Notícias
Walmiral Marinho solicita reforma do prédio da “Delegacia” do distrito de Florestal
A realização de reforma geral do prédio da “Delegacia” do distrito de Florestal foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Walmiral Marinho, preocupado com a melhoria estrutural do espaço e, por consequência, oferecer condições mais dignas aos profissionais que exercem suas funções, bem como manter a segurança e bem-estar da população do distrito de Florestal e povoados da região.
Câmara recebe Secretário de Cultura e Turismo para prestação de contas do São João 2022
Em conformidade com a lei municipal que estabelece a obrigatoriedade da prestação de contas dos gastos da festa junina, a Câmara de Jequié, recebeu o secretário de municipal de Cultura e Turismo, Domingos Ailton e a equipe técnica de sua secretaria, para Audiência Pública com o detalhamento das despesas e explanações sobre o São João de Jequié em 2022, que voltou a acontecer de forma presencial, já que em 2021, por conta das restrições para conter o avanço da Covid-19, ocorreu de forma virtual.
Com investimentos que chegaram a casa dos 4,4 milhões de reais, Domingos Ailton, destacou durante a prestação de contas a grandiosidade da festa, que contou com mais de 100 apresentações musicais, nos 13 dias da sua realização, que se iniciou no dia 14/06 com a Vila Junina na Praça Ruy Barbosa, e entre os dias 23 e 26/06 passou a contar com o palco principal na Praça da Bandeira.
Segundo Polícia Militar, somente nos últimos 4 dias dos festejos, o circuito recebeu um público estimado em 307.200 pessoas.
O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, fez questão de destacar que se tratava da prestação de contas, do que pode se considerar, um dos maiores São João da Bahia, e, senão, o maior São João da história da cidade de Jequié.
Os vereadores Colorido, San David e Bui Bulhões, parabenizaram a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, pela ótima organização do evento. O que segundo eles, foi um resgate a cultura dos festejos juninos na cidade, e trouxe um retorno financeiro, cultural e de visibilidade, que pode possibilitar uma melhora na organização, e a captação de mais recursos através de patrocínio da iniciativa privada.
Os vereadores Soldado Gilvan e Moana Meira, pontuaram que é necessário ter um olhar especial para melhoria do acesso e da estrutura para a participação das pessoas com deficiência na festa.
Os vereadores Marcos do Ovo e Tinho, ainda destacaram a participação das forças de segurança, pelos aparatos que deram mais tranquilidade aos presentes no circuito, que inclusive, contou com câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. O que possibilitou a prisão de uma pessoa com mandato de prisão em aberto no primeiro dia de festa na Praça da Bandeira, e deu uma tranquilidade para maior participação da população, resultando no baixo índice de violência registrado na festa.
Ainda participaram da Audiência Pública os vereadores Sidney Magal, Marcinho, Duda Simões, João Paulo, Ramon Fernandes, Joaquim Caíres, Júnior Braga e Professora Cida.
Câmara homenageia Dr. Bento Chaves pelas 5 décadas de exercício da medicina, por iniciativa de João Paulo
O médico Bento Chaves foi alvo de homenagens na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador João Paulo Fernandes, pelos seus 50 anos de exercício da Medicina. O parlamentar apresentou, no dia 18 de outubro de 2022, Moção de Aplausos em que frisa a importância do profissional para várias gerações.
João Paulo afirmou que o reconhecimento do Poder Legislativo jequieense se soma a outras justas homenagens como a Conselho Regional de Medicina da Bahia que o concedeu, alusivo a data, o Diploma de Mérito Ético Profissional, em solenidade realizada no Centro de Convenções da Bahia.
“Este é um reconhecimento público importante em que nós expressamos a nossa mais sincera gratidão pelo muito que faz em prol da população, sendo um exemplo de médico correto, ético, competente” destacou o vereador João Paulo.
Marcinho cobra projeto de paisagismo e jardinagem nas margens do Rio Jequiezinho
O desenvolvimento de um projeto de paisagismo e jardinagem nas margens do Rio Jequiezinho, ao longo das Avenidas César Borges e Castelo Branco, foi solicitado, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcinho que defende a restauração da vegetação nativa original de toda a área que margeia o Rio.
A finalidade, conforme coloca o parlamentar, é resgatar a estética original do Rio Jequiezinho que, além de melhorar o aspecto do lugar, dará importante contribuição no sentido de atrair pássaros que já não mais são vistos na região, pois foram afugentados pela ausência de vegetação especifica.
Marcinho explicou, no documento, que investimentos como estes são de suma importância para a melhoria da qualidade de vida, já que tais medidas elevam a umidade do ar, diminuem o risco de erosão do solo, entre outros benefícios.
Vereadora Moana Meira solicita a modernização da iluminação pública do Sunville II
A adoção de medidas necessária visando a modernização da iluminação pública a partir da troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED em toda a extensão da praça e loteamento Sunville II, nas proximidades do Parque das Algarobas, foi solicitada, na Câmara Municipal, pela vereadora Moana Meira.
Em sua Indicação, a vereadora aponta a melhoria da iluminação pública como sendo de vital importância para a segurança da comunidade que tanto almeja por investimentos nas mais diversas áreas dos serviços públicos.
Ramon Fernandes pede Estação de Tratamento de Água para a região da Volta do Rio
Viabilizar a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na região da Volta do Rio, zona rural de Jequié, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Ramon Fernandes, o mais rápido possível, diante da grande demora em atender essa justa reivindicação dos moradores.
Segundo relatos, os moradores estão insatisfeitos com a demora na normalização do abastecimento de água na região da Volta do Rio. São sabedores que a única maneira de se chegar a uma solução, a médio prazo, é com a construção da
ETA, pois os reservatórios por si só já não solucionam o problema. “Somente a partir da Estação é que a água de qualidade chegará as casas dos moradores”, avalia o parlamentar.
Soldado Gilvan requer a pavimentação das Ruas Bruno Mariote e Demostenes Pires no Sol Nascente
Aproveitando o programa municipal que tem levado pavimentação a todos os cantos e recantos da cidade, o vereador Soldado Gilvan apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica investimentos para ruas localizadas no loteamento Sol Nascente, no bairro Joaquim Romão, entre elas a Rua Bruno Mariote e a Rua Demostenes Pires.
Moradores relataram que as citadas vias estão danificadas e que a pavimentação facilitará o escoamento de águas pluviais, que é outro problema enfrentado pela comunidade. “Todos estão na expectativa de que os investimentos necessários serão realizados numa área da cidade historicamente esquecida pelas administrações anteriores”, enfatiza o parlamentar em sua Indicação.
Joaquim Caíres defende manutenção das estradas da região da Baixinha
Levando em consideração a importância das obras e a necessidade da comunidade, o vereador Joaquim Caíres apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a realização de obras de manutenção de patrolamento e encascalhamento das estradas da Baixinha para a entrada principal do Campo Largo.
“Sem estradas em boas condições para trafegar, os produtores rurais acumulam prejuízos e não se sentem estimulados para fazer novos investimentos”, observa o parlamentar.
Frisa que, como se não bastasse às perdas econômicas, quem mora na zona rural corre outros riscos. “Em caso de emergência, por exemplo, os riscos aumentam consideravelmente em determinadas áreas, principalmente nos períodos chuvosos”, alerta.
Por fim, Joaquim Caíres coloca que, embora reconheçamos a necessidade de restauração de todas as estradas do Município, solicitamos que a região da Baixinha seja colocada na escala de prioridades da Secretaria de Infraestrutura.
Bui Bulhões pede o retorno do programa do Sopão nos bairros mais carentes da cidade
É de autoria do vereador Bui Bulhões a Indicação apresentada na Câmara Municipal em que solicita os esforços necessários visando o retorno do programa do Sopão nos bairros mais carentes da cidade.
Em sua justificativa, o vereador coloca o Sopão nos bairros como um exemplo de cuidado pelo próximo, ainda mais diante do aumento da insegurança alimentar. Muitas pessoas, em razão da crise econômica, não reúnem condições para abastecer suas despensas e não raro, a fome bate à porta de famílias de baixíssima renda.
Tinho solicita pavimentação da Rua Dr. Flávio Guedes
Entre as ruas que carecem de pavimentação, uma delas deve fazer parte da lista de prioridade das prioridades. Trata-se da Rua Dr. Flávio Guedes, no bairro Joaquim Romão. Com a finalidade de resolver esse problema, o vereador Tinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita providências por parte do poder público local.
Os moradores estão esperançosos de que a atual administração do prefeito Zé Cocá atenderá esse antigo anseio, levando a tão sonhada pavimentação a localidade historicamente esquecida pelos governos anteriores.
Comissões de Justiça e de Finanças da Câmara discutem com Sind ACS-ACE Projeto do Piso Salarial
Vereadores das Comissões de Justiça e de Finanças da Câmara Municipal de Jequié estiveram reunidos com diretores do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sind ACS-ACE). O encontro foi nesta sexta-feira, dia 21. 10.22, na Câmara.
Em pauta o Projeto de Lei nº 40 que dispõe sobre a implantação do piso salarial dessas duas categorias que buscam apoio do legislativo no sentido de, não somente intermediar as conversações com o executivo, como também alinhavar uma proposta a ser apresentada a administração do prefeito Zé Cocá para atender aos anseios dos trabalhadores.
Ficou acertado que as Comissões levarão ao prefeito a proposta construída nesta reunião, caso aprovada pelas categorias, em assembleia. Uma vez definida, a proposta será encaminhada a Prefeitura pelos vereadores. A atuação dos vereadores é de fundamental importância no sentido de intermediar o diálogo entre o poder executivo e os trabalhadores.
Walmiral Marinho solicita reforma geral na estrutura do Cemitério do Povoado do Emiliano
A reforma geral na estrutura do Cemitério do Povoado do Emiliano foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Walmiral Marinho. O pedido inclui a construção de um muro de fora a fora do espaço público.
Os reparos são necessários no sentido de garantir uma estrutura adequada ao Cemitério.
Professora Cida solicita implantação de um Centro de Autismo em Jequié
Implantação de um Centro de Autismo em Jequié. Este é o objetivo da proposta apresenta, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida, sugerindo que o mesmo seja implantado no Centro de Apoio Pedagógico (CAP), localizado na Rua Erotildes Soares, a partir de convênio com a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social do Município.
Para a vereadora, o Centro é de fundamental importância para as famílias e para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “Nos dias atuais, vive-se uma época em que todos os ambientes devem trabalhar com a inclusão, principalmente no ambiente escolar, pois é no mesmo, que o indivíduo é preparado para viver em sociedade”, destacou em sua justificativa.
Professora Cida cita também que a inclusão é muito mais que o inserir, é mais do que o simples fato de matricular na escola. A inclusão para realmente fazer jus à palavra dita, precisa acompanhar uma preparação tanto do próprio professor quanto da escola, que é de grande importância para o desenvolvimento da criança, receber a educação inclusiva, pois já, há leis que determinam esta afirmação.
San David defende especial atenção aos pacientes oncológicos que realizam TFD
A destinação de veículos ou ônibus específicos para pacientes oncológicos que realizam Tratamento fora de Domicílio (TFD) em Salvador e/ou outras cidades da Bahia, é defendida, na Câmara Municipal, pelo vereador San David.
O intuito é buscar oferecer uma melhor dinâmica no tratamento da citada doença, destaca o parlamentar que reconhece que o município já oferece bastante suporte para usuários que necessitam realizar diversos tratamentos ou intervenções cirúrgicas na capital ou em cidades do interior, que possuem especialidades ou serviços que Jequié ainda não possui.
“Enxergamos a necessidade do paciente oncológico, pois além de possuir garantidas através do nosso ordenamento jurídico brasileiro, sabemos das necessidades das intervenções e celeridade, pois atualmente em nosso país é considerada uma das doenças graves (neoplasia) mais letal da história. Bem como, os números aumentam a cada dia, em diversos tipos de câncer”, observa San David.
Soldado Gilvan apresenta Moção de Aplausos em reconhecimento a trabalho de PMs na Operação Janus
A Câmara Municipal de Jequié fez inserir na Ata dos seus trabalhos nesta data (26.10.2022), MOÇÃO DE APLAUSOS aos Policiais Militares do 19º Batalhão, escalados para a Operação JANUS, do dia 23 de setembro pelo alto grau de profissionalismo e dedicação ao serviço policial militar de proteção da sociedade mesmo com risco da sua própria vida.
A proposta é de autoria do vereador Soldado Gilvan em reconhecimento ao trabalho desses valorosos policiais militares que diuturnamente se dedicam a oferecer segurança e proteção à população, muitas das vezes, colocando em risco às suas próprias integridades físicas, no enfrentamento com bravura aos que enveredam pelos caminhos da delinquência.
“Esta homenagem é também em reconhecimento às determinações, destrezas e compromissos desses policiais militares na proteção da sociedade, sempre presentes nas ruas compondo ou comandando operações militares”, justifica Soldado Gilvan.
