - UNIÃO BRASIL
Gutinha - UNIÃO BRASIL
Tinho - PDT
Professora Cida - PDT
Marcinho - SOLIDARIEDADE
Ramon Fernandes - PT
Marcos do Ovo - PV
Joaquim Caíres - PP
Bui Bulhões - PP
Junior Braga – PP
Ivan do Leite – PSD
Ziel Cavalcante - REPUBLICANOS
Soldado Gilvan REPUBLICANOS (*)
Moana Meira – PSD (*)
João Paulo – PSD (*)
Sidney Magal – PSD (*)
Walmiral Marinho – PP (*)

Sidney Magal defende pavimentação asfáltica de ruas do Vila Aeroporto

por Comunicação publicado 08/04/2024 10h43, última modificação 08/04/2024 10h43

Consciente da importância da infraestrutura para o bem-estar dos moradores, o vereador Sidney Magal apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a pavimentação asfáltica das ruas Euripedes Brandão e Eubulides Giambastiane, localizadas no loteamento Vila Aeroporto.

Essas ruas, segundo o parlamentar, têm sido alvo de preocupação dos moradores devido às condições precárias de trafegabilidade.

"É uma questão de dignidade para os moradores do Vila Aeroporto terem ruas pavimentadas e em condições adequadas de uso", ressalta Sidney Magal.

Ramon Fernandes propõe requalificação asfáltica da BA 558

por Comunicação publicado 08/04/2024 10h53, última modificação 08/04/2024 10h53

A requalificação asfáltica da BA 558, trecho que liga o entroncamento da BR 330, passando pelos povoados da Volta do Rio e Tamarindo e distrito de Itajuru, até a BA 130, estrada de acesso aos municípios de Aiquara e Itagi, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ramon Fernandes.

A Indicação aponta a necessidade da realização das obras que atenderiam moradores de toda a região, que seriam beneficiados tanto no transporte da produção agrícola, como das pessoas que buscam na cidade serviços de saúde, educação, bancários e outras atividades.

Ramon lembra ainda que a rodovia conta, inclusive, com linha regular de ônibus intermunicipal, o que reforça a importância dos investimentos, acrescentando que a situação de momento da estrada provoca prejuízos para grande número de pessoas residentes na zona rural de Jequié, que depende da via para locomoção.

‘Nildete Milho Verde’ é agraciada com o Título de Cidadã Jequieense

por Comunicação publicado 08/04/2024 20h50, última modificação 09/04/2024 05h43

O 8 de abril de 2024 fica marcado na vida de Nildete Batista Santos, conhecida como ‘Nildete Milho Verde’, como uma das datas mais significativas de sua trajetória. Ela foi homenageada pela Câmara Municipal de Jequié com o Título de Cidadania Jequieense, a partir de uma iniciativa do vereador Gilvan Souza Santana (Soldado Gilvan). 

Trata-se do reconhecimento a sua forte ligação com a cidade, a ponto de muitas pessoas acharem que ela é natural de Jequié, conforme destacou o autor do Projeto de Decreto Legislativo. 

A solenidade de entrega da honraria reuniu familiares, amigos e muitos convidados da homenageada, entre eles o promotor de Justiça, Maurício Cavalcante. "Justa homenagem a essa mulher íntegra, guerreira, que tão bem representa a força da mulher jequieense", observou Soldado Gilvan.   

Em seu discurso, a homenageada disse que esperava por essa honraria, dado ao seu vinculo da cidade. Ela reside em Jequié faz 44 anos.   

QUEM É
Nildete Batista Santos, nasceu no dia 8 de abril de 1965, na zona rural de Manoel Vitorino, sendo filha de Lindaura e José Manoel dos Santos. Com apenas 12 anos de idade saiu da casa dos seus pais para trabalhar como doméstica sem ter nem direito de estudar, pois sendo a segunda filha mais velha, tinha que ajudar sua mãe e seus 13 irmãos. 

JEQUIÉ
Em 1982 conseguiu matricula no antigo Colégio IERP, onde estudou até a quinta série. Já em 1984, casou-se com Antônio Pedro de Almeida Peixoto, com quem tem dois filhos: Lilian e Leandro Batista Peixoto. 

Nildete se diz muito grata aos cidadãos Ewerton Almeida (Tom Legal) e a Luiz Amaral, que deram a ela a oportunidade de fornecer milho e pamonha em eventos políticos, situação que lhe rendou condições de superar as mais difíceis dificuldades que enfrentava naquele momento. 

Em 1986, já em um ponto fixo na Praça Rui Barbosa, Hildete começou a empreender de verdade. Nesse mesmo ano, deu-se início a uma nova história. Sepearada do primeiro marido, casou-se desta vez Antônio Nunes da Silva, um funcionário público, que não queria que ela trabalhasse à noite. Foi quando surgiu em sua vida a senhora Marina da família Borges e disse que iria fazer um forró e a chamou para oferecer seus produtos, a história continuou com as entregas dos produtos ao Forró da Margarida. 

Os filhos estão casados e lhe deram três netos: Lívia, Leonan e Lavínia, todos formados, e ela continua com a produção de produtos de milho. 

Em 2016, perdeu mãe e pai. Doente, o esposo ficou completamente dependente dela. No ano seguinte, saiu da Praça para cuidar do companheiro. O único carro que tinha para trabalhar teve que vender para pagar os funcionários. 

Até que em dezembro de 2021 ela conseguiu comprar um carro, que lhe servia para levar o esposo ao médico e fazer as viagens. Veio a inspiração de plotar o veículo e saiu pelas ruas levando seus produtos aos clientes, usando uma caixa de som e apareceu novamente a Nildete Milho Verde empreendedora. 

O ponto em frente ao Bradesco também tem uma história em particular. Certa vez, o veículo ficou sem gasolina, justamente na porta do banco, na Rua Alves Pereira. Ali mesmo ligou a caixinha de som e o sucesso de vendas e o prazer em atender a todos com carinho continuam até os dias atuais, sempre das 18 às 20 horas. 

Viúva desde agosto do ano passado, continua na lida e recebendo sempre o reconhecimento da comunidade jequieense.

Moana Meira enaltece luta em prol da conscientização ao autismo

por Comunicação publicado 09/04/2024 20h48, última modificação 09/04/2024 20h48

O 2 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi lembrado, na Câmara Municipal, pela vereadora Moana Meira, ao apresentar uma Moção de Aplausos a Associação de Pais e Excepcionais de Jequié e o Núcleo de Autismo, por meio de sua presidente Cristina Félix extensivo a toda equipe.

A vereadora enfatizou a importância da data como alerta à sociedade em geral, aos governantes e aos pais, visando derrubar preconceitos e esclarecer a todos que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) não é doença e que essa luta não se prenda apenas a uma única data e sim ao ano inteiro.

