Notícias
Pavimentação das Ruas Tibúrcio Silva, Curral Novo e Jovino Brito é solicitada por Marcos do Ovo
A inclusão das Ruas Tibúrcio Silva, Curral Novo e Jovino Brito no programa de pavimentação da Prefeitura foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo, visando atender essa importante demanda da comunidade do bairro Curral Novo.
O asfaltamento é de suma importância no sentido de melhorar as condições de circulação e trânsito no local, facilitando a vida dos seus moradores, além de proporcionar mais segurança aos cidadãos do bairro e minimizar a possibilidade de ocorrência de acidentes.
Junior Braga solicita pavimentação da Rua Grécia e da Rua e Trav. Campo São Júlio
Visando pôr fim ao sofrimento de moradores do KM 3, que ao longo da vida enfrentam sérios problemas relacionados a infraestrutura do bairro, vereador Junior Braga apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a pavimentação de ruas como: Rua Campo São Júlio, Travessa Campo São Júlio e Rua da Grécia.
“A concretagem destas vias, por certo, vai impactar positivamente no dia a dia da nossa comunidade”, afirmou o vereador, acrescentando que todos aguardam por essas obras com muita expectativa. “É a realização de um antigo sonho da população ter suas ruas pavimentadas”, finaliza.
Ziel Cavalcante reivindica cobertura asfáltica da via que liga a BR 330 ao Parque do Sol
De iniciativa do vereador Ziel Cavalcante, a Câmara Municipal aprovou proposta em que reivindica a cobertura asfáltica da via que liga a BR 330 ao Conjunto Residencial Parque do Sol, justificando que o trecho possui alto fluxo de veículos e pedestres e que, nem por isso, nunca mereceu a devida atenção do poder público.
A estrada é um importante elo com os conjuntos habitacionais Parque do Sol, Jardim Eldorado, Ouro Verde, além do Água Branca, Vila Vitória e outras localidades no bairro Jequiezinho.
“Não justifica a inexistência de pavimentação asfáltica”, reclama o vereador, acrescentando que os moradores sofrem muitos prejuízos com a falta de infraestrutura, o que provoca impacto negativa em suas vidas.
“Depois de uma vida inteira de espera, solicitamos a sua pavimentação asfáltica com a maior brevidade possível”, completa Ziel Cavalcante.
Moana Meira pede implantar do Programa de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde
Implantar o Programa de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) no âmbito do Município de Jequié. Este é o objetivo da proposta apresentada na Câmara Municipal, pela vereadora Moana Meira.
A vereadora explica que as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora que contribui para maior interação terapeuta/paciente, e na integração do ser humano com o meio e a sociedade.
Moana Meira acrescenta que as PICS também contam com uma visão ampliada do processo saúde-doença e com a promoção global do cuidado humano, inclusive o autocuidado. Esses tratamentos se utilizam de recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usados como tratamento paliativos em algumas doenças crônicas.
“Desta forma, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá oferecer, de forma integral e gratuita, 29 (vinte e nove) procedimentos de Praticas Integrativas e Complementares (PICS) à população”, conclui.
Vereadores defendem implantação de Universidade Federal em Jequié
As discussões em torno do fortalecimento do ensino superior em Jequié voltou à tona na cidade, com o assunto sendo abordado no âmbito da Câmara Municipal, a partir das propostas dos vereadores Bui Bulhões e Ramon Fernandes em que solicitam a união das forças políticas e da sociedade em geral em prol da implantação de uma Universidade Federal ou de um Campus Universitário da UFBA, com vistas a contemplar o município e a região com a oferta de novos cursos, dando uma enorme contribuição para o desenvolvimento regional.
Os parlamentares lembram que muitas cidades da Bahia já contam com universidades federais, que desenvolvem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social dessas regiões. Essas instituições de ensino superior atraem estudantes de diversas partes do país, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, além de desenvolver pesquisas, produzir conhecimentos e tecnologias, formar profissionais capacitados, além da oferta de novos campos de trabalho.
Ramon Fernandes e Bui Bulhões enfatizam que a expansão dos cursos superiores com a implantação de uma unidade federal em Jequié beneficiaria dois Territórios de Identidade: o Médio Rio das Contas e o Vale do Jiquiriçá, abrangendo 36 municípios: Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá e Ubatã no Médio Rio das Contas e Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayette Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas, Ubaíra no Vale do Jiquiriçá.
Ramon Fernandes e Bui Bulhões observam que, de acordo com o IBGE, as populações dessas cidades se aproximam de 800 mil pessoas. Cidades estas que na sua grande maioria ficam geograficamente próximas de Jequié.
Tendo em vista que o município de Jequié guarda excelente posição geográfica e socioeconômica, somadas a milhares de pessoas que terão acesso a uma universidade federal e toda estrutura de ensino superior, sabendo do compromisso de Vossas Excelências com as questões educacionais do nosso País, pugnamos pela criação de um Campus da Universidade Federal no município de Jequié, a fim de atender as demandas de toda Região do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá.
Walmiral Marinho propõe criação de Subprefeituras nos distritos de Florestal e Itajuru
Com a finalidade de aproximar cada vez mais o poder público municipal das comunidades, o vereador Walmiral Marinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta visando à criação de Subprefeituras nos distritos de Florestal e Itajuru, os maiores de Jequié.
Tais iniciativas são comuns em vários municípios porque auxilia a Prefeitura em todas as questões dos distritos. O vereador explica que, na prática, as Subprefeituras recebem reclamações e pedidos, muitos dos quais são resolvidos imediatamente, a exemplo da limpeza urbana, iluminação pública, restaurações, reparos, além de participar ativamente em projetos e programas culturais.
Para atender aos povoados também podem gerenciar máquinas e equipamentos como patrol, caçamba e retroescavadeira, na manutenção das estradas.
Duda Simões pede construção de praça no distrito de Boaçu
Com suas atenções voltadas a atender aos anseios da comunidade do distrito de Boaçu, o vereador Duda Simões propôs, na Câmara Municipal, a construção de uma praça na localidade.
Ele defende que a mesma seja dotada de academia ao ar livre, arborização, moderna iluminação, parque infantil e outros equipamentos para assegurar o bem-estar dos moradores.
Investimentos como este, que valorizam a localidade, refletem de maneira bastante positiva na autoestima da população.
Vereador Colorido solicita construção de praça no lot. Jardim Maracanã
Viabilizar a construção de uma praça no loteamento Jardim Maracanã, entre as Ruas Fluminense e Vasco da Gama - em frente a antiga garagem da Tiradentes, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Colorido.
“Esta é uma antiga reivindicação dos moradores, que tanto anseiam por um espaço onde possam praticar atividade física e desfrutar de momentos de lazer e entretenimento”, justifica o vereador.
Colorido salienta que a praça tornaria o local mais agradável e valorizado.
San David pede requalificação da Praça Euflozina Pereira Gomes no Mandacaru
A elaboração de um projeto de requalificação total da Praça Euflozina Pereira Gomes, localizada entre as Ruas Miguel Gomes e Rodolfo Pereira Lisboa, no bairro Mandacaru, foi defendida, na Câmara Municipal, pelo vereador San David.
Ele sugere que a mesma seja dotada de academia ao ar livre, parque infantil, jardinagem, arborização, além de uma moderna iluminação.
“A praça pública é um espaço fundamental para a comunidade, pois promove a integração e a convivência social, é um lugar onde as pessoas podem se reunir, socializar, exercitar, relaxar e participar de atividades culturais e recreativas”, justifica o parlamentar.
San David ressalta que a praça pública também pode ser um espaço de expressão da identidade cultural e histórica da comunidade, onde são realizadas atividades que resgatam e valorizam as tradições locais.
Professora Cida solicita revitalização da Praça Manoel Bonfim Moura
A Câmara Municipal aprovou proposta de autoria da vereadora Professora Cida em que a solicita a revitalização da Praça Manoel Bonfim Moura, localizada no encontro das Avenidas Presidente Vargas e Franz Gedeon, nas proximidades da Padaria Polivalente), bairro Jequiezinho.
A vereadora sugere que a reforma contemple o espaço com quiosques, academia ao ar livre, conjuntos de bancos de madeira, além de serviços de jardinagem, arborização e uma moderna iluminação.
Relata Professora Cida que os moradores da localidade, sentem a necessidade de espaços mais adequados para convivência. A referida praça costuma registrar a presença de grande número de pessoas, notadamente das redondezas, podendo tornar mais atrativa com a reforma.
Câmara aprova PL do vereador Soldado Gilvan que denomina de Rua Cloves José dos Santos Pereira, a Rua F no Algarobas
Foi aprovado, pela Câmara Municipal de Jequié, Projeto de Lei de autoria do vereador Soldado Gilvan Santana, em que denomina de Rua Cloves José dos Santos Pereira, a atual Rua F no loteamento Parque das Algarobas II, no bairro Pompilio Sampaio.
O parlamentar explica que a denominação é em reconhecimento a sua importância para o desenvolvimento do Município, sendo este um empresário rural, com propriedade na região de Barra Avenida, distrito de Jequié, onde residia.
O ilustre jequieense, falecido no último mês de janeiro, tinha fortes laços familiares nesta cidade, tendo como um dos filhos a Sra. Patricia Felix Pereira, casada com o Sr. Kallyn da Guarda Silva, residente justamente neste logradouro. Também tem grau parentesco com Agenor Pereira Nery Júnior, conhecido advogado militante neste Município, dentre outros.
“Além de sua contribuição como empreendedor, sendo um importante produtor de leite e cacau clonado, o homenageado, homem de fácil relacionamento, nutriu, no decorrer de sua vida, a amizade das pessoas em Jequié e por onde passou. Portanto, nada mais justo que Cloves José dos Santos Pereira seja homenageado, tendo seu nome nesta Rua F do Parque das Algarobas II”, justifica o vereador Soldado Gilvan.
Marcinho cobra pavimentação e drenagem das Ruas ‘A’, ‘D’ e ‘M’ do Parque das Algarobas
A viabilização da pavimentação asfáltica, assim como a construção de sistema de drenagem urbana das Ruas ‘A’, ‘D’ e ‘M’, localizadas no Parque das Algarobas, foram propostas, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho, justificando que os moradores vêm sofrendo muito com a falta de manutenção das vias.
“São dois problemas sérios que merecem a devida atenção do poder público”, opina o parlamentar, ao alertar para a importância da drenagem urbana. “Tanto as obras de drenagem quanto a pavimentação das ruas precisam ser enfrentados com certa urgência, diante da situação enfrentada pela comunidade”, afirma Marcinho.
O vereador espera que providências sejam adotadas o quanto antes para pôr fim a esse sofrimentos dos moradores, principalmente em época de chuvas fortes.
Ivan do Leite defende implantação de Usina de Reutilização de Resíduos em Jequié
Considerando a importância da reutilização de resíduos na reciclagem energética, vereador Ivan do Leite propôs, na Câmara Municipal, a implantação de uma Usina de Reutilização de Resíduos na cidade Jequié.
Para Ivan do Leite a Usina surge como uma excelente opção para reutilizar resíduos e dá a destinação ambientalmente correta. Além disso, alivia os aterros sanitários que a cada ano ficam mais lotados, poluindo o ar e o solo com o chorume proveniente do lixo depositado.
Leva também em consideração que cabe aos legisladores municipais buscar elementos para à efetiva proteção e preservação do meio ambiente, citando que a Organização Coletiva de Catadores de Material Reciclável no Brasil: dilemas e potencialidades sob a ótica da economia solidária”, do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apresenta estimativas que 30% a 40% de todo resíduo gerado no Brasil são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem. No entanto, apenas 13% são encaminhados para algum tipo de reciclagem.
Aprovado PL de Tinho que denomina de Praça França Dias espaço entre Rua C, Caminho 31 e Travessa 31 na Urbis
Aprovado, pela Câmara Municipal, Projeto de Lei de autoria do vereador Tinho em que denomina de Praça França Dias o espaço entre Rua C, Caminho 31 e Travessa 31 na Urbis III, bairro Espírito Santo, para quem trata-se de uma das mais justas homenagens a quem tanto amou e dedicou especial atenção a localidade.
Dona Maria Francelina Dias, carinhosamente conhecida como dona França Dias, foi uma moradora antiga do Caminho 31, Casa 16, localidade da URBIS III, bairro Espirito Santo, matriarca de uma grande e honrosa família composta de seus filhos: Maria Edimaria de Almeida Dias, Maria Edilucia de Almeida, Elson de Almeida Dias, Helio de Almeida Dias, Maria Edina de Almeida Dias, Eliezer de Almeida Dias, Maria Jesus de Almeida Luz e Roque de Almeida Dias; tendo 15 netos e 15 bisnetos. Ela era muito admirada e querida por todos que residem no bairro.
Muito carismática, prestativa e generosa, a saudosa dona França foi uma cidadã de bem, respeitada, dedicada a prendas do lar, moradora da comunidade desde a década de 1986, haja vista que em abril de 1986 mudou-se para Jequié, se instalando no Caminho 31, Casa 16, Urbis III, bairro Espírito Santo, onde permaneceu até o seu falecimento em 15.03.2019; tendo bom testemunho de todos de sua família e vizinhos por conta de seu carater como mulher ética, honesta e trabalhadora.
