Notícias
Joaquim Caíres apresenta Moção de Pesar pelo falecimento de Badui
Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, dia 08.08, o vereador Joaquim Caíres lamentou o falecimento de Edvaldo Campos dos Santos, o conhecido Badui, fato ocorrido no último dia 1. Trata-se de um amigo e colaborador, bastante respeitado por sua conduta e dedicação a família, como também aos inúmeros amigos e moradores do loteamento Água Branca, bairro Jequiezinho, onde residia.
“Sua ausência deixa desolados seus familiares e amigos”, destacou Caíres. Badui deixou um modelo de vida a seguir e um exemplo a imitar através da sua alegria, pelos predicados que lhe era peculiares como: fé, dignidade, humildade e partilha em tudo que fazia.
Natural de Jequié, Edvaldo deixa esposa Nailza Correia, além de 4 filhos: Adriele, Adriana, Milena e Gabriel, além de 8 netos.
Nota de Pesar pelo falecimento de Carlos Vieira Andrade, ex-presidente da Câmara
“É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento de Carlos Vieira Andrade, que foi presidente da Câmara Municipal de Jequié no período de 01 de fevereiro de 1983 a 01 de março de 1985, tendo exercido a vereança com dignidade e especial zelo pela comunidade.
Neste momento de dor e consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, em particular o seu filho JonCarlos Andrade, que também foi vereador deste Município, extensivo aos amigos.
Que todos encontrem o consolo necessário para seguir em frente, honrando a memória e o legado de Carlos Vieira”.
Emanuel Campos Silva – Presidente
Diante do ocorrido, A Câmara de Vereadores decide suspender a Sessão Ordinária desta quarta-feira, dia 9 de agosto de 2023.
Câmara concederá Comenda a Tiago Henrique Batista por iniciativa do vereador João Paulo
A Câmara Municipal de Jequié, por iniciativa do vereador João Paulo Fernandes, decidiu homenagear o Sr. Tiago Henrique Santos Batista, com a concessão da “Comenda Dr. Cely de Freitas – Cidade de Jequié”, horaria dedicada a cidadãos que se destacam em qualquer campo de atividade.
O homenageado sempre estive na linha de frente na defesa das políticas afirmativas. Sua luta foi e continua sendo contra a pobreza, contra as desigualdades, a defesa dos direitos humanos e a promoção da paz, justifica o parlamentar.
Tiago Henrique Santos Batista, 37 anos, natural de Jequié-BA, reside atualmente em Salvador. Foi nomeado pelo governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para o cargo de Coordenador Executivo de Políticas para Povos de Terreiro, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (SEPROMI).
Jornalista formado pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC/ Jequié) em 2009, o mesmo residiu na cidade de Vitória da Conquista por cinco anos, atuando na TV UESB, emissora educativa, parceira da TVE, TV Brasil e TV Cultura, como editor e apresentador do UESB Notícias 1ª Edição, onde sempre procurou combater as Fake News, a intolerância religiosa e todas as formas de racismo e preconceito.
Iniciado no candomblé (Ogan), utiliza da sua profissão para difundir a cultura afro, combater o racismo religioso e todo o tipo de preconceito contra a povo de santo.
Iniciou sua trajetória na Comunidade Eclesial de Base (CEB) Nossa Senhora da Conceição e nos grupos de jovens da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jequié, onde foi despertando para um pensamento crítico e político, começando a militância no movimento social. Nesse período, desenvolveu diversos trabalhos sociais, a exemplo de mutirões, cursos profissionalizantes, ajudando as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ainda na juventude, participou da organização de diversos Grêmios Estudantis e outras entidades juvenis. Atuou em Associação de Moradores, Conselho de Saúde, Conselho de Cultura, Associação dos Terreiros de Candomblé.
Participou ainda de outros setores da sociedade civil organizada, a exemplo da UNNEJE (União de Negros e Negras de Jequié), UNEGRO-BA (União de Negros pela Igualdade da Bahia), UJS (União da Juventude Socialista), Quilombo Urbano Barro Preto, onde também foi coordenador do grupo multidisciplinar de estudos que certificou esta comunidade de Jequié, como comunidade remanescente de Quilombo Urbano, dentre outros. Foi eleito Conselheiro Tutelar (suplente) para o triênio 2011 – 2013.
Atualmente está vice-presidente do IDAC – Instituto de Desenvolvimento Humano e Ação Comunitária, criado em 21 de março de 2006, em Vitória da Conquista. O IDAC tem por finalidade promover, apoiar, incentivar, patrocinar e realizar ações nos campos da educação, qualificação profissional e social, geração de trabalho e renda, microcrédito, moradia à população de baixa renda, assistência social, cultura, saúde, pesquisa, desportos, lazer e recreação, ciência e tecnologia, direitos humanos, meio ambiente, assistência comunitária e apoio ao combate à fome, à miséria, em defesa dos Direitos Humanos, especialmente das mulheres, indígenas, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, das comunidades quilombolas e ribeirinhas e da população afro-brasileira.
O Instituto está executando, atualmente, ações de qualificação social e profissional do programa Qualifica Bahia, por meio da realização de 70 cursos em 51 municípios, distribuídos nos territórios de identidade do Sudoeste, Vale do Jiquiriçá, Baixo Sul e Médio Rio de Contas.
Vereador Marcinho cobra conclusão do esgotamento sanitário do Amaralina
Atendendo solicitação do vereador Marcinho, a Câmara Municipal de Jequié aprovou, proposta em que o mesmo cobra à conclusão do esgotamento sanitário do bairro Amaralina, argumentando que algumas localidades permanecem sem o sistema de esgotamento sanitário, fato que tem gerado sérios problemas de saúde pública e ambientais na comunidade.
O parlamentar observa que a falta de coleta e tratamento adequado de esgoto expõe os moradores a condições insalubres e a propagação de doenças. Além disso, a contaminação do solo e recursos hídricos prejudica a qualidade de vida de todos.
“É imprescindível que medidas sejam tomadas para resolver essa situação. A instalação de um sistema de esgotamento sanitário não apenas melhorará a qualidade de vida dos residentes no bairro Amaralina, mas também contribuirá para a preservação ambiental e a saúde pública em toda a cidade de Jequié”,
Junior Braga pede implantação de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo no KM 3
A implantação de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), no bairro KM 3, devidamente estruturado para atender também os moradores do Agenor de Aragão e KM 4, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Junior Braga.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários, todas de suma importância para essas comunidades. “A implantação desses serviços beneficiará a comunidade e o município como um todo, visando sempre o bem-estar de todos”, completou.
Vereador Walmiral Marinho propõe criação de unidade do CRAS em Itajuru
Diante da importância que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) representa para a população, o vereador Walmiral Marinho, propôs, na Câmara Municipal, a criação de um anexo do CRAS no distrito de Itajuru, devidamente equipado para oferecer suporte às famílias em situação de vulnerabilidade e a quem mais precisar de auxílio governamental.
A ideia é ampliar as ações do município na promoção medidas de inclusão social, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Essa unidade, na avaliação do vereador, exercerá papel de grande relevância na melhoria da qualidade de vida e no atendimento às demandas sociais da população do distrito e adjacências.
Gutinha requer construção de campo society no Colégio Professor Firmo Nunes
Construção de um campo society, de grama sintética, no Colégio Estadual Professor Firmo Nunes de Oliveira, no Joaquim Romão. Este é o teor da proposta apresentada na Câmara Municipal, de autoria do vereador Gutinha, visando atender uma importante demanda da comunidade escolar.
“É de suma importância para os estudantes a implantação desse campo”, justifica o parlamentar, acrescentando que o espaço irá impactar na vida deles a partir do momento em que estimula a prática da atividade física, refletindo no desenvolvimento físico, motor e psicológico dos alunos, além de promover o espírito de equipe e a socialização.
Ziel sugere ampliação dos cursos oferecidos pela Central de Cursos de Jequié
A ampliação dos cursos oferecidos pela Central de Cursos de Jequié para áreas voltadas a prestações de serviços como pedreiros, eletricistas, empregados domésticos e cuidadores de idosos, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ziel Cavalcante.
Segundo ele, os setores de serviços são importantes geradores de emprego e renda, principalmente entre os autônomos. Além do mais, o prestador de serviço qualificado consegue inserir-se no mercado de trabalho sem a necessidade de grandes investimentos com estruturas físicas ou mercadorias.
Ziel lembra ainda que a construção civil, serviços elétricos, serviços domésticos e o cuidado com os idosos sempre terão suas demandas por mão de obra, pessoas qualificadas nestas áreas tem grandes possibilidades de se inserirem no mercado de trabalho.
Soldado Gilvan solicita nova iluminação e requalificação da quadra do Loteamento Eldorado
Adoção de providências para que seja feita a substituição das lâmpadas comuns por placas de LED em todas as vias do Residencial Eldorado, no bairro Jequiezinho, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Soldado Gilvan.
Também foi solicitada, pelo mesmo vereador, a conclusão da reforma da quadra poliesportiva da localizada a fim de oferecer as condições adequadas para a prática de diversas modalidades esportivas.
Na avaliação do vereador Soldado Gilvan, são medidas importantes que vão impactar na melhoria da qualidade de vida dos moradores do residencial.
Marcos do Ovo sugere construção de praça na chegada do São Judas Tadeu
Providências necessárias para a construção de uma praça no bairro São Judas Tadeu, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo. Sugere que a mesma seja construída em frente ao Posto Radar, na Rua Luiz Teles, devidamente equipada com parquinho e academia ao ar livre.
O local possui um vasto espaço que está sendo pouco utilizado, justifica o parlamentar, acrescentando que essa ação irá proporcionar mais opções de lazer para os moradores da localidade, além da higiene gerada pela limpeza do ambiente.
Sidney Magal quer todos os prédios públicos municipais dotado de energia solar
Dotar todos os prédios públicos municipais de Energia Fotovoltaica (Energia Solar). Este é o objetivo da proposta apresentada na Câmara Municipal, pelo vereador Sidney Magal.
A instalação de painéis solares nos prédios públicos municipais é de sua importância em termos econômicos e ambientais, pois, além de reduzir as contas de luz também contribui para o meio ambiente por se tratar de energia limpa, justifica o vereador.
San David solicita Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para Brejo Novo
Viabilizar a implantação de Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para o povoado de Brejo Novo, na região do Mandacaru. Este é o teor da Indicação apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador San David.
A situação na localidade é considerada alarmante visto que os moradores não têm acesso a água potável nas torneiras de suas casas. Não raro, falta água até mesmo nas cisternas.
Para San David, o problema é inaceitável e por essa razão busca melhorar a qualidade e aumentar a quantidade desse bem essencial à vida para toda aquela comunidade rural.
Tinho propõe alteração do nome da GM para Guarda Civil Municipal de Jequié
É de autoria do vereador Tinho a proposta aprovada pela Câmara Municipal que sugere a alteração do da nomenclatura da Guarda Municipal de Jequié para Guarda Civil Municipal de Jequié. Essa mudança, segundo o parlamentar, é importante porque vai ao encontro do que já está previsto na Lei 13.022/14, que trata do Estatuto Geral das Guardas Municipais.
Explica que o Parágrafo Único do Art 22 da referida Lei estabelece que as Guardas Municipais sejam denominadas de Guardas Civis Municipais, deixando claro o caráter civil da atuação desses profissionais.
“Essa mudança de nomenclatura é fundamental para uma melhor compreensão do papel desempenhado pela Guarda Municipal na sociedade”, justifica Tinho. Acrescentando que ao adotar a nomenclatura de "Guarda Civil Municipal", a população poderá entender de forma mais clara e precisa que esses profissionais têm o papel de zelar pela ordem pública, proteger o patrimônio público e auxiliar a população em geral, sempre de forma pacífica e com respeito aos direitos humanos.
Reforma do Mercado Municipal de Itaibó volta a ser solicitada pelo vereador Ramon Fernandes
A reforma do antigo Mercado Municipal de Itaibó voltou a ser solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ramon Fernandes, argumentando tratar-se de um anseio dos moradores do distrito e região.
Ramon esclarece que o espaço devidamente estruturado, poderá, também, ser aproveitado para outras finalidades. Adianta que já existe projeto dos moradores para o mesmo ser transformado em um Centro Cultural.
Vereadora Professora Cida reivindica Casa de Farinha para Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra
Construir e equipar uma Casa de Farinha para atender as necessidades da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra, no distrito de Itajuru. Este é o objetivo da Indicação apresentada na Câmara Municipal pela vereadora Professora Cida, levando em consideração a importância da agricultura familiar para as 62 famílias ali inseridas.
Professora Cida avalia como de suma importância investimentos visando a fixação das famílias rurais em suas regiões de origem, evitando o êxodo para a cidade. “A Casa de Farinha é uma ferramenta imprescindível para essas famílias terem condições de melhorar sua renda e ter uma vida melhor”, justifica.
A Casa de Farinha deve ser devidamente equipada para permitir a confecção de pizzas, empadas, pães e uma diversidades de outros produtos derivados da mandioca.