“É importante homenagear e trabalhar em prol da conscientização quanto ao transtorno, chamando a atenção do poder público para a necessidade de capacitação dos profissionais que lidam com o transtorno bem como os pais, para lutarem pelos seus direitos e saber que existe instituições sérias e capacitadas para este trabalho como a APAE, por exemplo”, destacou Moana Meira.

João Paulo propõe criação do Programa de Horta Hidropônica na cidade

por Comunicação publicado 09/04/2024 20h52, última modificação 09/04/2024 20h52

Partiu do vereador João Paulo, a proposta aprovada pela Câmara Municipal, em que solicita a criação do Programa de Horta Hidropônica ou do modelo tradicional no ambiente urbano, com o objetivo principal de oferecer a famílias em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de geração de renda, além de promover a sustentabilidade.

João Paulo defende a implementação de um conjunto de políticas púbicas saudáveis capazes de serem replicadas para a sua comercialização nos quintais das comunidades, inclusive com a Prefeitura auxiliando as famílias dessas comunidades por meio de cursos de capacitação profissional nos ambientes públicos a exemplos de escolas municipais, unidades de saúde e Cras.

Professora Cida quer energia solar na sede da Associação de Mulheres do Flor da Terra

por Comunicação publicado 09/04/2024 20h59, última modificação 09/04/2024 20h59

A instalação de placas de energia solar na sede da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra e a construção de um chafariz nas proximidades da Fábrica de Unidade de Processamento e Beneficiamento do derivado da Mandioca, no distrito de Itajuru, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida.  

“A opção pela geração de energia fotovoltaica é uma dessas importantes escolhas que podemos fazer”, justifica a vereadora, acrescentando que a energia solar é muito importante para ajudar a reduzir a emissão de agentes poluentes e a diminuir as taxas de carbono. Isso porque ela é um tipo de energia limpa.

Professora Cida cita ainda que seu impacto é nenhum quando comparamos às formas tradicionais de geração de energia, como as termelétricas.

Gutinha defende reabertura da Companhia da Polícia Militar do Joaquim Romão

por Comunicação publicado 10/04/2024 20h50, última modificação 10/04/2024 20h50

Diante da necessidade de uma presença mais marcante do policiamento nos bairros da cidade, vereador apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que defende a reabertura do Posto Policial (Companhia Destacada) no bairro Joaquim Romão. 

O retorno da Cia é apontado pelo vereador como crucial no combate à criminalidade no bairro e consequente aumento da sensação de segurança.   

A proximidade do policiamento no dia a dia das pessoas serve ainda para fortalecer os laços dos moradores com a chamada polícia comunidade, tão necessária visando o aperfeiçoamento das ações na área da segurança pública.

Tinho cobra ampliação das redes de água e de esgoto em vias da região da Vovó Camila

por Comunicação publicado 10/04/2024 21h00, última modificação 10/04/2024 21h01

A ampliação das redes de água e de esgoto em localidades da região da Vovó Camila, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Tinho que apresentou proposta pedindo agilidade visando atender, de imediato, os moradores da 2ª Travessa Vovó Camila, Rua G e Rua T. 

A extensão dos sistemas de água e esgoto é um anseio antigo dos moradores da localidade. Segundo Tinho, os mesmos têm razão ao cobrarem medidas urgentes para viabilizar a realização dos serviços.

Walmiral Marinho solicita unidade do CRAS no distrito de Florestal

por Comunicação publicado 10/04/2024 21h07, última modificação 10/04/2024 21h07

Construir uma unidade do CRAS no distrito de Florestal. Este é o teor da proposta apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador Walmiral Marinho, visando diminuir as dificuldades dos moradores que são obrigados a fazerem o deslocamento para a cidade sempre que precisam dos serviços ofertados pelo órgão.  

A implantação de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na avaliação do parlamentar, é fundamental para promover a inclusão social e o bem-estar da população mais vulnerável.

Esses centros oferecem serviços de proteção social básica, como assistência a famílias em situação de risco; orientação e encaminhamento para acesso a programas socias, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de atividades socioeducativas.

“A presença do CRAS no distrito de Florestal vai contribuir para a redução das desigualdades, o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento humano, proporcionando suporte necessário para que indivíduos e famílias superem dificuldades e alcancem uma melhor qualidade de vida”, justiçou Walmiral Marinho. 

Colorido requer construção de muro no entorno da Escola Arlindo José da Cruz

por Comunicação publicado 11/04/2024 17h37, última modificação 11/04/2024 17h37

A construção de um muro no entorno da Escola Arlindo José da Cruz, localizada no Assentamento Santa Cruz, voltou a ser solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Colorido, visando o aumento da sensação de segurança no local.

O vereador explica que a medida faz parte da preocupação da comunidade escolar que preza pelo zelo com o patrimônio público. “Todo esforço precisa ser empreendido no sentido de garantir a segurança dos espaços públicos, em especial, os prédios escolares”, observou.

Colorido também solicitou a construção de uma praça no referido assentamento para dotar aquela localidade de um equipamento que atendar as necessidades da comunidade local. 

Marcinho sugere construção de canal pluvial ligando o Brasil Novo ao canal da Banca

por Comunicação publicado 11/04/2024 17h40, última modificação 12/04/2024 11h20

Considerando a urgente necessidade de medidas para o adequado escoamento das águas pluviais na região do Brasil Novo, bem como a relevância da infraestrutura adequada para prevenir transtornos decorrentes de inundações e alagamentos, vereador Marcinho apresentou proposta, na Câmara Municipal, em que reivindica a construção de um canal de águas pluviais a partir do loteamento Brasil Novo, passando ao lado do campo de futebol até encontrar com o canal de águas pluviais da Banca.

Marcinho explica que o atual sistema de drenagem apresenta deficiências, comprometendo a qualidade de vida e segurança dos moradores daquela localidade e reforça sobre a importância do canal de águas pluviais para o bom funcionamento do sistema de saneamento básico e para a preservação do meio ambiente. 

“Pedimos, em caráter de urgência, a construção desse canal de águas pluviais, pois somos sabedores do que essa obra será benéfica para os moradores que tanto sofrem em época de fortes chuvas, quando são registrados problemas recorrentes de alagamentos”, completa o vereador.

Título de Cidadania Jequieense: Reconhecimento a Souza Andrade, jornalista que se tornou parte de Jequié

por Comunicação publicado 11/04/2024 20h30, última modificação 11/04/2024 21h23

Pela primeira vez na história, a Câmara Municipal de Jequié decidiu apresentar um Projeto de Decreto Legislativo para a concessão de Título de Cidadania com a assinatura de todos os 19 vereadores que compõem o Poder Legislativo, numa deferência muito especial ao homenageado, Manoel Sebastião Souza de Andrade, conhecido como Souza Andrade, que atua no jornalismo da cidade desde que aqui chegou em 1993. 