Tinho enfatiza que a praça situada na localidade, antes um local abandonado, foi revitalizado através dos moradores da comunidade, em especial o Dr. Osvaldo Cruz. Destacamos ainda que esta praça vem sendo cuidada nos últimos anos com muito zelo, principalmente pelo Fisioterapeuta Hérmiton Jorge Sampaio de Souza; sendo que seus residentes, de pleno consenso, decidiram homenagear uma de suas moradoras mais ilustres, dona França Dias, emprestando o seu nome neste equipamento público e de extrema importância para a comunidade do bairro Espírito Santo.
Moana Meira quer cadastramento de alunos sobre intolerância à lactose e alergias
Aprovado, pela Câmara Municipal, proposta de autoria da vereadora Moana Meira em que a mesma solicita a elaboração por parte do Poder Executivo, de um Projeto de Lei determinando as unidades de ensino da rede municipal de Jequié, no ato da matricula, solicitar o preenchimento de questionário, por parte dos alunos que se encontram em vulnerabilidade social ou de seus responsáveis, indicando ser intolerante à lactose ou alérgico a algum tipo de alimento ou substância.
Moana Meira explica que se considera que diante do papel fundamental que a escola ocupa na tarefa de educar e informar sobre hábitos alimentares saudáveis, é importante conhecer, comprar e analisar que tipo de alimentação é oferecido aos alunos do ensino fundamental da rede municipal dentro do espaço escolar.
As crianças com necessidade alimentar especial têm o direito de serem acolhidas com uma alimentação adequada às suas necessidades, logo é importante que a escola promova ações com objetivo de garantir a oferta de um cardápio especial para as crianças com alergia alimentar.
Confira a seguir as recomendações:
• Solicitar informações sobre alergia e intolerância das crianças no ato da matrícula.
• Informar ao professor responsável sobre o histórico desta criança.
• Orientar a equipe de nutrição para que possam ajustar o cardápio.
Orientar o responsável pela compra dos alimentos a realizar a leitura do rótulo e conhecer os alimentos que possam causar alergia fabricante.
Solicitar aos familiares uma listagem com os materiais e fabricantes que costumam utilizar.
Produtos de higiene e cosméticos também poderão conter alérgenos, por isso é importante não compartilhar produtos e conversar com os pais para compreender quais produtos podem ser utilizados.
Realizar atividades educativas sobre o tema, especialmente com turmas que possuem alunos alérgicos, é uma importante estratégia para prevenção, já que alimentos poderão ser compartilhados, além de favorecer a integração e cooperação.
Não isolar a criança durante as refeições ou atividades que envolvam alimentos, isso poderá comprometer as relações entre elas.
Separar a esponja e utensílios que serão utilizados no preparo dos alimentos oferecidos às crianças mais sensíveis.
Evitar o uso de frases que possam rotular a criança ou assustem as outras crianças (por exemplo: você não pode porque é alérgico).
Estimular a lavagem das mãos e higiene do rosto de todas as crianças após o lanche e providenciar limpeza adequada da sala de lanche são atitudes importantes para evitar as reações de contato (especialmente se após o lanche forem utilizar o parquinho).
Durante festas e comemorações estar atento para troca e compartilhamento de lanches, se ocorrer comunicar os pais para supervisão de possíveis reações.
Comunicar os pais com antecedência sobre a ocorrência da festa, se possível disponibilizar produtos que possam ser consumidos pela criança com sensibilidade.
Atentar para entrega de lembrancinhas contendo alimentos
Junior Braga pede pavimentação da 2ª Travessa da Luz, da Rua Grupo Escolar e Travessa IBC
Aprovado, pela Câmara Municipal, proposta de autoria do vereador Junior Braga, em que o mesmo solicita a pavimentação das seguintes artérias localizadas no bairro KM 3: 2ª Travessa da Luz, Rua Grupo Escolar e Travessa IBC.
A concretagem destas vias vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e mudar a realidade do lugar, pois, entre outros benefícios destaque para a valorizar dos imóveis.
A pavimentação reflete positivamente na vida das pessoas, com a elevação da autoestima dentre outros aspectos importantes, desta o vereador Junior Braga.
João Paulo volta a pedir inclusão de Optometristas nos PSFs
A inclusão, nos Postos de Saúde da Família (PSFs), de profissionais Optometristas para acesso ao atendimento de saúde visual, voltou a ser reivindicada, na Câmara Municipal, pelo vereador João Paulo.
A indicação visa que a atuação do profissional Optometrista, em especial na atenção básica, resolve aproximadamente 80% dos problemas visuais, que são de ordem refrativa, desafogando o sistema e permitindo que milhares de desassistidos obtenham um atendimento visual de qualidade e amplo acesso.
“A partir da inclusão desses profissionais nos PSFs para compor suas equipes multiprofissionais, podendo assim fortalecer esse nível assistencial com a participação dos profissionais optometristas, ressalta o parlamentar.
João Paulo explica que o Optometrista é o profissional da área da saúde responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular, capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever soluções ópticas.
Sidney Magal pede pavimentação asfáltica da Av. dos Operários – do TG ao fim da Rua da Banca
A pavimentação asfáltica da Avenida dos Operários, extensiva até o fim da Rua da Banca, no bairro Jequiezinho, foi objeto de uma solicitação feita na Câmara Municipal, pelo vereador Sidney Magal.
Segundo o parlamentar, a solicitação se faz necessária em razão de pedidos dos moradores, que clamam medidas administrativas junto à Secretaria de Infraestrutura, visando a realização do serviço de pavimentação da Avenida dos Operários, iniciando a pavimentação no Tiro de Guerra até o final da Rua da Banca.
Ainda de acordo com Magal, este pedido visa o bem-estar de todos os cidadãos, principalmente os moradores daquelas localidades, e cientes de que esta nossa propositura receberá a devida atenção por parte do Executivo Municipal, reiteramos nossos votos de consideração.
Por iniciativa de Joaquim Caíres, Dia da Cavalgada é instituído no calendário oficial de eventos de Jequié
Instituído o Dia da Cavalgada no calendário oficial de eventos do município de Jequié. A iniciativa é do vereador Joaquim Caíres que teve aprovado, na Câmara Municipal, Projeto de Lei nesse sentido.
Fica estabelecido que a data será comemorada anualmente no primeiro domingo do mês de abril.
Joaquim Caíres explica que nesse dia, os criadores de gados, cavalos e comitivas de cavaleiros e amazonas reunirão em desfiles pelas ruas da cidade, objetivando firmar a importância da cavalgada como forma de proteção e cuidados com os animais, fortalecer o espírito campeiro e agregar os amantes da prática de cavalgadas.
Gutinha pede ampliação do programa de pavimentação de ruas do distrito de Itajuru
A ampliação do programa de pavimentação de ruas do distrito de Itajuru foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Gutinha. Em sua Indicação, ele pede como prioridade a Rua Principal, cujo serviço deve ser seguido da implantação de sinalização horizontal e vertical, extensivo a outras vias.
A rua se encontra com vários trechos deteriorados, e a sua restauração merece especial atenção da Prefeitura, pois as condições atuais, que já se arrasta já faz tempo, dificultam o tráfego de veículos.
“Tal reivindicação é um grande anseio dos moradores, e se caracteriza como justa, já que os mesmos precisam destas benfeitorias”, justifica o parlamentar.
Vereador Ziel Cavalcante pede construção de praça no Alto da Bela Vista
A construção de uma praça, no Alto da Bela Vista, bairro Joaquim Romão, foi reivindicada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ziel Cavalcante. ele sugere que a mesma seja edificada nas proximidades da Rua Ivo Santos e final da 6ª Travessa São Lucas, e que a mesma seja dotada de parque infantil, academia ao ar livre, serviço de jardinagem e iluminação.
Ziel Cavalcante explica que essa área no Alto da Bela Vista, necessita de uma área pública bem estruturada para seus moradores possam se socializar, bem como proporcionar para as crianças momentos de lazer ao ar livre, e até mesmo praticarem as suas atividades físicas.
Construção de um Hospital Municipal em Jequié é defendida pelo vereador Ramon Fernandes
Levando em consideração a necessidade de ampliar a oferta de serviços médicos à população, o vereador Ramon Fernandes apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a construção, na cidade de Jequié, de um Hospital Municipal, equipamento de crucial importância, pois oferece acesso a serviços médicos essenciais, tratamento de doenças e emergências médicas, internação, procedimentos cirúrgicos, dentre outros serviços especializados.
“A importância de um hospital municipal para a população é enorme”, destaca o vereador, justificando que, por se tratar de uma cidade de médio porte, Jequié comporta uma unidade conforme sugerido. Além do mais, terá papel fundamental para o desenvolvimento de ações de preventivas e na promoção da saúde pública em geral.
Ramon Fernandes observa ainda que o Hospital Municipal também desempenha um papel relevante na redução do impacto das emergências de saúde pública, como surtos, epidemias ou pandemias.
Bui Bulhões defende aumento da oferta de cotas de neuropediatras
A viabilização do aumento da oferta de cotas de neuropediatras para atender a demanda do município de Jequié, foi proposta, na Câmara Municipal, pelo vereador Bui Bulhões. Por entender a importância do diagnóstico e acompanhamento do desenvolvimento neurológico das crianças, a partir de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo.
Bui Bulhões explica que a Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. “Devido às características do desenvolvimento infantil, possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico”, enfatiza.
Segundo o vereador, a atuação dos profissionais nesta especialidade engloba além do tratamento, o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças.
Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de epilepsia, paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de deficiência Intelectual, TEA - Transtorno do Espectro Autista, ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Data de entrega de Título de Cidadania ao presidente do Tribunal de Justiça é adiada
Embora a visita ao Fórum de Jequié do presidente do Tribunal de Justiça, Nilson Castelo Branco esteja confirmada para o próximo dia 13, a entrega do Título de Cidadão Jequieense, ortorga da Câmara de Vereadores ficará para outra data a ser combinada entre o Poder Legislativo e o homenageado.
A iniciativa da homaneagem é dos vereadores Emanuel Campos Silva (Tinho) e Daubit Guimarães Rocha (Colorido).
Marcinho reivindica cobertura de pontos de taxi
Com a finalidade de atender aos anseios da comunidade, vereador Marcinho voltou a propor, na Câmara Municipal, a instalação de cobertura dos pontos de táxi em frente ao Mega Mix, na Rua Francisco Alves Meira; em frente ao Big Atacadão, na Travessa Francisco Alves Meira; na Praça Luís Viana (entrada do Calçadão da 7 de Setembro), todos no Centro de Jequié.
O vereador busca, com isso, proporcionar uma melhor condição de trabalho aos taxistas que convivem diariamente expostos às altas temperaturas e também à chuva. “Justificamos ainda que tal solicitação é uma reivindicação feita pelo Sindicato dos Condutores Autônomos de Taxistas de Jequié – SINCATAJE”, pontua Marcinho.
Finaliza afirmando que, tratar-se de uma antiga luta sua em defesa da categoria e que, por ser uma solicitação importante e de justa medida, espera contar com o pronto atendimento por parte da Prefeitura.
Soldado Gilvan pede extensão da rede de água para atender a comunidade de São Paulino
Por entender a importância do acesso a água potável, um direito básico do cidadão, vereador Soldado Gilvan propôs, na Câmara Municipal, a extensão da rede de água para a comunidade do São Paulino, localizada fundo do Aterro Sanitário.
“Este serviço de extensão de rede de água proporcionará a toda comunidade São Paulino mais qualidade de vida e bem-estar”, ressalta o parlamentar ao destacar a relevância e urgência de investimentos nesse sentido.
“Este é um sonho acalentado pelos moradores, o de ter a rede de água na localidade”, comenta.
Marcos do Ovo pede a modernização da iluminação pública da “Av. Barragem da Pedra”, no Curral Novo
A modernização da iluminação pública ao longo da “Avenida Barragem da Pedra”, no bairro Curral Novo, foi defendida, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo, sugerindo que haja a substituição das lâmpadas convencionais por placas de LED.
“Justificamos que naquela via impera um estado de baixa iluminação, haja vista que as lâmpadas dos postes são antigas, favorecendo a precariedade da iluminação”, observa o parlamentar.
Marcos do Ovo aposta na substancial melhora da iluminação para impactar positivamente também na segurança dos moradores da região e de quem circula pelo local durante o período da noite.
Walmiral Marinho propõe construção de Creche no distrito de Florestal
Levando em consideração a importância da creche no sentido de estimular o desenvolvimento social e educacional das crianças, proporcionando um espaço seguro e adequado para elas brincarem e aprenderem, vereador Walmiral Marinho propôs, na Câmara Municipal, a construção de uma Creche no distrito de Florestal.
Argumenta que a Creche é especialmente importante em áreas rurais, onde o acesso a serviços de educação e os cuidados infantis são limitados. Além do mais, a Creche é necessária como forma de estimular a adoção de inúmeras políticas públicas que visem melhorar as condições de vida nas áreas rurais.
A partir da Creche será possível criar ou aumentar a oferta de serviços básicos de saúde, educação e outros, observa.
Ivan do Leite defende construção de quadra poliesportiva no distrito de Monte Branco
Viabilizar recursos financeiros e elaboração de projeto para construção de uma quadra poliesportiva no distrito de Monte Branco. Este é o teor da proposta do vereador Ivan do Leite, apresentada na Câmara Municipal.