Moana Meira defende implantação de ‘Fisioterapia Domiciliar’ para pacientes acamados, com deficiência e/ou comorbidade
As providências necessárias no sentido de implantar na cidade o programa Fisioterapia Domiciliar, que é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes acamados ou que tenham alguma deficiência ou comorbidade, foram solicitadas na Câmara Municipal pela vereadora Moana Meira.
“A indicação que apresentamos visa atender todos aqueles que têm dificuldade ou não podem se deslocar até os locais que ofertam serviços de fisioterapia pelo município”, justifica a vereadora.
Moana Meira acrescenta que o objetivo é garantir a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e buscar amenizar o sofrimento, tanto dos pacientes quanto da família.
“Esperamos que que este tipo de atendimento domiciliar para o tratamento fisioterápico seja ofertado pelo Poder Público Municipal”, conclui.
Bui Bulhões quer passeios com acessibilidade e canteiro central em trecho da Av. César Borges
Construção de passeios com acessibilidade e implantação de um canteiro central no trecho compreendendo a empresa Jequié Som ao Posto Ipiranga, na Avenida César Borges, foram solicitados, na Câmara Municipal, pelo vereador Bui Bulhões.
Segundo ele, a inclusão de passeios com acessibilidade proporcionará um ambiente seguro, melhorando a qualidade de vida dos usuários com mobilidade reduzida, consequentemente, promovendo a inclusão social.
A implantação do canteiro central, por sua vez, além de trazer benefícios estéticos, como embelezamento do espaço através do paisagismo, irá expandir as opções de atividades esportistas, fortalecendo a identidade local e o comércio.
Ziel Cavalcante pede asfaltamento da Rua Dom Climério e da Travessa Dom Climério na Caixa D’Água
Levando em consideração a importância do asfaltamento de ruas e avenidas para o desenvolvimento da cidade, o vereador Ziel Cavalcante propôs, na Câmara Municipal, a realização de cobertura asfáltica da Rua Dom Climério e da Travessa Dom Climério, ambas localizadas no bairro Caixa D’Água.
Coloca que os moradores dessas duas importantes vias aguardam pelo referido benefício com expectativa, pois todos são conhecedores da importância da pavimentação asfáltica, como vem sendo feito nos mais diversos cantos de Jequié.
“Seria a realização de um sonho ver a cobertura asfáltica tanto da Rua Dom Climério quanto da Travessa Dom Climério”, comentou.
Soldado Gilvan defende pavimentação asfáltica da 2ª Trav. da Paróquia na Cidade Nova
A pavimentação asfáltica da 2ª Travessa da Paróquia, no bairro Cidade Nova, foi reivindicada, na Câmara Municipal, pelo vereador Soldado Gilvan para pôr fim aos problemas de infraestrutura existente em algumas localidades como as citadas.
Além de impactar na melhoria da qualidade de vida dos moradores, o asfaltamento será de vital importância para a valorização imobiliária. “Não tenha dúvida que o asfaltamento de uma rua pode aumentar o valor dos imóveis em toda aquela região”, enfatizou o vereador.
Segundo Soldado Gilvan, investimentos em infraestrutura refletem de forma positiva até mesmo porque pode estimular o crescimento econômico da cidade. Além do mais, trata-se de uma desejo antigo dos moradores .
Moana Meira propõe Audiência Pública para debater fiscalização de trânsito
De iniciativa da vereadora Moana Meira, a Câmara Municipal aprovou Requerimento convocando a superintendente municipal de trânsito, Karla Geanbastiane, para uma Audiência Pública, a ser realizada na Câmara, em data a ser agendada, com o intuito de buscar esclarecimentos sobre o grande número de multas aplicadas nos últimos meses, o que tem gerado insatisfações da comunidade, segundo pontuou a parlamentar na justificativa de sua proposta.
“Essa audiência pública se justifica devido o serviço ter sido alvo de reclamações constantes por parte da população”, observa Moana Meira para quem tem havido excessos por parte da fiscalização.
Outros vereadores se pronunciaram em apoio a iniciativa da parlamentar argumentando que o bom senso deve prevalecer em determinadas situações para não caracterizar a existência de uma “fábrica de multas” na cidade.
João Paulo apresenta PL estabelecendo que laudo pericial médico que ateste TEA tenha validade por tempo indeterminado
A Câmara Municipal de Jequié aprovou, Projeto de Lei de autoria do vereador João Paulo Fernandes, dispõe sobre o laudo pericial médico que ateste o Transtorno do Espectro Autista (TEA) passar a ter prazo de validade indeterminado no âmbito municipal.
Estabelece também que nos casos em que as escolas municipais já possuem o laudo de comprovação, este já valerá como laudo permanente para a instituição pública de ensino, não sendo necessária a renovação.
“Na prática, o caráter permanente tornará desnecessárias exigências burocráticas relativas ao documento, facilitando a vida das famílias. O Transtorno do Espectro Autista não é passageiro nem intermitente, mesmo que haja melhoras em seu desenvolvimento, mesmo que as pessoas autistas passem por tratamento, essa é uma condição que elas levam para vida toda”, justifica o vereador.
João Paulo acrescenta que não há necessidade de ficarem renovando o laudo médico para que possam usufruir dos seus direitos. “Este Projeto de Lei estabelece que o laudo de diagnóstico que identifique o transtorno do espectro autista tenha validade indeterminada no âmbito municipal”, completa.
PL de Joaquim Caíres altera nome da Rua Q do Lot. Água Branca para Rua Antenor Rocha Santana
A atual Rua Q do Loteamento Água Branca ganha nova denominação: Rua Antenor Rocha Santana. Projeto de Lei nesse sentido, de iniciativa do vereador Joaquim Caíres, foi aprovado pela Câmara Municipal. Em breve competirá aos ao Poder Executivo informar aos órgãos competentes a exemplo de Correios, empresas de telefonia, de abastecimento de água e de energia eletrica, da alteração do nome do logradouro.
Segundo Joaquim Caíres, a proposta atender um anseio da comunidade local desejosa de homenagear esse morador antigo que tanto contribuiu para o desenvolvimento daquela localidade e nos deixou recentemente, vítima de problemas de saúde.
Antenor faleceu no dia 7 de julho deste ano de 2023, na sua residência, nesta cidade de Jequié, aos 73 anos.
Ramon Fernandes tem PL aprovado autorizando o Poder Executivo adotar o método ABA para o tratamento de pacientes com TEA
Partiu do vereador Ramon Fernandes a iniciativa de apresentar Projeto de Lei, em que autoriza o Poder Executivo a adotar o método ABA (Análise Aplicada do Comportamento) para o tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rede Pública Municipal de Saúde nos casos em que houver recomendação médica.
O parlamentar explica que o método ABA consiste em uma técnica específica utilizada por diversos profissionais de saúde durante os seus atendimentos, com a finalidade de se observar e explicar a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem.
De acordo com o Projeto, aprovado pela Câmara Municipal, as despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Ramon Fernandes cita que o artigo 23 da Constituição Federal estabelece que é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência, assim como legislar concorrentemente sobre proteção e defesa da saúde.
“Cabe ao Poder Legislativo Municipal propor medidas que ampliem o acesso dos portadores de TEA a tratamentos de saúde. Neste sentido, a presente proposta tem como objetivo provocar o Poder Executivo para que o método ABA seja adotado como possibilidade de tratamento para pacientes com TEA na rede pública municipal de saúde nos casos em que houver recomendação médica”, esclarece o parlamentar.
A Análise Aplicada do Comportamento (ABA) é um termo advindo do campo científico do Behaviorismo que observa, analisa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem, consistindo em uma técnica específica utilizada por diversos profissionais de saúde durante os seus atendimentos. Segundo especialistas, este método seria um dos mais avançados e eficientes no tratamento de pessoas com TEA, representando uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos pacientes.
Aprovado PL de Sidney Magal que declara de Utilidade Pública ‘Associação Acolher – seu Lar em Jequié’
A Câmara Municipal de Jequié aprovou Projeto de Lei proposto pelo vereador Sidney Magal, em que declara de Utilidade Pública Municipal a ASSOCIAÇÃO ACOLHER – SEU LAR EM JEQUIÉ. Trata-se de uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Jequié, com atuação em acolher acompanhantes de pessoas hospitalizadas ou em tratamento que não residem no munícipio de Jequié, nem possui subsídios socioeconômicos para a estadia, cuja condição social e clínica demandem a permanência próxima ao enfermo.
Também é finalidade da referida associação, assistir com doações de cestas básicas, famílias que se encontram em vulnerabilidade social e que estejam devidamente cadastradas nos registros da CASA ACOLHER, além de oferecer aos acompanhantes e ou cuidadores condições para o respectivo desenvolvimento espiritual, físico, intelectual, psicológico, profissional e emocional.
Segundo o vereador Sidney Magal, a (CAT) Casa de Acolhimento Temporário “CASA ACOLHER” vem atuando desde 2020 através de ações de impacto social que visam mudar a realidade de vida das pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade, proporcionando proteção social através do acolhimento temporário, garantindo cuidados, alimentação, vestuário e acompanhamento psicológico, e outros a CASA ACOLHER é uma estrutura complexa de serviços e conta com uma equipe profissional qualificada para assim atender a todos que necessitem.
Walmiral Marinho solicita construção de Creche no Residencial Cachoeirinha IV
Aprovado, pela Câmara Municipal, proposta de autoria do vereador Walmiral Marinho, em que o mesmo solicita a construção de uma Creche no Residencial Cachoeirinha IV.
“Estamos nos referindo a um investimento valioso para o futuro da cidade, pois a creche é primordial para o desenvolvimento das crianças e construção de uma sociedade mais igualitária”, observa.
A creche desempenha um papel fundamental na sociedade, proporcionando cuidados, educação, socialização e apoio às famílias. Ela promove o desenvolvimento global das crianças, preparando-as para a vida em sociedade, estimulando suas habilidades e garantindo igualdade de oportunidades desde cedo.
San David requer modernização da iluminação pública em todas as vias do Itaigara
As providências necessárias no sentido de viabilizar a implantação de novo sistema de iluminação pública com placas de LED em todas as vias do Itaigara, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pelo vereador San David.
“O contribuinte, que paga seus impostos, almejam ter seus anseios atendidos pelo poder público para terem uma vida melhor”, justifica o parlamentar, acrescentando que a modernização da iluminação pública por certo, impactará na qualidade dos moradores.
“Assim como já foi feito em várias outras localidades, esperamos que a Prefeitura adote as providências cabíveis para assegurar a comunidade do Itaigara as melhorias desejadas”, coloca.
Junior Braga pede construção de nova sede da Escola Luiz Navarro de Brito e ensino em tempo integral
A construção de uma nova sede da Escola Luiz Navarro de Brito, localizada no bairro KM 3, bem como a implantação de ensino em regime de tempo integral, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pelo vereador Junior Braga.
A implantação desse novo espaço, na avaliação de Junior Braga, resultará na melhoria do atendimento à comunidade escolar, pois, dentre outros benefícios, a possibilidade de ampliação de oferta de vagas.
Outro ponto importante defendido pela vereador diz respeito a implementação do ensino de forma integral.
Marcos do Ovo pede instalação de luminárias com placas de LED na Rua Projetada 86
Levando em consideração a importância da iluminação pública para a população, o vereador Marcos do Ovo apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a implementação do programa de substituição das lâmpadas comuns para luminárias com placas de LED, em especial na Rua Projetada 86, nas proximidades da Arena SR6, no bairro Jequiezinho.
“É importante que a melhoria da iluminação pública chegue a todas as pessoas e os moradores da citada rua têm cobrado tais providências, que espero que sejam atendidas”, observa o vereador.
Sgt BM Anselmo Ferreira Sanches receberá o Título de Cidadão Jequieense por iniciativa do vereador Soldado Gilvan
Anselmo Ferreira Sanches, Sgt BM lotado no 8º Grupamento de Bombeiros Militar com sede neste município, receberá, em data a ser anunciada, o Título de Cidadão Jequieense. A homenagem, aprovada pela Câmara Municipal de Jequié, é de autoria do vereador Soldado Gilvan Santana, em reconhecimento as suas contribuições para a cidade e pelo fato de o mesmo está plenamente integrado à sociedade local.
Anselmo Ferreira Sanches, natural de Niterói/RJ, 46 anos de idade, chegou a esta cidade ainda criança, com apenas 5 anos, trazidos pelo seu pai Evaldo Santos Sanches, técnico em eletrônica e pela SRrª. Naede Ferreira Sanches, funcionária pública.
Estudou do primário ao ensino médio no então Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP). Graduado em Gestão Ambiental pela na UNOPAR, ingressou na Polícia Militar da Bahia em 06/11/1997, recrutando no 19º BPM/Jequié. Ao término do período de recrutamento, começa a trabalhar no próprio 19º BPM, passando pelo policiamento ostensivo, reforço policial em várias cidades da região e depois passando a trabalhar como condutor de viatura, fazendo parte da 6º Cia do Pelotão Especial, conhecido como os Boinas Pretas.
Em 2005 transferiu-se para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia - 8º GBM, sendo promovido a Cabo BM e hoje Sargento do Corpo de Bombeiros da Bahia.
Casado com Gislene de Jesus Cruz Sanches, dessa união veio a filha Lis Camilii Cruz Sanches, residindo em Jequié, no bairro São Judas Tadeu e membro da 1º Igreja Batista de Jequié.