A iniciativa de homenageá-lo como a maior honraria concedida pelo Município, partiu do vereador Márcio Oliveira Melo (Marcinho) e foi abraçada pelos demais, em reconhecimento ao “cidadão exemplar e profissional dedicado às causas coletivas. “Souza Andrade está plenamente integrado à sociedade a ponto de todos nós imaginarmos que ele era jequieense”, observou o autor da propositura.    

Nascido em Ipiaú, Souza Andrade escolheu Jequié como seu lar em 1993 e desde então se tornou uma parte integral da comunidade. Aqui consolidou sua carreira, no rádio jornalismo. Com passagem por diversas emissoras locais, como a Rádio Bahiana, 93 FM, 95 FM e Jequié FM, onde continua a trabalhar desde 2013, é considerado uma referência na região, pela lisura como trata as informações. 

No início dos anos 2000, Souza Andrade foi pioneiro ao criar o primeiro informativo em formato de blog na cidade de Jequié, uma aposta que se mostrou visionária, à medida que a internet se tornou uma parte indispensável da vida moderna. 

Além de sua carreira na mídia, Souza Andrade também serviu e ainda serve à cidade como assessor de imprensa durante a administração do prefeito Luiz Amaral e, mais recentemente, como diretor de Comunicação da Câmara de Vereadores cargo que ocupa. Sua integridade e dedicação foram e são evidentes em todas as tarefas que desempenhou no serviço público. O mesmo também é rotariano, sendo membro do Rotary Club de Jequié-Norte. 

Segundo o vereador Marcinho, o trabalho incansável de Souza Andrade nunca passou despercebido, assim como sua postura série e íntegra como cidadão, e em reconhecimento a sua contribuição para Jequié, está sendo agraciado com o Título de Cidadania Jequieense, uma honra merecida que destaca seu amor e dedicação à cidade. 

O parlamentar acrescentou que Souza Andrade é muito mais do que um comunicador habilidoso; ele é um verdadeiro filho de Jequié e a sua história é um testemunho do poder do compromisso e seu legado continuará inspirando as gerações futuras de jornalistas e cidadãos de Jequié.

A data para a realização da Sessão Especial para a entrega do Título será anunciada em breve.  

Marcos do Ovo solicita modernização do ponto de ônibus da Brigadeiro Sá Bittencourt

por Comunicação publicado 15/04/2024 16h42, última modificação 15/04/2024 16h42

O vereador Marcos do Ovo apresentou, na Câmara Municipal, proposta solicitando providências do poder público no sentido de assegurar a modernização do ponto de ônibus localizado na Rua Brigadeiro Sá Bittencourt, no bairro Jequiezinho.

Ao longo de seu mandato, o parlamentar tem feito reivindicações voltadas à melhoria da infraestrutura da cidade para o transporte coletivo de passageiros. “É de crucial importância aprimorar a estrutura física dos pontos de ônibus, como a da Brigadeiro Sá Bittencourt, proporcionando maior conforto para os usuários”, justificou.

Ziel Cavalcante pede asfaltamento das Ruas da Linha e Prudente de Moraes

por Comunicação publicado 15/04/2024 16h51, última modificação 15/04/2024 16h51

Levando em consideração as necessidades e as constantes solicitações dos moradores, o vereador Ziel Cavalcante apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que defende a pavimentação asfáltica das Ruas da Linha e Prudente de Moraes, localizadas no bairro Caixa D’Água.

São vias de grande circulação de pessoas e veículos que atendem o Barro Preto e localidades adjacentes, mas que, carecem de atenção urgente do poder público no sentido de assegurar pavimentação asfáltica. “Ruas como estas precisam ser asfaltadas, conforme colocam seus moradores”, acentuou o parlamentar.

A solicitação para a pavimentação asfáltica das ruas da Linha e Prudente de Moraes ganhou força com o apoio da comunidade, que reconhece os benefícios que essa melhoria traria para todos.

“Além de proporcionar mais conforto e segurança aos pedestres e motoristas, a pavimentação asfáltica contribuiria significativamente para a valorização imobiliária da região e para o desenvolvimento urbano sustentável”, concluiu Ziel Cavalcante.

Joaquim Caíres requer restauração da cobertura do canal pluvial nas Ruas José Miranda e Zafira

por Comunicação publicado 15/04/2024 17h15, última modificação 15/04/2024 17h15

A restauração da cobertura do canal pluvial nas Ruas José Miranda e Zafira, na comunidade da Pedreira, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Joaquim Caíres, argumentando que os moradores aguardam a manutenção adequada, diante do processo de degradação das lajes. 

Tais providências são cruciais para evitar possíveis acidentes, pois os canais se encontram completamente abertos. “A situação exige uma ação imediata por parte do poder público, com os moradores clamando por uma solução urgente para esse problema que afeta diretamente o dia a dia das pessoas”, completa Joaquim Caíres. 

Tinho apresenta Moção de Pesar pela morte de Mirailton Sá

por Comunicação publicado 16/04/2024 23h40, última modificação 17/04/2024 05h37

O vereador apresentou, na Câmara Municipal, Moção de Pesar em que expressou seus votos de mais profundo sentimento pela morte de Mirailton Sá, carinhosamente conhecido como Maninho Show.   

O agora saudoso artista jequieense, se despontou no cenário local nos anos de 1980, quando teve passagem marcante por vários grupos musicais da cidade, como a Banda Bis e o grupo musical comandado por João Faustino, entre outros. 

Mirailton Sá, que completaria 47 anos em julho, morreu no dia 10 de abril de 2024, vítima de infarto. Ele estava em casa no momento em que passou mal, sendo encaminhado ao pronto socorro do Hospital Geral Prado Valadares, onde faleceu. 

Mirailton Sá, era conhecido e reconhecido em Jequié e cidades vizinhas como um dos principais seresteiros e forrozeiros da região, sendo um dos músicos mais requisitados para apresentações nas mais diversas casas de espetáculos e eventos em espaços públicas. 

Mirailton Sá deixa uma enorme lacuna e uma imensa saudade!

Ramon Fernandes homenageia professor Roberto Gondim por assumir presidência do Conselho Estadual de Educação da Bahia

por Comunicação publicado 16/04/2024 23h43, última modificação 16/04/2024 23h43

O professor Roberto Gondim, recém-empossado presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, foi homenageado pela Câmara Municipal de Jequié, por iniciativa do vereador Ramon Fernandes.

Roberto Gondim é reconhecido pela trajetória em defesa da formação em educação física, sendo professor pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e pela atuação em prol da educação pública, esteve à frente da vice-presidência do CEE-BA por dois mandatos (2020-2022/2022-2024).