Em sua justificativa, o parlamentar cita que a quadra poliesportiva no distrito trará uma série de benefícios para a comunidade local. “Essa iniciativa pode proporcionar um espaço adequado para prática de atividades físicas e esportivas, contribuindo para o desenvolvimento social e físico dos moradores”, argumenta.
Além disso, coloca Ivan do Leite, a quadra poliesportiva tem importância vital no sentido de estimular a integração entre os moradores, a partir da realização de atividades que envolvam a participação de pessoas de diferentes idades e interesses.
“Esse tipo de espaço pode ajudar a fortalecer a comunidade, criando oportunidades para o convívio social e o engajamento em atividades coletivas”, completa.
Professora Cida solicita revitalização da praça localizada na Rua das Gaivotas, no Recanto dos Pássaros
Levando em conta a importância e a necessidade dos moradores de espaços para convivência social, vereadora Professora Cida propôs, na Câmara Municipal, a revitalização da praça localizada na Rua das Gaivotas, em confluência com as Rua das Juritis e das Perdizes, no loteamento Recanto dos Pássaros, bairro São Luiz.
Professora Cida sugere que a mesma seja devidamente dotada de quiosques, bancos personalizados, academia ao livre, parque infantil, iluminação moderna, serviços de jardinagens e arborização adequada.
O citado espaço está localizado nas proximidades do Condomínio Colina de São Paulo, área bastante habitada da cidade.
Vereador San David solicita construção da ‘Praça da Juventude’ na cidade
Foi aprovado pela Câmara Municipal, proposta do vereador San David em que solicita a construção da ‘Praça da Juventude’ na cidade, cuja iniciativa visa oferecer um espaço adequado para atividades de lazer, esporte e cultura especialmente para os jovens.
“Esse tipo de espaço pode contribuir para o desenvolvimento físico, social e cultural dos jovens, proporcionando um ambiente saudável e seguro para que possam se divertir, se exercitar e interagir com seus pares”, justifica.
Além disso, a Praça da Juventude pode servir como um espaço para a promoção de atividades educativas e culturais, tais como apresentações teatrais, exposições de arte e shows musicais, contribuindo para a formação cultural dos jovens e para a valorização da arte e da cultura local.
San David explica que o projeto Praça da Juventude criado pelo Governo Federal em 2007, nasceu com o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população, que pudesse, ao mesmo tempo, tornar-se ponto de encontro e referência para a juventude dos municípios brasileiros. “Mais do que um espaço físico para a pratica de esportes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias”, esclarece.
A estrutura e infraestrutura da praça é composta por diversos e importantes equipamentos: quadra poliesportiva coberta; pista para salto triplo; pista para salto à distância; pista para caminhadas; quadra de vôlei de praia; áreas de exercícios e alongamentos; campo de futebol society; pista de skate; teatro de arena com palco; centro de convivência com salas para ginástica, espaço para a terceira idade, administração, reuniões, sanitários e outros; quiosques de alimentação; vestiários/sanitários; arquibancadas; bebedouros; grama natural/ sintética; sanitários com acesso para pessoas com deficiência; sistema de iluminação especifica para cada pista; paisagismo; totem e mastro para bandeiras.
Duda Simões solicita construção de novos currais no Parque de Exposições para realização de Feiras de Animais
Dotar o Parque de Exposições Luiz Carlos Braga de toda a infraestrutura necessária, inclusive para a realização de Feiras de Animais periodicamente. Esta proposta foi apresentada, mais uma vez, na Câmara Municipal, pelo vereador Duda Simões, tendo sugerido a construção de novos currais que serviriam não somente para a realização da Exposição Agropecuária como também para outros eventos como as citadas feiras.
Trata-se de um evento que oportuniza aos produtores apresentar e comercializar seus animais, gerando renda para o município, além de permitir uma melhor utilização do Parque.
Vereadora Moana Meira defende que jamais falte amor as pessoas com autismo
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jequié de terça-feira, dia 4, foi marcada com a presença de mães de alunos e alunos com autismo assistidos na cidade. Eles foram à convite da vereadora Moana Meira com o objetivo de ampliar as abordagens em torno do Abril Azul, dedicado à conscientização sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autista.
diversas atividades já foram desenvolvidas e muitas outros acorrerão durante todo o mês diante da grande necessidade de reflexão sobre a garantia dos direitos dos autistas, não devendo faltar a nenhuma pessoa acessibilidade a saúde e a educação, por exemplo.
Moana Meira enalteceu a luta da Câmara de Vereadores em defesa de uma pauta proativa e conclamou a todos a continuarem nesse caminho pois só assim será possível vencer as barreiras do preconceito e da discriminação.
Em seu discurso defendeu que todas as escolas e a cidade como um tudo devem ser adaptadas para todos. “Cuidados não devem faltar para ninguém, muito menos para as pessoas com autismo”, enfatizou.
A vereadora citou a sensibilidade do comércio local que no último sábado ornamentou suas vitrines de azul, numa alusão ao mês de abril e não deixou de frisar o importante papel exercido pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Jequié (Amaje), entidade sem fins lucrativos com relevantes serviços prestados.
Defendeu a inclusão no calendário de eventos da cidade a realização dos jogos escolares para as pessoas com deficiência e finalizou destacando o orgulho de participar de todo o processo de implantação do Núcleo de Autismo de Jequié, cuja primeira etapa foi inaugurada no início deste mês.
Autismo é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento social e comportamental de uma pessoa. Durante o mês do autismo, diversas campanhas e iniciativas são realizadas para promover a compreensão e aceitação das pessoas no espectro autista e para aumentar a conscientização sobre os desafios que elas enfrentam. O objetivo é garantir que todos sejam tratados com respeito e dignidade e que as pessoas com autismo possam ter uma vida plena e produtiva.
Vereador Colorido propõe asfaltamento das Ruas Santo Antônio e Riachuelo
A extensão do programa de pavimentação asfáltica que vem sendo implementada no Centro da cidade para contemplar a Rua Santo Antônio e a Rua Riachuelo, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Colorido, justificando tratar-se de um pleito antigos de seus moradores.
Colorido colocar como de fundamental importância os serviços que vem sendo executados no centro comercial de Jequié, pois a pavimentação asfáltica representa muito para o desenvolvimento da cidade.
“Esperamos contar com a sensibilidade do prefeito para estender o programa de pavimentação a estas duas ruas”, conclui.
Tinho volta a reivindicar o reflorestamento das margens e nascentes do Rio Criciúma
O vereador Tinho voltou a revindicar, na Câmara Municipal, o reflorestamento das margens e nascentes do Rio Criciúma. Em sua proposta, o parlamentar enfatiza a urgência de medidas nesse sentido, por se tratar de uma prática muito importante para a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente como um todo.
Explica que as matas ciliares, que são as áreas de vegetação que margeiam os rios e o lago da barragem, na região do Cajueiro, são fundamentais para a qualidade e quantidade da água e para a manutenção da biodiversidade, pois elas ajudam a filtrar os poluentes e fornecem habitat para diversas espécies de animais e plantas.
Além disso, vereador Tinho alerta que o reflorestamento das nascentes de rios é fundamental para garantir a continuidade dos cursos d'água, pois a vegetação ajuda a manter a umidade do solo e a regular a vazão da água. “Isso é especialmente importante naquela região, onde a falta de vegetação pode levar à redução da disponibilidade de água até mesmo para consumo humano”, observa.
Vereador João Paulo homenageia atletas e treinadora paralímpicos da Fundação José Silveira por novas conquistas
Afirmando que os atletas paralímpicos são uma inspiração para todos, pela demonstração coragem, dedicação e superação de limites, o vereador João Paulo homenageou, na Câmara Municipal, os oito atletas da Fundação José Silveira e sua treinadora, Verônica Almeida, pelas conquistas obtidas na II Copa Cearense de Paranatação 2023, cujo feito nutria a comunidade jequieense de orgulho.
“É fundamental a gente reconhecer os talentos que a Fundação José Silveira, através do Centro de Reabilitação de Jequié, vem impulsionando através do esporte, tornando-se inspiração para outras pessoas, sendo um grande referencial de foco e objetividade”, destaca o vereador.
João Paulo enalteceu o papel que cada vem desempenhando na luta contra o preconceito e a discriminação e afirma que eles são exemplos de como o esporte pode ser inclusivo e de como a determinação e a perseverança podem levar a grandes conquistas. “Todos os atletas merecem nosso reconhecimento e respeito”, completa.
Construção de praça pública na Rua Pernambuco é defendida por Sidney Magal
Conhecedor da importância das praças públicas como espaço de lazer, convívio social e até mesmo fonte de renda, vereador Sidney Magal defende, na Câmara Municipal, a construção de uma praça pública na Rua Pernambuco, nas proximidades da Quitanda, sugerindo que a mesma deve ser dotada de equipamentos como quiosques, academia ao ar livre e toda a infraestrutura necessária onde as pessoas podem caminhar, praticar atividades físicas, relaxar e socializar.
quanto aos quiosques, Magal explica que esses espaços podem oferecer comidas e bebidas não alcoólicas, proporcionando uma experiência gastronômica aos frequentadores.
Além disso, Esses espaços também podem ser utilizados para a realização de eventos culturais e artísticos, como apresentações musicais e teatrais.
Presidente do Tribunal de Justiça, Nilson Castelo Branco, receberá Título de Cidadão Jequieense, na sexta, dia 14
De iniciativa dos vereadores Emanuel Campos Silva (Tinho) e Daubit Guimarães Rocha (Colorido) a Câmara Municipal entregará o Título de Cidadão Jequieense ao Sr. Nilson Soares Castelo Branco, presidente desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em Sessão Solene a ser realizada às 10h30min. de sexta-feira, dia 14 de abril 2023, com a participação do desembargador Sérgio Cafezeiro e outros convidados.
Ao justificar o Projeto de Decreto Legislativo (Nº09/2022), em que outorga o Título de Cidadania, seus autores afirmam que o mesmo é um reconhecimento a sua especial atenção dada a Comarca de Jequié e pela competência que tem demonstrado no comando do Poder Judiciário Baiano.
Natural de Salvador, nascido em 16 de setembro de 1956, o homenageado é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador (1979), tendo exercido a advocacia de 1979 a 2010, com atuação nas áreas do Direito Municipal, Eleitoral, Civil e Administrativo.
Pós-Graduado em Direito Público pela Universidade Salvador – UNIFACS (2000), com apresentação dos trabalhos intitulados: “A Sindicância como Peça Informativa para a Deflagração do Processo Administrativo Disciplinar”, “Infrações e Sanções Tributárias” e “O Controle de Constitucionalidade ante o princípio da proporcionalidade das leis”.
Professor de Ética Profissional e Deontologia Jurídica na Faculdade de Direito da Universidade Salvado (2008), integrou a Comissão Mista de Reforma do Poder Judiciário do Estado da Bahia, da OAB/BA.
Dr. Castelo Branco advogou para a Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), de 2002 a 2003 e para a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (AMATRA 5), de 1999 a 2004.
Vereador Soldado Gilvan propõe a modernização da Praça Luiz Viana
A modernização da Praça Luiz Viana, uma das principais da cidade, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Soldado Gilvan. Ele sugere a remodelação dos quiosques e demais equipamentos existentes assim como a implantação de parque infantil, melhorias na iluminação para tornar o espaço ainda mais aprazível.
Soldado Gilvan pontua que a reforma trará muitos benefícios a partir da criação de novos atrativos, com a instalação de equipamentos adequados, tornando a praça um ponto de encontro além da comercialização de artesanatos e de alimentação, mas também de recreação.
O vereador destacou, em sua justificativa, que a remodelação da Praça Luiz Viana refletirá na valorização do patrimônio urbano, ainda mais esta que faz parte da história e da cultura da cidade.
“A praça pública exerce papel fundamental no fortalecimento do senso de comunidade e ao se tornar um espaço de convivência e lazer mais amplo para a população, ela também pode incentivar a população infanto-juvenil a terem uma vida mais em comunidade.
Marcos do Ovo requer drenagem e asfaltamento da 1ª Trav. da Igreja São José no Brasil Novo
Levando em consideração a importância do serviço de drenagem e asfaltamento de vias para garantir a infraestrutura adequada e contribuição para o desenvolvimento urbano e social, vereador Marcos do Ovo propôs, na Câmara Municipal, as obras de drenagem, acompanhadas do asfaltamento da 1ª Travessa da Igreja São José, no Conjunto Habitacional Brasil Novo.
Trata-se de um serviço de suma importância para aquela comunidade que almeja melhorias em infraestrutura, com reflexos no trânsito e maior segurança para os pedestres; valorização imobiliária; prevenção de alagamentos; além do desenvolvimento econômico.
Gutinha requer pavimentação asfáltica da Rua Botafogo
A pavimentação asfáltica de uma das ruas mais tradicionais do bairro Mandacaru, a Rua Botafogo, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Gutinha, justificando seu pedido à importância da expansão do programa de asfaltamento aos mais diversos cantos da cidade, visando à melhoria da qualidade de vida da população.
Na avaliação do vereador Gutinha, a pavimentação asfáltica é vista como um sinal de desenvolvimento de uma cidade, uma vez que é uma das principais características de uma infraestrutura urbana moderna.
Ele enumera os benefícios que esse tipo de investimento oferece: melhora a qualidade das ruas, tornando-as mais seguras para motoristas e pedestres; facilita o acesso, permitindo que as pessoas se desloquem mais rapidamente; torna o ambiente mais limpo e agradável, além de contribuir para a valorização dos imóveis.