O Sgt Sanches participou de várias operações complexas na Cidade de Jequié e Região, tanto no Corpo de Bombeiros Militar e na Polícia Militar da Bahia.
Eduardo Pereira Alves e Jacó de Almeida dos Santos serão agraciados com Título de Cidadania por iniciativa da vereadora Moana Meira
Eduardo Pereira Alves e Jacó de Almeida dos Santos, dois importantes empreendedores do Município, serão agraciados com a outorga do Título de Cidadão Jequieense, a partir de iniciativa da vereadora Moana Meira. Os Projetos de Decreto Legislativo foram aprovados pela Câmara Municipal que, em comum acordo com os homenageados, definirá a data de entrega dos Diplomas.
Segundo Moana Meira, com a medida, Jequié reconhece o valor das contribuições que ambos dão ao município, além de também estarem plenamente integrados à sociedade a ponto de as pessoas acharem que os mesmos nasceram nesta cidade.
Jacó de Almeida dos Santos, nasceu em 28 de dezembro de 1965, na cidade Santa Inês no estado do Paraná. Filho de Armando Pereira dos Santos e Almerinda Almeida dos Santos (in memoria), ele é casado com Rosana Batista dos Santos, pai de dois filhos.
Aos seis meses de idade seus pais mudaram para a cidade de Altonia- PR, onde morou até os 16 anos, quando seus pais decidiram vir morar na Bahia, chegando em Jequié no ano de 1982.
Aos 17 anos já em Jequié, começou a trabalhar numa empresa chamada Lira Textil, que ficava na Praça da Bandeira, onde trabalhou por 7 anos, saindo para trabalhar no Banco Itaú, onde permaneceu por cerca de 9 anos até a agência suspender temporariamente suas atividades na cidade em 1998.
Desempregado, recebeu uma proposta para trabalhar na empresa de bebidas SOLDISBEL, representante da Schincariol na época. Dentro da empresa sempre demonstrou postura, integridade, apresentava seus resultados e construía sua reputação de líder.
Em 2012 pediu pra sair da empresa e juntamente com mais 03 sócios abriu a Distribuidora de Bebidas Mistura, entrando num mercado de gigantes. Mas tirou de letra o desafio, pois além de conhecimento do negócio, exercia bem a liderança, delegar funções, negociar e conduzir os negócios, estabelecendo metas para o crescimento solido e lucrativo da empresa.
Juntamente com os demais sócios, sabe se comunicar de maneira adequada com clientes e funcionários, já que uma boa comunicação cria base para as grandes parcerias, e hoje são franqueados da AMBEV, com 04 franquias, central das bebidas, Empresa em Jequié, Jaguaquara, Jitaúna e Maracas.
EDUARDO PEREIRA ALVES
Eduardo Alves Pereira, nasceu em 12 de dezembro de 1968, em Goiania/Goiás, sendo o 9º filho de Neuza Alves Pereira, vindo de uma família humilde, começou ajudar em casa com seu primeiro trabalho aos 06 anos de idade. Vendeu comida na feira, trabalhou como engraxate e mesmo tão pequeno, sempre se destacou entre todos, sempre almejou mais da vida.
Aos12 anos conseguiu seu primeiro emprego de office boy na caixa econômica, com 19 anos entrou na equipe de vendas de consórcio da Volkswagen de Goiânia. Com poucos meses na Goveza, se destacou como um dos melhores vendedores e logo foi promovido a supervisor da equipe de vendas.
Aos 22 anos, ele conheceu Wilhianda, a mulher com quem construiu sua família. Aos 26 se tornou pai da primeira filha, Amanda, e pouco depois surgiu a oportunidade de trabalhar na Bahia.
Em 1995 se mudou para Vitória da Conquista, para trabalhar mais uma vez com vendas na Pax Nacional e ele assertivamente, escolheu a cidade de Jequié e, posteriormente, Feira de Santana.
Mesmo sozinho no novo estado, apenas com o apoio da esposa e filha, iniciou um trabalho admirável com muita dedicação e vontade de vencer. Hoje, podemos ver os frutos do seu esforço e o quanto ele contribuiu e contribui para o desenvolvimento de nossa cidade. Em 2011 foi surpreendido e agraciado a viver novamente a paternidade, com o nascimento de sua filha caçula Maria Eduarda Valentina.
Pouco a pouco Eduardo foi estabelecendo laços de amizade e relações profissionais nesta cidade, tornando-se um empresário respeitado e renomado, comprometido com o povo de Jequié. Atualmente Eduardo além de empresário, é vice-presidente da CDL, Diretor de Marketing do ADJ e recentemente nomeado Presidente do Rotary Jequié Cidade Sol.
Professora Cida que dotar sede da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra de energia solar
Dotar a sede da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra, no distrito de Itajuru, de energia renovável foi solicitada na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida, para quem a instalação de placas de energia solar representa um importante avanço em especial com relação a questão ambiental.
A energia solar é uma importante opção para ajudar a reduzir a emissão de agentes poluentes e a diminuir as taxas de carbono. Isso porque ela é um tipo de energia limpa. Seu impacto é nenhum quando comparamos às formas tradicionais de geração de energia, como as termelétricas.
A vereadora explica que o sistema fotovoltaico é composto por diversos componentes, entre eles as células fotovoltaicas e o inversor solar, que transformam a luz do sol em energia elétrica, na corrente certa para ser usada em imóveis comerciais, residenciais, indústrias e no agronegócio.
Tinho propõe reforma da quadra do Conjunto Habitacional Segredo
A adoção das providências necessárias visando a reforma da quadra do Conjunto Habitacional Segredo, localizado no bairro Curral Novo, foi reivindicada na Câmara Municipal pelo vereador Tinho.
Segundo ele, faz muito tempo que os moradores clamam ao Poder Público Municipal a revitalização do espaço, criando condições para o seu melhor aproveitamento.
“Este é mais um espaço público que precisa ser melhorado para atender as demandas da comunidade local, em especial da juventude tão carente de áreas bem estruturadas para a prática esportiva”, observou Tinho.
Marcinho requer construção de passagens molhadas para acesso ao povoado do Limoeiro
Visando atender demandas da comunidade do Limoeiro, o vereador Marcinho presentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a construção de passagens molhadas para acesso às residências da localidade.
Segundo Marcinho, moradores da região enfrentam dificuldades de acesso, em especial durante os períodos chuvosos por falta de infraestrutura adequada. “A ausência de passagens molhadas tem gerado transtornos à população local, prejudicando a mobilidade, o escoamento da produção agrícola e o acesso aos serviços básicos”, pontua o vereador.
“A presente medida contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do povoado do Limoeiro, promovendo o desenvolvimento sustentável da região e fortalecendo o vínculo entre o Poder Público e a comunidade”, conclui.
Audiência Pública debaterá "Violência e Racismo na Abordagem Policial"
Com a finalidade de debater ações em prol do combate ao racismo nas abordagens policiais, será realizada, em Jequié, uma Audiência Pública, para a qual foram convidados diversos segmentos do governo e da sociedade civil organizada.
O evento será realizado na Câmara de Vereadores de Jequié, na sexta-feira, dia 1 de setembro, às 9 horas da manhã, numa proposta conjunta de movimentos sociais, entidades, sindicatos e outros interessados, a exemplo do Conselho Popular de Jequié, Odeere, Mocambo Mulher, Território Médio Rio das Contas, APLB, Sind-ACS/ACE, Adusb, além da própria Câmara Municipal.
Seus organizadores esperam também contar com a presença da comunidade para que todos possam contribuir para a elaboração de proposta capazes de tornar a nossa cidade um lugar cada vez melhor para viver.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Violência e Racismo na Abordagem Policial
DIA: 01 de setembro de 2023 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9 horas
LOCAL: Câmara de Vereadores de Jequié
Colorido solicita construção de Salão Comunitário no povoado de Busca Vida
A construção de um Salão Comunitário no povoado de Busca Vida, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Colorido, justificando que a comunidade local não dispõe de espaço adequado para o desenvolvimento de atividades coletivas.
O vereador coloca que os moradores pleiteiam um lugar estruturado capaz de permitir a realização de múltiplas atividades, desde a atendimento voltado a área da saúde pública, passando pelas manifestações culturais, artesanatos, até mesmo encontros religiosos.
Bui Bulhões quer dotar povoado da Barragem da Pedra de iluminação com placa de LED
Dotar o povoado da Barragem da Pedra, em toda a sua extensão, de iluminação com placa de LED, foi reivindicada, na Câmara Municipal, pelo vereador Bui Bulhões, para quem a modernização da iluminação pública deve chegar a todas as localidades do município, até mesmo as mais distantes.
“Assim como vem sendo feito na cidade, é fundamental que as lâmpadas convencionais sejam também substituídas na zona rural, justifica o parlamentar ao defender a ampliação do sistema de iluminação pública que vem sendo implementado pela Prefeitura.
De acordo ainda Bui Bulhões, as placas de LED são de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico, além de contribuir com a segurança pública.
Câmara de Vereadores aprova realização de Audiência Pública para debater a segurança pública na cidade
A Câmara Municipal aprovou Requerimento apresentado pelos vereadores Soldado Gilvan, Tinho e Bui Bulhões, visando à realização de uma Audiência Pública para tratar de questões relacionadas a área da Segurança Pública em Jequié.
Uma das preocupações manifestadas pelos parlamentares diz respeito a desativação das sedes das Companhias Setoriais do 19º BPM, instaladas em pontos estratégicos da cidade e serem transferidas para a parte interna do Batalhão no KM 3.
Outro ponto a ser abordado tem relação a segurança interna e externa do Conjunto Penal de Jequié.
Os três vereadores pontuam sobre a necessidade de ampliar as discussões em torno de situações como esta, buscando envolver nos debates autoridades policiais, judiciais e a sociedade civil organizada, permitindo que todos possam contribuir para melhorar os serviços públicos ofertados a comunidade; afinal, as decisões que envolvem a sociedade não podem ser tomadas de maneira unilateral.
A Audiência Pública será realizada em data a ser marcada.
Audiência Pública proposta pelo vereador João Paulo debateu ampliação do mercado de trabalho e importância do nutricionista para a população
A necessidade da ampliação do mercado de trabalho; a importância da atuação do nutricionista para a população; o fomento de políticas públicas visando o fortalecimento e valorização dos profissionais da nutrição, foram algumas das temáticas abordadas durante a Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Jequié, nesta quinta-feira, dia 31 de agosto.
A proposta nasceu de uma ação do vereador João Paulo Fernandes como forma de reconhecimento ao profissional da nutrição e busca de engajamento tanto do poder público quanto da iniciativa privada com vistas a abrir o mercado para essa importante categoria. "Feliz por participar desse debate tão rico e necessário, ainda mais nesta data, 31 de agosto, Dia do Nutricionista", destacou o vereador.
O encontro, que contou com a presença de dezenas de nutricionistas da cidade, serviu também para enaltecer a importância da atuação da categoria na promoção da segurança alimentar, nos cuidados com doenças crônicas, entre outras ações.
“O vereador fez coro as reivindicações dos profissionais, afirmando que, mais do que nunca é preciso ter mais atenção para eles que almejam assumir o espaço que é deles.
Audiência Pública debateu “Violência e Racismo na Abordagem Policial”
Relatos com graves denúncias relacionadas a abordagens policiais, em especial na cidade de Jequié, marcaram a Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, nesta sexta-feira, dia 1 de setembro. O encontro, conforme colocado na abertura pelo presidente da Câmara, vereador Emanuel Campos (Tinho), busca encontrar caminhos no sentido de melhorar o relacionamento entre as forças de segurança e a população, diante do cenário de violência que tanto tem provocado apreensão na comunidade local.
O evento, foi proposto por movimentos sociais, entidades, sindicatos e outros interessados, a exemplo do Conselho Popular de Jequié, Odeerê, Mocambo Mulher, Território Médio Rio das Contas, APLB, Sind-ACS/ACE, Adusb, além da própria Câmara Municipal.
Para a Audiência Pública, foram enviados convites aos mais diversos órgãos públicos e representações da sociedade civil organizada, para que todos pudessem contribuir para a construção de uma cidade melhor, ou seja, sem racismo, sem discriminação, não somente nas abordagens policiais, como também, no dia a dia de Jequié e Região.
Os primeiros relatos foram feitos por dois professores com denúncias de que foram vítimas de abordagens truculentas em momentos distintos, sendo um durante o São João de Jequié e o outro no São Pedro de Ipiaú, evidenciando, conforme observado pela representação da Defensoria Pública do Estado que a truculência não se resume a guerra às drogas.
Na sequência, outros depoimentos de pessoas residentes em bairros populares trouxeram informações sobre uma possível rotina de violência policial no dia a dia da cidade que vão além das abordagens truculentas nas madrugadas. Uma senhora contou ter sido vítima de violência sexual. Os detalhes chocaram a plateia. Afirmou está decepcionada com a situação porque entende que as instituições policiais existem para proteger a sociedade.
Também foi estarrecedor o depoimento de um cidadão com relatos de que tem criança com medo de ir à escola e com pavor de polícia, com casos de criança que faz xixi na roupa quando escuta a sirene da viatura.