Ramon Fernandes cita que o homenageado foi diretor Regional de Educação (2007 a 2011), secretário Municipal de Educação (2017 e 2018), ambos no município de Jequié, e diretor da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime seccional Bahia).

Roberto Gondim assume a presidência do Conselho com o compromisso de promover uma gestão transparente e participativa, que contribua para a melhoria da educação em todo o estado.

Soldado Gilvan volta a solicitar pavimentação de ruas do loteamento BetaVille

por Comunicação publicado 16/04/2024 23h51, última modificação 16/04/2024 23h51

A pavimentação de ruas do loteamento BetaVille, no bairro Caixa D’Água, voltou a ser solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Soldado Gilvan. Ele enumerou, em duas indicações a seguintes vias: Ruas A, Londres, Califórnia, Daniel Andrade e Buenos Aires. 

Os moradores dessas localidades afirmam que pedem a pavimentação dessas ruas para pôr fim ao sofrimento da comunidade que enfrenta sérios problemas pela ausência de uma infraestrutura adequada.

Moana Meira defende implantação de programa de fisioterapia domiciliar

por Comunicação publicado 18/04/2024 10h58, última modificação 18/04/2024 10h58

Implantar um programa de fisioterapia domiciliar voltado ao atendimento de pacientes acamados ou que tenha alguma deficiência ou comorbidade. Este é o objetivo da proposta apresentada, na Câmara Municipal, pela vereadora Moana Meira. 

Ela explica que a Indicação visa atender todos aqueles que tem dificuldade ou não podem se deslocar até os locais que ofertam serviços de fisioterapia pelo município. 

“O objetivo é garantir a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e buscar amenizar o sofrimento, tanto dos pacientes quanto da família”, complementa a vereadora. 

Moana Meira esclarece também que este tipo de atendimento domiciliar para o tratamento fisioterápico deve ser ofertado pelo poder público Municipal.

João Paulo propõe inserção de máquinas de compressão torácica nas ambulâncias do SAMU

por Comunicação publicado 18/04/2024 11h05, última modificação 18/04/2024 11h05

Diante dos dados que revelam que mais de um terço das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares, o vereador João Paulo propôs, na Câmara Municipal, que o poder público viabilize a introdução de máquinas de compressão torácica nas ambulâncias do Serviço SAMU.  

Segundo ele, esta tecnologia não apenas capacita as equipes do Samu a oferecerem atendimentos mais eficazes, mas também representa um passo crucial na busca por melhores resultados e maior sobrevida para os pacientes em situações críticas.

“Espero que sirvam de exemplo e inspirem outros municípios a investirem em tecnologias e práticas que otimizem o atendimento de emergência, contribuindo para um serviço mais eficaz e preparado para enfrentar situações críticas com maior eficiência”, destaca.

Bui Bulhões propôs implantação de passarela sobre o Rio das Contas na região da Barragem da Pedra

por Comunicação publicado 18/04/2024 11h22, última modificação 18/04/2024 11h22

A implantação de uma passarela sobre o Rio das Contas, ligando o lado da Fazenda Velha ao lado do povoado da Barragem da Pedra foi defendida, na Câmara Municipal, pelo vereador Bui Bulhões.

O parlamentar argumenta que uma passarela facilitaria o acesso dos moradores que, atualmente, são obrigados a fazer a travessia pelo rio ou então fazer uma volta de mais de 30 km para acessar um dos lados.

Bui Bulhões explica que a implantação de uma passarela não somente facilitaria o dia a dia de quem mora nessas duas regiões, como também ajudaria a potencializar o turismo, a partir da melhoria da mobilidade. 

Professora Cida solicita quadra poliesportiva coberta anexa a Creche Ana Cruz no Beira Rio

por Comunicação publicado 18/04/2024 14h06, última modificação 18/04/2024 14h06

A Câmara Municipal aprovou proposta de autoria da vereadora Professora Cida em que solicita a construção de uma quadra poliesportiva com cobertura, anexa a Creche Ana Cruz, localizada no Residencial Beira Rio.

Ao defender sua Indicação, a parlamentar destaca que a quadra poliesportiva é muito mais do que um simples espaço físico e sim um ponto de integração e de fortalecimento comunitário, em que envolve principalmente a juventude do bairro.

“A cada dia espaços como uma quadra se tornam vitais para promover a interação e o desenvolvimento saudável das relações comunitárias, podendo servir não somente para a prática esportiva como também para o exercício de outras atividades de cunho social”, observa professora Cida.

Cita ainda o aspecto educacional e cultural que uma quadra, sendo a mesma um palco de eventos e atividades que celebram a diversidade cultural e estimulam a criatividade e a expressão artística.

Walmiral Marinho requer reabertura do Posto da PM e reforma da ‘Delegacia’ de Florestal

por Comunicação publicado 22/04/2024 15h06, última modificação 22/04/2024 15h06

A reabertura do Posto da Policia Militar no distrito de Florestal e a disponibilidade de patrulha principalmente aos fins de semana, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pelo vereador Walmiral Marinho, justificando o pleito como sendo de suma importância para a comunidade local, tendo em vista o aumento da violência.

O parlamentar apresentou outra proposta, desta feita solicitando a reforma geral no prédio que abriga a ‘Delegacia’ do distrito de Florestal, igualmente importante no sentido de atender aos anseios dos moradores.

San David solicita requalificação total da USF Senhorinha Ferreira de Araújo

por Comunicação publicado 22/04/2024 15h11, última modificação 22/04/2024 15h11

Viabilizar a requalificação total da Unidade de Saúde da Família Senhorinha Ferreira de Araújo, localizada no bairro Curral Novo. Este é o teor da Indicação apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador San David, justificando que tal providência permitirá melhor atender seus usuários. 

Trata-se de uma USF importante que dar suporte às famílias que precisam da atenção básica, acesso ao SUS, oferecer o bem-estar e o acesso à saúde primaria à população do Curral Novo através de consultas, programas e outros. 

Marcinho defende instalação de Torre de Telefonia Móvel para atender povoado de Poço Dantas

por Comunicação publicado 22/04/2024 15h17, última modificação 22/04/2024 15h17

A adoção das medidas necessárias visando à instalação de uma Torre de Telefonia Móvel para atender ao povoado de Poço Dantas, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho, argumentando que esta comunidade enfrenta dificuldades de comunicação devido à falta de cobertura de sinal de telefonia móvel.

Segundo Marcinho, a situação impacta diretamente a qualidade de vida e o desenvolvimento dessas regiões que não dispõem de serviços necessários para os moradores. “A instalação de uma torre de telefonia móvel possibilitará o acesso à comunicação para os moradores locais, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dessa área”, justifica.