Joaquim Caíres solicita construção de arena poliesportiva no campo do Brasil Novo
Construção de uma arena poliesportiva no campo do Conjunto Habitacional Brasil Novo. Este é o teor da Indicação proposta na Câmara Municipal, pelo vereador Joaquim Caíres, visando atender essa importante demanda dos moradores.
O parlamentar sugere que a arena seja dotada de grama sintética e de modernos equipamentos para permitir a pratica de múltiplas modalidades esportivas.
“Esse é um tipo de equipamento que serve de estímulo à prática esportiva, com as pessoas se sentindo mais motivadas a praticar atividades físicas, consequentemente, terá reflexos na melhoria da saúde e qualidade de vida da população”, enfatiza Caíres.
ressalta ainda à promoção da integração social, pois a arena pode servir como um espaço de convivência e integração social para a população.
Ramon Fernandes solicita implantação de Frigorífico para impulsionar a piscicultura e a aquicultura
Sabedor da importância de um Frigorífico como componente na cadeia de produção da piscicultura e aquicultura, vereador Ramon Fernandes apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicitada a implantação de Frigorífico em Jequié com capacidade de atender os demais municípios dos Territórios Médio das Contas e Vale do Jiquiriçá.
O equipamento permitiria o processamento e o aproveitamento dos pescados, além da realização de processos de transformação, como o corte, a limpeza e a embalagem, que agregam valor ao produto e facilitam sua comercialização.
Tal medida pode assegurar à Jequié a expansão do mercado, tendo como consequência a geração de novos negócios e empregos.
Ramon Fernandes lembra que Jequié dispõe da Barragem da Pedra, um dos principais reservatórios de água da Bahia, banhando por outras cidades onde a piscicultura também está se desenvolvendo cada dia mais, o que coloca a implantação de um frigorifico como importante mola impulsionadora da piscicultura e da aquicultura na região.
A importância é tão grande que, em 2020, um plano de trabalho foi firmado entre a Bahia Pesca e uma Cooperativa da região para viabilizar a implementação de 50 tanques-rede na citada Barragem, situação que vislumbrou a produção de cerca de 100 toneladas de pescado por ano.
“Não podemos esquecer da Estação de Piscicultura de Jequié, pertencente a Bahia Pesca, a qual está produzindo milhões de alevinos por ano. Tal produção, inclusive, possibilitou a distribuição dos filhotes de peixes para pequenos produtores dos municípios de Apuarema, Ubatã, Aiquara e outros”, destaca o vereador.
“É notável a capacidade regional, sobretudo pelas condições da Barragem da Pedra para o desenvolvimento das atividades de piscicultura e aquicultura naquela região”, conclui.
Vereador Junior Braga cobra a requalificação da USF Isa Cleria Borges
Por reconhecer a necessidade e importância da requalificação da Unidade de Saúde da Família USF Isa Cleria Borges, localizada no KM 3, para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população do bairro, vereador Junior Braga apresentou, na Câmara Municipal, proposta nesse sentido, justificando que a unidade é a porta de entrada para o sistema de saúde e tem como objetivo promover a saúde dos moradores, prevenir doenças e oferecer atendimento de qualidade e integral.
Enfatiza o vereador que a requalificação da USF visa dotar suas instalações adequadas e modernas, incluindo a aquisição de equipamentos, entre outras medidas em com isso, possibilitar a melhoria do atendimento e oferecer uma assistência mais eficiente e humanizada.
Além disso, Junior Braga afirma q requalificação da USF do KM 3 contribuirá para diminuir a incidência de doenças e agravos à saúde, reduzir o número de internações hospitalares e, consequentemente, diminuir os custos do sistema de saúde.
“Investir na requalificação da USF é fundamental para garantir uma saúde de qualidade e acessível a toda a população”, complementa.
Bui Bulhões propõe implantação de novo Centro Industrial em Jequié
A criação de um novo Centro Industrial em Jequié é muito benéfica. Partindo desse princípio, vereador Bui Bulhões propôs, na Câmara Municipal, que haja todos os esforços necessários no sentido de viabilizar um novo espaço para a instalação de empresas, aproveitando o grande potencial de crescimento econômico da cidade.
Devido à sua localização estratégica no estado da Bahia, facilidade de acesso a importantes rodovias e portos marítimos, água em abundância e, brevemente, a Ferrovia da Integração Oeste Leste, Jequié pode atrair novos e importantes investimentos em seus mais diversos segmentos da indústria.
Além disso, observa Bui Bulhões, Jequié é um importante polo regional de serviços e comércio, com uma grande quantidade de empresas locais e regionais, o que torna a cidade um destino atraente para investimentos em negócios.
“Temos hoje a necessidade de expandir a base industrial da cidade, com a criação de novas empresas e a ampliação das já existentes, a fim de gerar mais empregos e renda para a população local. Isso pode ser alcançado com a construção de um centro industrial moderno e bem estruturado, que ofereça infraestrutura de qualidade para a instalação de novas empresas e para o desenvolvimento de atividades industriais diversificadas”, destaca.
Complementa afirmando ser importante um novo Centro Industrial em Jequié para atração de investimentos externos e para a promoção do desenvolvimento sustentável da cidade e região, com a geração de novos empregos e oportunidades de negócios para a população local.
Ziel Cavalcante pede ampliação de ciclovias para as avenidas Tote Lomanto, Lomanto Júnior e João Goulart
Diante do crescimento do número de ciclistas na cidade, em especial, como meio de locomoção para o trabalho, urge a necessidade da ampliação de ciclovias em pontos estratégicos a exemplo das avenidas Tote Lomanto, Lomanto Júnior e João Goulart, se estendendo até o Centro de Saúde Júlia Magalhães. Pensando nisso, vereador Ziel Cavalcante apresentou, na Câmara Municipal, proposta nesse sentido, justificando sua iniciativa a importância de medidas preventivas a acidentes de trânsito.
Ziel Cavalcante explica que a ampliação de faixas exclusivas para ciclistas contribuirá decididamente para a redução do número de acidentes e cita como exemplo o sucesso da ciclofaixa instalada ao longo da Avenida César Borges.
“Disputar espaço entre os veículos nas vias públicas coloca em risco a vida dos ciclistas, fator de risco que é bastante minimizado com a presença das ciclovias ou ciclofaixas”, observa o parlamentar.
além do mais, as ciclovias são de extrema importância para promover a mobilidade urbana sustentável. As bicicletas são um meio de transporte limpo e saudável, que não emitem poluentes atmosféricos, não geram congestionamentos e ajudam a diminuir os impactos ambientais causados pelos carros.
Ivan do Leite pede a recuperação da ponte da Avenida dos Operários
A recuperação da ponte da Avenida dos Operários, localizada no bairro Pompilio Sampaio, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ivan do Leite.
Seu pedido é justificado pelos constantes apelos dos moradores da região da Banca e do bairro Pompílio Sampaio que solicitam, em caráter de urgência, a reforma geral deste equipamento, devido às inúmeras dificuldades pelas quais têm passado quando carecem de transitar por ela.
Marcinho reivindica drenagem e pavimentação para ruas do Mandacaru
Dado a grande importância da construção de sistemas de drenagem e pavimentação de ruas para garantir o bom funcionamento da cidade e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores, vereador Marcinho propôs, na Câmara Municipal, a execução de obras de drenagem seguidas de pavimentação de ruas no bairro Mandacaru. Ele indica os serviços para as ruas Goiás, Miguel Gomes, Manoel Gomes e Travessas Miguel Gomes e Maria Elezenita Lessa.
Marcinho justifica suas Indicações à necessidade da adoção de medidas preventiva a possíveis inundações, a partir de um sistema de drenagem eficiente e por extensão solicita a pavimentação das citadas artérias o que tornará mais fácil e seguro a locomoção das pessoas
“A falta de infraestrutura adequada representa um atraso para a cidade, assim sendo, tais medidas vão melhorar o acesso a estas localidades com forte impacto positivo na vida dos moradores”, frisa o parlamentar.
Moana Meira propõe ampliação da ponte da Avenida Presidente João Goulart
Buscando proporcionar segurança à população, vereadora Moana Meira propôs, na Câmara Municipal, a imediata ampliação da ponte sobre o Rio Jequiezinho, na Avenida Presidente João Goulart, incluindo a implantação de passarelas laterais, tendo em vista que os transeuntes correm sérios riscos ao passarem pelo local.
Moana Meira esclarece que a revitalização da mencionada ponte, com alargamento de suas estruturas, acrescida de passarelas para pedestres são providências de extrema relevância, pois no local registra-se intenso fluxo de veículos, especialmente em horário de pico.
Como a ponte é estreita, pedestres e ciclistas acabam espremidos num espaço que não oferece a mínima segurança no atravessar da ponte. No caso de cadeirantes, muitas vezes chegam a dividir a pista com os veículos.
A vereadora ressalta que a Av. João Goulart é uma das principais vias de acesso ao bairro Jequiezinho, aonde estão localizados inúmeros órgãos públicos.
Professora Cida pede implantação de Centro de Referência no Tratamento de Anemia Falciforme no HGPV
A atenção à saúde de pessoas com doenças crônicas é um desafio ininterrupto tanto para os trabalhadores da saúde, quanto para os familiares que vivenciam no dia a dia as demandas e o processo saúde-doença de um ente querido. Para tornar o atendimento mais acessível vereadora Professora Cida propôs, na Câmara Municipal, que o governo estude a possibilidade de implantar no Hospital Geral Prado Valadares o Centro de Referência no Tratamento de Anemia Falciforme para atender pacientes que estão em acompanhamento ou tratamento fora de seu domicilio.
Professora Cida explica que esses pacientes, em sua maioria, totalmente debilitados, devido ao processo de aprofundamento da doença, sofrem muito os efeitos colaterais provocados pelo tipo de tratamento, assim sendo, a assistência na própria cidade representaria grande alivio a todos os envolvidos.
Anemia Falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra.
No Brasil representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.
Walmiral Marinho propôs pavimentação no bairro Alto da Bela Vista, em Florestal
Com a finalidade de realizar um antigo desejo dos moradores, vereador Walmiral Marinho propôs, na Câmara Municipal, pavimentação no bairro Alto da Bela Vista, no distrito de Florestal.
“São investimentos importantes voltados para solucionar o problema da dificuldade de locomoção, em especial nos dias chuvosos”, justifica, ao citar os desconfortos e danos causados pelo estado em que a localidade se encontra.
Ainda de acordo Walmiral Marinho, os distritos de Jequié, a exemplo de Florestal, precisam continuar recebendo a devida atenção dos poderes públicos a quem cabe oferecer obras e serviços de qualidade assim como acontece na cidade.
Câmara aprova outorga de Comenda ao jornalista Tiago Henrique por iniciativa de João Paulo Fernandes
A Câmara Municipal de Jequié concederá a Comenda “Dr. Cely de Freitas – Cidade de Jequié” a Tiago Henrique Santos Batista, em data a ser combinada com o homenageado. O Projeto de Decreto é de autoria do vereador João Paulo Fernandes. A citada honraria é uma outorga entregue a quem se destaque em qualquer campo de atividade.
Tiago Henrique Santos Batista, 37 anos, natural de Jequié, reside atualmente em Salvador, onde exercer o cargo de Coordenador Executivo de Políticas para Povos de Terreiro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (SEPROMI), cuja nomeação foi feita pelo atual governador Jerônimo Rodrigues.
Jornalista formado pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC/ Jequié) em 2009, ficou residência na cidade de Vitória da Conquista por cinco anos, atuando na TV UESB, emissora educativa parceira da TVE, TV Brasil e TV Cultura, como editor e apresentador do UESB Notícias 1ª Edição, onde sempre procurou combater as Fake News, a intolerância religiosa e todas as formas de racismo e preconceito.
Iniciado no candomblé (Ogan), utiliza da sua profissão para difundir a cultura afro, combater o racismo religioso e todo o tipo de preconceito contra a povo de santo.
Iniciou sua trajetória na Comunidade Eclesial de Base (CEB) Nossa Senhora da Conceição e nos grupos de jovens da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jequié, onde foi despertando para um pensamento crítico e político, começando a militância no movimento social. Nesse período, desenvolveu diversos trabalhos sociais, a exemplo de mutirões, cursos profissionalizantes, ajudando as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Ainda na juventude, participou da organização de diversos Grêmios Estudantis e outras entidades juvenis. Atuou em Associação de Moradores, Conselho de Saúde, Conselho de Cultura, Associação dos Terreiros de Candomblé.
Participou também de outros setores da sociedade civil organizada, a exemplo da UNNEJE (União de Negros e Negras de Jequié), UNEGRO-BA (União de Negros pela Igualdade da Bahia), UJS (União da Juventude Socialista), Quilombo Urbano Barro Preto, onde também foi coordenador do grupo multidisciplinar de estudos que certificou esta comunidade de Jequié, como comunidade remanescente de Quilombo Urbano, dentre outros. Foi eleito Conselheiro Tutelar (suplente) para o triênio 2011 – 2013.