Os nomes dos homenageados são: Ten PM Lucas Muniz Ramos, Sgt PM Tadeu Santos Santana, SD PM Gilmar Souza Frutuoso, SD PM Lucas Gomes Nogueira. VTR 1927: CB PM Luis Gustavo de Gino Silva, SD PM Silvan Lino Sousa da Silva, SD PM Tchames Ribeiro Santos Silva, SD PM Adenilson Soares Oliveira. VTR 1947: CB PM Mário Sergio Lima Costa, SD PM Lincoln Cardoso Tavares, SD PM Anízio Guimarães Lima Junior, SD PM Erico Sena de Brito. ABUTRES: SD PM Enrique Hohlenwerger N. Batista, SD PM Allan Oliveira Meira, SD PM Ualas Santana Protásio de Souza, SD PM Edgar Almeida Gomes, SD PM Igor Miranda Duarte, SD PM Tarciso dos Santos Silva, SD PM Ednaldo Vasconcelos Santos Junior, SD PM Victor Argolo Brito.
Junior Braga apresenta Moção em homenagem ao Clube dos Desbravadores pelos seus 19 anos
O Clube dos Desbravadores foi homenageado por ocasião de seus 19 anos pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Junior Braga. Foi durante a Sessão deste 26 de outubro de 2022. O Clube é um Departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes situadas na faixa etária entre 10 e 15 anos.
Junior Braga lembrou que, no mundo, são cerca de 1,5 milhão de jovens em 37mil clubes, espalhados por 160 países. No Brasil, há 7.400 unidades, reunindo mais de 258 mil membros. Várias atividades são desenvolvidas no programa do clube, sendo subdivididas de acordo com o tripé educacional do clube, focando o físico, o mental e o espiritual.
Resultados do Projeto Judô Ação são apresentados na ‘Tribuna Livre’
O coordenador técnico do Projeto Judô Ação, Arlon Ferreira, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal, neste 26 de outubro de 2022, onde apresentou o Relatório das ações e resultados da entidade e dos atletas, referente ao longo deste ano. Logo no início, ele agradeceu a Câmara pelo apoio dado à Associação Judô Ação e colocou o Projeto a disposição da Casa para qualquer evento em prol das crianças, jovens e adolescentes no município de Jequié.
A Prestação de Contas contou com a presença do octacampeão brasileiro Diego Santos, o medalhista no Brasileiro Sub 13 Rhavi Santiago, mães, alunos e todos os professores André Santiago, Vanille Samara, Raphael Santiago, Marcel Assunção e Daniel Andrade.
Câmara aprova PL de Marcinho denominando de Diran Lima a nova praça do Mutirão São Judas Tadeu
Partiu do vereador Marcinho a iniciativa de apresentar Projeto de Lei, aprovada pela Câmara Municipal, em que denominada de Praça Diran Lima Correia, a nova praça localizada ao lado da quadra poliesportiva, entre as ruas Antônio Carlos Magalhães e Edgar Araújo, no Mutirão São Judas Tadeu.
O PL, agora, vai ao Gabinete do Prefeito e, após sanção, caberá ao Poder Executivo Municipal adotar as providências cabíveis, como a colocação de uma placa identificatória, e que sejam feitas as comunicações necessárias aos Correios e Telégrafos, a Coelba e a Embasa, assim como aos seus moradores.
Marcinho cita que o Projeto nasceu da legitima vontade de fazer uma homenagem póstumas a um dos primeiros moradores do Mutirão São Judas Tadeu. Segundo o vereador, Diran Lima Correia, teve uma relação de amor com o bairro muito significativa, onde nutria da amizade de todos. Além disso, teve ao longo de sua vida comprometimento com as causas populares, sendo também uma importante voz em defesa dos interesses dos moradores desta localidade.
Diran Lima exerceu vários cargos públicos sempre com zelo e competência. Ele faleceu em outubro de 2019, deixando uma enorme lacuna e uma vasta lista de serviços prestados à comunidade.
Câmara concederá Comenda ao médico Tasso Carvalho Barberino de Souza por iniciativa do vereador João Paulo
A Câmara Municipal de Jequié, por iniciativa do vereador João Paulo Fernandes, aprovou Projeto de Decreto Legislativo, em que outorga a Comenda ‘Dr. Milton Couto Muniz’, ao Senhor Tasso Carvalho Barberino de Souza. A honraria é concedida a personalidades que se destacam no campo da assistência social ou saúde.
Para o vereador João Paulo, trata-se de uma das mais justas homenagens prestadas pelo Município a um cidadão que tanto tem realizado em prol da sociedade por meio de sua atuação na área da medicina.
Tasso Carvalho Barberino de Souza, nasceu em Serrinha-BA, em 1981, sendo filho de Maria da Conceição Nunes de Carvalho Souza e João Barberino de Souza. Casado com Clessya Rocha Miranda e pai de Enzo Rocha Barberino e Eva Rocha Barberino, o homenageado é graduado em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em 2006, especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira, docente do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), mestre em Ciências da Saúde pela mesma Universidade.
O mesmo chegou em Jequié em 2009. Trabalha no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) desde então. Coordenou o Pronto Socorro por 5 anos e trabalhou por 9 anos na UTI e 4 anos no SAMU. Coordenou o colegiado do curso de Medicina da UESB por 2 anos e há 11 anos ele e a Dra. Clessya inauguraram o próprio consultório; a Belladerme.
“É muito importante reconhecer trajetórias como a do Dr. Tasso Carvalho Barberino de Souza, isso representa que queremos nos espelhar nos valores de sua vida que servem de referência para a construção de uma nova sociedade”, observa o parlamentar, acrescentando que a homenagem também traz o lado da gratidão de milhares de pessoas beneficiadas pelo trabalho do Dr. Tasso Barberino.
Marcos do Ovo sugere instalação de câmera de vigilância na rotatória da Arthur Morais e a Vavá Lomanto
De iniciativa do vereador Marcos do Ovo, a Câmara Municipal aprovou proposta em que o mesmo solicita a instalação de câmera de vigilância na rotatória entre a Av. Arthur Morais e a Av. Vavá Lomanto, no bairro Jequiezinho.
O equipamento deve ser instalado em frente ao posto de combustível. “A câmera irá melhorar as condições de segurança do tráfego, facilitará a vida dos motoristas e de todos aquele que circulam pela localidade minimizando os riscos de possíveis acidentes e melhorando a segurança pública”, justifica o vereador.
Joaquim Caíres propõe “Complexo de Educação em Tempo Integral” na Escola Vilma Brito
Partiu do vereador Joaquim Caíres a iniciativa de propor, na Câmara Municipal, a instalação de um “COMPLEXO DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL” no âmbito da Escola Municipal Vilma Brito Sarmento, no Loteamento Água Branca, bairro do Jequiezinho.
Explica em sua proposição que a proposta pedagógica de ensino em tempo integral rompe com o antigo isolamento da Escola Pública, para fazer dela uma promotora efetiva da maior participação social das classes mais pobres, enfim um modelo de Escola Democrática.
O exemplo do CIEPs que estabeleceu uma nova etapa na história da educação de base em nosso país: aquela em que os direitos das crianças começaram a ser efetivamente respeitados, mediante a oferta de um programa educacional integrado, capaz de realmente mobilizar para aprendizagem o potencial dos alunos. Em contraste com as escolas superlotadas, o CIEPs é uma verdadeira escola-casa, que proporciona a seus alunos múltiplas atividades, complementando o trabalho nas salas de aula com recreações, esportes e atividades culturais.
“Assim, sugerimos que todos, inclusive a comunidade jequieense, se posicione favorável a nossa indicação, por entender que o espaço do Colégio Municipal Vilma Brito Sarmento deve ser destinado para uma atividade nobre, a de educar, instalando em suas dependências um “COMPLEXO DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL”, envolvendo o Estado com a transformação física do imóvel, construindo pavilhões equipados e preparados para ministrar aulas curriculares e extracurriculares; e, a Prefeitura diante da concessão, a manutenção.
Sidney Magal defende reforma e modernização da Praça Manoel Moura
A viabilização de recursos financeiros, via emenda parlamentar, para reforma e modernização da Praça Manoel Moura, no Jequiezinho, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Sidney Magal.
O parlamentar apresentou proposta nesse sentido, justificando que os moradores do bairro buscam melhorias para a praça, visto que atualmente, o local que pode ser um ambiente de alegria e descontração familiar se encontra abandonado.
“A ideia é modernizar este espaço com construção de quiosques para proporcionar lazer aos moradores”, destaca Magal.
Nova praça a ser construída no Alto do Amor será denominada de ‘Praça Gerson Pereira Santana’
A nova praça, programada para ser construída entre as ruas Senhor dos Passos e Otávio Bispo Santos, no Alto do Amor, bairro Caixa D’Água será denominada de ‘Praça Gerson Pereira Santana’. A proposta, apresentada pelo vereador Ziel Cavalcante, foi aprovado pela Câmara Municipal, em reconhecimento a este cidadão honrado e bastante querido na cidade, em especial, na Caixa D’Água.
Falecido em 2018, Gerson Pereira Santana, nasceu em Lafaiete Coutinho no dia 21/04/1941, sendo filho de Percilio Pereira Santana e Justina Araújo Pereira. Mudou-se para Jequié ainda criança, onde residia no Alto do Amor, mais precisamente na Rua Boaçu, nº 10, onde morou por toda a sua juventude.
Ainda jovem, com o falecimento do seu o pai, teve que sair do seio familiar e foi trabalhar na roça na cidade de Itagibá. Era conhecido como “Sr. Tate”, e casou-se com a Sra. Vangelina de Souza Santana, com quem tiveram seis filhos, Gilson Souza Santana, Gilton de Souza Santana, Jusandra Santana Santos, Geane de Souza Santana Rocha, Jussilene Santana dos Anjos e Gilvan de Souza Santana, vereador do município de Jequié. Teve doze netos e um bisneto (que não chegou a conhecer).
Gerson teve muitas dificuldades financeiras para criar os filhos, pedreiro começou a trabalhar no Frigorifico Frisuba como operário, mas com muito amor, cuidado e respeito ele fez um excelente papel de pai. Trabalhava dia e noite no ferido frigorifico que por muitas vezes, os filhos ficavam vários dias sem vê-lo, pois, chegava muito tarde, e os mesmos já se encontravam dormindo. Mesmo assim, sempre esteve presente na vida dos filhos e de sua esposa.
Era muito amado pela família, carinhoso e muito divertido, não teve tempo para os estudos, mas não permitia que seus filhos ficassem sem estudar, pois sabia que a educação era a única possibilidade de transformação para que os mesmos tivessem, uma vida digna. Sempre levou os ensinamentos de respeito e caráter em primeiro lugar, mesmo sem saber ler e escrever, era o “mestre” em contar histórias, que jamais serão esquecidas pelos parentes e amigos. Ele fazia uma roda em torno dele onde sentavam os seus filhos, sendo que, só no olhar todos o obedeciam e o respeitavam.
Antes de falecer ele dizia que quando morresse queria ser velado no Alto do amor, onde ele viveu e era bastante conhecido, onde ele sentava e batia papo com os amigos e vizinhos.
Deixou seu legado de força, coragem, amor, união, respeito, honestidade, caráter, generosidade, heranças valiosas, sem contar que tinha um coração gigante que só fazia o bem, o seu amor era o maior orgulho dos seus filhos.
Gerson Pereira Santana (S.r Tate) faleceu no dia 08/12/2018 e deixou uma dor e saudade de um pai, esposo, avô, muito especial na vida dos familiares e amigos.
Câmara promoverá Audiência Pública para debater demandas do bairro Mandacaru
A partir de iniciativa conjunta dos vereadores Moana Meira e Emanuel Campos (Tinho) a Câmara Municipal promoverá uma Audiência Pública visando discutir demandas do bairro Mandacaru. A reunião será às 19 horas do próximo dia 10 de novembro, na própria Câmara, para a qual serão convidados o prefeito, secretários municípios, representantes de órgãos públicos e a comunidade em geral.
A proposta nasceu para atender anseios da comunidade que cobra melhorias com investimentos em mobilidade urbana, a exemplo da liberação do acesso à Avenida Beira Rio, retirado com as obras de duplicação da Ponte Teodoro Sampaio, além de ações efetivas nas áreas de segurança pública, entre outras, capaz de impactar positivamente na vida dos moradores.
Ramon Fernandes solicita extensão de rede de água até a comunidade do São Paulinho
Viabilizar a extensão de rede de água até a comunidade do São Paulinho, nas proximidades do Aterro Sanitário. Este é o teor da proposta apresenta na Câmara Municipal, pelo vereador Ramon Fernandes.
O parlamentar relata que os moradores enfrentam dificuldades quanto ao abastecimento de água na localidade situação que não poderia ocorrer tendo em vista que o acesso a água potável é fator de grande importância para a qualidade de vida da população.
Ramon Fernandes observa ainda que devem ser envidados esforços no sentido de atender essa importante demanda da comunidade. “O acesso à água potável possui íntima ligação com o direito à vida e com a dignidade da pessoa humana, sendo inegável sua importância no mundo atual”, conclui.