Aprovado Projeto de Decreto de autoria de Tinho que concede Título de Cidadão a Railson Vieira Matos - Som da Saúde

por Comunicação publicado 22/04/2024 15h42, última modificação 22/04/2024 15h42

Aprovado, pela Câmara Municipal, Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Emanuel Campos Silva - Tinho - que concede Título de Cidadão Jequieense ao senhor Railson Vieira Matos, conhecido carinhosamente de Som da Saúde. A honraria é um reconhecimento deste município a uma pessoa que veio morar nesta cidade com apenas 7 anos de idade, quando aqui chegou em 1970, e pelos valorosos serviços prestados à comunidade.   

Nascido no dia 4 de setembro de 1963, na zona rural de Ubaíra, sendo filho de dona Maria Vieira Matos (in memória) e de Cassimiro Pereira da Silva (in memória), mas foi prioritariamente criado pela mãe. 

Ao se mudar com a família para Jequié, residiu, inicialmente, na casa da família de Joaquim Lobo, na qual sua mãe trabalhava como doméstica. Mas, diante das condições socio-econômicas de sua mãe, aos 9 anos, Som precisou morar em um orfanato, em Feira de Santana, onde permaneceu até os 11 anos. 

Por se sentir maltratado, empreendeu fuga do orfanato, alegando que enfrentava privação alimentar, péssimas condições do local e agressividade de colegas. Após a fuga, Railson morou na rua e passou fome até ser resgatado pelos órgãos responsáveis da época. 

Ao ser devolvido aos vínculos familiares, Railson foi morar em um sítio na BR 330 com um tio. Morou também em outra fazenda chamada Maravilha. Na sequência, trabalhou na empresa Lobauto, antiga Volkswagen em Jequié. Nesta empresa, trabalhou na oficina ajudando os mecânicos, aprendendo desde cedo este oficio. 

Aos 18 anos, candidatou-se à vaga de cobrador na empresa de transporte urbano Tiradentes, onde exerceu a função por algum tempo. Em 1982, passou um período de aproximadamente 7 meses em Nova Canaã, onde trabalhou como sócio em uma microempresa de calçado com o cunhado.

Aos 19 anos de idade, o prefeito da cidade de Jequié, Landulfo Caribé, ofereceu-lhe um emprego de motorista do caminhão de lixo, função que o permitiu contribuir com a organização da limpeza pública da cidade. Manteve-se no exercício de motorista da Prefeitura Municipal de Jequié, e ao longo destes anos, Railson foi motorista de prefeitos, da Secretaria Municipal de Saúde e de ambulância para transporte de paciente à Salvador e outros municípios. 

Muito bem quisto, Railson foi funcionário público exemplar, que sempre se preocupou em exercer sua profissão com responsabilidade, zelo e amor por sua cidade. Atualmente aposentado, Railson sempre se preocupou com funções sociais urbanísticas e desempenho cidadão, a qual se mobilizava em função dos que dele necessitava. 

Em sua trajetória de vida, candidatou-se a vereador por duas vezes e foi presidente da Associação de moradores da Urbis III e IV, conseguindo organizar a chegada da Unidade de Saúde para a localidade. Quando mudou de bairro, também esteve por duas eleições como presidente da Associação de moradores do Chácara Provisão. 

Após a sua chegada a localidade, sem dúvida a população que ganhou maior visibilidade. Durante os dois mandatos, além da construção da sede da Associação de moradores, Railson conseguiu possibilitar maior acesso da população sobre benefícios sociais, como cisternas e poço artesiano, ação marcante e necessária à população carente. 

Som da Saúde, apesar de não ser natural de Jequié, é um apaixonado por essa terra, construindo sua história de vida com força, trabalho, luta e afetos. Hoje aos 60 anos, possui um carisma inigualável, bons vínculos de amizade e afeto familiares. No coração, traz a certeza que ainda tem muito o que contribuir com a sua terra, educando os seus pelo amor, simplicidade, honestidade e cuidado para com os mais necessitados.

Colorido pede construção de quadra poliesportiva na Vila Rodoviária

por Comunicação publicado 24/04/2024 22h07, última modificação 24/04/2024 22h07

Partiu do vereador Colorido a iniciativa de apresentar, na Câmara Municipal, proposta sugerindo a realização de estudos técnicos visando à construção de uma quadra poliesportiva na Vila Rodoviária, no bairro Jequiezinho.  

Segundo o vereador, este é um anseio antigo da comunidade local que se sente desprovida deste equipamento público.

“A construção de uma quadra não servirá apenas para os jovens, mas para a comunidade de modo geral, que passaria a ter um espaço para a promoção de ações de inclusão social.

Ziel Cavalcante requer construção de praça em terreno na lateral da UPA

por Comunicação publicado 24/04/2024 22h12, última modificação 24/04/2024 22h12

A construção de uma praça, em um amplo espaço existente na lateral da UPA, às margens da Avenida Governador Lomanto Junior, e ao lado da quadra poliesportiva existente no loteamento Santa Luz, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ziel Cavalcante.

O local é apontado como apropriado para a construção de uma praça. “Este espaço por sua amplitude tem potencial para se tornar uma grande referência de lazer e prática esportiva para todos os moradores do loteamento Santa Luz e adjacências”, justificou o vereador.

Sidney Magal propõe criação de centenas de vagas para estacionamento exclusivo para motos

por Comunicação publicado 24/04/2024 22h18, última modificação 24/04/2024 22h18

Indicação de autoria do vereador Sidney Magal, apresentada na Câmara Municipal, requer a criação de no mínimo 300 vagas de estacionamentos exclusivos para motocicletas de trabalhadores que precisam passar o dia inteiro trabalhando no Centro de Abastecimento - CEAVIG. 

“Este pedido vem atender demanda importante dessas pessoas que têm feito vários relatos de que não estão conseguindo estacionar seus veículos por falta de vaga”, observou o vereador.

Aprovado PL de Bui Bulhões tornando prioridade atendimento a advogados em repartições públicas e instituições financeiras

por Comunicação publicado 25/04/2024 20h33, última modificação 25/04/2024 20h33

Aprovado pela Câmara Municipal, Projeto de Lei de autoria do vereador Bui Bulhões em que dispõe sobre a obrigatoriedade de priorizar o atendimento a advogados em exercício da função em repartições públicas e entidades financeiras estabelecidas no município de Jequié.

O vereador esclarece que as repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e assemelhadas estabelecidas neste município serão, a partir da sanção da cita proposta, obrigadas a realizar, de forma prioritária, o atendimento aos profissionais inscritos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - que estiverem representando os interesses de seus clientes.

“Buscamos que o profissional da advocacia, no exercício de sua atividade, integrará o conjunto de pessoas beneficiadas do atendimento prioritário nas repartições obrigadas por esta Lei”, explicou Bui Bulhões.