Afirmou que somente quem mora na periferia e que é pobre e preto sabe o sofrimento que eles vivem e fez um apelo ao governador Jerônimo Rodrigues para que o Governo do Estado adote providências para que os lares dos pobres periféricos venham a ser respeitados. “Estamos aqui para pedir socorro”, enfatizou. E concluiu: "Que isso aqui chegue à mesa de Jerônimo".
Ao concluir a Audiência Pública, os movimentos cobraram a implementação de políticas públicas voltadas para a juventude.
A reunião foi transmitida, ao vivo, pela TV Câmara, a mesma pode ser assistida pelo canal YouTube nos links a seguir:
Link 1
https://www.youtube.com/watch?v=NAQiEyc7KC8
Construção de DOG PARKS na cidade volta a ser solicitada pelo vereador Ramon Fernandes
A construção de DOG PARKS na cidade voltou a ser solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ramon Fernandes, por entender a importância da disponibilização de espaços públicos aprimorados para o lazer de cães, sugerindo que os mesmos podem ser adaptados em praças públicas ou áreas próprias.
Esses espaços adequados para atividades de lazer, adestramento, treinos e prática de exercícios físicos, também podem servir para a realização de séries de fisioterapia para reabilitação pós-cirúrgica dos animais.
Ramon Fernandes explica que o projeto tem o objetivo de oferecer uma estrutura completa para as necessidades dos animais, beneficiando não somente os animais, mas também seus donos e as pessoas que usufruem da mesma área para passeios, lazer, atividade física ou somente circulação.
“Há hoje cada vez mais a necessidade de transformar espaços públicos para que possam abarcar o maior quantitativo de usuários possível e implementar mais equipamentos e possibilidades de maior divertimento para os cachorros”, coloca.
Joaquim Caíres defende implantação de Autoescola Pública de Trânsito para pessoas de baixa renda
A implantação, na cidade de Jequié, de uma Autoescola Pública de Trânsito, voltada a atender pessoas comprovadamente de baixa renda para que possam tirar a primeira habilitação, foi reivindicada, na Câmara Municipal, pelo vereador Joaquim Caíres.
O vereador explica que o sonho de tirar a primeira habilitação é, para pessoas de baixo poder aquisitivo, muitas vezes, adiado por não dispor de recursos para o custeio com as despesas com autoescola.
“Nossa iniciativa visa garantir direitos iguais aos menos favorecidos permitindo que futuros condutores sejam habilitados sem a necessidade de pagar por isto”, esclarece Caíres.
A adoção das providencias necessárias visando Walmiral Marinho que transformar a Unidade de Saúde de Florestal em UPA
A adoção das providencias necessárias visando transformar a Unidade de Saúde de Florestal em Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Walmiral Marinho, para quem a reivindicação se faz imperiosa no sentido de oferecer uma estrutura maior e mais completa para o distrito e as regiões circunvizinhas como Bateia, Atanasio, Emiliano entre outras.
O vereador explica que, atualmente os moradores do distrito enfrentam dificuldades significativas de transporte para obter assistência médica adequada, visto que precisam se deslocar a cidade de Jequié em casos de emergência médica.
A presença de uma UPA no distrito forneceria um suporte essencial para os moradores e profissionais de saúde locais, permitindo que casos urgentes sejam tratados de forma imediata e eficaz, justifica Walmiral Marinho.
Além disso, uma UPA estaria apta a oferecer serviços de urgência e emergência, contribuindo para uma intervenção rápida e apropriada em situações críticas de saúde.
Ivan do Leite reivindica instalação de placas com nome das ruas da Cachoeirinha
A instalação de placas de sinalização com nome das ruas do bairro Cachoeirinha foi reivindicada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ivan do Leite, por entender que a falta identificação provoca transtornos diante das dificuldades encontradas especialmente por parte de moradores de outras áreas da cidade.
O vereador explica que a ausência de uma identificação clara das vias dificulta a localização de endereços, dificulta o acesso aos locais desejados e, em casos de emergência, pode até mesmo prejudicar o atendimento de serviços essenciais, como o Corpo de Bombeiros e o SAMU.
A identificação clara das vias também facilitará o trabalho dos serviços de entrega, correios, empresas de transporte público e demais prestadores de serviços que dependem de uma localização precisa para realizar suas atividades de forma eficiente.
Duda Simões solicita expansão da iluminação pública na área de acesso ao Complexo Penal
Levando em consideração que um sistema de iluminação pública proporciona benefícios para toda a comunidade, aumentando a sensação de segurança, entre outros, o vereador Duda Simões apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a instalação de postes e expansão da iluminação de LED no trevo de acesso ao Complexo Penal de Jequié.
Marcos do Ovo pede asfaltamento das Ruas Sol Itapuã e P, no fundo do CAIC
Asfaltamento da Rua Sol Itapuã e da Rua P, no fundo do CAIC, no bairro Jequiezinho. Este é o teor da Indicação apresentada na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo.
Justifica que sua propositura atenderá um desejo antigo dos moradores e que a pavimentação permitirá um salto importante na melhoria da qualidade de vida.
Vereador Ziel Cavalcante defende pavimentação de ruas do bairro Curral Novo
É de iniciativa do vereador Ziel Cavalcante a proposta aprovada pela Câmara Municipal que solicita a pavimentação das seguintes vias localizadas no bairro Curral Novo:
Rua Aderbal Moreira
Rua São Geraldo e
Rua Jean Marcos de Jesus.
Em sua justificativa, o parlamentar destacou a importância de investimentos na área de infraestrutura não somente visando o bem-estar aos moradores, como também no sentido de valorizar os imóveis.
Vereador Soldado Gilvan propõe criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública
Diante da escalada da violência urbana na cidade de Jequié e da urgente necessidade de aumentar a sensação de segurança de sua população, o vereador Soldado Gilvan Santana apresentou proposta na Câmara Municipal em que solicita do Poder Público local o envio de um Projeto de Lei estabelecendo a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a qual é, para ele, de extrema importância, pois desempenha um papel fundamental na promoção da segurança e no bem-estar dos habitantes.
Soldado Gilvan explica que a Secretaria Municipal de Segurança Pública será mais um órgão para colaborar as as medidas que precisam ser adotadas e terá relevante participação na coordenação e integração das ações de segurança realizadas no município, atuando como um ponto central de comunicação e gestão, promovendo a articulação entre as diversas instituições e órgãos responsáveis pela segurança, como a Polícia Militar, a Guarda Municipal e outros.
O vereador lembra também que a mesma atuará ainda na implementação de estratégias e programas de prevenção e combate à criminalidade, visando reduzir os índices de violência dentro do município, sem conta o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a segurança.
Professora Cida e Ramon Fernandes propõem Feira de Saúde em parceria com o SAC
Indicação, assinada conjuntamente pela vereadora Professora Cida e pelo vereador Ramon Fernandes, solicitando a promoção de uma Feira de Saúde em parceria com o Serviço de Atendimento ao Cidadão/SAC, na cidade de Jequié, foi aprovada pela Câmara Municipal.
A proposta visa atender as necessidades da população com relação as mais diversas demandas na área da saúde pública, enquanto o SAC oferecerá serviços como a emissão de RG, Registro de Antecedentes Criminais, entre outros.
A realização de Feiras de Saúde é de suma importância pela sua capacidade de oferta de serviços para atender demandas reprimidas como: consulta oftalmologista, ultrassonografias, eletrocardiograma, raio x, mamografia, atendimento neuropsicológico, além de triagem para cirurgias eletivas.
Sociedade Bíblia do Brasil é homenageada pela Câmara de Vereadores de Jequié pela passagem de seus 75 anos
A Câmara Municipal de Jequié realizou Sessão Solene em homenagem aos 75 anos da Sociedade Bíblica do Brasil, nesta segunda-feira, dia 11 de setembro. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos cuja missão é "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano".
O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), que enalteceu a iniciativa do vereador Soldado Gilvan Santana, pela propositura para a realização da Sessão Solene tão oportuna, em especial aos membros da SBB em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela entidade.
Vereador Soldado Gilvan, por sua vez, afirmou que a SBB é um patrimônio do povo brasileiro e fez menções a sua trajetória de presença constante no dia a dia das pessoas, com a distribuição da Bíblia Sagrada numa linguagem bastante compressível e acessível. “Estamos reconhecendo a valorosa contribuição que a Sociedade Bíblica do Brasil tem dado a esta Nação”, enfatizou.
A Sessão Solene contou com a participação do presidente regional da Bahia da Sociedade Bíblica do Brasil, pastor Daniel Costa; do secretário regional da Bahia e Minas, pastor Ricardo Oliveira; do presidente da Ordem dos Pastores de Jequié, pastor João Macedo; do presidente da Associação Batista de Jaguaquarense, pastor Bruno, além do pastor Moisés Aguiar e outros membros da diretoria da OPEJ.
Dezenas de pessoas prestigiaram o momento que foi marcado também com o compromisso assumido pela representação da Sociedade Bíblica do Brasil e doar uma Bíblia em braille para a Associação Jequieense de Cegos (Ajece). “Em breve estaremos de volta a Jequié para fazer a entrega, pois, em todas as cidades por onde passamos e tem uma associação de cegos, nós doamos uma Bíblia”, disse o pastor Ricardo Oliveira.
Vereadores recebem diretoria do Grêmio Estudantil do Colégio Paulo Freire
Diretores do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Paulo Freire fizeram uma visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos Silva (Tinho) na terça-feira, dia 12. Outros vereadores também participaram do encontro.
Na ocasião Ana Paula Cayres (presidente), Kamily Vitória e Ian Souza (vices matutino e vespertino) fizeram relatos sobre a atuação da entidade que, além de suas atividades internas, também desenvolve projetos de cunho social em favor da comunidade local.
Chama a atenção o fato de o Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Paulo Freire ser o único em plena atividade em Jequié. Os vereadores incentivaram o grupo a não somente permanecer em ação como também buscar os jovens de outras unidades escolares de Jequié a colocarem seus grêmios em funcionamento em toda sua plenitude.
O presidente da Câmara enfatizou que o grêmio estudantil precisa assumir seu protagonismo não apenas como um importante canal de comunicação entre os estudantes e a direção da escola e no que diz respeito a mobilização e defesa dos direitos estudantis, mas também na formação política e cidadã, além da promoção de atividades culturais e esportivas.
No fim deste ano, nova turma do Paulo Freire (antigo Colégio Modelo) estará concluindo seu ciclo na unidade e partindo em busca de voos mais altos, assunto, este, que também fora abordado na reunião.
Vereador San David reivindica passarela ligando a Av. Lomanto Jr. ao Café Mascote
Diante da necessidade das pessoas que residem no Joaquim Romão e outros localidades próximas, a exemplo do Cansanção e Cidade Nova de terem o acesso facilitado ao Distrito Industrial, o vereador San David apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que o mesmo solicita a viabilização de recursos financeiros com vista a implantação de uma passarela ligando a Av. Governador Lomanto Jr. ao Café Mascote.
Para o parlamentar, o pedido se justifica, em especial, pela necessidade de quem trabalha no setor industrial e que é obrigado a percorrer longa distância até a travessia mais próxima que fica na Rua Argemiro Melo.
“Esta segunda passarela é uma reivindicação antiga visando facilitar a locomoção da população”, observa o vereador.
Vereador Junior Braga pede construção de praça para a Vila Esperança
Partiu do vereador Junior Braga a iniciativa de apresentar, na Câmara Municipal, proposta em que defende a construção de uma praça na Vila Esperança, mais precisamente em frente a Igreja Católica, do bairro do KM 3.
Para o vereador, a construção desta praça é de fundamental importância, sendo este um pedido antigo dos moradores das imediações. “Faz tempos que a comunidade reivindica a construção de uma praça, devidamente dotada de equipamentos como academia ao ar livre, parque infantil e outros itens”, pontou Junior Braga.
Na justificativa de sua Indicação, o parlamentar citou ainda a importância do espaço como um fator de desenvolvimento que muito valoriza o local.
Colorido quer iluminação pública do semi anel rodoviário entre Amaralina e Santa Casa
Providenciar a iluminação pública do semi anel rodoviário, no trecho compreendendo a entrada do Amaralina até a Santa Casa de Misericórdia, no bairro São Judas Tadeu, foi o teor da Indicação apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador Colorido.
Entende o vereador que o referido perímetro urbano, além de dar acesso a unidade de Saúde, também é acesso para dois grandes condomínios, o Módulo de Odontologia da Uesb e estabelecimentos comércios.
“A realidade de momento exige que o poder público adote as providências cabíveis para aumentar a sensação de segurança de todos os que trafegam pela via”, observa Colorido, justificando que a rodovia recebe grande fluxo de pessoas à noite.
Bui Bulhões solicita revitalização e ampliação do Centro de Cultura ACM
A revitalização e ampliação do Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pelo vereador Bui Bulhões, para quem, a modernização de suas instalações é imprescindível para a manutenção deste que é considerado um dos principais equipamentos culturais do Estado.