Nova praça construída na Caixa D’Água será denominado de ‘Praça Pedro Feitosa dos Santos’
Por iniciativa do vereador Soldado Gilvan, a Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei para denominar de ‘Praça Pedro Feitosa dos Santos’, a nova praça a ser construída na localidade entre a Rua da Linha e a 2ª Travessa São Bernardo, no bairro da Caixa D’Água.
Pedro Feitosa dos Santos, nasceu no Pernambuco, em 1922, e mudou-se para a cidade de Jequié em 1981 com sua família, através de um convite feito pelo tio da sua esposa Domingos Cavalcante, que foi um pioneiro na cidade de Jequié, sendo candidato a vereador por várias vezes.
Pedro foi um dos moradores mais antigos do Alto do Cemitério. Casou-se com Josefa Leite Cavalcante os quais tiveram juntos 10 filhos, Zuseleide Cavalcante dos Santos, Zusimarques Cavalcante dos Santos, Zusineide Cavalcante dos Santos, Zuziel Cavalcante dos Santos, Zaziel Cavalcante dos Santos, Josuel Leite dos Santos, Jaziel Leite dos Santos, Zuziane Leite dos Santos, Zisilene Leite dos Santos, Marinalva Leite dos Santos e Josiel Cavalcante dos Santos, que atualmente ocupa o cargo de vereador do município de Jequié, tendo ainda mais duas filhas vinda de outro casamento.
Com 79 anos, retornou para a escola com o sonho de fazer faculdade, e com todo o seu empenho, era motivo de orgulho para os professores, onde chegou a ser homenageado na sua formatura como melhor aluno.
O Sr. Pedro faleceu aos 89 anos, após ter sido acometido com um câncer de pulmão no dia 6 de agosto de 2011. No dia 4 de abril de 2022 o mesmo teria completado 100 anos se vivo estivesse.
Vereador San David pede construção de praça no Loteamento Santa Luz
A viabilização da construção de uma Praça de Lazer, com Academia ao Ar Livre, Quiosques e Parque Infantil, no terreno ao fundo da Quadra Poliesportiva do Loteamento Santa Luz, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador San David.
O pedido, segundo o parlamentar, se justifica na necessidade de oferecer melhores condições de lazer, pratica esportiva e satisfação aos moradores. “A realização dessa obra levará sem dúvida um novo olhar para essa querida comunidade, que há anos anseia por um cuidado e atenção. Essa região merece muita atenção, pois padece há anos, por falta de investimentos e obras estruturantes por parte do poder público”, justifica.
Sem contar que, observa San, com o embelezamento que essa ação de infraestrutura promove vai oferecer aos moradores desse bairro melhores condições de vida.
Professora Cida defende revitalização do canteiro que margeia o Abrigo dos Idosos e a Cipe Central
Diante da visível transformação que Jequié vem passando ultimamente, se faz necessário que o Poder Executivo tenha uma visão diferenciada para as entradas e saídas da cidade. Pensando assim, a vereadora Professora Cida apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a revitalização do canteiro que margeia o Abrigo dos Idosos e Cipe Central.
Trata-se de um dos principais acessos a nossa cidade e sua restauração tornará Jequié ainda mais acolhedora, como aconteceu, recentemente, com a revitalização e urbanização da Av. Tote Lomanto, outra importante via de acesso a nossa cidade.
João Paulo propõe implantação de escola de idiomas com cursos gratuitos para alunos da rede municipal
A implantação de uma escola de idiomas com cursos gratuitos para alunos da rede pública municipal de Jequié, foi reivindicada, na Câmara Municipal, pelo vereador João Paulo Fernandes, visando oferecer oportunidade de adquirir, desenvolver e ampliar conhecimentos, de forma que os torne mais aptos a relacionarem -se com pessoas de outras nacionalidades e culturas, bem como agregar competências no mercado de trabalho.
João Paulo destaca que a criação da Escola de Idiomas Municipal, poderá ser implantada nas unidades da rede de ensino ou em prédio próprio municipal.
Marcos do Ovo solicita recapeamento asfáltico de mais três vias
O recapeamento asfáltico de mais três importantes vias: Rua Félix Gaspar, Rua Mota Coelho e Av. Landulfo Caribé, foi solicitado, na Câmara Municipal, pelo vereador Marcos do Ovo, por entender que tais melhorias vão impactar numa maior fluidez no tráfego de veículos.
O parlamentar justifica que as citadas vias registram intensa movimentação de veículos e que vários trechos estão deteriorados.
Vereador Walmiral Marinho solicita pavimentação para o bairro Bela Vista em Florestal
Com a finalidade de levar obras e serviços aos mais diversos cantos e recantos do Município, o vereador Walmiral Marinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita obras de pavimentação para o bairro Bela Vista, no distrito de Florestal.
O parlamentar sugere a concretagem das vias por entender que a pavimentação dará desconforto aos moradores, proporcionando melhores condições de tráfego na localidade.
AATAE é homenageada pela Câmara por iniciativa da vereadora Moana Meira
A Associação Acolher e Transformar Amor Essencial (AATAE) foi homenageada pela Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Moana Meira em reconhecimento a luta da entidade em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama, com especial enfoque a realização do II Congresso Outubro Rosa e todas as demais atividades realizadas ao longo do último mês de outubro.
Membros da entidade estiveram presentes na Sessão deste 8 de novembro. A diretora Celia de Jesus falou em nome dos demais destacando a importância das ações desenvolvidas ao longo dos anos e quanto é imprescindível o apoio de todos para a causa.
“Ao propormos a aludida Moção de Aplausos, salientamos que tal campanha tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama em seu estagio inicial para maiores possibilidades de cura da doença”, observa a parlamentar.
A vereadora lembra que o movimento “Outubro Rosa”, iniciado em 1990, em Nova Iorque, foi realizado, pela primeira vez, no Brasil em 2002, em São Paulo. Seis anos depois, a movimentação ganhou força em diversas cidades do País que abraçaram a iniciativa, promovendo eventos, campanhas e iluminando monumentos com a cor rosa.
Sobre a AATAE
A AATAE foi fundada em 2018 e desde então atua em nossa cidade na prevenção e apoio de pacientes com câncer, tendo como presidente Cesar Argolo e diretora Célia de Jesus. A associação Além de desenvolver o trabalho de prevenção e cuidado, realiza o rastreamento do câncer de mama que é seu principal objetivo, e cuida também de outros tipos de cânceres, oferecendo atendimentos clínicos, de imagem, psicológico, de enfermagem, social, terapêutico, jurídico, dentre outros.
A Associação Acolher e Transformar Amor Essencial (AATAE) foi homenageada pela Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Moana Meira em reconhecimento a luta da entidade em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama, com especial enfoque a realização do II Congresso Outubro Rosa e todas as demais atividades realizadas ao longo do último mês de outubro.
Membros da entidade estiveram presentes na Sessão deste 8 de novembro. A diretora Celia de Jesus falou em nome dos demais destacando a importância das ações desenvolvidas ao longos dos anos e quanto é imprescindível o apoio de todos para a causa.
“Ao propormos a aludida Moção de Aplausos, salientamos que tal campanha tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama em seu estagio inicial para maiores possibilidades de cura da doença”, observa a parlamentar.
A vereadora lembra que o movimento “Outubro Rosa”, iniciado em 1990, em Nova Iorque, foi realizado, pela primeira vez, no Brasil em 2002, em São Paulo. Seis anos depois, a movimentação ganhou força em diversas cidades do País que abraçaram a iniciativa, promovendo eventos, campanhas e iluminando monumentos com a cor rosa.
Sobre a AATAE
A AATAE foi fundada em 2018 e desde então atua em nossa cidade na prevenção e apoio de pacientes com câncer, tendo como presidente Cesar Argolo e diretora Célia de Jesus. A associação Além de desenvolver o trabalho de prevenção e cuidado, realiza o rastreamento do câncer de mama que é seu principal objetivo, e cuida também de outros tipos de cânceres, oferecendo atendimentos clínicos, de imagem, psicológico, de enfermagem, social, terapêutico, jurídico, dentre outros.
Bui Bulhões quer disponibilização de segurança nos Postos de Saúde da Família
Visando dar uma maior segurança aos colaboradores e pacientes, o vereador Bui Bulhões apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que sugere a administração pública a disponibilização de segurança em todas unidades de saúde.
Para o vereador a tomada de providências com a finalidade de dotar os PSF’s de ferramentas capazes de garantir a preservação do patrimônio público e a consequente continuidade dos serviços à população.
Gutinha pede construção de uma Praça no distrito de Santa Rita
Construção de uma Praça no distrito de Santa Rita, dotada de parque infantil e academia ao ar livre. Este é o teor da proposta do vereador Gutinha, aprovada pela Câmara Municipal.
Segundo o parlamentar, este é um pedido antigo da comunidade que desejam um espaço de lazer adequado, ou seja, com toda estrutura visando uma maior socialização entre os moradores.
"Queremos que os distritos, a exemplo de Santa Rita, também sejam dotados de infraestrutura, da mesma forma que a população da cidade de Jequié tem sido contemplada", observou Gutinha ao frisar a importância de investimentos nessa área.
Marcinho propõe inclusão de espaços para apresentações musicais em todas as praças da cidade
Atento as demandas da comunidade, o vereador Marcinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta, solicitando que seja levado em consideração quanto da elaboração dos projetos das novas praças da cidade, a inclusão de espaços para a utilização de apresentações musicais.
Marcinho frisa que a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar.
“As apresentações na Praça, serão destinadas às comunidades considerando a necessidade de oferecer espetáculos musicais de qualidade, e incentivar as pessoas o interesse, e oferecer a oportunidade de ouvirem uma boa música, em um ambiente descontraído”, destaca Marcinho, completando que a criação desses espaços para apresentação musical vão valorizar os artistas da nossa cidade.
Joaquim Caíres quer marcação e agendamentos de exames e consultas por meio digital na rede de saúde
Garantir aos cidadãos jequieenses a marcação e agendamentos dos exames e consultas por meio da rede mundial de computadores ON LINE em toda rede de saúde do município. Este é o objetivo da proposta de autoria do vereador Joaquim Caíres, aprovada pela Câmara Municipal.
Em sua justificativa, o vereador afirma que é chegada a hora de o município implantar um sistema que atenda às demandas da população com maior comodidade e rapidez. “As marcações de exames, consultas e exames de alta complexidade nas unidades básicas de Saúde do Município de Jequié de forma ON LINE fará com que os beneficiários tenham um canal na própria unidade de saúde onde, ao término da consulta ele já possa agendar os procedimentos solicitados pelo profissional da saúde sem que tenha a necessidade de enfrentar as longas filas ao ar livre para tentarem o seu intento, evitando assim os riscos provenientes e advindos por passar a noite em tempo aberto”.
Acrescenta Caíres: “Essa proposta é de tamanha relevância para que os usuários do SUS, que dependem da rede pública para a realização de exames e consultas, sem que haja a interferência de terceiros para que se consiga o referido procedimento, fazendo assim que todos tenham um atendimento igualitário e possa assim acompanhar a fila virtual com total transparência”.
Ziel Cavalcante defende construção de ponte sobre o Rio Jequiezinho nas imediações da Rua Vicente Leone
De iniciativa do vereador Ziel Cavalcante, a Câmara Municipal aprovou a proposta de construção de uma ponte sobre o Rio Jequiezinho, altura do prolongamento da Rua Vicente Leone, no Barro Preto, bairro Caixa D’Água.
Quem mora ou frequenta a área ficam expostos ao risco de caírem no rio pela falta de uma estrutura como uma ponte para que possam atravessar para o outro lado em segurança, observa o parlamentar ao justifica a importância de uma travessia segura.
Sidney Magal requer implantação de um Hospital de Base em Jequié
O vereador Sidney Magal apresentou proposta, na Câmara Municipal, em que solicita que o poder público avalie a possibilidade de buscar a implantação de um Hospital de Base em Jequié, com intuito de promover melhorias no atendimento ao público.
“A solicitação se faz necessária em razão de pedidos da população que busca medidas administrativas junto à Secretaria de Infraestrutura, para a implantação de um Hospital de Base com intuito de melhorar o atendimento hospitalar no nosso município, tendo em vista que somente o Hospital Geral Prado Valadares não é suficiente para atender a quantidade de pessoas que precisam do serviço, por isso, torna-se extremamente necessário este benefício”, justiça o vereador.
Demandas do bairro Mandacaru foram abordadas em Audiência Pública proposta por Moana e Tinho
A continuidade de obras de pavimentação; o aperfeiçoamento dos serviços de limpeza e iluminação em algumas áreas; situações relacionadas à segurança, saúde, transporte público, mobilidade e trânsito foram abordadas no decorrer da Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal, neste 10 de novembro, com a finalidade de discutir demandas do bairro Mandacaru.
O evento, proposto pelos vereadores Moana Meira e Emanuel Campos (Tinho) contou com a participação do prefeito Zé Cocá, do vereador Bui Bulhões, além de representações do 19º BPM, Guarda Municipal, Sumtran, de secretarias municipais e de dezenas de moradores que fizeram questionamentos, sugestões e cobranças.