Ao ser esta propositura sancionada, os estabelecimentos a que se refere o art. 1º terão o prazo de 90 (noventa) dias, contados da data de publicação desta Lei, para promoverem a alteração por ela estabelecida.

Diretor do Conjunto Penal, Elmar Lopes Silva, recebe do vereador Ramon Fernandes, Título de Cidadania Jequieense

por Comunicação publicado 25/04/2024 21h25, última modificação 25/04/2024 21h29

O diretor do Conjunto Penal de Jequié, Elmar Lopes Silva, foi agraciado, nesta quinta-feira, dia 25 de abril de 2025, com o Título de Cidadão Jequieense. A honraria partiu do vereador Ramon Andrade Fernandes, para quem a homenagem é muito justa pela dedicação e contribuições que ele tem dado a nossa cidade, como também é verdadeiramente notável o amor que ele nutre por este município desde que aqui chegou”, justificou o parlamentar. 

A gestão do novo cidadão jequieense na direção do Conjunto Penal de Jequié é inspiradora, sendo responsável por mudanças significativas em curto espaço de tempo. “Ele é competente, tem sido um farol de integridade e eficácia. Neste período, o Conjunto Penal vivencia uma grande experiência de uma gestão extremamente qualificada”, enfatizou Ramon Fernandes.  

O vereador enalteceu a capacidade aglutinadora do Dr. Elmar Lopes, que abriu as portas do Conjunto Penal para a comunidade. “Ele fez um chamamento à sociedade, reunindo representantes de todos os poderes, conseguindo atrair o apoio de muitas pessoas para significantes melhorias, não só das instalações físicas, como também nas melhorias do próprio funcionamento do Conjunto Penal”.   

Antes de assumir a direção do Conjunto Penal de Jequié, elmar Lopes foi vereador no município de Ibirataia, período em que presidiu a União dos Vereadores do Estado da Bahia; foi Secretário Municipal de Planejamento, também em Ibirataia, e posteriormente Diretor Administrativo e Financeiro da Limpurb, em Salvador. 

O homenageado também foi coordenador da área administrativa da Secretaria Municipal de Ordem Pública da capital, sendo em seguida convidado a assumir o cargo de Assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia. 

“Estou feliz porque Jequié está homenageando um cidadão digno de reconhecimento e gratidão. Quero, inclusive, neste momento, expressar minha profunda admiração e agradecimento pelo trabalho incansável do Dr. Elmar Lopes Silva”, conclui Ramon Fernandes.

Na mesma Sessão Especial, também foi entregue o Título de Cidadão Jequieense ao promotor de Justiça, Carlos Alberto Ramaccioti Gusmão, Beto Promotor, de iniciativa do vereador José Augusto de Aguiar Brito Filho– Gutinha.

Gutinha entrega Título de Cidadão de Jequié ao promotor de Justiça, Carlos Alberto Ramaccioti Gusmão

por Comunicação publicado 25/04/2024 21h27, última modificação 25/04/2024 21h27

Em Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Jequié, realizada nesta quinta-feira, 25 de abril de 2024, foi entregue o Título de Cidadão Jequieense ao promotor de Justiça, Carlos Alberto Ramaccioti Gusmão, a partir de uma iniciativa do vereador José Augusto de Aguiar Filho – Vereador Gutinha. 

O evento foi bastante prestigiado, com a presença de membros de sua família, representares de órgãos públicos, entidades e outros convidados. “Hoje tive a honra de prestar uma das mais justas e merecidas homenagens ao promotor de Justiça, Carlos Alberto Ramaccioti Gusmão, o Beto Gusmão, ou simplesmente Beto Promotor, como é carinhosamente conhecido”, justificou Gutinha. 

Gutinha citou que Beto Promotor é um amigo querido, um ser humano incrível, um servidor exemplar que tem se destacado por sua brilhante trajetória profissional, atuando no Ministério Público. 

Em seu discurso, o vereador Gutinha lembrou que Beto Promotor, embora natural de Salvador, já era jequieense de coração desde que aqui chegou no início da década de 1993, mas lhe faltava justamente esse reconhecimento oficial por parte da Câmara Municipal. 

“Ao longo desse tempo, ele se revelou um grande cidadão jequieense, contribuindo bastante, não somente no seu campo de atuação profissional, como membro do Ministério Público Estadual que é, mas também pelos seus gestos fora do exercício de suas funções no órgão em que atua”, enalteceu Gutinha.   

Carlos Alberto Ramaccioti Gusmão é formado em Direito e promotor de Justiça desde 2002 e sua dedicação à justiça e ao bem comum o levaram a ocupar o cargo de titular da Vara do Júri e Execução Penal, onde tem exercido suas funções com retidão, ética e profissionalismo exemplares. 

Seus laços familiares e afetivos com esta cidade são muitos fortes. Ele é genro de doutora Maria Lúcia Prisco – juíza que marcou história na magistratura local e baiana, figura muito querida em nossa cidade. Beto é casado com Cláudia, com quem tem quatro filhos: Marilia, Natália, Pedro e João.    

Na mesma Sessão Especial, também foi entregue o Título de Cidadão Jequieense ao diretor do Conjunto Penal de Jequié, Elmar Lopes Silva, de iniciativa do vereador Ramon Andrade Fernandes.

João Paulo solicita criação de ambulatório para tratamento de dores crônicas

por Comunicação publicado 29/04/2024 16h08, última modificação 29/04/2024 16h08

O vereador João Paulo apresentou, na Câmara Municipal, uma proposição urgente voltada para a saúde pública no município. Trata-se da implantação de um ambulatório especializado no tratamento de dores crônicas, a ser integrado às Unidades de Saúde Básica (USB) e aos Programas de Saúde da Família (PSF).

De acordo com o parlamentar, as dores crônicas representam uma das demandas mais comuns nos serviços de saúde, sendo recorrentes as queixas e a busca por tratamento médico. Nesse contexto, a implementação de um ambulatório especializado se faz imperativa, visando oferecer uma atenção primária mais eficaz e direcionada a essa parcela da população.

"A criação desse ambulatório não apenas contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, mas também para a otimização dos recursos da saúde pública, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente", destacou João Paulo.

Marcinho quer ampliação do sistema de esgotamento sanitário em áreas do São Judas

por Comunicação publicado 29/04/2024 16h13, última modificação 29/04/2024 16h13

De iniciativa do vereador Marcinho, foi aprovado, na Câmara Municipal, proposta em que o mesmo cobra providências para realizar a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, compreendendo o espaço do fundo da Rua Adolfo Ribeiro, passando ao lado campo de futebol do São Judas, até chegar na ETE, próximo a UNEX (antiga UniFTC).