“Temos um dos melhores espaços culturais da Bahia, mas o mesmo não passa por uma ampla reforma faz tempo. Ele precisa ser revitalizado para permitir à implementação de agenda de atividades, com apresentações artísticas, feiras literárias, exposições e outras”, observa Bui Bulhões.
Câmara concederá Título de Cidadania a quatro “novos jequieenses” na quinta, 21
A Câmara Municipal de Jequié fará, pela primeira vez, uma cerimônia coletiva para a entrega de Título de Cidadania. A concessão será às 18 horas de quinta-feira, dia 21 de setembro, e para a qual a população é convidada. Ao todo, quatro pessoas serão agraciadas com a honraria que, historicamente, é feita de forma individual.
Nesse primeiro momento, houve um acordo entre os vereadores Ramon Fernandes e José Augusto de Aguiar (Gutinha) para contemplar os senhores Sérgio Donha Yarid, Ednael Almeida, Deraldino Cunha e Norberto Curvelo.
A concessão de título de cidadania é uma honraria atribuída a uma pessoa que não nasceu no município, mas que de alguma forma contribuiu de maneira significativa para a comunidade e se tornou parte integrante dela.
Segundo o vereador Ramon Fernandes, essa honraria tem como objetivo reconhecer e valorizar aqueles que, mesmo não sendo nativos, têm uma relação de comprometimento e afetividade com a cidade.
Gutinha, por sua vez, coloca que a iniciativa é um reconhecimento público do município, representado pela Câmara de Vereadores, pelos serviços prestados ou pela dedicação pautada em valores positivos que essa pessoa trouxe ou traz para a comunidade.
As pessoas em questão são cidadãos que já mantém estreitos laços de amizade com a comunidade, além de serviços prestados nos mais diversos segmentos.
Walmiral Marinho avalia como positiva Audiência Pública que abordou demandas administrativas da Guarda Municipal
De iniciativa do vereador Walmiral Marinho, a Câmara Municipal promoveu uma Audiência Pública para debater 'Demandas Administrativas da Guarda Municipal de Jequié". O evento ocorreu nesta quarta-feira, dia 20 de setembro, com a finalidade de encontrar alternativas, visando à melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade, bem como ampliar as discussões em torno da necessidade de atender aos anseios da categoria.
Ao justificar a convocação, vereador Walmiral Marinho enumerou pontos que foram abordados na sequência do debate como a estruturação geral da Guarda Municipal; elaboração do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração; Mudança de Nível; Aumento de contingente com a realização de Concurso Público e Treinamento contínuo.
Também foram abordadas questões relacionadas a aquisição de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além da construção de uma sede própria para a corporação. São importantes necessidades que devem ser providenciadas pela gestão local, na opinião de Walmiral Marinho que avaliou o encontro como bastante positivo.
“A Câmara cumpre bem o seu papel de promover debates de importantes pautas como esta, que busca à melhoria das condições de trabalho da nossa valorosa Guarda Municipal, assim como apontar caminhos para assegurar a melhoria da qualidade dos serviços que presta à população”, concluiu.
Além do vereador Walmiral Marinho, também participaram da Audiência Pública os vereadores Moana Meira, Soldado Gilvan Santana, Tinho e Bui Bulhões; o secretário de Relações Institucionais, Eliezer Pereira; o subcomandante da GM, Clóvis Furtuoso; o presidente da Associação da Guarda Municipal, Rafael Vasconcelos, dentre outros que lotaram o plenário.
Câmara oficializa Deraldino do Bar Estação, Sérgio Yarid, Ednael Almeida e Norberto Curvelo como Cidadãos Jequieenses
A Câmara Municipal de Jequié realizou Sessão Solene, no dia 21 de setembro, para a concessão de Título de Cidadania ao professor da Uesb, Sérgio Donha Yarid; ao político Ednael Almeida; ao comerciante, Deraldino Cunha do ‘Bar Estação’ e ao músico Norberto Curvelo. Amigos e familiares lotaram as dependências da Casa para prestigiar o momento que foi marcado pela emoção, tanto por parte dos homenageados como por parte dos os proponentes das honrarias.
“É importante usar essa prorrogativa que nós vereadores temos de apresentar, Projeto Legislativo para reconhecer como legítimos filhos dessa terra, pessoas que dignificam Jequié. Hoje, estamos reconhecendo pessoas que tem profundos laços de amizade com a comunidade. Todos que estão sendo homenageados agora são pessoas plenamente integradas à sociedade e com serviços prestados”, frisou o vereador Gutinha de quem partiu a iniciativa da outorga do Título de Cidadão ao cantor e compositor Norberto Curvelo e a Deraldino do Bar Estação.
Para o vereador Ramon Fernandes, que propôs a homenagem ao ex-vereador e comerciante Ednael Almeida, e ao professor/doutor da Uesb, Sérgio Yarid, é sempre muito prazeroso homenagear, com a mais alta honraria do Município, que é o Título de Cidadão Jequieense, pessoas reconhecidamente comprometidas com a nossa cidade. “Ednael Almeida e o doutor Sérgio Yarid são pessoas que honram a nossa cidade, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do nosso Município, inclusive desenvolvem projetos sociais relevantes. Ednael, por exemplo, foi o fundador da Fuan. Sem falar que todos eles são parte integrante da cidade faz bastante tempo.
Ednael Almeida reside em Jequié há mais de meio século, chegando a esta cidade quando ainda tinha apenas 14 anos de idade.
Esta foi a primeira vez que a Câmara realizou uma cerimônia coletiva para a entrega de Título de Cidadania. Historicamente a outorga sempre foi feita de forma individual.
O presidente da Casa, vereador Emanuel Campos Silva (Tinho) explicou que cidades como Ipiaú e Vitória da Conquista costumam fazer a entrega coletiva. “Sempre que possível vamos fazer assim”, disse.
Também participaram do evento os vereadores Joaquim Caíres, Moana Meira, Professora Cida, João Paulo e Bui Bulhões. O prefeito foi representado pelo secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton. O deputado estadual Euclides Fernandes também fez parte da Mesa.
PL de Moana Meira institui Selo Lilás de Reconhecimento às empresas incentivadoras e atuantes no combate à violência contra a mulher
Projeto de Lei de autoria da vereadora Moana Meira foi aprovado pela Câmara Municipal em que propõe a criação do Selo Lilás de Reconhecimento às empresas incentivadoras e atuantes em políticas públicas que trabalhem com o combate à violência contra a mulher.
Serão consideradas empresas socialmente responsáveis, para os fins desta lei, aquelas que, na sua forma de gestão, prezam pela relação ética e transparente com os públicos com os quais ela se relaciona, respeitando a diversidade, promovendo a redução das desigualdades e contribuindo para o bem-estar social, adotando posturas, ações e comportamentos em favor da valorização e do enfrentamento à violência contra a mulher.
“O programa visa conscientizar a classe trabalhadora e empresarial quanto às políticas públicas no município de Jequié que atuam em desfavor a violência contra a mulher, bem como educar sobre dispositivos legais que protegem as mulheres, tais como Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, Lei Carolina Dieckmann, entre outras”, especifica.
Moana Meira explica que as Nações Unidas definem a violência contra as mulheres como "qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada".
Projeto de Decreto de Marcos do Ovo é aprovado e Câmara concederá Título de Cidadania a Agnaldo Silva Costa
O senhor Agnaldo Silva Costa será agraciado com o Título de Cidadão Jequieense. A Sessão Solene de outorga acontecerá em data oportuna. O Projeto Legislativo foi proposto pelo vereador Marcos Lameque (Marcos do Ovo), em reconhecimento a sua efetiva participação no dia a dia da cidade.
Agnaldo Silva Costa, nasceu no dia 23 de dezembro de 1934, na Fazenda Caldeirão da Onça, antes conclamado de Três Morros, hoje Lafaiete Coutinho.
Casado com a senhora Camila Braga Costa, com quem tem quatro filhos: Ana Rosa, José Alberto, Risana e Adriana, além de netos e netas: Eduardo, Isadora, Sofia, Emanuela, Rafaela, Gabriel e Erica, Guilherme, Vitoria, Beatriz e Anna e uma bisneta Alice.
Agnaldo é Filho de José Bento da Costa e de Adélia Costa.
Com PL de Bui Bulhões Jequié terá Sistema Municipal de Preservação às Nascentes e Mananciais de Água
Criado o Sistema Municipal de Preservação às Nascentes e Mananciais de Água, denominado “Água é vida” no município de Jequié. A proposta foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Bui Bulhões. Pela lei o Poder Executivo local poderá estabelecer parcerias com outros órgãos municipais, estaduais e federais bem como com a sociedade civil organizada para cumprimento do estabelecido na presente Lei que foi aprovada por unanimidade.
Bui Bulhões informa que, com a lei, poderão ser contemplados os proprietários que desenvolverem, em suas propriedades, projetos de recuperação e proteção de nascentes, córregos, sangas, rios, olhos d’água e banhados.
Fica estabelecido também que todas as nascentes e cursos d’água existentes no território do município de Jequié, em propriedades públicas ou privadas, serão cadastrados para fins de proteção e conservação, com vistas à garantia de suprimento de recursos hídricos para a população.
“Para que possamos garantir às futuras gerações água de qualidade e em quantidade devemos buscar todas as formas possíveis de reeducação e cuidados com a água que brota gratuitamente do lençol freático dentro do território municipal”, enfatiza o vereador Bui Bulhões.
Logradouro público em construção no São Judas Tadeu terá denominação de “Praça Raimundo Nonato Filho” por iniciativa de Joaquim Caíres
A praça que vem sendo construída pela Prefeitura, entre a Rua Oswaldo Alvares Meira e as Avenidas 2 e 9, no entorno da quadra poliesportiva do bairro São Judas Tadeu, terá a seguinte denominação: Praça Raimundo Nonato Ribeiro Filho. Projeto de Lei nesse sentido foi apresentado na Câmara pelo vereador Joaquim Caíres, atendendo solicitação de moradores da localidade.
Na justificativa do PL, foi enfatizado pelo vereador o espirito público do saudoso Raimundo Nonato, sempre muito comprometido com o bairro. “Durante sua vida, Raimundinho demonstrou um compromisso excepcional com o desenvolvimento do município e, em particular, com o bem-estar dos moradores do bairro São Judas Tadeu, contribuindo para a melhoria da infraestrutura do bairro”, coloca.
Raimundo foi um lutador incansável pela pavimentação das ruas na época, além de tratar questões relacionadas ao saneamento básico e outras melhorias. “Sua dedicação à comunidade também se manifestou por meio de ações sociais, como a distribuição de cestas básicas, organização de eventos em datas comemorativas e a promoção de mutirões de saúde da família”, completa Caíres.
Pelo seu envolvimento ativo e compromisso com o bairro São Judas Tadeu, Raimundo Nonato Ribeiro Filho foi eleito presidente da comunidade por cinco mandatos. Sua liderança efetiva e habilidades organizacionais contribuíram para o desenvolvimento e o fortalecimento do bairro, além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos os residentes.
Além de lutar por diversas melhorias para qualidade de vida dos moradores do bairro São Judas Tadeu, Raimundinho foi um dos líderes dos movimentos para implantação do Conjunto Habitacional do Mutirão São Judas Tadeu e do Loteamento Jardim Amaralina.
Raimundo Nonato Ribeiro Filho faleceu no dia 6 de fevereiro de 2021, deixando um legado de trabalho incansável em prol da cidade de Jequié, especialmente do bairro São Judas Tadeu.
Dessa forma, a presente proposta de lei visa render a merecida homenagem póstuma a esse ilustre cidadão, nomeando a nova praça no bairro São Judas Tadeu como "Praça Raimundo Nonato Ribeiro Filho". Essa denominação não apenas preservará sua memória e reconhecerá sua contribuição significativa à comunidade, mas também inspirará os moradores a valorizarem a história e a dedicação de Raimundo Nonato Ribeiro Filho, servindo como exemplo para as futuras gerações.
Gilson Fonseca será agraciado com Comenda em reconhecimento pelo que fez e faz pelo futebol de Jequié por indicação de Tinho
- Estamos homenageando um importante patrimônio do futebol jequieense”. A declaração é do vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), ao ter Projeto Legislativo de sua autoria aprovado, na Câmara Municipal, em que outorga ao médico Gilson Manoel Fonseca a “Comenda Valter Gomes de Santana”, honraria instituída para reconhecer pessoas que se destacam no esporte.
O homenageado é um abnegado desportista com uma vasta folha de serviços prestados ao futebol de Jequié, como médico e conselheiro.
Ainda na ativa, como médico voluntário da Associação Desportiva Jequié (ADJ), Gilson Fonseca construiu uma relação de amor com o time desde a sua percepção, ou seja, antes mesmo de sua fundação em 1969.
Ele integrou a Comissão que lutou até a culminância de profissionalizar a equipe da ADJ, juntamente com o seu pai Manoel Fonseca, com seu irmão Gileno Fonseca, Maneca Sampaio, Evandro Lopes, Milton Rabelo. Carlos Lopes, Zé Conceição, Gileno Barros, Isidoro Manoel do Carmo, Jonas Almeida, Éverton Almeida e outros.
No primeiro momento, ele foi designado representante da ADJ junto à Federação Bahiana de Futebol, função que ocupou até 1973. Não demorou muito, em 1976, foi alçado à presidência do time para um mandato de 2 anos.