Entre os temas um deles dominou as discussões: a necessidade de intervenção da Prefeitura no sentido de garantir a reabertura do acesso a Rua Beira Rio, fechada pela Conder, a partir das obras de duplicação da Ponte Teodoro Sampaio.
Moradores relataram que as atividades comerciais na área estão sendo duramente afetadas e solicitaram providências ao prefeito da cidade.
“Enquanto todos esperavam do Governo do Estado a requalificação da Beira Rio, o que fizeram? simplesmente fecharam o acesso, fato que tem trazido transtornos e prejuízos a comunidade em geral.
Os vereadores Tinho, Moana Meira e Bui Bulhões, assim como vários moradores que tiveram oportunidade de se pronunciarem apontaram carências importantes que precisam ser sanadas, mas também foi falado o quanto tem sido feito em investimentos que tem transformado a realidade do Mandacaru e adjacências.
O prefeito Zé Cocá, por sua vez, além de destacar as melhorias já concretizadas, reassumiu o compromisso de sua gestão de fazer a correção do projeto que garantirá, novamente, o acesso a Rua Beira Rio, além de citar intervenções imprescindíveis nas áreas de pavimentação, incluindo as entradas dos Residenciais Mandacaru I e II, construção de creche, requalificação das unidades de saúde, de escolas, serviços de drenagem, sinalização de trânsito entre outras providências.
Ramon Fernandes solicita da Embasa construção de ETA no distrito de Itaibó
De autoria do vereador Ramon Fernandes, a Câmara Municipal aprovou proposta em que solicita da Embasa a construção de uma ETA no distrito de Itaibó. “Não podemos mais fechar os olhos ou se acomodar com a demora da solução para que o abastecimento de água na região de Itaibó normalize”, enfatizou o parlamentar na justificativa de sua propositura.
O parlamentar acrescenta que, em conversas com vários técnicos e especialistas a única maneira de se chegar a uma solução a médio prazo é com a construção da ETA, não basta mais reservatórios, pois o problema é chegar a água de qualidade as casas dos moradores que ali residem.
Professora Cida reivindica UBS para atender os Residenciais Vida Jequié, Beira Rio e Segredo
Construir e equipar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) nas imediações dos Residenciais Vida Jequié, Beira Rio e Segredo. Este é o objetivo da proposta apresentada na Câmara pela vereadora Professora Cida.
“A construção solicitada é de grande relevância para os moradores dos citados residenciais, uma vez que são desassistidos de um equipamento de saúde pública para atender à demanda daquelas comunidades’, justifica.
Vereadora Professora Cida frisa que a saúde é um bem essencial na vida do ser humano, e sabendo que as localidades mencionadas dispõem de um grande número de moradores que precisam se deslocar para receberem atendimento médico em unidades distantes de suas residências, é salutar pedir a construção de um posto de saúde naquela região com todos os equipamentos que atendam às necessidades daquelas comunidades.
Igreja Batista Hosana é homenageada pela Câmara Municipal por iniciativa da vereadora Moana Meira
A Igreja Batista Hosana foi homenageada pela Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Moana Meira, pelo transcurso dos seus 38 anos de atividades nesta cidade de Jequié. A sessão contou com a presença do pastor Juscelino Guimarães.
A data, celebrada no último dia 12 de outubro é um marco importante dessa Igreja que se constitui como um porto seguro na vida das pessoas que são alcançadas pela palavra e Deus.
Fundada em 12 de outubro de 1984, na Rua Dr. Mario Lins, 169, bairro Joaquim Romão, tendo como primeiro pastor presidente Salatiel Gomes da Silva, são 38 anos de evangelização, amor ao próximo, serviço social e o ajuntamento de inúmeros irmãos, a exemplo da irmã fundadora Estefânia Barbosa Carvalho, que congrega na denominação até os dias atuais.
Moana Meira informou que a Igreja Batista Hosana, atualmente é pastoreada e presidida pelo Pastor Juscelino Guimarães, que com esmero e muito zelo conduz a igreja que é responsável pela transformação de vidas, harmonia entre as famílias e ajuda a pessoas em estado de vulnerabilidade social.
“Parabéns a Igreja Batista Hosana, denominação evangélica séria, alicerçada na palavra e comprometida com a sociedade jequieense, dando-lhe a devida assistência espiritual”, destacou a vereadora.
Bui Bulhões defende pavimentação da Rua Nova e da Avenida Barragem da Pedra
A pavimentação com asfalto ou concreto da Rua Nova e da Avenida Barragem da Pedra, no povoado da Barragem da Pedra, foi solicitada, na Câmara Municipal, pelo vereador Bui Bulhões.
“A pavimentação dessas vias é de suma importância, pois contribuirá consideravelmente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores assim como facilitará a locomoção de todos que procuram a localidade”, destaca.
Vereador João Paulo propõe pavimentação da Trav. Idailton Nascimento Ribeiro
Partiu do vereador João Paulo a iniciativa de apresentar, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a pavimentação asfáltica da Trav. Idailton Nascimento Ribeiro, no bairro Joaquim Romão.
Na avaliação do parlamentar, existe a necessidade de se oferecer aos moradores da citada localidade condições dignas, até porque, segundo coloca, a via se encontra em estado precário.
“O serviço de pavimentação urbana, além de trazer benefícios para a população com a melhoria do fluxo diário, também valoriza e engrandece o município”, conclui.
Walmiral Marinho defende requalificação do Campo de Futebol localizado em frente a Igreja Wesleyana na Urbis
A Câmara Municipal aprovou Indicação de autoria do vereador Walmiral Marinho em que defende a requalificação do Campo de Futebol localizado na Urbis III, mais precisamente em frente a Igreja Wesleyana. Também solicitou a construção de lances de arquibancadas, vestiário e iluminação de LED.
“Tendo em vista que o Campo citado necessita de uma reforma adequada para trazer segurança aos desportistas e de iluminação local. É de grande importância ofertar aos moradores desta região um ambiente a trazendo para os mesmo e bem-estar”, justifica.
Joaquim Caíres solicita pavimentação asfáltica da Rua C no Alto da Colina
Aprovada, pela Câmara Municipal, proposta do vereador Joaquim Caíres, em que o mesmo solicita a pavimentação asfáltica da Rua C, no Alto da Colina, a fim de atender as necessidades da comunidade local que tanto anseia por melhorias na área de infraestrutura.
“Pedimos que a manutenção dessas localidades seja feita com maior brevidade possível, levando em consideração o estado precário em que se encontram”, observa Joaquim Caíres que tem feito e sido atendido em vários pedidos nesse sentido.
Marcos do Ovo propõe modernização do ponto de ônibus em frente a Ciretran
Atento as necessidades da população no que se refere ao transporte coletivo, o vereador Marcos do Ovo apresentou proposta na Câmara Municipal em que solicita modernização dos pontos de ônibus.
Recente Indicação, aprovada por unanimidade, o mesmo reivindica do poder público as melhorias necessárias no ponto localizado na Av. Lomanto Junior, mais precisamente em frente a Ciretran, no bairro Cansanção.
“Esta reforma irá contribuir para uma melhor qualidade de vida daqueles que usam o ponto de ônibus dessa localidade”, conclui o parlamentar.
Sidney Magal defende pavimentação do trecho final da Vovó Camila até o Semi Anel
Com a finalidade de buscar a pavimentação asfáltica da Av. Vovó Camila, trecho compreendendo a localidade conhecida como Kitanda até o acesso ao Semi Anel Rodoviário, o vereador Sidney Magal apresentou, na Câmara Municipal, Indicação em que propõe a viabilização das verbas necessárias para a execução da citada melhoria.
Em sua justificativa, o parlamentar enfatiza a importância da obra não somente para os moradores ao longo da avenida e suas adjacências, como também para todos os usuários que utilizam a via.
“Trata-se de um acesso bastante movimentado, pois o mesmo liga a cidade a estrada de Florestal assim como para cidades como Jitaúna e Ipiaú”, observou Magal.
Câmara emite Nota de Pesar e Solidariedade pelo falecimento de Walter Sampaio
A Câmara Municipal de Jequié, através do seu presidente Emanuel Campos Silva – Tinho – vem a público externar o sentimento de pesar e toda sua solidariedade aos familiares, amigos e a população em geral pelo falecimento, na madrugada deste 25 de novembro de 2022, de Walter Sampaio, que foi vereador e presidente da Câmara, prefeito de Jequié e deputado estadual, cargos sempre ocupados com lisura e competência.
“Que Deus, em sua infinita misericórdia, conforte os corações da família enlutada, dando-lhe forças para enfrentar esse momento de dor e tristeza”, assinala o presidente da Casa.
Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado em Jequié por iniciativa do vereador Joaquim Caíres
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no país no dia 20 não passou em branco neste mês de novembro na cidade de Jequié. O vereador Joaquim Caíres apresentou proposta na Câmara Municipal em que lembra a data, classificada como de suma importância para o processo de conscientização da população quanto ao reconhecimento às lutas e conquistas ao longo do tempo.
Em 20 de novembro de 1695 morria Zumbi dos Palmares, um comandante político-militar, herói mítico, símbolo de esperança e uma pessoa a quem se referiram como "Espártaco Negro Brasileiro", "mártir", e os escravos acreditavam ser imortal.
Zumbi é o arquétipo da resistência à escravidão, a mais completa alienação e subserviência à violência e aos poderes dos senhores do engenho.
“O dia da Consciência Negra procura ser uma data para lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro”, justificou o parlamentar.
Caíres lembra que o dia é celebrado desde a década de 1970, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, os movimentos negros precisavam se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a generosidade da Princesa Isabel.
Por iniciativa de Bui Bulhões alunos do Gercino Coelho são homenageados pela Câmara
A Câmara Municipal fez inserir na Ata dos seus trabalhos do dia 22 de novembro, Moção de Aplausos de autoria do vereador Bui Bulhões para homenagear os Alunos Hebert Araujo Santos (12 anos), Ana Julia Farias de Oliveira (9 anos) e Julia Queren Matos Correia (10 anos) todos alunos da Escola Municipal em Tempo Integral Gercino Coelho localizada na Caixa D´Água.
Oriundos de uma Escola Quilombola, localizada num bairro popular, eles foram selecionados após terem escrito os ‘melhores textos’, bem como tiveram seus textos publicados no livro “As melhores histórias dos projetos de leitura” do escritor Laé de Souza, Volume 12.
Segundo Bui Bulhões, a iniciativa desenvolvida pelo escritor para estimular a criança e adolescente a ler e escrever é digna de elogios ainda mais nesses tempos de Era Digital. “Incentivar a escrita e a leitura desde cedo se torna ainda mais essencial, sendo nossos alunos exemplos para toda a nossa cidade”, justifica o vereador.
Bui fez questão de parabenizar publicamente os alunos bem como destacar a importância da dedicação da escola.
Ziel Cavalcante pede modernização da iluminação pública ao longo da Av. Senhor dos Passos
Adotar providências visando a modernização da iluminação pública ao longo da Av. Senhor dos Passos, no Alto do Cemitério, bairro Caixa D’Água. Este é o teor da proposta apresentada na Câmara Municipal, pelo vereador Ziel Cavalcante.
Segundo Ziel, a iluminação pública existente nesta localidade é de um tipo que consome mais energia e a iluminação não traz a quantidade desejada. “A mudança por lâmpadas LED é necessária também em outras vias na região, proporcionando economia no consumo de energia e tornando os locais mais seguros e iluminados”, observa.
Marcinho pede construção de ponte ligando o São José ao Jardim Paquetá pela Rua Sinhá Soares
É de autoria do vereador Marcinho, a proposta aprovada pela Câmara Municipal em que solicita a construção de uma ponte, ligando o bairro São José ao loteamento Jardim Paquetá, atravessando o Rio Jequiezinho, com acesso através da Rua Sinhá Soares.
O pedido leva em consideração a necessidade de facilitar o acesso, garantindo o deslocamento das pessoas de forma mais ágil e segura, assim como desafogar o trânsito de veículos através dos acessos tanto pela Av. César Borges quanto pela Av. Antônio Orrico.
Marcinho explica que, muitas vezes, principalmente em horários de pico, a área fica congestionada. Segundo ele, por se tratar de um local de intensa movimentação, por ser uma área comercial, além de contar com instituições de ensino e templos religiosos, a ponte se apresenta como uma excelente alternativa no sentido de organizar e dinamizar a passagem das pessoas na região.
8º GBM é alvo de homenagens pelos seus 25 anos por iniciativa do vereador Soldado Gilvan
O 8º Grupamento de Bombeiros Militar, sediado em Jequié, é alvo de homenagens, por parte da Câmara Municipal, a partir de uma iniciativa do vereador Soldado Gilvan Santana, pela passagem de seus 25 anos de implantação neste Município.
A Moção de Aplausos apresentada pelo parlamentar exalta as duas décadas de serviços prestados pelo órgão, prezando sempre pelo compromisso com a vida.