O vereador ressalta que a atual tubulação de esgoto apresenta problemas recorrentes, resultando em estouros das caixas de esgoto que têm invadido o fundo das casas localizadas na Rua Adolfo Ribeiro, bem como afetando o campo de futebol do São Judas. Esta situação compromete não apenas a qualidade de vida dos moradores, mas também a utilização adequada pelos desportistas.

“É imprescindível a realização da ampliação do sistema de esgotamento sanitário, a fim de prevenir tais incidentes e garantir condições adequadas de saneamento e saúde para a população”, completou Marcinho.

Soldado Gilvan solicita veículos para CAPS a fim de agilizar visitas domiciliares e serviços de busca ativa de pacientes

por Comunicação publicado 29/04/2024 16h19, última modificação 29/04/2024 16h19

Foi aprovada uma indicação de autoria do vereador Soldado Gilvan, que visa garantir a disponibilidade de veículos para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. A proposta abrange tanto o CAPS Guito Guigó quanto o CAPS AD, com o intuito de viabilizar visitas domiciliares e serviços de busca ativa de pacientes.

O vereador ressaltou a importância da medida para os profissionais de saúde mental, que muitas vezes enfrentam dificuldades no deslocamento para realizar atendimentos fora das instalações dos CAPS.

"Dispor de veículos para esses fins é fundamental para garantir maior agilidade e eficiência nas visitas domiciliares e na busca ativa de pacientes que necessitam de acompanhamento especializado", destacou Soldado Gilvan.

Professora Cida pede creche de tempo integral e quadra poliesportiva para o Jardim Tropical

por Comunicação publicado 29/04/2024 16h27, última modificação 29/04/2024 16h27

Construir uma creche de tempo integral e uma quadra poliesportiva no loteamento Jardim Tropical. Este é o teor da Indicação de autoria da vereadora Professora Cida, aprovada na Câmara Municipal. Ela justifica sua proposta a grande necessidade de atender uma demanda crescente na cidade quanto a educação infantil. 

Ela explica que o acesso ao direito constitucional à educação inicia com a educação infantil, que deve ser ofertado em creches e pré-escolas, às crianças até 5 anos de idade. 

E através da quadra poliesportiva, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades esportivas, aprender valores como trabalho em equipe e cooperação, promover a saúde física, mental e o bem-estar, além de combater o sedentarismo e a obesidade infantil. 

“Quadras são espaços de esporte e de lazer que agradam todas as camadas da população, independente da idade, indo além de entretenimento”, esclarece a vereadora.

Joaquim Caíres propõe construção de quadra poliesportiva na região de Campo Largo

por Comunicação publicado 29/04/2024 16h31, última modificação 29/04/2024 16h31

De autoria do vereador Joaquim Caíres, a Câmara Municipal aprovou, proposta em que o mesmo solicita a construção de uma quadra poliesportiva, dotada de iluminação de LED, arquibancada e vestiário, na região de Campo Largo. 

Segundo Caíres, a construção de uma quadra poliesportiva na região de Campo Largo é uma necessidade evidente e benéfica para a comunidade local, pois proporcionaria um espaço seguro com iluminação, arquibancada e vestiário, adequado para a prática de diversas atividades esportivas. 

A prática esportiva é essencial para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável entre os moradores. Além disso, a quadra serviria para a comunidade em geral para a realização de eventos de cunho social.

Gutinha propõe cobertura da quadra poliesportiva da Caixa D’Água

por Comunicação publicado 30/04/2024 15h20, última modificação 30/04/2024 15h20

De iniciativa do vereador Gutinha, foi aprovado na Câmara Municipal, proposta em que o mesmo reivindica junto ao Poder Público a cobertura da quadra poliesportiva localizada no bairro Caixa D’Água.  

Com uma cobertura, a quadra poliesportiva pode ser utilizada em qualquer condição climática, além de acomodar uma variedade de atividades esportivas e recreativas, ampliando as opções de entretenimento e lazer para os moradores. 

Afora isso, a cobertura proporciona um ambiente mais amplo ao convívio social, podendo ser utilizada pela comunidade em geral para uma variedade de atividades de cunho coletivo. 

Segundo Gutinha, uma quadra poliesportiva coberta vai muito além de apenas melhorar a estética do local e atender às demandas dos moradores, ela proporciona uma série de benefícios que promovem o bem-estar da comunidade como um todo.

Marcos do Ovo defende construção de Cemitério na região da Baixa do Bonfim

por Comunicação publicado 30/04/2024 15h30, última modificação 30/04/2024 15h30

A tomada das providências necessárias para a construção de um Cemitério na região da Baixa do Bonfim, terreno localizado nas proximidades do Conjunto Penal de Jequié, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo.

A superlotação dos cemitérios existentes é uma preocupação que deve ser abordada com certa urgência, justifica o vereador, acrescentando que a construção de um novo cemitério aliviaria essa sobrecarga e garantiria que houvesse espaço adequado para sepultamentos futuros.

Câmara de Vereadores de Jequié aprova Moção de Repúdio a reportagem exibida na Record TV

por Comunicação publicado 30/04/2024 19h50, última modificação 30/04/2024 20h35

A Câmara de Vereadores de Jequié reagiu à exibição de uma reportagem da Record TV, levada ao ar na noite de domingo, dia 29 de abril, em que transmitiu, em rede nacional, informações que não condizem com a realidade do Município. 

De acordo coma matéria, Jequié é uma cidade sitiada, enquanto que, em momento algum a população vivencia uma situação em que seus moradores não podem entrar nem sair da cidade. Embora reconheçam a existência de conflitos de grupos por disputa de espaço em alguns bairros, o que não é diferente nas demais cidades do mesmo porte, os vereadores classificam a reportagem como tendenciosa.  

Além da aprovação de uma Moção de Repúdio, vereadores foram à tribuna da Câmara condenar, de maneira veemente, ao que classificam também de  'campanha maldosa contra os interesses de Jequié", argumentando que notícias equivocadas como esta podem comprometer a imagem da cidade, com consequências desastrosas a economia local, ainda mais às vésperas do São João, período em que, o nosso município, recebe milhares de turistas de muitos estados brasileiros para participar da tradicional festa junina.

 

O presidente da Câmara, Emanuel Campos Silva - Vereador Tinho - aponta que faltou cuidado na apuração dos fatos, haja vista que Jequié, em momento algum, nem mesmo em outras épocas vivenciou situação de sítio.

Cooperativa de Leite Jequié é homenageada pela Câmara por iniciativa de Ivan do Leite

por Comunicação publicado 01/05/2024 10h32, última modificação 01/05/2024 10h32

A Cooperativa de Leite Jequié foi homenageada pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Ivan do Leite, autor de uma Moção de Aplausos em reconhecimento ao que a mesma tem feito desde o ano de 2000 quando foi criada.   