É reconhecida por todos, sua destacada atuação como médico da Associação Desportiva Jequié, exercício iniciado em 1978. E sua participação não se resume a ADJ. Sua trajetória é marcada ainda pela valorosa contribuição dada, em especial como médico, ao futebol feminino de Jequié. Nesse particular, trata-se de um capítulo importante de seu engajamento em prol do futebol.
Gilson Fonseca tem forte ligação com Jequié, além do futebol. Nascido em 1946, em Itagibá, veio para a cidade de Jequié aos 10 anos de idade. Mesmo no período em que esteve prefeito do município de Itagibá, por cinco mandatos, jamais deixou de participar das atividades esportivas em Jequié.
Marcinho pede rede de abastecimento de água potável para a região da Fontinha
Levando em consideração que a comunidade da Fontinha, zona rural de Jequié, tem enfrentado sérias dificuldades no acesso à água potável, o que compromete a qualidade de vida e a saúde dos moradores, vereador Marcinho propôs, na Câmara Municipal, a instalação de rede de abastecimento de água potável na região.
A falta de um abastecimento regular de água potável, segundo o vereador, tem causado inúmeros transtornos, levando moradores a depender de fontes alternativas, muitas vezes não seguras, para suprir suas necessidades básicas.
“É de fundamental importância que sejam tomadas medidas efetivas para proporcionar à comunidade da Fontinha o acesso à água potável de qualidade”, apelou Marcinho.
Vereador Soldado Gilvan defende sede própria para a Guarda Municipal
Atento as demandas da Guarda Municipal de Jequié, vereador Soldado Gilvan apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que defende a construção da sede própria da corporação.
Ele explica que, atualmente, a Guarda Municipal está instalada em um local improvisado, que não dispõe de instalações adequadas para o efetivo trabalho de Segurança Pública, conforme ADPF 995.
A medida visa proporcionar melhores condições de trabalho para os guardas municipais e, por conseguinte, melhor atendimento à população jequieense.
Soldado Gilvan lembra que a Guarda Municipal de Jequié é merecedora de sede própria, depois de mais de 70 anos ocupando espaços provisórios.
Por iniciativa da Professora Cida Rua U do loteamento Água Branca ganha nova denominação: Rua Anézio José Luz
Atual Rua U, localizada no loteamento Água Branca, ganha nova denominação: Rua Anézio José Luz. A mudança decorre de Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal, de autoria da vereadora Professora Cida.
Enézio fixou residência na referida rua 40 anos atrás, de onde partiu para a morada eterna aos 82 anos. Carismático, conquistou a amizade de vizinhos e pessoas que desfrutaram de sua companhia.
Profissionalmente, exerceu a função de vigilante no Reservatório de Água da Embasa, mas nunca abandonou a sua real vocação que era trabalhar na agricultura.
Professora Cida cita relatos de pessoas próximas de que Enézio era uma pessoa que transpirava a paz, no lugar que ele estivesse não havia desavença, e caso ele chegasse em um local houvesse alguma, essa logo acabaria, e a paz voltava a reinar.
“Pela pessoa que foi, o senhor Enézio deve permanece vivo na memória de familiares, amigos, vizinhos e conhecidos e nada mais justo do que ter o nome dele na rua onde morou por 40 anos”, justifica Pró Cida.
Vereadores participam de Audiência Pública em prol da melhoria do transporte coletivo
Com a Câmara Municipal representada pelos vereadores Tinho, Bui Bulhões, Moana Meira, João Paulo, Walmiral Marinho e Soldado Gilvan, foi realizada nesta segunda-feira, dia 25.09, Audiência Pública destinada a discutir demandas, solicitações, sugestões de melhorias que vão servir para a elaboração do processo licitatório que a Prefeitura vai lançar relativo ao transporte público urbano.
Para o presidente da Câmara, o evento, promovido Pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, foi bastante produtivo do ponto de vista das contribuições dada pelos usuários do transporte público que compareceram à reunião. “Oportuna essa iniciativa de ouvir que utilizar o transporte para apresentar suas queixas e suas sugestões. Parabéns ao prefeito Zé Cocá, ao secretário Helder e os demais envolvidos pela iniciativa”, pontou.
A audiência contou a presença dos secretários Helder Souza Santos e Eliezer Pereira ‘Fiim’; do procurador geral Daniel Quadros; da superintendência de Trânsito, Karla Geambastiane, além de vereadores e membros de diversos segmentos da sociedade civil, em especial entidades sociais como AJECE, AMAJE, ADEFIJ, APIB, além de Rotary, IFBA e outros.
Os vereadores deram contribuições com opiniões sobre medidas que devem ser adotadas com vistas à melhoria da qualidade do transporte público urbano com a finalidade de ofertar um serviço que atenda as reais necessidades de seus usuários.
Do público também vieram muitos críticas e desabafos, principalmente com relação a maneira como as vans vem atuando na cidade, não respeitando direitos adquiridos quanto a gratuidade. “Pessoas com deficiência, idosos e outras pessoas com direito à gratuidade são desrespeitadas por motoristas de vans, isso preciso de reparado”, colocou Luzinete Maria, da Ajece.
A Prefeitura planeja elaborar processo licitatório para contratação de empresa para explorar o transporte coletivo urbano e, para tanto, abriu essa escuta. Atualmente, o serviço é prestado pela Coobma em regime de contrato emergencial.
Câmara aprova instituição do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais a partir de PL do vereador San David
Aprovado, no âmbito da Câmara Municipal de Jequié, a instituição do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais - CMPDA - órgão consultivo e fiscalizador e de composição paritária entre o governo municipal e a sociedade civil, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa partiu do vereador San David e tem por finalidade orientar o desenvolvimento e a execução de ações voltadas à proteção, defesa dos direitos e ao bem-estar dos animais.
De acordo com a Lei, competirá ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais acompanhar, discutir, sugerir, propor e fiscalizar as ações do Poder Público voltadas à proteção, defesa e bem-estar dos animais e estabelecer diretrizes e propor estratégias para a implantação, o desenvolvimento e a gestão de programas de proteção animal, especialmente voltados ao controle populacional de cães e gatos, ao controle epidemiológico de zoonoses, além de outros riscos à saúde pública e animal e à preservação do meio ambiente.
Outras competências são: acompanhar e avaliar o desenvolvimento das ações do programa de controle populacional de cães e gatos; incentivar e motivar a prática de posturas de posse, propriedade ou guarda responsável de animais; prestar colaboração técnica, sugerindo o aperfeiçoamento de programas e ações, assim como da legislação, afetos à proteção, defesa e bem-estar dos animais; estabelecer diretrizes e prioridades para a alocação de recursos do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e acompanhar e fiscalizar a sua aplicação, entre outras.
San David esclarece que o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais será composto por 10 membros, com representação do Poder Público Municipal e da sociedade civil e terão um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos por um mandato de igual período, enquanto no desempenho das funções ou cargos nos quais foram nomeados ou indicados.
“Queremos com este Conselho definir uma política pública em defesa dos direitos animais e, com isso, proteger também a saúde da população, haja vista que há uma carência e uma lacuna de ordem legal na esfera da municipalidade, tomando- se imprescindível tal iniciativa”, observa o vereador San David.
Ramon Fernandes tem PL aprovado para denominar de Raimundo Morais Nascimento Praça situada no Cururu
Projeto de Lei de autoria do vereador Ramon Fernandes foi aprovado pela Câmara Municipal denominando de Raimundo Morais Nascimento a Praça situada no Complexo Esportivo Waldomiro Borges, no Campo do Cururu, bairro Joaquim Romão. Nascido nesta cidade em 1971, Júnior Xek como era carinhosamente conhecido, faleceu em 2022, em decorrência de problemas cardíacos, deixando uma grande lacuna na comunidade.
Vereador Ramon Fernandes afirma que desde pequeno, Júnior Xek sempre teve talento para a arte, começando a desenhar ainda aos 10 anos de idade e não demorou para se destacar como desenhista entre seus colegas de classe. Com o tempo tomou gosto pela harmonia dos traços e se transformou em um excelente profissional fazendo também cartuns e pinturas de tela.
Parentes, amigos, vizinhos e todos que o conheceram fazem questão de afirmar que ele foi um cidadão incrível, sendo um bom esposo. Com Odailma construiu uma relação de amor e carinho durante 30 anos e tiveram um casal de filhos: Pablo Ricardo e Érica Horrana.
Graças ao seu carisma e comprometimento com o Joaquim Romão tornou-se um importante líder comunidade, principalmente na região do “Campo do Cururu”.
Cobertura asfáltica das Ruas F e I do loteamento Ipanema é solicitada por Sidney Magal
A cobertura asfáltica das Ruas F e I, localizadas no loteamento Ipanema, bairro Curral Novo, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Sidney Magal, justificando que são artérias populosas e bastante movimentadas.
Segundo Sidney Magal, os moradores aguardam por melhorias na infraestrutura destas vias há anos. “Essas obras vão levar conforto e qualidade de vida a este expressivo número de moradores que residem e trafegam na área”, comenta o vereador.
Câmara recebe secretária de Fazenda para prestação de contas do 2º quadrimestre de 2023
A Câmara de Vereadores realizou Audiência Pública nesta quinta-feira, dia 28.09.23 visando a prestação de contas do segundo quadrimestre 2023 das contas da Prefeitura. A secretária municipal de Fazenda, Maria Paixão Oliveira dos Santos compareceu a reunião presidida pelo vereador Soldado Gilvan Santana.
Na ocasião, foi revelado que a audiência pública é uma atividade importante para garantir a transparência, a eficiência e a legalidade da gestão pública.
As informações sobre os relatórios financeiros transmitidas pela consultora Ana Paula está disponível nos arquivos da TV Câmara: https://www.youtube.com/watch?v=bZTuJu3j7g8
Ziel Cavalcante pede pavimentação asfáltica das Ruas Gustavo Santos Ribeiro e José Cláudio Mota
A realização de pavimentação asfáltica da Rua Gustavo Santos Ribeiro e da Rua José Cláudio Mota, ambas localizadas no bairro Curral Novo, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ziel Cavalcante.
Argumenta que as citadas ruas são importantes vias deste populoso bairro Curral Novo e sua pavimentação asfáltica atenderia um desejo antigo dos moradores da localidade.
“Defendemos esse olhar especial para as ruas Gustavo Santos Ribeiro e José Cláudio Mota no histórico bairro Curral Novo”, justifica.
Walmiral Marinho reivindica implantação de serviços de saneamento básico do Curral Novo
O vereador Walmiral Marinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta visando à implantação de serviços de saneamento básico em benefício do bairro Curral Novo. Afirma que a ausência desses serviços tem causado impactos significativos na qualidade de vida dos moradores e no ambiente local.
“A falta de acesso a água potável de qualidade, a ausência de sistema de tratamento de esgoto adequado e a carência de coleta regular de resíduos têm gerado preocupações sérias em relação à saúde pública e à preservação do ecossistema”, destaca da Indicação.
No documento, Walmiral Marinho pede encarecidamente a atenção das autoridades competentes para a seguinte solicitação de serviços de saneamento básico: abastecimento de água potável; tratamento de esgoto e coleta de resíduos.
“Estamos confiantes de que a implementação desses serviços não apenas melhorará as condições de vida dos moradores, mas também contribuirá para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável do histórico e tradicional bairro do Curral Novo”, complementa.
Gutinha propõe conclusão da pavimentação asfáltica da Rua Álvares Cabral
Partiu do vereador Gutinha, a apresentação, na Câmara Municipal, de uma proposta em que o mesmo reivindica a conclusão da pavimentação asfáltica da Rua Álvares Cabral, no Centro, ligando a uma parte da Rua Deputado Manoel Novaes e a Rua Roque Sampaio, no bairro São Luís, vias que dão acesso ao loteamento Recanto dos Pássaros.
Segundo o parlamentar, a conclusão da pavimentação asfáltica irá, não somente melhorar o acesso às citadas localidades, como também aumentará a comodidade, o conforto e a segurança dos condutores que por elas transitam, somando o fato que a benfeitoria contribui também para o melhoramento e desenvolvimento do bairro.
“Entendemos que tal reinvidicação é de suma importância para os moradores do bairro São Luís e do loteamento Recanto dos Pássaros, conclui.
Bui Bulhões homenageia profissionais pela passagem do Dia Nacional dos Agentes Comunitários
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias foram homenageados pela Câmara Municipal de Jequié, a partir de iniciativa do vereador Bui Bulhões que apresentou Moção pela passagem do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate às Endemias, celebrado em 4 de outubro.
“O agente comunitário de saúde é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce”, justifica o parlamentar.
O agente de combate às endemias, do mesmo modo, é o profissional igualmente comprometido com a cidade, trabalha vinculado a uma equipe de vigilância em saúde, mas atua de forma conjunta com a equipe de saúde da família sempre que possível.
“Além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças, o agente também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva”.
Marcos do Ovo pede revitalização do canteiro central na Av. José Moreira Sobrinho
A revitalização total do canteiro central na Av. José Moreira Sobrinho, bairro Jequiezinho, incluindo cuidados com as árvores plantadas ao longo de toda a sua extensão, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo.