Comandado pelo Ten Cel BM Bruno André Faneli Moreira Aguiar, a corporação exerce mais que uma profissão, que arrisca sua própria vida para salvar a de outros, além disso trabalha em ações em áreas de riscos, combates a incêndios, resgates as pessoas, desastres naturais entre outras ocorrências.
“Registro, assim, na qualidade de militar, cidadão e nesta oportunidade, também, como parlamentar representando o povo dessa cidade, o meu respeito, o reconhecimento e admiração ao 8º GBM, parabenizando pelos 25 anos de existência”, frisou Soldado Gilvan.
Duda Simões defende instalação de um Campo de Grama Sintética no bairro Cachoeirinha
Por iniciativa do vereador Duda Simões foi aprovado, pela Câmara Municipal, proposta em que o mesmo defende os esforços necessários visando a instalação de um Campo de Grama Sintética no bairro Cachoeirinha.
Argumenta o parlamentar que não é de hoje que esse tipo de material faz parte da vida das pessoas, mas, em Jequié, a utilização de campos com grama sintética precisa chegar as mais diversas comunidades.
“A manutenção é melhor, já vem pronta, não precisa de corte nem de outros investimentos”, explica Duda ao defender a expansão do projeto.
João Paulo propõe criação de Programa de Horta Hidropônica em áreas urbanas da cidade
Que tal a criação, no ambiente urbano de Jequié, do Programa de Horta Hidropônica ou até mesmo do modelo tradicional? A ideia é do vereador João Paulo Fernandes, ao apresentar proposta na Câmara Municipal Indicação em que busca oferecer a famílias em situação de vulnerabilidade social condições de gerar renda, além de promover ações de sustentabilidade.
A Horta Hidropônica ou do modelo tradicional, na avalição do parlamentar, criaria pode fazer parte de um conjunto de políticas púbicas saudáveis que podem ser replicadas para a sua comercialização nos quintais das comunidades.
João Paulo explica que a Prefeitura poderá auxiliar as famílias dessas comunidades por meio de cursos de capacitação profissional nos ambientes públicos a exemplos de escolas municipais, unidades de Saúde e dos Cras.
A proposta incentivaria outras ações visando a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, promovendo formas de produção urbanas sustentáveis para gerar oportunidade de renda extra e melhorar a qualidade dos alimentos das famílias.
Gutinha defende construção de praça nas proximidades do Posto de Saúde Dr. Maximiliano na URBIS
Tornar Jequié uma referência de cidade que cuida bem de seus espaços públicos. Pensando assim, o vereador Gutinha propôs, na Câmara Municipal, a construção de mais uma Praça, desta vez nas proximidades do Posto de Saúde Dr. Maximiliano Sandoval, no bairro Espírito Santo/URBIS IV.
Em sua solicitação, o vereador argumenta tratar-se de um antigo anseio dos moradores da área e sugere que a mesma seja dotada de equipamentos como parque infantil e academia ao ar livre para contemplar as necessidades dos moradores.
Segundo Gutinha, a atual gestão do prefeito Zé Cocá vem promovendo uma verdadeira revolução na cidade quanto aos cuidados com os espaços públicos, em especial na requalificação e construção de novas praças.
Tais medidas, ainda segundo o vereador, tem contribuído significativamente para a valorização dos imóveis e tornado a cidade mais bonita e organizada, sem fala na elevação da autoestima da população.
De iniciativa do vereador João Paulo, Câmara homenageia técnico de enfermagem por premiação
Com a finalidade de homenagear e aplaudir ao técnico de enfermagem Filipe Cardoso Alves pelo Prêmio Anna Nery, a maior honraria profissional do Coren da Bahia, o vereador João Paulo apresentou, na Câmara Municipal, Moção de Aplausos, em justo reconhecimento a premiação realizada neste mês de novembro de 2022.
A premiação, conforme destaca o vereador, teve como objetivo reconhecer e valorizar o protagonismo da Enfermagem, estimular o exercício exemplar em todos os âmbitos, além de trazer empoderamento e mais força para a categoria.
“Filipe é um profissional merecedor deste ilustre prêmio, extremamente dedicado ao que faz e merece muito essa Moção, é visto o cuidado que ele tem com cada paciente, o amor com que exerce a profissão”, enfatizou João Paulo.
Câmara faz homenagem póstumas a Walter Sampaio por iniciativa do vereador Duda Simões
A Câmara Municipal de Jequié rendeu homenagens póstumas aos familiares do Walter Santos Sampaio, com a aprovação de uma Moção de Pesar e Solidariedade pelo seu passamento ocorrido neste mês de novembro de 2022. A iniciativa partiu do vereador Duda Simões.
Para o vereador, Jequié perdeu uma das figuras públicas mais importantes de sua história e um ser humano incrível. Walter Sampaio, falecido, aos 85 anos, deixa uma enorme lacuna na sociedade, em especial a sua família e no meio político do qual fez parte, ocupando funções sempre com muito zelo e honradez.
Waltinho foi prefeito de Jequié entre 1977 e 1982, sendo responsável por uma gestão das mais profícuas. Neste período, a cidade testemunhou a construção do Ginásio de Esporte Anibal Britto, do Complexo Policial, da Regional de Saúde (antiga Dires), da Regional de Educação (antiga Direc), ampliação das instalações físicas do Campus da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), além de pavimentações e outras ações igualmente importantes.
O vereador Duda Simões lembrou que a passagem de Walter Sampaio pela Prefeitura foi vitoriosa, inclusive o habilitou, já na eleição seguinte, a pleitear uma cadeira na Assembleia Legislativa, tendo saído vitorioso, em reconhecimento ao excelente trabalho realizado no Município. Na ALBA foi membro titular e presidente de várias Comissões Legislativas. Foi um grande Deputado Estadual, representando o município e a região com lealdade e competência as suas origens.
“Walter Sampaio também honrou o Poder Legislativo Jequieense. Foi Vereador em duas ocasiões distintas. Primeiro para o mandato de 1992 a 1996 e depois entre 2000 e 2004, quando também foi Presidente desta Casa de Leis. No intervalo entre um mandato e outro de Vereador ele exerceu o cargo de Vice-Prefeito (1997-2000)”, destacou.
Filho de Adelaide Souza Santos e Pompílio Araújo Sampaio, o saudoso Waltinho como era carinhosamente chamado por todos que o conheciam, constituiu, com a senhora Nume Regina Santana Sampaio, uma família numerosa e, sobretudo, unida. Filhos bem criados e queridos por todos. O maior legado de Waltinho foi o imenso Amor que ele sempre teve pela vida, pela Família e pelos seus amigos.
“Que fique registrado nos anais desta Casa Legislativa os nossos mais sinceros votos de pesar e solidariedade aos seus familiares; Senhora Nume Regina Santana Sampaio, seus filhos José Roberto, Márcia Regina, Cláudio José, Walter Filho, Lúcio Flávio e Patrícia; e aos netos Roberta, Hygor, Mailu, Marcele, José Roberto, Rafaela, Antenor, Rafael, Priscila, Alexandre, Gustavo, Camila e Paulo César, rogando a Deus que lhes deem forças para superar tamanha perda, mas com a certeza de que o mesmo cumpriu bem a missão que lhe foi dada aqui nos planos terrestres”, conclui Simões.
Turma de Atiradores do TG de Jequié recebe homenagem da Câmara por indicação do vereador Colorido
A Turma de Atiradores “Bicentenário da Independência, Soberania e Liberdade de 2022” do Tiro de Guerra 06-009 com sede no município de Jequié, cujas atividades serão concluídas no próximo dia 3 dezembro, com 46 concludentes, foi alvo de homenagens por parte da Câmara Municipal a partir de uma iniciativa do vereador Daubti Rocha Guimarães (Colorido). O subtenente Vilamar Barbosa Barros, Chefe de Instrução do TG 06-009 compareceu à Sessão acompanhado dos atiradores.
Em sua justificativa, o vereador destacou a importância do TG para o município de Jequié, em especial pelo seu espirito público, estando sempre à disposição para o auxílio em atividades comunitárias.
Vários atiradores foram citados no decorrer da homenagem pelo desempenho ao longo de suas atividades a exemplo do ‘Atirador Destaque’, Hycaro Mendes Gomes Santos, por ter se destacado nas atividades de Instrução, na conduta militar e no desempenho das missões recebidas, dentre os Atiradores da Turma de Instrução do ano de 2022.
Uelison Barbosa Santos por ter obtido o melhor resultado nos testes de avaliação física, dentre os Atiradores da turma de instrução de 2022; Gabriel Alves Cajado por ter sido o 1º colocado no resultado do tiro de instrução individual básico, dentre os Atiradores da turma de instrução de 2022; Jackson dos Santos Almeida por ter sido o 2º colocado no resultado do tiro de instrução individual básico, dentre os atiradores da turma de instrução de 2022.
Moana Meira cobra melhoria da qualidade do trânsito na Av. Presidente Dutra, privilegiando o pedestre
Medidas visando a melhoria da qualidade do trânsito da cidade, privilegiando, essencialmente, o pedestre, vem sendo cobradas, na Câmara Municipal, pela vereadora Moana Meira. Agora mesmo apresentou proposta em que solicita a adoção de providências para garantir a travessia segurança em uma das vias mais movimentadas do Centro.
Moana Meira propõe a implantação de uma faixa de pedestre na Av. Presidente Dutra, mais precisamente em frente ao Café Preferido e Casa das Antenas, bem como a reativação da existente em frente a Bela iluminação e HE-NET.
Tais medidas são de fundamental importância especialmente depois das obras de duplicação da Ponte do Mandacaru que deixaram os pedestres sem opção de uma travessia segura na região.
Segundo Moana Meira, a ausência de demarcação de um local especifico para a travessia coloca em risco a vida de milhares de pessoas que frequentam essa área comercial. Além do mais, trata-se de uma rota que liga o Jequiezinho ao Centro.
Professora Cida sugere criação de projetos para Instituições de Ensino oportunizar e aprimorar o desenvolvimento pleno dos estudantes
Criar projetos para Unidades Escolares Municipais do Ensino Fundamental I e II com enfoque no desenvolvimento dos estudantes nas áreas da música, esporte, dança, teatro, produção de vídeos, literatura, desenho artístico e pintura. Este é o objetivo da proposta apresentada, na Câmara Municipal, pela vereadora Professora Cida, considerando a necessidade de oportunizar o aprendizado para o exercício plena da cidadania.
“É de fundamental importância que as Unidades Escolares trabalhem através de projetos, oportunizando a identificar os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem e que a partir dessa identificação, inserir naqueles projetos que vá contribuir para o seu desenvolvimento elevando a auto estima”, esclarece a parlamentar.
Sugere que a Secretaria Municipal de Educação determine no calendário Escolar, um período para a execução e culminância, que a escolha nominal do projeto, seja discutida pelos Gestores, e já apresentado na Jornada Pedagógica, tendo a Secretaria Municipal como mediadora da culminância final, fora do ambiente escolar onde acontecerá premiação (Troféus e medalhas) para aquele que mais se destacar.
Em sua justificativa, a vereadora explica como seria cada ação.
Na Música - A música é importante para a integração dos Estudantes na vida escolar e pode-se afirmar que a música na escola estimula o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo. Promovendo oficinas para a aprendizagem instrumental visando identificar habilidades dos estudantes.
No Esporte - Estudos mostram que incluir atividades físicas em sala de aula melhora o processo de aprendizagem, melhora a capacidade de concentração e de fixação de conteúdos, ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a ter boa memória são alguns dos benefícios que a prática do esporte traz para os jovens. Entre tantos temos o xadrez instrumento que trabalha a concentração, a memoria e a fixação da aprendizagem.
Na Dança - Por meio da dança, os alunos podem explorar sua capacidade de criar, de aprender e a utilizar expressão corporal. Dessa forma, a atividade contribui para o processo de aprendizagem, pois ajuda o aluno na construção do conhecimento e no desenvolvimento de habilidades.
No teatro - O teatro permite que desenvolvam a expressividade corporal, exerçam a criatividade, exercitem a fala e possam se expressar da forma que elas são. Podendo assim, desenvolver habilidades que lhes permitam aprender a interagir com o meio social e com o mundo.
Produção de Vídeos -- Além de facilitar a cognição, outro benefício que se pode destacar dos vídeos na educação é o dinamismo, possibilitado pela linguagem simples e objetiva, além de variação de formatos. Os conteúdos, muitas vezes, são mais curtos do que os ministrados na sala de aula, o que pode deixar os alunos menos dispersos, além de trabalhar pedagogicamente desertar nos estudantes o formato de se publicar corretamente vídeos nas redes sociais respeitando a imagem do outro buscando a veracidade dos fatos.
Desenho Artísticos/Pintura – Através do desenho e da pintura, permite que se expressem, trabalhando das emoções, a concentração fomentando a função terapêutica, ao estimular atividades artísticas, as pessoas tendem a se afastarem de sentimentos de apatia e tristeza, se distanciando de quadros de ansiedade e depressão.
Na Literatura - Por meio da literatura, o aluno pode trabalhar sua individualidade e coletividade compreendendo melhor seus sentimentos, além e identificar seu espaço na sociedade, formar opiniões críticas e refletir sobre a realidade do mundo. Despertando a criação de gêneros literários: narrativo ou épico, lírico e dramático.