Entre janeiro de 2005 e dezembro de 2008 foi funcionário da Prefeitura Municipal de Jequié, coordenando projetos sociais das três esferas de governo (Segundo Tempo, Alfabetização de Jovens e Adultos, PRONAF, e outros), assessoramento técnico no processo da reorganização de Conselhos Municipais, apoio logístico para realização das Conferências Municipais, dentre outras ações que ajudaram a melhorar a vida das pessoas.
Atualmente está vice-presidente do IDAC – Instituto de Desenvolvimento Humano e Ação Comunitária, criado em 21 de março de 2006, em Vitória da Conquista. O IDAC tem por finalidade promover, apoiar, incentivar, patrocinar e realizar ações nos campos da educação, qualificação profissional e social, geração de trabalho e renda, microcrédito, moradia à população de baixa renda, assistência social, cultura, saúde, pesquisa, desportos, lazer e recreação, ciência e tecnologia, direitos humanos, meio ambiente, assistência comunitária e apoio ao combate à fome, à miséria, em defesa dos Direitos Humanos, especialmente das mulheres, indígenas, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, das comunidades quilombolas e ribeirinhas e da população afro-brasileira.
O Instituto está executando, atualmente, ações de qualificação social e profissional do programa Qualifica Bahia, por meio da realização de 70 cursos em 51 municípios, distribuídos nos territórios de identidade do Sudoeste, Vale do Jiquiriça, Baixo Sul e Médio Rio de Contas.
Tiago Henrique sempre esteve na linha de frente na defesa das políticas afirmativas. Sua luta foi e continua sendo contra a pobreza, contra as desigualdades, a defesa dos direitos humanos e a promoção da paz.
San David defende a requalificação total da Av. Exupério Miranda
A viabilidade de elaboração de projeto, captação de recursos e execução de obra para implantação de novo paisagismo, requalificação dos canteiros e passeios, além da restauração de toda infraestrutura da Avenida Exuperio Miranda, no bairro Mandacaru, foram solicitados, na Câmara Municipal, pelo vereador San David.
Argumenta que a requalificação do espaço viria completar o bairro com mais uma ação importante, somando-se a outros benefícios como o SAC Regional, a Policlínica, a nova Ponte Teodoro Sampaio, dentre outros, além dos empreendimentos da iniciativa privada.
Como a localidade tem passado por esse processo de transformação nos últimos anos, com o desenvolvimento alcançando aquela região da cidade, é mais que justo este pleito de requalificar a principal avenida do Mandacaru, dotando o bairro de um projeto de urbanização e paisagismo a altura que todos os investimentos merecem, bem como toda a população.
Sidney Magal solicita praça para a Baixa do Bomfim
Aprovada, na Câmara Municipal, proposta de iniciativa do vereador Sidney Magal, em que o mesmo solicita a construção de uma praça pública na Baixa do Bomfim, precisamente em frente ao Supermercado Califórnia.
Segundo Magal, é desejo dos moradores que a localidade seja dotada de uma praça devidamente equipada com academia ao ar livre e outros itens para proporcionar lazer e entretenimento a todos.
“Este pedido é feito em especial atenção a senhora Paulina, de 80 anos, moradora antiga do bairro que tanto almeja o citado equipamento público”, ressalta o vereador.
Joaquim Caíres reivindica drenagem em favor dos moradores da Rua do Campo, no Brasil Novo
Considerando a importância das obras de drenagens que vêm sendo implementadas na cidade, vereador Joaquim Caíres propôs a expansão do projeto até a Rua do Campo, no Conjunto Habitacional Brasil Novo, cuja necessidade de construir um canal para o escoamento das águas pluviais é muito grande.
Moradores da localidade reclamam constantemente da situação, agravada em época de chuvas fortes, quando ocorrem alagamentos. “A solução para os problemas ocasionados pelas inundações está na realização de obras de drenagem, como tem sido feito em outras localidades”, observa Joaquim Caíres.
Tinho cobra a imediata conclusão do Centro de Iniciação ao Esporte - CIE
A imediata conclusão do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Tinho. Ligado ao esporte, o parlamentar entender que o espaço é de suma importância para o incentivo das mais diversas modalidades esportivas.
Além de contemplar os atletas de alto rendimento, o equipamento tem em sua essencial estimular a formação de novos atletas, em especial crianças e adolescentes.
Tinho explica que o Centro nasce para atender estigar as vocações da juventude, dando oportunidade de escolha desde o atletismo, passando pelo basquete, vôlei, futsal, boxe, esgrima, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, handebol, judô, levantamento de peso, lutas, taekwondo até o tênis de mesa.
O CEI se caracteriza ainda como a Casa das modalidades paraolímpicas oferecidas à população com destaque para a esgrima em cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goalball.
Câmara de Vereadores homenageia José Fabiano do Cartório
José Fabiano Araújo Cardoso, delegatário responsável pela gestão do Cartório de Registro Civil do 1º Ofício das Pessoas Naturais de Jequié, foi homenageado pela Câmara Municipal durante a Sessão Ordinária de 12 de abril de 2023, com a aprovação de Moção de Aplausos em reconhecimento ao trabalho que realizada na cidade. A iniciativa partiu dos vereadores Marcio Oliveira (Marcinho) e Ramon Fernandes.
Fabiano assumiu o citado Cartório em fevereiro de 2017, quando o mesmo deixou de ser estatizado, passando a gestão para o delegatário concursado. A partir de então, José Fabiano reside com sua família nesta cidade, estando plenamente integrado à sociedade, onde é bastante querido.
A homenagem, segundo Marcinho e Ramon, é o mais genuíno reconhecimento a este cidadão que tanto tem contribuído para a melhoria na prestação do serviço para a população jequieense, sempre atendo a questões de acessibilidade, agilidade no atendimento, humanização do serviço, conservação do acervo, informatização e preocupação com os menos assistidos.
Vale ressaltar ainda o zelo que demonstra com os moradores que antes eram registrados nos distritos de Boaçu e Oriente Novo, cujos Cartórios foram anexados ao acervo do 1º Ofício, ainda em 2018, e desde então a população conta com serviço com mais dignidade.
Outro ponto, apontado pelos parlamentares diz respeito a atuação do Cartório do 1º Ofício durante a fase aguda da pandemia de Covid-19, que permaneceu aberto registrando os nascimentos, os óbitos e outros atos de cidadania para os habitantes num momento tão delicado e triste da nossa história.
Presidente do TJBA, Nilson Castelo Branco, recebe Título de Cidadão Jequieense
“Estamos reconhecendo um homem íntegro, que honra a justiça brasileira, como filho desta Terra”. A frase foi proferida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Emanuel Campos Silva (Tinho) na abertura da Sessão Solene realizada na sexta-feira, dia 14 de abril de 2023, para a outorga do Título de Cidadão Jequieense ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Nilson Soares Castelo Branco.
O vereador Daubti Rocha (Colorido), que juntamente com Tinho apresentou o Projeto Legislativo para a entrega da honraria, completou afirmando que o desembargador Castelo Branco tem uma longa trajetória de dedicação e comprometimento com a causa do direito e da justiça e na condição de magistrado digno e corajoso, busca sempre aplicar a lei de maneira justa e equânime, o que tanto engrandece o Poder Judiciário.
A solenidade de entrega do Título de Cidadania ao desembargador Nilson Castelo Branco, foi bastante prestigiada, contando com a presença outros três desembargadores: Raimundo Sérgio Cafezeiro, Cynthia Maria Pina Resende e Emilio Salomão Pinto Resedá, do prefeito de Jequié Zenildo Brandão (Zé Cocá), deputado estadual Hassan Iossef, juízes, promotores de justiça, defensores públicos, comandantes do 19º BPM, Cipe Central e Corpo de Bombeiros, representações de entidades e vereadores locais que entendem a importância do reconhecimento a pessoas honradas e com serviços prestados à sociedade.
O mais novo cidadão jequieense foi responsável pela instalação da 1ª Vara da Fazenda Pública, atendendo uma antiga demanda de Jequié e Região; da instalação da Sala Passiva de Videoconferência para ampliação do Juízo 100% Digital; da Sala de Depoimento Especial e do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos da nossa Comarca, dentre outras ações, a exemplo das novas instalações do Fórum Elias D’Ávila Filho, na vizinha Jitaúna, o que facilita o acesso dos cidadãos à justiça.
Emocionado, o desembargador Nilson Castelo Branco demonstrou grande gratidão ao município de Jequié em reconhece-lo como filho de uma terra tão querida e amada por todos e fez referências carinhosas ao colega Sérgio Cafezeiro, este natural de Jequié e que também muito honra a justiça baiana, sendo um dos principais quadros do Tribunal de Justiça.
Soldado Gilvan relaciona mais três vias do loteamento BetaVille para pavimentação asfáltica
Mais três vias do loteamento BetaVille, bairro da Caixa D´Água, foram relacionadas pelo vereador Soldado Gilvan, em Indicação apresentada na Câmara Municipal, em que reivindicação pavimentação asfáltica. São elas: Rua Daniel Andrade, Rua Buenos Aires e Avenida São Jorge.
Soldado Gilvan cita algumas das razões para justificar seu pedido, a exemplo da melhoria na mobilidade urbana, facilidade de acesso da população a serviços básicos de maneira mais rápida e segura. Soma-se a isso, o aspecto da valorização imobiliária, pois a pavimentação pode aumentar significativamente o valor dos imóveis.
“Temos visto na cidade que as ruas pavimentadas tornam o ambiente urbano mais agradável, além de contribuir para a saúde pública, observado a incidência de doenças respiratórias e alergias”, observa o parlamentar.
Impantação do projeto “Criança com visão, futuro na mão! de olho na educação” volta ser defendido por Ivan do Leite
O vereador Ivan do Leite voltou a apresentar, na Câmara Municipal, proposta em que defende a implantação, em Jequié, do projeto “Criança com visão, futuro na mão! de olho na educação”. Seria a partir da parceria com a Prefeitura, com todos os alunos da Rede Pública de Ensino passando por exame de refração e todos os outros que são necessários para identificação das deficiências visuais, caso haja necessidade, e receberão, gratuitamente, na sala de aula, os óculos que vão permitir que recuperem a boa visão e, consequentemente, possam ter um bom rendimento escolar.
O projeto cria a figura do Agente da Boa Visão, pessoas que serão treinadas entre os professores, agentes de saúde, lideranças comunitárias, etc. que ficarão responsáveis não só pela identificação dos alunos que têm dificuldades visuais, mas também pelo monitoramento dos progressos obtidos por eles em cada uma das etapas do projeto.
A capacitação dos agentes da Boa Visão é uma etapa importantíssima do trabalho, além da inclusão na Lei Orgânica de cada município participante, da obrigatoriedade da realização de exames de acuidade visual nos alunos logo na primeira semana de aula. A marca maior do Projeto é a difusão do conhecimento sobre a saúde visual, que ficará de forma permanente na memória e na história de seus personagens, que se tornarão multiplicadores desses conhecimentos.
O parlamentar explica que as ações do projeto são centralizadas nas escolas públicas, onde está o público infantil e adolescente que por conta da condição econômica, têm dificuldades para ter acesso ao consultório médico e, mais ainda para adquirir os óculos.
Lembra Ivan do Leite que o criador do projeto, Dr. Armênio Souza, ressalta que esse bom rendimento escolar vai possibilitar a esses alunos um futuro com mais oportunidades, sendo essa a principal meta do projeto, e não apenas a simples constatação do problema visual e o fornecimento posterior dos óculos.
Bui Bulhões propõe construção de cisternas para famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca
O empenho necessário no sentido de viabilizar a construção de cisternas para famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta de água, foi solicitado, na Câmara Municipal, pelo vereador Bui Bulhões, com vista a atender as necessidades de quem vive na região da Caatinga como Barragem da Pedra, Monte Branco, Morro Verde, Boa Vista, Santa Clara, Santa Rita, Boaçu, Castanhão, Nova Esperança, Ouro, Baixão, entre outros.
A ideia do vereador que é seja utilizada, principalmente a tecnologia de cisternas de placas, reservatórios que armazenam água de chuva para uso nos meses de período mais crítico de estiagem na região.
Bui Bulhões explica que a construção de cisternas é uma medida muito importante para ajudar as famílias rurais de baixa renda que são impactadas pela seca, garantido aos moradores acesso à água potável sem ter de pagar por isso.
“Também estamos pensando na economia financeira dos produtores e moradores, pois, com as cisternas, as famílias de baixa renda não precisam recorrer ao abastecimento público muito menos comprar água de caminhões-pipa”, destaca.
Pastores Vanderlei Campos Borges e Eduardo Ribeiro Gomes serão agraciados com Título de Cidadania
A Câmara Municipal concederá Título de Cidadania Jequieense aos pastores Vanderlei Campos Borges e Eduardo Ribeiro Gomes, ambos da Igreja Evangélica Assembleia de Jequié. A Sessão Solene será realizada às 19 horas de quinta-feira, dia 20 de abril, por iniciativa do vereador Sidney Magal Rodrigues, autor do Projeto de Decreto Legislativo que reconhece os dois legitimos cidadãos de Jequié.
"Ambos preenchem os requisitos exibidos para à concessão de tão importante horaria. Além de serviços prestados, os homenageados estão plenamente integrados à sociedade local", enfatiza o vereador.
Vanderlei Campos Borges é pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, situada no bairro Joaquim Romão. Natural de Candeal-Bahia e reside na cidade de Jequié desde 2019.