A cooperativa surgiu de uma necessidade imposta pela legislação vigente no Brasil onde diz que cidades com um determinado número de habitantes não podem comercializar produtos de origem animal na forma in natura, isto é, sem ter passado por um processo de industrialização.

Ivan do Leite lembra que a associação de produtores e distribuidores de leite e derivados foi resultado de uma parceria com a Prefeitura, através da diretora da Vigilância Sanitária, que auxiliou em todo o processo.

Na sequência, houve a aquisição de um terreno, no Distrito Industrial e, com a participação do Governo do Estado, através da secretaria de Indústria e Comércio, deu-se início a construção física do laticínio e compra do maquinário necessário para industrialização, armazenamento e distribuição de leite pasteurizado, na forma de saquinho barriga-mole como é popularmente conhecido o principal produto da cooperativa.

“Infelizmente, depois de sucessivas crises financeiras, agravadas com a pandemia e da crise climática ocorrida nos últimos anos, o grupo enfrenta problemas com o retorno do comércio clandestino de leite in natura na cidade”, lamenta o vereador Ivan do Leite.

Diante dessa situação,  a Cooperativa vem sofrendo nas questões financeiras e tem procurado apoio dos órgãos fiscalizadores como a ADAB e a própria Vigilância Sanitária, para que se faça a proibição do comércio clandestino bem como vem procurando parcerias como os meios de comunicação pra alertar a população sobre os riscos eminentes à saúde em adquirir esses produtos na forma que é praticado.

Conclui afirmando que a Cooperativa tem uma equipe de funcionários capacitada no recebimento onde se faz as análises necessárias e técnicos no processo de pasteurização e tudo sob a responsabilidade de um médico veterinário que está presente a todo processo de industrialização dos produtos.

Colorido propõe pavimentação de ruas no Jardim Tropical e na Cachoeirinha II

por Comunicação publicado 01/05/2024 10h55, última modificação 01/05/2024 10h55

O vereador Colorido apresentou proposta na Câmara Municipal, na qual solicita a restauração da pavimentação asfáltica de várias ruas do Residencial Cachoeirinha II bem como a pavimentação da Rua G no loteamento Jardim Tropical.

Uma das principais demandas apresentadas pelo vereador é a restauração das ruas 10, 11 e 12 do Conjunto Habitacional Cachoeirinha II. Segundo o parlamentar, os moradores têm enfrentado dificuldades devido ao estado precário da pavimentação, que compromete não apenas a mobilidade, mas também a qualidade de vida dos residentes.

quanto a Rua G, localizada no Jardim Tropical, o vereador pede que a Prefeitura, que já vem realizado serviços na localidade, amplie o programa de asfaltamento para contemplar todos os moradores do lugar.

San David quer Jequié dotado de Centro de Referência Multidisciplinar da Educação Inclusiva

por Comunicação publicado 01/05/2024 12h44, última modificação 01/05/2024 12h44

Dotar Jequié de um Centro de Referência Multidisciplinar da Educação Inclusiva - CERMULT. Esta é a finalidade da proposta apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador San David. 

O parlamentar explica que o órgão atuará para diagnosticar crianças com necessidades especiais e oferecer ferramentas educacionais para desenvolver a capacidade cognitiva e facilitar a socialização. 

“As crianças atendidas deverão ser acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como neuropediatra, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, jurídico e fonoaudiólogo, além de professores especiais”, esclarece San David.

Bui Bulhões requer revitalização total do Cemitério de Itajuru

por Comunicação publicado 02/05/2024 17h28, última modificação 02/05/2024 17h28

A revitalização total do Cemitério do distrito de Itajuru foi solicitada na Câmara Municipal pelo vereador Bui Bulhões. Ele justificou que o local carece de uma urgente intervenção, incluindo não apenas uma limpeza geral, mas também outras providências necessárias para melhorar suas condições. 

Bui Bulhões defende ainda a manutenção das estruturas existentes que carecem de reparos para garantir a melhoria da acessibilidade. 

“Esta é uma importante demanda da população do distrito de Florestal e das comunidades vizinhas que tanto anseiam pelas melhorias do Cemitério”, frisa o vereador.

Ziel Cavalcante pede Internet aberta e gratuita nas feiras livres do Joaquim Romão, Jequiezinho e Ceavig

por Comunicação publicado 02/05/2024 17h32, última modificação 02/05/2024 17h32

O vereador Ziel Cavalcante apresentou, na Câmara Municipal, Indicação em que solicita instalação de rede de Internet wi-fi aberta e gratuita nas feiras livres do Joaquim Romão, do Jequiezinho e do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (Ceavig), no Centro.

O vereador explica que a utilização de Internet tem se tornado cada vez mais indispensável no dia a dia dos comerciantes e dos consumidores em geral, em especial pelo avanço das tecnologias que permitem outras formas de pagamento.

Ziel Cavalcante lembra que se tornou muito comum pagamentos com o uso de aplicativos de celular, seja para efetuar pagamentos por cartão de crédito/débito ou via pix.

“É muito importante disponibilizar Internet de qualidade para que comerciantes e consumidores estejam permanentemente conectados à Internet para que a transação seja concluída sem grandes percalços”, justifica o parlamentar, acrescentando que, muitas vezes, algumas dessas partes não dispõem de conexão, fato que inviabiliza a negociação.

Moana Meira cobra placas de identificação em braile nas salas das repartições públicas

por Comunicação publicado 02/05/2024 18h02, última modificação 02/05/2024 18h02

A Câmara Municipal de Jequié aprovou proposta de autoria da vereadora Moana Meira em que a mesma solicita mais uma importante medida de inclusão social: a implantação de placas de identificação em braile nas portas de salas e gabinetes das repartições públicas e privadas no município.

A Indicação, na avaliação da vereadora, é de suma importância para garantir acessibilidade as pessoas com deficiência visual, permitindo que esta parcela da população exerça seus direitos com maior facilidade.

Moana Meira enfatiza que essas placas identificadoras devem ser instaladas o quanto antes para atender essa importante demanda das pessoas com deficiência visual.

“Todas pessoas com deficiência, independente de sua natureza, tem direito de desfrutar a vida de forma digna e plena”, completa a vereadora.

Professora Cida defende pavimentação do acesso da Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca de Itajuru

por Comunicação publicado 03/05/2024 19h32, última modificação 03/05/2024 19h32

 A pavimentação da via de acesso a Unidade de Processamento de Derivados da Mandioca, no distrito de Itajuru, foi proposta, na Câmara Municipal, pela Vereadora Professora Cida.

Ela justifica que o acesso a uma unidade de processamento de alimentos é uma medida essencial no leque de cuidados que devem ser implementados.

No caso especifico, a vereadora entende que cabe ao poder público viabilizar tais investimentos para atender essa importante demanda do empreendimento rural que tem dado excelentes resultados ao município de Jequié.

Ações do documento