“Justificamos nossa propositura ao fato de o ambiente encontrar-se carente de cuidados”, disse ao se refere a via que é uma das mais movimentadas do Jequiezinho.
Tinho requer pavimentação de ruas e construção de praça no Curral Novo
Levando em conta a importância de atender as necessidades dos moradores do Curral Novo com a promoção de obras e serviços, o vereador Tinho apresentou, na Câmara Municipal, propostas em que solicita a pavimentação das Ruas José Coelho e Rua Augusto Cruz.
Solicitou ainda a construção de uma praça devidamente equipada com academia ao ar livre, parque infantil, entre outros itens, em um terreno entre a Rua José Coelho e a Rua Augusto Cruz, também do Curral Novo.
“Tanto a pavimentação quanto a praça são pedidos antigos dos moradores que almejam muito melhorias para o bairro”, disse Tinho.
Câmara de Jequié aprova Moção de Repúdio a postura do deputado Antônio Brito no ato de entrega da Unacon
A Câmara Municipal de Jequié, por maioria de votos, aprovou Moção de Repúdio a postura do deputado federal Antônio Brito (PSD) “pelo seu comportamento inadequado, deselegante, desrespeitoso, durante o ato de inauguração da UNACON em Jequié, na última sexta feira (06/10/23)”.
No documento foi citado que o deputado foi extremamente infeliz ao proferir palavras de baixo calão em um evento público, mesmo estando ladeado por mulheres, a exemplo das senhoras Patrícia Miranda, primeira-dama do município de Jequié e secretária municipal de Desenvolvimento Social e da deputada estadual Olivia Santana (PCdoB), além de muitas outras pessoas, homens e mulheres que se encontravam em cima e nos arredores do palanque nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares.
Relata ainda que imagens feitas de diferentes ângulos, por pessoas que foram participar do evento, mostram o deputado Antônio Brito visivelmente irritado, emocionalmente descontrolado, sendo pouco gentil com o assessor especial da governadoria, responsável pelo cerimonial do Governo da Bahia, fazendo gestos bruscos, além de palavrões, num momento de fúria injustificável.
“É notório que não cabe na sociedade nenhum gesto de indelicadeza em quaisquer ambientes, muitos menos na presença de mulheres. E, quando parte de uma figura pública, que deve dar exemplo, a situação beira o ridículo”, completa.
Joaquim Caíres cobra Plano de Recuperação e Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Contas
Elaboração um Plano de Recuperação e de um Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Contas. Este é o teor da proposta apresentada na Câmara Municipal, pelo vereador Joaquim Caíres, levando em consideração a importância do Rio das Contas e seus afluentes, em especial o Rio Jequiezinho.
“Propomos essas medidas, especialmente na área do perímetro urbano de Jequié, compreendendo toda a extensão do Distrito Industrial, onde devem ser construídos quiosques, implantados equipamentos visando o desenvolvimento de atividades comerciais ligadas ao lazer e ao entretenimento da população, a qual será denominada de Praça de Alimentação e Lazer”, justifica.
Segundo Joaquim Caíres, tais iniciativas, além de melhorar as condições do rio, criariam alternativas de emprego e renda, além de proporcionar novas opções para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais. “A revitalização do leito do Rio das Contas e o aproveitamento de suas potencialidades, são ações necessárias não somente no sentido de melhorar o cenário paisagístico da cidade, mas, sobretudo, em razão das grandes necessidades ambientais”, observa.
Aliada à preservação e ao zelo pelo cenário ambiental, deve-se levar em consideração também a relevância do projeto para a criação de novas oportunidades para a população tão carente de áreas de lazer e entretenimento, criando, por extensão, espaços para a apresentação de nossos artistas, não obstante, as chances de gerar emprego e renda com a Praça de Alimentação.
Professora Cida pede drenagem e pavimentação asfáltica das Ruas do Bloco, Guilherme Fernandes e Newton Souza Anjos
A execução de serviços de drenagem e a pavimentação asfáltica da Rua Guilherme Fernandes, da Rua Newton Souza Anjos e da Rua do Bloco, no bairro Jequiezinho, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida.
Justifica que moradores e proprietários de oficinas nas referidas vias alegam preocupação com o período de fortes chuvas, pelos riscos de alagamentos que culminam em prejuízos materiais.
Professora Cida sugere a adoção de medidas visando a escoamento das águas pluviais. “É preciso atuar preventivamente antes das chuvas de fim de ano”, alerta.
Audiência Pública debate demandas do loteamento Morada dos Nobres dia 16
Demandas do loteamento Morada dos Nobres serão tema de uma Audiência Pública, a ser realizada na segunda-feira, dia 16, na Câmara Municipal. A proposta é do vereador Bui Bulhões e para a qual foram convidadas representações da Prefeitura, Embasa, Coelba, Ministerio Público, Defensoria Pública, entre outros.
Para o vereador Bui Bulhões, o debate é de extrema importância ainda mais porque os moradores ainda não têm acesso à água potável nem a energia elétrica.
“Essa situação afeta diretamente a qualidade de vida dos moradores, que estão tendo que recorrer a outras fontes de água e geradores para suprir suas necessidades básicas”, justifica o parlamentar.
Bui Bulhões espera que os órgãos competentes ouçam as demandas dos moradores e trabalhem em conjunto para solucionar esses problemas o mais breve possível.
Marcinho requer sistema de abastecimento de água potável para Laranjeira, Chácara Arueira e Salina
Vereador Marcinho teve aprovado, na Câmara Municipal, proposta em que o mesmo solicita a devida atenção da Embasa na busca por uma solução crucial para a população que reside nas regiões da Laranjeira, Chácara Arueira e Salina, localizadas na zona rural de Jequié. Trata-se da carência de acesso à água potável nessas áreas.
“Esta tem sido uma preocupação constante do nosso mandato”, observa o parlamentar ao cobrar as providências cabíveis no sentido de viabilizar a implantação de um sistema de abastecimento de água potável nas referidas regiões.
Também requer que a Prefeitura atue na disponibilização de recursos e infraestrutura necessários para a realização desse projeto vital para quem mora nessas localidades. Solicitou ainda a interferência do deputado Euclides Fernandes.
“A instalação de água potável nas regiões da Laranjeira, Chácara Arueira e Salina não apenas melhorará a qualidade de vida desses cidadãos, mas também promoverá o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da nossa comunidade como um todo”, complementou.
Ziel Cavalcante solicita construção de um Centro para a prática de Equiprovas na cidade
De autoria do vereador Ziel Cavalcante, a Câmara Municipal aprovou, Indicação que é solicitada a construção de um Centro para a prática de Equiprovas na cidade de Jequié.
Sua proposta é justificada pelos belos históricos da participação dos equinos para a prática de modalidades variadas de disputas entre montadores. “A paixão do homem pelo cavalo rompe gerações e ganha a cada dia novos adeptos”, comenta.
Acrescenta o vereador que existe a necessidade de um local apropriado e seguro para a prática de diversas modalidades, fato que preserva a saúde dos montadores e dos animais.
Colorido pede construção de praça no loteamento Jardim Maracanã
Vereador Colorido solicita, através de Indicação aprovada pela Câmara Municipal, a construção de uma Praça no loteamento Jardim Maracanã, entre as ruas Bangu e Corinthians, em um terreno em frente da Igreja Assembleia de Deus Canaã.
O objetivo de sua Indicação é proporcionar mais espaços de lazer e convivência para os moradores da localidade, ressaltando a importância de uma praça bem estruturada que atenda às necessidades dos moradores. Segundo ele, o terreno em frente da igreja é o local ideal para a construção, considerando sua localização estratégica e espaço disponível.
"A praça proporciona um ambiente propício para a convivência, a praça será um ponto de encontro que incentiva a interação entre os moradores. Além disso, a realização de eventos e atividades culturais fortalecerá os laços comunitários e promoverá a identidade do bairro", justifica Colorido.
Joaquim Caíres reivindica asfaltamento das Ruas Padre Altino Freire, Tiradentes e Sinhá Soares
Com o objetivo de garantir maior comodidade para os moradores e usuários das Ruas Padre Altino Freire, Tiradentes e Sinhá Soares, todas localizadas no perímetro central da cidade, o vereador Joaquim Caíres teve aprovado pela Câmara Municipal, proposta de sua autoria em que reivindica a pavimentação asfáltica das referidas vias.
"Assim como vem sendo feito em muitas outras artérias, esperamos que tais medidas, que consideramos fundamentais para melhorar a mobilidade urbana e valorizar a região central, sejam implementadas nessas ruas ora indicadas", justifica o vereador.
Para Joaquim Caíres, a pavimentação asfáltica vai além da melhoria da acessibilidade, também, valoriza o Centro, que é considerado o coração da cidade. Além do mais, a pavimentação asfáltica representa modernização e progresso.
"Essa medida é essencial para acompanhar as demandas da população e garantir uma infraestrutura de qualidade, compatível com as necessidades de uma cidade em desenvolvimento", conclui.
Moana Meira volta a solicitar olhar especial para os loteamentos Sunville I e Sunville II
A vereadora Moana Meira voltou a solicitar um olhar especial para os loteamentos Sunville I e Sunville II, desta vez, reivindicado pavimentação asfáltica das seguintes Ruas Escaravelhos, das Mariposas e Rua dos Vaga-lumes, no loteamento Sunville I; e Ruas Ariano Suassuna, Fernando Pessoa, Zelia Gatai, no loteamento Sunville II.
“Já fizemos várias solicitações de melhorias para o Sunville e uma das carências apontadas pelos moradores diz respeito a pavimentação asfáltica”, justifica a vereadora.
A pavimentação de ruas e avenidas tem importância vital para a cidade que o poder não deve abrir mão de oferecer tais benefícios aos moradores.
Junior Braga reivindica instalação de radares ao longo da Avenida Ulisses Coelho Lima
Atento as necessidades dos usuários da Avenida Ulisses Coelho Lima, o vereador Junior Braga apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que requer a instalação de radares fixos, em pontos estratégicos para garantir a obediência aos limites de velocidade ao longo da via.
“Estamos solicitando da Prefeitura, a ampliação, do número de aparelhos da rede de monitoramento na cidade, ora existente na Avenida César Borges com a finalidade de coibir acidentes na região”, destaca o vereador.
Considerando que o monitoramento eletrônico é essencial, Júnior Braga citada a grande movimentação de veículos e pessoas na região que inclui o Centro Industrial, área que concentram milhares de trabalhadores distribuidos nas mais diversas fábricas.
Ramon Fernandes volta a solicitar asfaltamento da estrada que liga a BR 330 ao povoado da Barragem da Pedra
A viabilização do asfaltamento da estrada que liga a BR 330 ao povoado da Barragem da Pedra, numa extensão de 6,5 km foi solicitada na Câmara Municipal pelo vereador Ramon Fernandes.
Entende que os investimentos são necessários para facilitar o acesso dos moradores e da população em geral, para o escoamento da produção local, o transporte da comunidade escolar e agilizar o atendimento médico de urgência e emergência.
Além do mais, trata-se de uma reivindicação antiga dos moradores e visitantes da área que dispõe de pontos turísticos bastantes visitados ao longo do ano.
O trecho da estrada em questão encontra-se sem pavimentação, o que acaba dificultando a vida, em especial, dos moradores do povoado.
Soldado Gilvan pede Horto Florestal funcionando plenamente na cidade
Um Horto Florestal funcionando plenamente na cidade. Este é o teor da proposta apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Soldado Gilvan, em face de sua grande relevância para a população que anseia por este importante serviço público.
O Horto Florestal de Jequié, lembra do vereador, foi criado pelo Decreto nº 38.703, de 28 de janeiro de 1956, subordinado ao Serviço Florestal do Ministério da Agricultura e o seu funcionamento pleno é uma necessidade, ainda mais em uma cidade como Jequié que está localizada numa área de transição com biomas de Caatinga, Mata Atlântica e Mata de Cipó.
Tinho propõe implantação do Programa de Tempo Integral no Stela Câmara Dubois
Implantar no Colégio Municipal Stela Câmara Dubois o Programa de funcionamento em Tempo Integral, foi reivindicado, na Câmara Municipal, pelo vereador Tinho, argumentando que essa modalidade de ensino atende melhor as necessidades dos alunos a partir do oferecimento de atividades complementares supervisionadas, como esporte, reforço escolar, aulas de música, de artes, de informática e outras.
Segundo Tinho, entre as vantagens do ensino em tempo integral estão a melhora do rendimento do aluno; evitar possível tempo ocioso das crianças e adolescentes; possível afastamento do risco social; além de possibilitar a orientação nos estudos e das tarefas.
“Acreditamos muito na eficiência do Programa em Tempo Integral nas escolas e esperamos que este projeto avance em nossa cidade, alcançando o maior número de estabelecimentos de ensino possível”, argumenta o vereador.
Audiência Pública proposta por Bui Bulhões aponta soluções para o loteamento Morada dos Nobres
A partir de iniciativa do vereador Bui Bulhões, a Câmara Municipal promoveu, nesta segunda-feira, dia 16 de outubro/23, Audiência Pública para debater demandas do loteamento Morada dos Nobres, localizado no bairro Mandacaru.