Vereador Sidney Magal coloca que o Eduardo Ribeiro Gomes também é um homem honrado, pai de família exemplar, não tendo nada que desabone a sua conduta. "Trata de uma das mais justas homenagens", frisa, ao destacar os feitos do homenageado que nasceu em Jitaúna-BA. Com raízes fincadas em Jequié, casou-se com Edinalva Ribeiro Gomes em 1972. Após o casamento foi morar na capital do Estado, aonde permaneceu por 11 anos, retornando a Jequié, cidade que o acolheu com muito carinho.
Ziel Cavalcante requer asfaltamento de ruas do bairro Caixa D’Água
O asfaltamento das Ruas Otávio Bispo Santos, Prudente de Morais e Abraão Rodrigues, localizadas no bairro Caixa D’Água, foi solicitado, na Câmara Municipal, pelo vereador Ziel Cavalcante, que defende uma infraestrutura adequada no sentido de tornar o bairro mais atrativo.
Ele explica que as mencionadas ruas são antigas e de grande importância para a Caixa D’água. “Os moradores almejam muito a pavimentação dessas ruas”, enfatiza Ziel Cavalcante em sua Indicação.
Acrescenta que é precisa também levar em consideração a valorização imobiliária, pois, quando há maior investimento em infraestrutura e serviços públicos é natural que haja uma valorização do preço dos imóveis.
Bui Bulhões e Walmiral Marinho apresentam Moção de Pesar pelo falecimento de Jorge Maia
De iniciativa dos vereadores Bui Bulhões e Walmiral Marinho, a Câmara Municipal aprovou Moção de Pesar e Solidariedade pelo falecimento prematuro de Jorge Maia, ocorrido no dia 05 de abril de 2023, nesta cidade. Na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 18, os proponentes falaram do quanto Jorge Maia representava para a cidade e que o mesmo deixa uma enorme lacuna. Também expressaram votos de pesar e solidariedade aos filhos presentes na referida sessão extensivo aos demais familiares.
José Jorge Peixoto nasceu em Jequié, em 21 de abril de 1957, sendo filho de Salvador Peixoto Andrade Peixoto e Nair Maia Peixoto. Cresceu numa família grande, composta por mais 7 irmãos e muitos outros parentes, notadamente primos, com os quais conviveu como irmãos.
Foi bancário por pouco tempo na juventude e logo se enveredou na atividade de despachante, ofício que exerceu por mais de 40 anos na Emplacadora Maia, empresa de sua propriedade.
Aventureiro, divertido, prestativo e carismático, possuía uma vastíssima rede de relacionamentos e cada umas das pessoas que com ele conviveu, construiu dezenas de histórias que ele protagonizou para contar, sempre regadas de muita alegria e irreverência. Deixa companheira, cinco filhos e muita saudade.
Câmara de Vereadores realizará Audiência Pública para debater sobre o “Aeroporto de Jequié”
A Câmara Municipal de Jequié realizará, em data a ser agendada, Audiência Pública com a finalidade de discutir e buscar soluções em relação ao Terminal Aeroviário Vicente Grillo, cujo espaço já não atender as reais demandas de Jequié e Região, e a legítima necessidade de implantar um Aeroporto Regional. A propositura é de autoria do vereador Joaquim Caíres, imbuído de trazer ao debate representações da Agência Nacional de Aviação, dos governos federal, estadual e municipal, deputados federais e estaduais e outros interessados.
Ao defender a construção de um equipamento mais amplo e moderno para atender a dezenas de municípios dos Territórios Médio Rio das Costas e do Vale do Jiquiriçá, Joaquim Caíres argumenta que o mesmo será de suma importância para alavancar a economia regional, em especial a de Jequié, que é a cidade-sede da microrregião.
Legalização Fundiária do distrito de Itajuru será tema de Audiência Pública a ser promovida pela Câmara de Vereadores
Por iniciativa do vereador Walmiral Marinho, a Câmara Municipal realizará uma Audiência Pública, com data a ser agendada, para tratar da Legalização Fundiária do distrito de Itajuru, para a qual devem ser convidados o proprietário da Fazenda, em Itajuru, Sr. César Borges e a comunidade local, além da Defensoria Pública, do Procuradoria do Município, do Ministério Público, OAB, Prefeitura de Jequié e outros interessados.
Em seu Requerimento o vereador esclarece que, em linhas gerais, pode-se dizer que o Programa de Regularização Fundiária inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, com o objetivo de integrar assentamentos irregulares ao contexto legal. Além de legalizar, visa também à promoção da cidadania, e é nesse ponto, indispensável para articulação de outras políticas públicas.
Walmiral Marinho frisa trata-se de garantia do direito a cidade, de forma sustentável, que compreendem direitos à geração contemporânea, bem como às futuras gerações. Estabelece garantia à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos de primeira necessidade, ao trabalho e ao lazer.
Pavimentação de ruas do bairro KM 4 é solicitada pelo vereador Colorido
A pavimentação das Ruas Ademar de Barros, Pedro Novaes e José Ferreira, localizadas no bairro KM 4, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Colorido. Segundo ele, ter essas ruas pavimentadas é um desejo histórico dos moradores que sofrem com a ausências de investimentos na área de infraestrutura.
“Trata-se de um anseio comunitário e um sonho das famílias daquele bairro em serem agraciadas com a pavimentação, uma vez que tal serviço amenizaria os transtornos causados pela ação do tempo, tanto nos períodos chuvosos quanto nos períodos de seca”, destaca a Indicação.
Projeto de Lei de Ramon Fernandes estabelece punição a quem cometer maus tratos a animais
Por considerar de extrema importância punir aqueles que cometem maus tratos aos animais domésticos e domesticados, o vereador Ramon Fernandes apresentou, e a Câmara Municipal aprovou, Projeto de Lei (22/2023) em que busca protege-los, coibindo o abuso e a crueldade contra os animais, inclusive estabelecendo punição aos infratores.
Pelo PL, fica determinado que todo e qualquer cidadão que porventura cometer maus tratos aos animais deverá pagar por todo o seu tratamento, sem prejuízo das sanções já previstas na Lei nº 9.605/1998. Entende-se por maus tratos: ferir, mutilar, praticar ato de abuso, realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo
Ao justificar o PL, Ramon Fernandes coloca que as lesões, além do sofrimento físico e emocional, também podem desencadear doenças e deixar sequelas nos animais, algumas das quais para sempre.
Pela proposta da Lei, caberá ao Poder Executivo regulamentar a mesma no que couber, mas deixa claro que as despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário, devendo as revisões futuras destinar recursos específicos para o seu fiel cumprimento.
Estudos demonstram que indivíduos que praticam a crueldade e maus tratos contra animais possuem maior propensão a cometer crimes violentos contra pessoas. Daí a relevância, também da Educação Social, isto é, a punição para maus tratos aos animais é uma oportunidade de conscientizar a população sobre a importância de respeitar e proteger os animais.
PL de Bui Bulhões estabelece medidas de proteção complementar à população por aumento de vazão da Barragem da Pedra
Aprovado, pela Câmara Municipal, Projeto de Lei (21/2023) de autoria do vereador Bui Bulhões, em que dispõe sobre medidas de proteção complementar à população jequieense por aumento de vazão da Barragem da Pedra, determinando a previsão de instalação de sirenes e outros meios de comunicação que sejam capazes de enviar alertas e viabilizar a proteção de pessoas que vivem nas áreas da mancha de inundação.
As medidas específicas de socorro, garantia de abastecimento, redução dos impactos ambientais e proteção do patrimônio são de suma importância na avaliação do vereador, cabendo a Companhia Hidrelétrica instalada no município estabelecer programa de educação e de comunicação sobre segurança da Barragem da Pedra, com o objetivo de conscientizar a sociedade da importância da segurança da mesma e de desenvolver cultura de prevenção a acidentes e desastres.
Pelo PL, deverá previamente, no prazo de 5 (cinco) dias, promover a comunicação à entidade fiscalizadora, aos serviços de defesa civil do município, estado e às possíveis populações atingidas, de eventuais ocorrências excepcionais ou circunstâncias anômalas, nomeadamente, casos de cheias, sismos, secas ou erosões provocadas por descargas e eventual ruptura da Barragem da Pedra.
Para os efeitos desta Lei, entendem-se por possíveis Populações Atingidas, todos aqueles sujeitos a 1 (um) ou mais dos seguintes impactos provocados pela construção, operação, desativação, vazamento ou rompimento da barragem: perda da propriedade ou da posse de imóvel; desvalorização de imóveis em decorrência de sua localização próxima ou a jusante dessas estruturas; perda da capacidade produtiva das terras e de elementos naturais da paisagem geradores de renda, direta ou indiretamente, e da parte remanescente de imóvel parcialmente atingido, que afete a renda, a subsistência ou o modo de vida de populações; perda do produto ou de áreas de exercício da atividade pesqueira ou de manejo de recursos naturais; interrupção prolongada ou alteração da qualidade da água que prejudique o abastecimento; perda de fontes de renda e trabalho; mudança de hábitos de populações, bem como perda ou redução de suas atividades econômicas e sujeição a efeitos sociais, culturais e psicológicos negativos devidos à remoção ou evacuação em situações de emergência; alteração no modo de vida da população e comunidades tradicionais; interrupção de acesso a áreas urbanas e comunidades rurais; ou outros eventuais impactos, indicados a critério do órgão ambiental licenciador.
Ainda de acordo com o Projeto de Lei do vereador Bui Bulhões, a comunicação prévia deverá ser contínua e eficaz, utilizando os instrumentos possíveis para difundir a informação entre a população atingida, sendo estes: instalação de sirenes, o rádio, a televisão, o telefone, os jornais de grande circulação no município blogs e sites locais.
A Companhia Hidrelétrica deverá divulgar de forma ampla e eficaz o possível mapa de inundação, produto do estudo de inundação que compreende a delimitação geográfica georreferenciada das áreas potencialmente afetadas por eventual vazamento ou ruptura da barragem e seus possíveis cenários associados objetivando facilitar a notificação eficiente e a evacuação de áreas afetadas por cada situação.
É obrigação dos órgãos e servidores do Poder Executivo informar o Ministério Público sobre a ocorrência de infrações às disposições desta lei, fornecendo-lhe informações e elementos técnicos, para que os infratores sejam civil e criminalmente responsabilizados.
Espaço em frente ao Centro de Saúde Sebastião Azevedo ganha a denominação de Praça Joelma Gomes Orrico
O espaço entre a Av. Otávio Mangabeira e a Rua Jabaquara, em frente ao Centro de Saúde Sebastião Azevedo, bairro do Mandacaru, ganha a denominação de 'Praça Joelma Gomes Orrico'. A iniciativa é do vereador Daubti Rocha (Colorido) e foi aprovada pela Câmara Municipal como forma de homenagear, in memoriam, essa mulher que muito contribuiu para o município.
Nascida no bairro, membro de família tradicional da cidade, ela se tornou uma paciente pioneira na luta paliativista no estado da Bahia ao descobrir um câncer em estado metastático e lutou bravamente pela vida, sendo um exemplo de perseverança.
Joelma deu importantes contribuições à Jequié na condição de professora (formada na Uesb), e em prol de causas sociais, sendo, inclusive, diretora da Associação das Donas de Casa da Bahia, quando representou a entidade em diversos eventos nacionais e Fóruns Mundiais.
Colorido lembra que desse caminho ela não desviou mais. Foram inúmeros trabalhos sociais voltados aos direitos das mulheres, das crianças e dos mais necessitados, e sua partida desse plano terrestre deixou uma enorme lacuna, mas também deixou um grande legado de lutas e conquistas.
Durante o enfrentamento de uma enfermidade (CA), Joelma foi guerreira. Primeiro funcou o projeto “UMA ROSA POR UMA, UMA ROSA POR TODAS” no qual reivindicava equidade no tratamento oncológico e melhores condições para pacientes do interior no Tratamento Fora do Domicilio- TFD.
Com essa ação, a mesma iniciou a discursão sobre a implantação de um Núcleo de Atendimento Especializado aos acometidos de doenças que ameaçam a continuidade da vida. “Joelma tinha as palavras certas, voz suave que tocava nas pessoas acometidas pelo diagnostico do câncer, com seu olhar profundo as incentivava a continuarem lutando pela vida com o exemplo de quem sentia as mesma dores’.
No dia 19 de julho de 2022, dois dias após seu falecimento, o município divulgou a preparação para a instalação do Centro de Referência de Tratamento para Pacientes Oncológicos em Jequié. A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia atenderá não apenas pacientes oncológicos da nossa cidade, mas se estenderá a mais 26 municípios da região.
Marcos do Ovo solicita reforma Escola Professora Vilma Brito Sarmento
Visando oferecer melhores condições de funcionamento, vereador Marcos do Ovo propôs, na Câmara Municipal, a reforma geral e aquisição de novos equipamentos para a Escola Municipal Professora Vilma Brito Sarmento.
A requalificação física da escola e a modernização de seus imóveis irá proporcionar uma estrutura digna para os professores e para o processo de aprendizagem dos alunos.
“É justo que a cita unidade escolar passe por uma ampla reforma para prestar um melhor serviço a comunidade”, apela o parlamentar.
Marcinho pede o retorno do café da manhã para todas as escolas municipais
Retorno do café da manhã para atender todas escolas municipais. Este é o teor do pedido apresentado, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho, por entender a importância da alimentação matutina para as pessoas, em especial para as crianças e adolescentes.