Por iniciativa do vereador Soldado Gilvan, Câmara homenageia a 1ª Igreja Batista de Jequié pelos seus 121 anos
Os 121 anos da 1ª Igreja Batista de Jequié (PIB) foi lembrado pela Câmara Municipal, no dia 7 de dezembro, a partir de uma iniciativa do vereador Soldado Gilvan Santana, que apresentou Moção de Aplausos, sendo a mesma aprovada por unanimidade.
A 1ª Igreja Batista de Jequié surgiu de um evangelista leigo. Esse homem era Firmo José de Oliveira, (membro da Igreja Batista da cidade de Amargosa), que mais tarde se tornou seu primeiro Pastor de tempo integral. Firmo ofereceu sua residência na Rua Felix Gaspar para que a Igreja funcionasse até alugar um espaço apropriado.
No início de dezembro de 1901, esse grupo organizou-se como igreja e convidou o Pastor Antônio Teófilo Queiroz, para presidir a assembleia extraordinária de organização da então (Igreja Batista da Vila de Jequié). Esse ministro presidiu aos trabalhos e em seguida foi eleita a primeira diretoria da nova igreja.
Esta Igreja foi organizada no dia 08 de dezembro de 1901, com 12 membros. O primeiro pastor interino foi Antônio Teófilo Queiroz. A igreja ficou durante muito tempo em prédio alugado, depois adquiriu uma propriedade na rua das pedrinhas, hoje conhecida como a Rua 15 de novembro onde funcionou por longos anos. Coube ao pastor Jose Sales da costa transferir o tempo para rua Dom Pedro II, nº 148, no Centro da cidade e aqui funciona até hoje, depois de ter passado por várias reformas.
Hoje a 1ª Igreja Batista de Jequié, presidida pelo pastor Adelson Santa Cruz, que tem formado um colegiado Pastoral junto com os pastores Bruno e Mateus, e vem desenvolvendo um relevante trabalho nessa comunidade de Fé, na cidade e em todo município de Jequié, bem em município da região onde tem congregações. A PIB JEQUIÉ, como é carinhosamente chamada, tem forte ênfase no ensino da Bíblia, pregação do evangelho para salvação dos pecadores e notório cuidado humanitário, que é revelado nas múltiplas ações sociais que desenvolve.
Ao celebrar os 121 anos tem enfatizado a Missão Evangelizadora junto com a responsabilidade social, sendo coerentes com o mote: o nosso amor não é só de palavras.
“Neste dia, parabenizo a Primeira Igreja Batista de Jequié pelos 121 anos, e pela Merecida homenagem, justificada em face do relevante serviço prestado à sociedade Jequieense. Registro, assim, na qualidade de militar, cidadão e nesta oportunidade, também, como parlamentar representando o povo dessa cidade, o meu respeito, o reconhecimento e admiração a Primeira Igreja Batista de Jequié, parabenizando pelo excelente trabalho prestado”, enfatizou Soldado Gilvan.
Orquestra Clássica Popular ocupa Tribuna Livre da Câmara
A Orquestra Clássica Popular de Jequié – OCPJ – conduzida pelo maestro Mário Thiago Alves, foi alvo de homenagens por parte da Câmara Municipal, durante sessão ordinária do dia 7 de dezembro, ocasião em que vários vereadores enalteceram o trabalho cultural e de cunho social desenvolvimento pela entidade. A sensibilidade do maestro, um apaixonado pela música, também foi enaltecida. Ao concluir a explanação sobre o histórico da Orquestra, o maestro e um grupo de alunos fizeram uma apresentação aos presentes.
O músico costuma relatar que, após suas vivências musicais, decidiu, em 2015, montar com amigos, um projeto para iniciação musical para crianças, adolescentes e jovens que viviam fora de realidade do universo musical dando a eles uma perspectiva melhor. A ideia cresceu e ganha espaços cada vez maiores na cidade.
A Orquestra Clássica Popular de Jequié é uma entidade sem fins lucrativos que há 06 anos vem buscando desenvolver um trabalho de formação humana para crianças e jovens de bairros periféricos da cidade de Jequié-Bahia e região. O grupo de iniciantes em música foi criado visando formar uma base para a Orquestra, inicialmente formado por clarinetistas, nesta etapa as vagas expandiram para cordas e toda ala de metais e madeiras.
A OCPJ trabalha na formação de multiplicadores estando atualmente com uma formação que perpassa de 50 a 70 músicos. Os concertos têm por finalidade arrecadar fundos para aquisição dos instrumentos que são disponibilizados à nova geração de músicos que a Orquestra tem recebido, contando também com o apoio de amigos para manutenção das atividades culturais desenvolvidas.
Tinho apresenta Projeto de Lei que designa de “Praça Alfredo Valverde” a nova praça construída na Artur Moraes
De iniciativa do vereador Tinho, a Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei em que o mesmo sugere a denominação de “Praça Alfredo Valverde” a nova praça construída na Av. Artur Moraes, no bairro do Jequiezinho.
Tinho afirmou que sua proposta busca reconhecer um ilustre morador que, residiu durante toda sua vida na localidade, onde só fez amizades e conquistou respeito e admiração de todos.
De iniciativa de Ramon Fernandes, Câmara aprova concessão de Título de Cidadã Jequieense a Helena do Tropical
De iniciativa do vereador Ramon Fernandes, a Câmara Municipal aprovou a concessão de Título de Cidadã Jequieense a Sra. Maria Helena Santos (Helena do Tropical), uma das mais justas homenagem a essa mulher de vibra e coragem que exerce com amor e dedicação a condição de líder comunitária, sendo uma voz firme em defesa dos interesses do Loteamento Tropical.
Helena nasceu na cidade de Gandu no dia 15 de setembro de 1973. É a quarta filha de seis irmãos de Lindaura Maria Santos. Começou a trabalhar muito cedo, ajudando a mãe dela nos afazeres do dia a dia. Na sua infância sofreu muito, passou privações, mas seu espirito voluntarioso logo chamou a atenção de todos.
Sensível aos problemas das outras crianças, Helena organizava campanhas, saindo de casa em casa, lojas e outros estabelecimentos comerciais angariando alimentos para distribuir entre seus vizinhos.
Com o passar do tempo recebeu um convite para morar em Jequié na casa de uma família que havia ficado encantada com sua inteligência. Aqui chegando foi estudar no Colégio Fernando Barreto, no Jequiezinho. Na casa de Edimeia e Abel, conheceu Verbena, filha de Alécio, um dos proprietários da fábrica de roupa Estrela. A partir dalí ela começou a experimentar uma fase de sua vida.
De auxiliar de acabamento perseverou até aprender a costurar, tornando-se costureira profissional industrial. Não demorou muito, Helena realizou outro sonho; trazer sua mãe e seus irmãos para morar com ela, em Jequié, tirando-os da dificuldade que passavam em Gandu. Na sequência foi selecionada em concurso público municipal para Agente Comunitário de Saúde do município de Jequié. Fez um curso técnico de enfermagem que lhe dava condições pra ajudar sem fins lucrativo as pessoas que precisavam de uma profissional de saúde qualificada.
Helena, foi além em busca de novos conhecimentos. Ingressou em uma faculdade onde teve a formação no curso Tecnólogo em Logística. Em 2009 foi morar no Jardim Tropical nas casas do projeto do governo federal. Implementou um trabalho de inclusão social no bairro, dando oportunidade as pessoas a exercerem a verdadeira cidadania.
Gutinha quer designar de ‘Centro Comercial Municipal Walmick Almeida Andrade’ o novo Shopping Popular da Pça da Bandeira
Denominar de ‘Centro Comercial Municipal Walmick Almeida Andrade’ o novo Shopping Popular que vem sendo construído, pela Prefeitura, ao lado do Mercado Municipal Armando Cardoso, na Praça da Bandeira. Proposta nesse sentido foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Gutinha. A mesma foi aprovada em reconhecimento a contribuição dada pelo empresário ao desenvolvimento deste município.
Walmick Almeida Andrade, nascido na cidade de Ubaíra, foi um grande empresário no ramo de bebidas, em especial cerveja e refrigerantes, representando a cervejaria Brahma instalando seu comercio aqui em Jequié e em grande parte do estado da Bahia.
Gutinha lembra que o mesmo era uma pessoa simples, de trato fácil, extremamente responsável e de grande expansividade social, não faltando a ele iniciativas de valorização comunitária.
Foi membro do Rotary Club e da Maçonaria, tendo nestas organizações exercitavo a sua vocação de solidariedade. “Ele sempre contribuiu para o sucesso de atividades esportivas e sociais das comunidades onde a sua firma estivesse presente”, observa Gutinha.
Por merecimento, Walmick Almeida Andrade ainda em vida, foi homenageado pela Câmara Municipal de Jequié, com o honroso e engrandecedor título de Cidadão Honorário de Jequié, isto nos anos de 1980.
implantação do Home Care Odontológico para atender o município de Jequié
A adoção de providências visando à implantação do Home Care Odontológico para atender o município de Jequié, foi solicitada, no âmbito da Câmara Municipal pelo vereador Bui Bulhões, argumentando que o atendimento domiciliar realizado pelo cirurgião-dentista capacitado é uma importante ação de saúde pública.
Explica o parlamentar que, com equipamentos portáteis, capacidade de adaptar suas técnicas ao ambiente e a situação clínica de cada paciente, o profissional avalia cada caso, desenvolve projetos terapêuticos e faz desde a profilaxia (limpeza) até procedimentos mais complexos como exodontia (extração).
“As pessoas acamadas bem como os idosos semi e dependentes são pessoas que dependem da ajuda de outros para a realização das atividades diárias como alimentação, tomar banho e manutenção de uma satisfatória higienização bucal”, observa Bui Bulhões.
Por fim, coloca que, geralmente, essas pessoas são acometidas por doenças de ordens diversas que necessitam diretamente do suporte do cuidador e familiar, devendo o plano de tratamento odontológico ser apresentado de forma multidisciplinar de maneira a preservar a saúde bucal sem prejudicar a saúde sistêmica desses indivíduos.
Junior Braga defende exame de mamografia no prazo máximo de 30 dias a partir da solicitação médica
Instituir no município de Jequié, o programa de apoio a saúde da mulher, tornando obrigatório a realização do exame de mamografia no prazo máximo de 30 dias a partir da solicitação médica. Esta é a finalidade do Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal, pelo vereador Junior Braga.
De acordo com o parlamentar, trata-se de um instrumento de prevenção ao câncer de mama de suma importância, que busca a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento do câncer de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS.
Enfatiza que os exames de mamografia com suspeita de câncer sejam realizados em um prazo máximo de 30 dias a partir da solicitação medica e enumera objetivos do programa de apoio à saúde da mulher:
I. Prevenir a ocorrência de câncer de mama no município;
II. Estimular as mulheres a realizarem os exames de forma periódica, simplificada e eficiente;
III. Promover a saúde da mulher como política prioritária no município;
IV. Diagnosticar de forma precoce a ocorrência de câncer de mama;
“Para fins de alcançar os objetivos do programa de apoio à saúde da mulher deverá ser implementada na rede municipal de saúde um sistema capaz de reorganizar os agendamentos de mamografia, de modo a suprir a demanda e garantir tratamento adequado a todas; Art. 4º O paciente com suspeita de neoplasia receberá, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS), todos os tratamentos necessários, na forma desta Lei; Art. 5º O respectivo agendamento deverá ser tratado como prioridade nas Unidades Básicas de Saúde, que constituem a rede de saúde pública no município”, observa Junior Braga.
“As mulheres com suspeita de neoplasia terão prioridade absoluta no atendimento junto aos médicos ginecologistas credenciados na rede, devendo o encaminhamento do clínico geral para a especialidade ser contemplado em no máximo 10 dias”, afirma.
Câmara concederá Título de Cidadania ao padre Roberto Oliveira por iniciativa do vereador San David
A partir de uma iniciativa do vereador San David, a Câmara Municipal aprovou, Projeto de Decreto Legislativo em que concede o Título de Cidadão Jequieense ao senhor Roberto Oliveira da Silva, pároco da Paróquia Catedral Santo Antônio em Jequié. A aprovação ocorreu neste mês de dezembro de 2021 e a data da outorga será anunciada em breve em comum acordo com o homenageado.
Segundo San David, o padre Roberto está inteiramente integrado à sociedade e tem relevantes serviços filantrópicos prestados. Homem de fino trato e querido por todos, a concessão do título é, na avaliação do parlamentar uma das mais justas homenagens que Jequié pode fazer ao religioso e cidadão.
O padre Roberto Oliveira da Silva, nasceu na cidade de Nova Itarana-BA, em 18 de fevereiro de 1973, filho de Humberto Oliveira da Silva e Helenita Dias de Oliveira. Quando criança foi encarregado pelo seu pai de cuidar de um pequeno oratório da casa.