O encontrou contou com a participação de representações da Prefeitura, Embasa e Coelba. Vários moradores compareceram a reunião considerada bastante produtiva por todos pelos encaminhamentos adotados pelos órgãos públicos presentes.
“Concluímos essa Audiência Pública felizes com os resultados obtidos. Todos se comprometeram avançar com as providências que cabe a cada órgão para solucionar os problemas que mais afligem os moradores”, enfatizou Bui Bulhões.
Entre os problemas, a comunidade sofre com a ausência de água encanada e energia elétrica. Trata-se de uma situação antiga que vem se arrastando ao longo dos anos, pois o proprietário do loteamento não faz a parte que lhe cabia de entregá-lo devidamente urbanizado, e as gestões anteriores não adotaram as medidas cabíveis.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Lucindo Menezes, não resta alternativa aos poderes públicos senão fazer intervenções para garantir os serviços públicos essenciais como água encanada, esgotamento sanitário, energia elétrica, cuidados com as ruas, entre outros.
O abastecimento de água é feito pela Prefeitura, informou o Leonardo Reis, que representou o secretário de Serviços Públicos, Helder Souza. O representante da Embasa, Gabriel Ramos, assegurou que a rede de distribuição de água está pronta, mas que ainda depende de regularização, o que não deve representar um obstáculo maior para iniciar o processo de ativação e teste do sistema e posterior cadastramento dos imóveis.
O supervisor regional da Coelba, Erisvaldo Mascarenhas, também reafirmou o compromisso de, tão longo, providenciado o arruamento da localidade, com a definição das medidas dos passeios desenvolverá as atividades visando a implantação dos postes.
A secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Santana, foi representada por Ana Marta e Ariadne Dócio.
“A Câmara de Vereadores cumpre, mais uma vez, com o objetivo de promover debates importantes como este, visando encontrar soluções práticas para os problemas da comunidade”, conclui Bui Bulhões.
Câmara recebe secretário de Cultura para prestação de contas da festa junina 2023
Atendendo o que dispõe a legislação municipal vigente, que estabelece a obrigatoriedade da prestação de contas dos gastos da festa junina a cada exercício financeiro, a Câmara de Jequié recebeu, nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, o secretário de de Cultura e Turismo deste Município, Domingos Ailton e a equipe técnica desta Secretaria, quando foi apresentado o detalhamento das despesas e explanações sobre o São João de Jequié realizado em 2023.
Durante a reunião, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Tinho, e da qual também participaram da mesa de atividades o vereador Soldado Gilvan e o secretário de Relações Institucionais, Eliezer Pereira Fiim, coube ao secretário Domingos destacar a importância, em números, o sucesso da festa que engloba a Vila Junina, realizada na Praça Ruy Barbosa; a apresentação de artistas nacionais, regionais e da cidade no palco principal instalada na Praça da Bandeira; e as apresentações no interior do Município.
Além dos valores culturais e econômicos, também mereceu destaque o clima de segurança que imperou no decorrer da festa junina, resultado da união de forças de todos os órgãos públicos engajados no êxito do evento.
Saúde Mental será tema de Audiência Pública por iniciativa do vereador Gutinha
Cuidados com a Saúde Mental da População de Jequié. Este é o tema da Audiência Pública a ser realizada na Câmara Municipal, às 9 horas da manhã de sexta-feira, dia 20 de outubro. A iniciativa é do vereador José Augusto Aguiar (Gutinha) e tem por objetivo a promoção de um amplo debate em torno das medidas a serem adotadas visando à melhoria e a ampliação dos serviços públicos ofertados à população de Jequié.
A proposta é reunir representações da Prefeitura, Governo do Estado, Ministério Público estadual, entidades, conselhos, além de profissionais da área e usuários em geral para, deste encontro, saírem resoluções capazes de atender a carência da comunidade que almeja uma assistência cada vez mais qualificada.
Segundo o vereador Gutinha, o debate sobre cuidados com a Saúde Mental está na ordem do dia no Brasil inteiro e a Câmara de Vereadores, com esta Audiência Pública, busca proporcionar um momento de diálogo e debate de um tema tão importante para a população jequieense.
Moana Meira é homenageada pela sua eleição para presidente da Federação das APAES da Bahia
A Câmara Municipal de Jequié homenageou, por iniciativa do vereador Ramon Fernandes, a vereadora Moana Meira, pela sua eleição para presidente da Federação das APAES da Bahia, cuja escolha ocorreu em assembleia ordinária realizada em Salvador.
Moana Meira atua na área da educação há 25 anos e, ao longo dos anos escreve seu nome na história pelo seu destacado desempenho na Educação Especial.
Iniciou sua carreira no Magistério dando aula em algumas escolas da cidade, vindo a abrir sua própria escola no bairro Mandacaru; a Escola Renascer. “Ali começou sua trajetória exercendo o verdadeiro amor ao próximo e a doação pelas pessoas com deficiência”, observou o parlamentar.
Ramon Fernandes lembra que a experiência de Moana Meira na APAE começou quando ela era sócio contribuinte. Em 2011, foi eleita presidente da APAE-Jequié pela primeira vez. Anos depois voltou a ocupar o mesmo cargo. Sempre fez parte da diretoria, chegando a superintendência.
Atualmente Moana é vereadora, superintendente da APAE de Jequié, diretora Social das APAES da Bahia, e na última quarta-feira (11/10) durante o Congresso Estadual das APAES-BAHIA, foi eleita presidente da Federação das APAES da Bahia para o próximo triênio.
Considerada como uma liderança inspiradora e comprometida, foi aclamada pela antiga diretoria e todos os presentes, que anseiam em vê a inclusão e os direitos da pessoa com deficiência avançarem ainda mais na sua gestão.
Moana Meira é graduada em Magistério e Pedagogia, Pós Graduada em Educação Especial, Tea, Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Psicologia Educacional, Neuro Psicopedagogia, Educação Inclusiva, Psicomotricidade e Atendimento Educacional Especializado.
Professora Cida pede drenagem e pavimentação da Travessa da Rua I no lot. Água Branca
Executar obras de drenagem e pavimentação da Travessa da Rua I, ao lado do Condomínio Borda da Mata, no loteamento Água Branca. Este é o objetivo da Indicação apresentada, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cidade.
Segundo ela, os moradores alegam que o serviço de pavimentação passou nas imediações, mas a Travessa da Rua I, com aproximadamente 50 metros, ficou sem as melhorias necessárias.
Professora Cida explica que esta localidade, em período de chuva, levam os moradores a colocar barreiras nas portas de suas casas como forma de tentar impedir que a enxurrada invada os imóveis.
Marcos do Ovo solicita construção de praça na Cachoeirinha
Considerando a importância das obras de infraestrutura para à melhoria da qualidade de vida da população, vereador Marcos do Ovo apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a construção de uma praça, na Cachoeirinha, devidamente dotada de parquinho e academia ao ar livre.
Em sua justificativa, o parlamentar esclareceu que a referida propositura leva em conta que a Cachoeirinha é uma localidade carente de áreas de diversão e entretenimento e que uma praça atenderia esse importante pleito dos moradores.
Walmiral Marinho reivindica instalação de urna eleitoral para o Assentamento Flor da Terra
A adoção das medidas cabíveis visando à instalação de uma urna eleitoral no Assentamento Flor da Terra, foi reivindicada, na Câmara Municipal, pelo vereador Walmiral Marinho.
Para o parlamentar, a instalação de uma urna eleitoral no Assentamento Flor da Terra é fundamental para facilitar a participação democrática efetiva daquela comunidade, tornando o processo eleitoral mais acessível para os moradores da referida localidade.
“Estou bastante satisfeito com o resultado”, diz Gutinha sobre audiência pública sobre cuidados com a saúde mental
Um encontro representativo e bastante participativo. Assim foi a audiência pública sobre os “cuidados com a saúde mental da população de Jequié”, realizada pela Câmara Municipal, nesta sexta-feira, dia 20 de outubro. A proposta foi do vereador Gutinha e contou com a participação de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, Uesb, Governo do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Conselho de Saúde, profissionais de várias áreas a exemplo de psicólogos e outros. Dezenas de usuários dos serviços de saúde mental também participaram do evento, opinando sobre a situação atual e dando sugestões.
“Estou bastante satisfeito com o resultado da audiência pública”, enfatizou o vereador Gutinha, para quem tudo saiu conforme o esperado, ou seja, além de fazer um diagnóstico da atuação dos órgãos de assistência, também foram apontadas saídas para o aperfeiçoamento das ações. “É certo que todos estão engajados em oferecer o melhor serviço e muita coisa funciona bem, porém, temos muito a ser feito para melhorar na ponta”, completa.
Entre as sugestões apresentadas destaque para a integração das ações, pois a saúde sozinha não dará conta dos problemas relacionados a saúde mental da população. É preciso o envolvimento da educação, cultura, esporte, lazer e que não fiquem reduzidas a participação da Prefeitura, mas também de órgãos de outras esferas de governo e da iniciativa privada.
Participaram da audiência pública os vereadores Gutinha, Soldado Gilvan, Marcos do Ovo, Moana Meira e João Paulo; secretário M. de Saúde, Marlon Pereira; da coordenadora do Serviço de Saúde Mental do Município, Karine Fernandes e vários outros funcionários da Prefeitura; Ricardo Santana, representando a diretora do HGPV; a promotora de Justiça, Juliana Sampaio; Isis Biondi que representou a Defensoria Pública; as professoras Edite Lago e Patrícia Anjos, do Departamento de Saúde da Uesb; os psicólogos Manoel Messias, Pastor Sandro e muitos outros profissionais da área; professora Ivone Nery do Conselho Municipal de Saúde; OAB e outras entidades.
Também foi destaque na reunião, a presença maciça de usuários dos serviços públicos de saúde, que tiveram oportunidade de opinar, dando boas sugestões.
Vereador Gutinha lamenta falecimento de Miralva Moreira Rocha
O vereador José Augusto Aguiar (Gutinha), lamentou o falecimento da senhora Miralva Moreira Rocha, ocorrido no último dia 17 de outubro. Através de Moção de Pesar, o parlamentar enfatizou que a saudosa Miralva Moreira Rocha deixa o plano terrestre partindo para a eternidade com a certeza de ter cumprido sua missão de semear o bem.
Ela deixa uma imensa lacuna na comunidade, em especial entre seus familiares, amigos, vizinhos e entre todos aqueles que a conheceram e tiveram o prazer de seu convívio”, observou Gutinha.
Miralva Moreira Rocha, mãe de dois filhos: Gilson Dias Rocha Filho e Juliana Moreira Rocha, foi servidora pública municipal, estando aposentada. “Ela sempre foi muito prestativa e atenciosa com todos”, destacou o vereador.
Ramon Fernandes homenageia UPA de Jequié pelos seus 6 anos de funcionamento
O vereador Ramon Fernandes homenageou a Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Jequié, que nos dia 23 de outubro de 2023, completou seis anos de funcionamento na cidade. Em Moção de Aplausos, ele enalteceu o trabalho realizado pela equipe que tem como gestora local Michele Barreto.
Segundo o vereador, a UPA oferecer atendimento acolhedor e humanizado, sendo responsável pela assistência a milhares de pessoas todos os anos.
Inaugurada em 23 de outubro de 2017, a unidade passa atualmente por reforma de ampliação de leitos e consultórios e ofertará ainda mais serviços à população jequieense.
Neste ano, a unidade já realizou 66.450 atendimentos médicos e multiprofissionais, além de 119.840 exames e procedimentos.
APPM-BA é homenageada pelo vereador Soldado Gilvan Santana pelos seus 64 anos
Os 64 anos da Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia – APPM -, atualmente presidida pela Cabo PM Alaíce Gomes, foi lembrado, pela Câmara Municipal de Jequié, a partir de uma iniciativa do vereador Soldado Gilvan, que apresentou Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho desenvolvimento pela entidade ao longo dessas mais de seis décadas.
Fundada em 15 de outubro de 1959, reconhecida como utilidade pública pela Lei estadual nº 1948, de 18 de dezembro de 1963, e Lei Municipal nº 2405 de 30 de agosto de 1972, a APPM-BA está presente nas mais diversas cidades do Estado, a exemplo de Jequié, que é sede da 4ª Regional, vem desenvolvendo um excelente trabalho para toda tropa da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia.
Soldado Gilvan lembra que conquistando vários avanços significativos, a entidade vem se espalhando por todo o Estado com a criação de várias regionais como a 1ª Regional - Ilhéus, 2ª Regional Alagoinhas, 3ª Regional Itabuna, 4ª Regional Jequié, 5ª Regional Feira de Santana, 6ª Regional Vitória da Conquista, 7ª Regional Eunápolis e a 8ª Regional Irecê.
Quanto os valores, a APPM preza pelo respeito, pela ética, pela responsabilidade, pelo comprometimento, pela eficiência, pela transparência e pela luta na defesa dos interesses de seus associados Policiais e Bombeiros Militares, buscando cada vez mais estar próximo dos mesmos com o objetivo constate de conquistar a sua valorização profissional perante ao Governo do Estado e a sociedade Baiana.
Ações do documento