Marcinho explica que muitas vezes os alunos chegam a escola sem a oportunidade de fazer uma refeição adequada em casa. “O café da manhã nas escolas é uma forma de garantir que os alunos tenham acesso a uma alimentação saudável e equilibrada, o que é fundamental para o bom desempenho escolar”, justifica.
O vereador diz que tem observado que em algumas escolas municipais de Jequié o café da manhã não está sendo oferecido regularmente, o que considera preocupante. “A falta de alimentação adequada pode prejudicar o desempenho dos alunos em sala de aula, além de afetar sua saúde e bem-estar”, completa.
Por fim Marcinho reforça a necessidade de medidas capazes de garantir o retorno do café da manhã nas escolas municipais de Jequié em sua plenitude.
Câmara reconhece pastores Vanderlei Campos e Eduardo Ribeiro como legítimos cidadãos jequieense
Sessão Solene da Câmara Municipal, realizada em 20 de abril de 2023, marcou o reconheceu como Cidadãos Jequieenses os senhores Vanderlei Campos Borges e Eduardo Ribeiro Gomes, ambos pastores da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. A outorga foi concedida por iniciativa do vereador Sidney Magal, que considerou o momento um marco para o Município que legitima como seus filhos dois homens honrados e servidores a Deus.
A Sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Emanuel Campos Silva - Tinho e contou com a presença de inúmeros convidados entre pastores e outros que prestigiaram o evento.
“Uma data memorável porque estamos reconhecendo como legítimos cidadãos desta cidade dois homens honrados. É um privilégio para Jequié tê-los como conterrâneos”, destacou Sidney Magal.
“Ser filho de Jequié é um privilégio que não se expressa em palavras”, disse o pastor Eduardo Ribeiro Gomes. “Meu coração se alegra por este reconhecimento”, completou o pastor Vanderli Campos Borges.
Tinho pede modernização da iluminação pública da região do Pau Ferro
Levando em consideração os benefícios e vantagens das lâmpadas LED na comparação com as lâmpadas tradicionais, vereador Tinho apresentou, na Câmara Municipal, propostas em que solicita a modernização da iluminação pública da região do Pau Ferro, a exemplo da Av. Teixeira de Freitas, Trav. João Bastos, Trav. João Rosa e 2ª Trav. João Rosa.
Tinho explica que a lâmpada LED é muito mais eficiente no consumo de energia do que as lâmpadas tradicionais, o que significa que ela consome menos eletricidade para produzir uma quantidade equivalente de luz, contribuindo para a economia de energia e redução de custos, além de garantir uma iluminação melhor.
Outro ponto citado pelo parlamentar diz respeito a durabilidade, pois as lâmpadas LED são muito mais duráveis e resistentes. “Também devemos considerar a contribuição do uso da lâmpada LED para a sustentabilidade ambiental, uma vez que ela consome menos energia e tem uma vida útil mais longa, reduzindo a necessidade de produzir e descartar lâmpadas com frequência”, exemplifica Tinho.
Vereadora Professora Cida reivindica pavimentação de vias do loteamento Eva
Tendo em vista que a rede de esgotamento sanitário na localidade já é uma realidade - os trabalhos já foram iniciados – vereadora Professora Cida apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a pavimentação de vias do loteamento Eva, a exemplo da Rua Tancredo Neves, Trav. Tancredo Neves e Rua Costa e Silva. O mesmo é localizado logo após o loteamento Vila Vitória, no bairro Jequiezinho.
Professora Cida defende a pavimentação por entender a sua importância para a promoção da melhoria da qualidade de vida dos moradores, que esperam, faz tempo, por estes e outros investimentos em infraestrutura.
Moradores relatam que, com o péssimo estado de conservação que apresentam tais vias, eles enfrentam problemas para locomoção e acumulam prejuízos. “Aguardamos providências para colocar um fim no sofrimento dos moradores que estão ansiosos para a conclusão do projeto que vai trazer inúmeros benefícios”, destaca.
San David sugere medidas para reforçar segurança das escolas municipais
Elaboração de estudos para implantação de segurança armada, instalação de câmeras de vídeo monitoramento e aquisição de detector de metal nas escolas do município. Este é o teor da proposta apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador San David, como forma de prevenir possíveis ataques a prédios escolares.
“Tal indicação se faz necessária, pois, nos últimos dias observamos a violência nas escolas, atentados e riscos eminentes”, observa o parlamentar, acrescentando que, além disso, a educação é uma pauta de suma importância e deve ser tratada com muito carinho e máxima atenção por parte dos gestores, seja prefeito, governador ou presidente da República.
O vereador frisa que que essa pauta da segurança nas escolas voltou para o cenário conforme os últimos acontecimentos no Brasil e cita que no Congresso Nacional já tramita ao menos três Projetos de Leis para regulamentar a segurança armada nas escolas, e demais investimento na área de segurança para educação.
Moana Meira defende instalação de equipamentos na nova praça da Av. Beira Rio
Levando em consideração a importância de tornar os espaços de uso comum mais atrativos, vereadora Moana Meira apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a instalação de parque infantil e academia ao ar livre, com todos os cuidados quanto a acessibilidade, na nova praça da Av. Beira Rio, nas proximidades da Ponte Teodoro Sampaio, no bairro Mandacaru.
Em sua justificativa a parlamentar destaca que as praças públicas devem ser arejadas, com um ambiente propício a sociabilidade, ao descanso e ao lazer, além de servirem de locais de entretenimento às crianças e adultos.
São medidas relevantes também do ponto de vista da valorização dos imóveis do bairro que ganham valor monetário na proporção que existem investimentos públicos na localidade.
Ziel Cavalcante defende transporte escolar para estudantes residentes em bairro diferente do qual estudam
A adoção de medidas no sentindo de disponibilizar transporte escolar para estudantes residentes em bairro diferente do qual estudam, foi reivindicada na Câmara Municipal, pelo vereador Ziel Cavalcante.
Segundo ele, alguns estudantes, a exemplo de moradores que precisam se deslocar do bairro Curral Novo para o Joaquim Romão para estudarem, se deparam diariamente com a longa distância a ser percorrida caminhando, enfrentando no trajeto diversos pontos críticos de travessia como a BR 116, no bairro Cidade Nova, fato este que coloca em risco a vida de dezenas de estudantes quotidianamente.
“Estamos certos de que as medidas cabíveis serão adotadas no sentido de proporcionar a alunos dos ensinos fundamental e médio transporte escolar que os conduzam a unidades escolares distantes de suas residências”, pontua Ziel.
Ivan do Leite cobra construção do muro ao redor do Cemitério de Itaibó
Providências no sentido de construir muro ao redor do Cemitério do distrito de Itaibó, foram solicitadas, na Câmara Municipal, pelo vereador Ivan do Leite, argumentando tratar-se de um equipamento público importante para a comunidade e que tanto carece de assistência.
“Reparos são necessários para assegurar àqueles que perderam seus entes queridos uma estrutura adequada para sepultá-los, amenizando esse momento de sofrimento”, justifica o vereador.
Ivan do Leite lembra que o local é circundado por uma cerca de arame farpado, o que facilita a entrada de animais causando muitos transtornos para a comunidade.
Gutinha volta a solicitar Unidade de Saúde para o povoado da Fazenda Velha
A construção de uma Unidade de Saúde para atender os moradores do povoado da Fazenda Velha, voltou a ser solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Gutinha.
Relata que a comunidade não dispõe de um espaço adequado para atender as demandas por serviços de saúde, afirmando ser de suma importância que eles tenham assistência médica sem precisar sair de onde mora nem ficar à mercê de visitas periódicas dos profissionais.
Ainda de acordo Gutinha as demandas têm crescimento consideravelmente com o aumento do número de moradores na região nos últimos anos, motivo pelo qual é fundamental a construção deste equipamento de saúde pública.
Nota de Pesar e Solidariedade
É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Jequié recebe a notícia do falecimento da Senhora Diva Caires Rocha, irmã do nosso estimado vereador Joaquim Caires.
Neste momento de dor, o presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos Silva (Tinho), em nome dos demais vereadores, se solidariza com a família enlutada e expressa suas mais sinceras condolências ao vereador Joaquim Caires e a todos os familiares e amigos da Senhora Diva Caires Rocha.
Que Deus possa confortar o coração de todos e dar forças para superar esta perda irreparável.
A despedida ocorre no Velatório da Pax Nacional, na Avenida Lions Clube, próximo ao CSU. O sepultamento será às 16h no cemitério São João Batista, no bairro Joaquim Romão.
Em virtude do ocorrido não haverá sessão ordinária nesta quarta-feira 26/04/2023.
Bruno André Faneli, Ten Cel BM, comandante do 8º GBM recebe Título de Cidadania Jequieense
Não faltou emoção na Sessão Solene que marcou a outorga do Título de Cidadania Jequieense ao Sr. Bruno André Faneli, Tenente Coronel BM, comandante do 8º Grupamento de Bombeiros Militar. A homenagem da Câmara Municipal de Jequié, realizada nesta quinta-feira, 27 de abril de 2023, foi iniciativa dos vereadores Soldado Gilvan Santana e João Paulo Fernandes.
"Reconhecer o Tenente Coronel Faneli como filho de Jequié é uma retribuição pelo muito que ele tem feito pela cidade, especialmente nos momentos difíceis como os ocorridos nos períodos de chuvas e cheias dos rios, além de ser merecedor por ser um homem honrado, íntegro", enfatizou Soldado Gilvan.
Vereador João Paulo afirmou que o homenageado honra a farda que veste do valoroso Corpo de Bombeiros e é um ser humano admirável.
O presidente da Câmara, Emanuel Campos (Tinho), falando em seu nome e dos demais vereadores, enalteceu a maneira serena como ele conduz suas funções, cuja competência todos reconhece e também destacou o amor que sempre demonstrou pela cidade que o acolheu de abraços abertos.
A relação do Tenente Coronel Faneli com Jequié é antiga. Em discurso emocionado, fez relatos de sua primeira passagem pela cidade até seu retorno dois anos trás, deste feita para assumir o comando da corporação.
Carioca, André Faneli, está radicado em Jequié, onde constituiu família e fincou profundos laços de amizade.
Conforme destacaram os vereadores, o mais novo filho de Jequié está plenamente integrado à sociedade.
Representantes de vários órgãos públicos, entidades de classe, militares e muitos outros convidados engrandeceram o momento considerado ímpar não somente para o homangeado, seus familiares e amigos, para também para o Município que reconhece mais cidadão de bem como seu filho de direito.
Walmiral Marinho propõe implantação de alojamento estudantil na cidade
Com o objetivo de acomodar estudantes de outras localidades que estejam cursando faculdade em Jequié, vereador Walmiral Marinho propôs, na Câmara Municipal, a implantação de um alojamento na cidade, bem estruturado e humanizado.
O parlamentar explica que a iniciativa é de suma importante para amenizar as necessidades dos estudantes que moram nas regiões vizinhas e não têm condições de pagar transportes. o benefício deve alcançar os estudantes de baixa renda oriundos de outras cidades, ou até mesmo de outros estados, que buscam qualificação em instituições de ensino superior em nossa cidade.
“Jequié deve ser dotada de estrutura adequada para dar suporte aos estudantes dos cursos da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), ou de outros cursos de nível superior de caráter presencial que venham a funcionar em nosso Município”, frisa Walmiral Marinho.
Marcos do Ovo pede reforma geral da quadra de esporte da Escola Georgina Miranda Pereira
A reforma geral da quadra de esporte da Escola Municipal Professora Georgina Miranda Pereira, localizada no Jequiezinho, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo.
Justifica que as melhorias pleiteadas trarão mais comodidade para os alunos na realização de atividades físicas, bem como um ambiente de lazer mais agradável para quem faz uso daquela quadra.
O vereador espera que o espaço seja devidamente equipado para a realização das mais diversas modalidades esportivas, assim como sua estrutura seja coberta.
Ramon Fernandes solicita restauração da estrada que liga Vila Frisuba a Itajuru
Diante da situação de precariedade em que permanece a BR 558, estrada que interliga a comunidade da Vila Frisuba ao distrito de Itajuru, passando pelos povoados da Volta do Rio e Tamarindo, vereador Ramon Fernandes propôs, na Câmara Municipal, a adoção imediata de providências no sentido de melhorar as condições da via.
A estrada, que serve também as cidades de Aiquara e Itagi, sofre com a falta de manutenção, acarretando prejuízos para as pessoas que residem na zona rural de Jequié e que tanto depende da via.
Trata-se de uma estrada com linha regular de ônibus e por onde são transportadas as riquezas da região, importante produtora agrícola, além de servir aos estudantes e a população em geral, que, a rigor, em caso de urgência, vive verdadeiro drama para chegar a uma unidade de saúde.
João Paulo solicita revitalização da pista de equiprovas Benito Galvão no Parque de Exposições
Aprovada, pela Câmara Municipal, proposta de autoria do vereador João Paulo, em que solicita a revitalização e manutenção na Pista Benito Galvão, localizada no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga, bairro Jequiezinho, onde são realizadas equiprovas.
João Paulo explica que tais benfeitorias abrirão novas possibilidades, inclusive, para ampliar o número de atividades esportivas naquele espaço, haja vista, a manutenção e reforma atrairão mais competições, proporcionando à população maior segurança e comodidade.