Graduado em Filosofia e Teologia pela UCSAL, ordenado padre desde 22 de julho de 2000, assumiu diversas funções eclesiásticas na Catedral de Santo Antônio em Jequié, possui diversos serviços de suma relevância prestados ao nosso povo, desde a comunidade cristã e a toda população jequieense de modo geral.
Designado para função de Pároco, em 2001 assumiu a Paroquia de S. Miguel Arcanjo no município de Lajedo do Tabocal, onde ficou até 2007, nesse período foi Vigário Paroquial em Itiruçu e Lafaiete Coutinho, dando assistência a todas essas cidades.
Sua terceira paróquia foi em Nossa Senhora das Graças em Jequié. Depois foi nomeado Reitor do Seminário Maior em Belo Horizonte. Com seu olhar sempre sensível aos que mais precisam, sempre desenvolvei atividades e intervenções sociais, que tivessem como diretriz melhorar a vida das pessoas, amenizar a vulnerabilidade social e a desigualdade.
Nesse tempo precisou se ausentar na diocese para ir à França na formação de sacerdotes e catequistas, consagrados à evangelização dos pobres, mais conhecida como Ordem dos Prados
Durante sua trajetória de vida, e como padre, já foi enviado para vários lugares, tem um currículo extenso e representativo, o que lhe credencia a essa justa homenagem.
Em relação a sociedade jequieense, em 2011 retornou para Jequié, assumiu como Pároco na Paroquia Nossa Senhora das Graças, além de ser Pároco da Catedral de Santo Antônio, Vigário Geral, Exorcista, Administrador Diocesano e membro do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores da Igreja Católica em Jequié.
Em 2016 foi nomeado Pároco da Paróquia Catedral Santo Antônio em Jequié
Quando Dom José Ruy foi nomeado para Diocese de Caruaru, o Padre Roberto assumiu como Administrador Diocesano até a nomeação do novo Bispo Diocesano Dom Paulo Romeu Dantas Bastos.
Padre Roberto Oliveira Silva completou 21 anos de sacerdócio neste ano de 2022, assim também, havia completado seu tempo como pároco na catedral, e que foi novamente empossado por Dom Paulo Romeu Dantas Bastos no dia 05 de agosto de 2022.
Vereador João Paulo pede pavimentação asfáltica na Rua 3 no Jequiezinho
Todos os esforços necessários foram solicitados, na Câmara Municipal, pelo vereador João Paulo Fernandes, no sentido que seja providenciada a pavimentação asfáltica na Rua 3 localizada no Jequiezinho.
O pedido visa atender um antigo anseio dos moradores que almejam pela melhoraria das condições de tráfego do local.
“A pavimentação desta via é de extrema necessidade não somente no que diz respeito ao tráfico de veículos como também contribuirá para o processo de valorização dos imóveis da localidade”, enfatiza o parlamentar em sua proposta que foi aprovada por unanimidade.
Walmiral Marinho quer que projeto Operação Luz na Infância de Combate a Pornografia Infantil seja desenvolvido em Jequié
Sabedor do índice de violência contra crianças e adolescentes em nosso município, e também o assédio decorrente a tecnologias na área da Internet, o vereador Walmiral Marinho apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita dos órgãos competentes, a viabilização de uma força tarefa com a finalidade de implantar o Projeto OPERAÇÃO LUZ na Infância de Combate a Pornografia Infantil.
Para o parlamentar, a execução desse projeto de autoria do Governo Federal foi à maior operação de combate à pornografia infantil na história do País. “A Operação Luz na Infância 2, coordenada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública, ocorreu em 24 estados e no Distrito Federal”, informa.
Somente no Rio de Janeiro, foram 26 presos na capital, na Baixada e no interior. Um deles foi pego no Maracanã, na Zona Norte do Rio, onde agentes encontraram imagens de crianças no computador do suspeito. Entre os materiais apreendidos, havia bonecos infantis. Ao todo, são 65 mandados a cumprir no estado.
Ainda de acordo com Walmiral Marinho, a Operação Luz na Infância tem como objetivo reprimir crimes cometidos em atos de pedofilia via INTERNET, consistente no armazenamento e compartilhamento de material contendo arquivos digitais (fotos e vídeos) com cenas de sexo explícito de crianças e adolescentes.
Diante do exposto, o município de Jequié não fica de fora desses crimes, pois há pouco tempo atrás foi elucidado um caso, que ainda se encontra em segredo de Justiça, em que um fotógrafo utilizou das redes sócias para atrair crianças e adolescentes para sua Agência de Modelo, cometendo assim o ato criminoso para com as mesmas.
Marcinho defende iluminação com placas de LED ao longo da Av. Almirante Tamandaré
Proposta apresentada pelo vereador Marcinho foi aprovada pela Câmara Municipal com a finalidade de assegurar a instalação de postes de iluminação com placas de lâmpadas de LED, ao longo da Av. Almirante Tamandaré, localizada ao lado da UNIFTC. A via dá acesso também ao loteamento Raio de Luz, no bairro São Judas Tadeu.
Na avaliação de Marcinho, a medida é de fundamental importância tanto para os estudantes e funcionários da instituição de ensino educacional, quanto para os moradores do loteamento Raio de Luz e bairro São Judas Tadeu, que comumente utilizam a avenida.
“Uma iluminação pública de qualidade é necessária para que as pessoas possam circular com tranquilidade pelas vias da cidade. Além de oferecer conforto, ela diminui possibilidade de casos de violência nas ruas”, conclui o vereador.
Alunos da Apae de Jequié são homenageados pela participação na 23ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes
A participação destacada da delegação composta por 15 atletas da Apae de Jequié na 23ª edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes, realizada, em Aracaju, no período de 5 a 10 deste mês, mereceu menções honrosas por parte da Câmara Municipal, a partir de uma iniciativa dos vereadores Tinho e Moana Meira.
Os parlamentares votaram, por unanimidade, Moção de Aplausos durante a Sessão Ordinária deste 13.12.2022, quando foi destacada a importância dos apaeanos jequieenses em mais uma competição realizada em âmbito nacional.
Foi citado que os atletas competiram em quatro modalidades: handebol, atletismo, natação e capoeira.
O trabalho realizado pela Apae de Jequié ao longo de sua existência foi bastante elogiado, em especial pelo estímulo as boas práticas esportivas e por incentivar a interação dos alunos da cidade com os de outras localidades.
Sidney Magal apresenta PL em que considerada de Utilidade Pública a Associação Instituto Social Faça-se
Propositura de autoria do vereador Sidney Magal foi aprovada pela Câmara Municipal, Projeto de Lei em que considerada de Utilidade Pública Municipal a Associação Instituto Social Faça-se, com sede na Rua São Sebastião, nº 37, bairro Curral Novo, nesta cidade de Jequié.
Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que atua no município há mais de doze anos, desenvolvendo trabalho social. A mesma busca sempre implementar ações que contribuíam para formação humana e digna na vida das pessoas que por ali passam diariamente.
O vereador colocou em sua justificativa que o Instituto Faça-se tem como premissa a amar a todos, inspirados no mandamento que Jesus Cristo ensinou e ensina a todos nós. Cuida das pessoas, visa combater a miséria e a fome, levar alegrias e momentos de reflexão e aprendizado na vida da população, bem como tentar diminuir as dificuldades que encontram na vida dos usuários que utilizam os serviços de assistência da instituição.
Duda Simões apresenta Projeto em que denomina de ‘Praça Feliciano Sampaio’ a praça localizada próximo a quadra da Cachoeirinha
Foi aprovado, pela Câmara Municipal de Jequié, Projeto de Lei de autoria do vereador Duda Simões em que denomina de ‘Praça Feliciano Sampaio’ a praça localizada na Rua do Calcário, nas proximidades da quadra da Cachoeirinha.
Em sua justificativa, o parlamentar colocou que mais do que uma homenagem póstuma a iniciativa é um conhecimento a uma pessoa querida e amada por todos e que deu sua contribuição para a localidade.
Caberá ao órgão competente do Poder Executivo Municipal adotar as providências cabíveis, como a colocação de uma placa identificadora, e que seja feita as comunicações necessárias aos Correios e Telégrafos, Embasa, Coelba e às empresas de telefonia, assim como aos seus moradores.
Câmara aprova Orçamento 2023 e encerra seus trabalhos legislativos deste ano
A Câmara Municipal de Jequié encerrou suas atividades legislativas deste ano, na quarta-feira, dia 14 de dezembro, após votação de vários projetos, dentre eles o do Orçamento Municipal de 2023. No fim da sessão, o presidente da Casa, Emanuel Campos Silva (Tinho), avaliou o período como bastante produtivo, com importantes votações e debates sobre os mais diversos assuntos de interesse da coletividade.
Antes de concluir, o presidente frisou que o recesso diz respeito apenas a realização de sessões ordinárias, visto que os vereadores permanecerão em atividades, mantendo agendas de atendimentos e visitações, e que os parlamentares poderão voltar a se reunir caso haja, por parte do Executivo, uma convocação extraordinária. Observou ainda que o funcionamento interno do Poder Legislativo não sofrerá descontinuidade no período.
A próxima reunião está convocada para o dia 2 de janeiro, quando ocorrerá a Sessão Solene de Posse da nova diretoria da Casa para o biênio 2023/24.
A Câmara Municipal de Jequié transmite suas sessões, ao vivo, por meio do Portal da Câmara, via YouTube as terças e quartas às 17 horas.
Nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores será empossada dia 2 de janeiro
A Câmara Municipal de Jequié realizará, às 19 horas de segunda-feira, dia 2 de janeiro, Sessão Solene de Posse de sua Mesa Diretora para o biênio 2023/24. O atual presidente Emanuel Campos Silva (Tinho) foi reconduzido à presidência pela quarta vez, em eleição antecipada, passando a ser o maior detentor de mandatos de presidente da Casa.
Seus mandatos têm sido marcados pelo diálogo franco e aberto com a sociedade. De tom moderado, Tinho conseguiu transformar o Poder Legislativo num importante foro de debates em torno dos assuntos de maior interesse da cidade e de sua população, quer com as discussões internas durante as sessões, quer através da realização de audiências públicas e abertura do espaço denominado de Tribuna Livre, destinado a representações de entidades devidamente constituídas, entre outras atividades abertas.
Para o mandato 2023/2024 a Mesa Diretora fica assim constituída:
Presidente: Emanuel Campos Silva - Tinho (PV)
1º Vice-presidente: Ramon Andrade Fernandes (PDT)
2° Vice-presidente: San David Aragão (PSD)
1° Secretário: Gilvan Souza Santana (Republicanos)
2° Secretário: Marcos Lameque Vasconcelos – Marcos do Ovo (Solidariedade)
3° Secretário: José Augusto Aguiar - Gutinha (PP)
Também foram eleitos para outros cargos:
Corregedor: Daubti Rocha Guimarães - Colorido (PP)
Ouvidora: Maria Aparecida Souza de Deus - Professora Cida (PT)
Câmara de Vereadores aprova, por unanimidade, projeto que autoriza Prefeitura de Jequié socorrer comerciantes do Ceavig afetados pelas enchentes
A Câmara Municipal de Jequié interrompeu o recesso parlamentar, nesta sexta-feira, dia 30 de dezembro, para aprovar, por unanimidade, e da forma o mais célere possível, o Projeto de Lei nº 98/2022 de autoria da Prefeitura, dispondo sobre a instituição do "Renda Forte Jequié" para atender demanda de comerciantes do Centro de Abastecimento Vicente Grillo (Ceavig) que sofrem as consequências das enchentes dos rios das Contas e Jequiezinho, ocorridas neste fim de ano.
O presidente Casa, Emanuel Campos Silva (Tinho), esclareceu que fez a convocação dos vereadores, em tempo recorde, para a realização de Sessões Extraordinárias, tendo contado com a presteza de todos os parlamentares. Aproveitou para enaltecer também a disponibilidade dos membros das Comissões Finanças e de Justiça e Redação Final que igualmente, em tempo recorde, elaboraram, conjuntamente, o Parecer para ser colocado em votação ainda em 2022, autorizando a Prefeitura de Jequié direcionar o devido apoio financeiro aos empreendedores do Ceavig afetados pelas inundações.
Os vereadores se revezaram com pronunciamentos em apoio a proposta do Poder Executivo, bem como frisando a sensibilidade da Câmara Municipal de atuar no sentido de atender as necessidades mais urgentes de comerciantes que amargam prejuízos ainda incalculáveis a partir da cheia do Rio das Contas que represou o Rio Jequiezinho que acabou transbordando com suas águas invadindo o Centro de Abastecimento e demais estabelecimentos nas ruas e avenidas em seu entorno.
Câmara de Vereadores entrega à Rui Costa e a Jerônimo Rodrigues documento solicitando a reforma, ampliação e modernização do Ceavig
Os vereadores de Jequié aproveitaram a presença na cidade do governador Rui Costa e do governador diplomado Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira, dia 30 de dezembro, para entregar a ambos um documento, em nome da Câmara Municipal, solicitando a reforma, ampliação e modernização do Centro de Abastecimento Vicente Grillo (Ceavig), cujo projeto já se encontra pronto e aprovado junto a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Os vereadores consideram essa demanda primordial para a cidade que requer a requalificação física do Ceavig - importante centro de comercialização de produtos da agricultura familiar, carnes, artesanatos, confecções, eletrônicos e outros. os parlamentares colocaram que esse projeto nasceu de uma profícua discussão com o objetivo de melhorar a infraestrutura do espaço que sofre com o desgaste da ação de tempo e falta de manutenção.