Ressalta que os serviços solicitados resultarão em atratividade e centralização do esporte para a população, considerando que o esporte e o lazer são direitos individuais e coletivos constitucionalmente assegurados, e que cabe ao Poder Público proporcionar condições materiais suficientes para a efetivação dessa garantia.
Joaquim Caíres cobra reestruturação da BA 547
A reestruturação da BA 547, estrada que serve Jequié, já que o seu primeiro trecho liga a cidade ao povoado da Marcela, foi cobrada na Câmara Municipal, pelo vereador Joaquim Caíres.
O parlamentar leva em consideração a importância dessa rodovia estadual para a economia local pela ligação com as cidades de Apuarema, Itamari e Gandu, além de ser o canal para o escoamento da produção regional.
“Essa estrada é de vital importância para Jequié e toda vez que se encontra em péssimas condições como agora, representa um grande prejuízo para a nossa cidade”, afirma.
A via, que registra intensa movimentação de veículos, e por onde os moradores da zona da mata da região de Florestal, circulam em busca de serviços nas áreas da saúde, educação, comércio, bancos e outros, precisam de assistência adequada, pois do jeito que se encontra não pode continuar, alerta o parlamentar.
Soldado Gilvan defende ampliação do programa de pavimentação em prol do loteamento Raio de Luz
A ampliação do programa de pavimentação que vem sendo implementado em Jequié foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Soldado Gilvan, que apresentou Indicação com pedido para novas ruas do loteamento Raio de Luz no São Judas.
- Rua do Mercúrio, loteamento Raio de Luz, bairro São Judas;
- Avenida dos Cometas, loteamento Raio de Luz, bairro Judas Tadeu;
- Avenida do Sol, loteamento Raio de Luz, bairro São Judas Tadeu.
Para o vereador trata-se de uma das mais justas reivindicações da comunidade que convivem com problemas de infraestrutura que acabam se agravando em época de fortes chuvas, dificultando o acesso das pessoas que por ali transitam.
Colorido pede pavimentação da Av. Cachoerinha e da Rua Estrada de Ferro na Cachoeirinha
A pavimentação da Av. Cachoerinha e da Rua Estrada de Ferro, no bairro Cachoeirinha, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Colorido, argumentando que o Poder Público deve ampliar seus investimentos em infraestrutura na localidade que é um dos bairros mais antigos da cidade.
Segundo o vereador, o bairro enfrenta várias carências, uma delas é a necessidade da pavimentação de ruas, um antigo anseio dos moradores.
“As pessoas almejam muito a pavimentação dessas vias”, justifica Colorido, que espera ter mais esse pedido atendido pela atual administração.
Tinho volta a defender implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Itaigara
Por entender como crucial a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário em um bairro para a garantia da saúde e bem-estar da população, bem como para o meio ambiente, vereador Tinho, propôs, na Câmara Municipal, investimentos nesse sentido no Itaigara/Mandacaru.
Para Tinho, garantir o atendimento dos serviços de água e saneamento básico representa muito para a saúde pública, meio ambiente, valorização imobiliária e para o desenvolvimento sustentável.
Defendo a implantação do sistema de esgotamento sanitário, pois reconheço que ele é crucial para a promoção da saúde pública e para garantir a eficiência e manutenção dos sistemas de esgoto no bairro, enfatiza o parlamentar, na expectativa de que sua solicitação venha ser atendida.
Marcinho pede drenagem e pavimentação para ruas do Vila Aeroporto
Apresentada, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho, proposta no sentido de proporcionar à melhoria na qualidade de vida da comunidade do loteamento Vila Aeroporto, bairro Jequiezinho, a partir da pavimentação asfáltica e sistema de drenagem das seguintes vias: Rua Elionário Cafezeiro, Rua Odilon Cafezeiro e Rua Elizabeth Magalhães.
Segundo Marcinho, apesar do clamor da comunidade, há muitos anos os moradores do Vila Aeroporto sofrem com a falta de assistência por parte do poder público e pede a realização de obras de urbanização na localidade.
A drenagem é de suma importância no conjunto de estruturas e instalações nas vias urbanas e que ajudaria a solucionar o problema de décadas nesta localidade.
Moana Meira defende redução de carga horária de trabalho para servidores com vínculo de cuidados com pessoas com deficiência
A adoção de medidas visando a criação de um projeto de lei para garantir a redução de carga horária de trabalho para servidores municipais que possuam vínculo de cuidados com pessoas com deficiência, foi proposta, na Câmara Municipal, pela vereadora Moana Meira.
“Somos sabedores das inúmeras dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, que, na maioria das vezes, carecem de maiores cuidados por parte de familiares ou responsáveis, os quais nem sempre estão disponíveis por conta do trabalho, justifica.
Para Moana Meira, tais providências servirão para minimizar essa problemática pela qual passam muitos servidores municipais. “Sugerimos a criação de um projeto de lei que garanta a redução de duas horas diárias na jornada de trabalho desses trabalhadores”, define.
Vereador Ziel Cavalcante sugere medida para organizar trânsito na Rua Félix Batista
Atento as questões relacionadas a organização do trânsito, primando pela segurança dos pedestres, vereador Ziel Cavalcante apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que pede a construção de uma faixa elevada na Rua Félix Batista, já nas proximidades do fim da Princesa Isabel.
A localidade, que compreende as ruas próximas ao Campo do Cururu, em especial a Rua Princesa Isabel e Rua Félix Batista, importantes vias de circulação de pessoas, em especial alunos das duas importantes escolas municipais localizadas nos arredores, o Professor Brito e o Presidente Médici, justifica o presente pleito, somando-se ainda o fato de da existência de importantes comércios nas imediações, o que aumenta ainda mais a movimentação de pedestres e veículos na área.
“As obras de pavimentação asfáltica realizadas nestas artérias há pouco tempo, impulsionou a trafegabilidade de veículos com maior velocidade, fator que tem colocado em risco a integridade física de pedestres e condutores”, justifica o parlamentar.
Professora Cida defende a revitalização e ampliação das instalações físicas do Centro de Apoio Pedagógico
A revitalização e ampliação das instalações físicas do Centro de Apoio Pedagógico – CAP – foi solicitada, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida. Localizado na Rua Erotildes Soares, o Núcleo de TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), disponibiliza recursos humanos (professores, funcionários e multiprofissionais da saúde), contudo, o espaço precisar ser ampliado para atender à crescente demanda de estudantes com TEA.
A solicitação é pertinente porque é necessário se criar espaços físicos favoráveis para o pleno desenvolvimento da aprendizagem de portadores de TGD; bem como a disponibilização de materiais didáticos pedagógicos, mobiliários, entre outros, são de suma importância para as práticas pedagógicas, justifica a vereadora.
O Núcleo de Transtorno Global do Desenvolvimento compreende alunos com Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Ratt, Sindrome de Heller, Transtorno não especificado. Este Núcleo trabalha em uma linha desenvolvimentista, partindo sempre de uma potencialidade e afinidade do aluno. Tem crescido muito a procura de atendimento por parte das famílias.
Os alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento apresentam prejuízos na interação social, comunicação e no comportamento. Por conta disso tem grandes dificuldades na aprendizagem e, consequentemente, na inclusão educacional. A falta de assistência à saúde para diagnóstico e acompanhamento dificultam a compreensão de pais e professores quanto a forma de conduzir e ensinar a esses estudantes.
Sidney Magal solicita pavimentação da 2ª Trav. Joaquim Lobo
A pavimentação da 2ª Trav. Joaquim Lobo, localizada no fundo da Barreto Material de Construção, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Sidney Magal.
“A solicitação se faz necessária em razão de pedidos da população que solicita medidas administrativas junto à Secretaria de Infraestrutura, visando a realização de serviço de pavimentação dessa referida localidade, tendo em vista que este local se encontra com muitos buracos e quando chove fica difícil o acesso, em decorrência da lama acumulada, dificultando a passagem dos moradores”, justifica o vereador.
Cicom é homenageado pelo vereador Soldado Gilvan por ocasião de seus 10 anos de implantação na cidade
O Centro Integrado de Comunicação (CICOM) foi alvo de homenagens por parte da Câmara Municipal, por ocasião de seus 10 anos de implantação na cidade de Jequié. De iniciativa do vereador Soldado Gilvan, o Legislativo aprovou Moção de Aplausos em que reconhece os bons serviços prestados pelo órgão que é vinculado a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Criado em maio de 2013, o Cicom tem suas instalações sediadas em um pavilhão Interno do 19º BPM e sua atuação abrange uma área jurisdicional de 25 cidades, tendo como unidades assistidas 19º BPM (Jequié), 55° CIPM (Ipiaú), 93ºCIPM (Maracás), 79° CIPM (Poções), Cipe Central, PRE, 8º GBM e todas as unidades de Polícia Civil pertencentes a 9° COORPIN.
Soldado Gilvan informa que em novembro de 2022 foram incorporadas novas tecnologias neste Centro a partir da instalação do Georreferenciamento nos veículos oficiais, Videomonitoramento com acompanhamento em tempo real de aproximadamente 100 câmeras, contando inclusive com as tecnologias de reconhecimento facial e leitura de placa veicular, além da implantação do Sistema de Rádio Digital (Banda Estreita) que permite a comunicação com toda viatura policial em qualquer localidade jurisdicional deste CICOM.
O efetivo atualmente é composto por 51 colaboradores pertencentes a: SSP, PM, BM, PC, DPT e Terceirizados das empresas; ELLU, NARWAL, TELTRONIC e HISPANIA, distribuídos nas diversas funções.
San David propõe alterações no trânsito de vias do Jequiezinho
Diante do crescimento da frota de veículos, a todo momento surge a necessidade de oferecer medidas resolutivas para melhorar a qualidade do trânsito da cidade. Uma das providências defendidas, na Câmara Municipal, pelo vereador San David, diz respeito a mudanças no tráfego em um ponto importante do bairro Jequiezinho.
Sugere o parlamentar que sejam estabelecidos sentidos únicos na Rua João Braga sentido Jitaúna; bem como na Avenida Franz Gedeon sentido Centro; enquanto permaneceria a Av. Presidente Vargas em dois sentidos.
O sentido único da Rua João Braga beneficiaria sobremaneira os moradores da citada via que hoje não podem estacionar seus veículos ainda que temporariamente.
Bui Bulhões solicita revitalização de Praças do bairro Caixa D'Água
Proposta de autoria do vereador Bui Bulhões foi aprovada pela Câmara Municipal em que solicita a revitalização da Praça do Bondoso e da Praça Elza Leone, dois importantes logradouros do bairro Caixa D’Água, justificando que esses espaços fazem parte da história dos moradores e a reestruturação é uma necessidade para o bem-estar da comunidade.
“Contamos com a sensibilidade do poder público no sentido de viabilizar as reformas necessárias para essas duas praças, permitindo a população acesso a áreas de convivência adequadamente bem estruturadas e equipadas”. Define.
Junior Braga propõe construção de Creche no Residencial Vida Jequié
Construir uma nova Creche no Residencial Vida Jequié, no bairro Curral Novo. Esta é a finalidade da proposta apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Junior Braga, para atender essa importante demanda da comunidade.
A proposta leva em consideração a grande importância da instituição para a primeira infância, que compreende o período da vida da criança entre 0 e 6 anos, desde o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, pois a creche possibilita um ambiente diferenciado para as crianças, onde elas têm contato com diversas atividades lúdicas, educativas e brincadeiras que ajudaram para o desenvolvimento cognitivo e emocional, além de da ajuda no desenvolvimento social.
Junior Braga pontua ainda que a creche contribui decisivamente para a inserção das mães no mercado de trabalho, uma vez que seus filhos terão total assistência enquanto exercem atividades profissionais.
“É importante que o município invista em políticas públicas que ampliem o acesso das crianças à educação infantil, garantindo um desenvolvimento mais saudável e sustentável da sociedade como um todo”, afirma o vereador.
Gutinha propõe Audiência Pública para discutir sobre ‘Cuidados com a Saúde Mental da População'
Aprovado, pela Câmara Municipal, proposta do vereador Gutinha, visando à realização de uma Audiência Pública com a finalidade de ampliar a discussão em torno dos ‘Cuidados com a Saúde Mental da População de Jequié. O evento, a ser agendado, será aberto para a participação de toda a comunidade e pretende reunir órgãos como Prefeitura Municipal, Governo do Estado da Bahia, Ministério Público estadual, além de profissionais da área, entidades representativas e usuários em geral.
Gutinha ressalta que a temática exige urgência diante de uma demanda crescente por uma assistência mais qualificada, capaz de atender aos reais anseios da comunidade. Segundo o parlamentar, o debate sobre “Cuidados com a Saúde Mental” está na ordem do dia no Brasil inteiro, assim sendo, o mesmo deve reunir autoridades do setor para apontar soluções práticas para a situação.
Esclarece que devem ser convidados o prefeito Zenildo Brandão; o secretário de Saúde, Marlon Pereira; a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Brandão; a diretora do Hospital Geral Prado Valadares, Ana Paula Camargo; além de representação da Diretoria Regional de Saúde, Centros de Apoio Psicossocial -CAPs e demais autoridades na área.
“Estamos confiantes de que a Câmara dará uma grande contribuição para debater um tema tão importante para a população jequieense”, afirma Gutinha.
Ações do documento