No documento, os vereadores destacam que a execução deste projeto ganhou caráter de urgência, urgentíssima, neste fim de ano, depois que o lugar ficou submerso pelas águas dos rios das Contas e Jequiezinho, fato que trouxe à tona a necessidade de realização de obras de drenagens e outras melhorias capazes de evitar a repetição dos prejuízos como os registrados pelos feirantes e comerciantes no entorno do Mercado com as enchentes. deste mês de dezembro.
O Ceavig é responsável pela geração de emprego e renda de mais de três mil e quinhentas pessoas, e em torno do qual existe um pujante centro comercial, com centenas de lojas dos mais diversos segmentos econômicos, desde lojas, farmácias, magazines, materiais agropecuários, panificações e outros.
Nas fotos, aparecem com Rui Costa e Jerônimo Rodrigues os vereadores Emanuel Campos Silva (Tinho), Moana Meira, João Paulo Fernandes, Márcio Melo (Marcinho) e Sidney Magal.
Tinho entra para a história como o vereador com o maior número de mandatos de presidente da Câmara: quatro
Emanuel Campos Silva (Tinho) foi empossado na presidência da Câmara Municipal de Jequié, em Sessão Solene realizada nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro de 2023, juntamente com os demais componentes da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023/2024. Com a sua recondução ao cargo, ele passa a ser o parlamentar com o maior número de mandatos de presidente: quatro superando Euclides Fernandes (hoje deputado estadual), José Simões de Carvalho Jr. e Ateodoro Vaz, todos com três mandatos de chefe do Legislativo Municipal de Jequié.
A Sessão Solene foi bastante prestigiada, com a presença do prefeito Zé Cocá, do deputado estadual eleito Hassan Iossef, de representantes do deputado estadual Euclides Fernandes e de inúmeras entidades e órgãos públicos, além da grande presença de pessoas da comunidade.
Coube ao decano da Casa, Joaquim Caíres, fazer a abertura da Sessão, oportunidade em que enalteceu as virtudes do recém-empossado. Afirmou que Tinho tem se revelado um político que já figura entre os mais importantes de Jequié. “É um bom vereador, um grande parlamentar, sua atuação é de destaque dentro e fora da Câmara, principalmente por ser um homem público que faz da política a verdadeira arte do servir”, frisou.
Joaquim Caíres acrescentou que o presidente é probo, comprometido com a cidade, correto com as pessoas e eu por isso é um político respeitado. “Vossa Excelência tem estatura moral para continuar na condução do Poder Legislativo. Faz as coisas direito. Por essa razão, é mais que merecido permanecer à frente da presidência desta Casa”, observou.
O decano disse que a eleição de Tinho para presidente, pela quarta vez seguida – sendo as três últimas por unanimidade - não é fruto do acaso e sim resultado do reconhecimento de seus pares pelas boas gestões que faz no comando da Câmara, mantendo sua credibilidade, por honrar seus compromissos em dia e, em especial, promover o bom debate, tão necessário para o desenvolvimento de Jequié.
Recorde
Após ler o juramento e ser empossado na presidência, Tinho passou a conduzir a Sessão, com o ato de posse de cada membro da nova Mesa Diretora que fica assim constituída:
Presidente: Emanuel Campos Silva (Tinho)
1º Vice-presidente: Ramon Fernandes
2° Vice-presidente: San David Aragão
1° Secretário: Soldado Gilvan Santana
2° Secretário: Marcos Lameque Marcos do Ovo
3° Secretário: José Augusto Aguiar - Gutinha
Também foram eleitos para outros cargos:
Corregedor: Daubti Rocha Guimarães - Colorido
Ouvidora: Maria Aparecida de Deus - Professora Cida.
Tinho falou da boa relação institucional mantida entre os poderes e destacou a forma como Zé Cocá administra a cidade. Afirmou que o prefeito, dia a dia, tem conquistado mais e mais o respeito e a admiração do povo de Jequié pela força do trabalho e pelo amor que tem demonstrado ao município, e tem sido mais do que um bom prefeito, tem sido, acima de tudo, muito humano, um homem preocupado com o sofrimento das pessoas.
Também agradeceu cada vereador um por ter escolhido o seu nome para conduzir, pela quarta vez, os destinos do Poder Legislativo. “A convivência com todos vocês têm sido um enorme aprendizado e espero continuar correspondendo com um bom trabalho. “Evidentemente que isso (eleito quatro vezes presidente) é algo importante para o currículo de todo político. Não escondo minha alegria, muito menos a minha gratidão aos colegas por esta marca histórica e inédita, mas, o que me enche mesmo de orgulho é o fato de fazermos parte desse momento em que Jequié está vivendo.
A situação da cidade tem melhorado significativamente nos últimos anos e a Câmara tem sido parceira das boas iniciativas. É desse orgulho que falo, o de participar desse momento ímpar, em que a população olha pra frente com esperança de dias melhores. Com o apoio que sempre contei de todos os colegas, e especialmente da nova mesa diretora, vamos trabalhar ainda mais para honrar o nome de Jequié”, concluiu.
Defensoria Pública promoverá, na Câmara de Vereadores, audiência pública para debater os impactos das enchentes
Será realizada na Câmara de Vereadores de Jequié, às 9 horas de quinta-feira, dia 19 de janeiro, uma audiência pública promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia em parceria com a Defensoria Pública da União, com a finalidade de debater a garantia dos direitos da população vulnerabilizada pela enchente da Usina Hidroelétrica da Pedra, bem como discutir as possíveis sugestões para a solução das questões decorrentes desse tema.
O evento, aberto a população em geral, será conduzido pela coordenação da 12ª Defensoria Pública Regional de Jequié e da 1ª, 2ª e 3ª DP. Ao justificar a realização da Audiência Pública, a DP argumenta trata-se de um debate de suma importância depois dos estragos provocados pelo aumento das vazões da Barragem da Pedra, de responsabilidade da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Entende que as vazões defluentes chegaram a valores extremos, acima da capacidade do rio, o que provocou inundações de diversas áreas da cidade de Jequié e região, deixando inúmeras pessoas desabrigadas.
A audiência pública tem por objetivo informar e debater junto com a sociedade civil a questão delicada e preocupante da população de Jequié, frente a enchente ocorrida em dezembro de 2022. A sessão terá livre acesso a qualquer pessoa, respeitados os limites impostos pelas instalações físicas do local de realização e será transmitida, ao vivo, pela Internet, a partir da colaboração da Câmara de Vereadores que garantiu a disponibilização da equipe da TV Câmara do legislativo jequieense.
Quanto aos debatedores deverão participar da audiência pública uma representação de: sociedade civil local, Ceavig, Defensoria Pública da União, Prefeitura de Jequié, Câmara de Vereadores de Jequié, Ministério Público estadual, Chesf, Defensoria Pública da Bahia com atuação na Defesa da Comunidade, da Área de Proteção Ambiental de Jequié, Instituto Nacional do Meio Ambiente (INEMA), uma representação das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, de Desenvolvimento Econômico, de Infraestrutura e de Serviços Públicos.
Jequié foi vítima de um crime sem precedentes na história recente da cidade, diz presidente da Câmara em Audiência Pública
Jequié foi vítima de um crime sem precedentes na história recente da cidade por um erro ocasionado pela falta de precaução da Chesf. Foi o que disse, nesta quinta-feira, dia 19.01, o presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos Silva (Tinho) durante a Audiência Pública promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, em parceria com a Defensoria Pública da União. O evento foi realizado na Câmara com o objetivo de debater estratégias com vistas a uma possível reparação dos danos econômicos, sociais e ambientais provocados pela enchente do Rio das Contas, no fim do ano passado, depois dos seguidos aumentos das vazões da Usina da Pedra.
O chefe do legislativo municipal afirmou que a Câmara está sensível a tudo. Além de ter aprovado projeto encaminhado pelo prefeito Zé Cocá para assistir os feirantes do Ceavig que perderam todos os seus pertences, vereadores estão decididos a destinar emendas impositivas, anteriores previstas para atender outras demandas, para mitigar problemas ocasionados pela tragédia que se abateu no município.
Em sua participação, o vereador Joaquim Caíres enfatizou a necessidade de uma imediata reparação dos danos materiais e morais provocados pelas vazões realizadas pela Chesf. Aproveitou a oportunidade para criticou a indiferença da companhia com Jequié que sequer se prontificou auxiliar o Município na assistência às vítimas das cheia e lembrou que a empresa, historicamente, nunca se importou com as demandas regionais, não dando nenhuma contrapartida. Os vereadores compareceram maciçamente ao evento.
A Audiência Pública foi marcada pelo revezamento de representantes da sociedade civil – entidades e órgãos públicos – bem como a população atingida fazendo relatos dos problemas que acometeram milhares de pessoas, bem como apresentação de sugestões para, como bem observou o secretário municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, José Claudemiro Brandão, para que não volte a se repetir.
Ficou patente, no decorrer do evento, que os danos poderiam ser evitados e que as responsabilidades devem ser apuradas. Para tanto, é preciso discutir estratégias visando à defesa dos interesses das vítimas das enchentes de dezembro do ano passado porque não é justo as vítimas arcarem, sozinhas, os prejuízos.
Uma das vítimas afirmou que centenas de comerciantes perderam suas mercadorias e equipamentos, pessoas perderam a casa inteira, carro foram danificados, sem falar em móveis como camas, fogões e outros itens adquiridos com muito sacrifício ao longo de anos provocado supostamente por uma falha da Chesf. “A população está cansada de abandonar suas casas, deixando para trás seus sonhos, toda vez que chove forte”, lamentou uma delas.
Outra queixa diz respeito a exigências quanto a apresentação de certos documentos para uma possível reparação de danos. “Como apresentar nota fiscal se as águas do rio destruíram tudo? Outra reclamação diz respeito a atuação da Companhia. “Como uma empresa como a Chesf não conseguiu fazer a previsão de uma situação como esta”? Outra desabafou: “Nós estamos na miséria, precisando de esmola. Não venham pra cá querendo emprestar dinheiro porque não vamos nos endividar ainda mais”.
O Ministério Público estadual falou de uma força tarefa, com o envolvimento de todas as promotorias de Justiça de Jequié e de Ipiaú para seguir com os procedimentos, tanto os que já estão em andamento quanto aos demais que ainda deverão ser instaurados para apurar responsabilidades visado os devidos reparos aos danos, bem como tentar desburocratizar as condutas.
Para assistir a Audiência Pública que foi transmitida ao vivo numa parceria da Defensoria com a Câmara de Vereadores de Jequié clique no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Ss7nYCRH6tEb
CPI dos Combustíveis terá continuidade com novo ciclo de oitivas
Representantes de Postos de Combustíveis deverão ser ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na sequência de suas atividades, às 14 horas de terça-feira, dia 07.02.23.
O presidente da CPI, vereador Walmiral Marinho (foto), espera que os novos interrogatórios contribuam para com a elaboração do Relatório Final, cujo resultado será encaminhado ao Ministério Público estadual.
A CPI foi instaurada para apurar denúncias de possíveis irregularidades na prática de preços no mercado local.
Campanhas alertam para à prevenção e cuidados do Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia
Ao longo do ano, são realizadas importantes campanhas com o objetivo de alertar à população para a importância da conscientização e combate de algumas doenças. Neste mês de fevereiro são duas: Fevereiro Roxo e Fevereiro Laranja.
O Fevereiro Roxo representa o mês de conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já o Fevereiro Laranja, se refere a campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.
É importante conhecermos um pouco mais sobre cada uma das doenças mencionadas:
• Lúpus
O Lúpus é caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. Os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les) é a forma mais séria da doença e também a mais comum, afetando aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.
• Fibromialgia
Já a Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou até mesmo uma infecção. O motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença ainda é desconhecido. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.
• Alzheimer
O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória. O Alzheimer é a causa mais comum de demência – um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).
• Leucemia
Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.
A campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. A doação é muito importante, pois a cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível.
Procure orientação em uma Unidade de Saúde.
Fonte: Ministério da Saúde
CPI dos Combustíveis ouve mais três donos de postos de gasolina
Ainda que em período de recesso parlamentar, a CPI que apura denúncias de possíveis irregularidades na prática de formação de preços dos combustíveis na cidade promoveu mais um interrogatório. Nesta terça-feira, dia 07 de fevereiro de 2023, mais três representantes legais de Postos de Gasolina foram interrogados pelos três membros da Comissão: vereadores Walmiral Marinho, Ivan do Leite e Professora Cida. Outros dois comerciantes, no entanto, não compareceram, nem apresentaram justificativas para a ausência. Este deverão ser ouvidos na próxima reunião cuja data será anunciada.
O presidente da CPI, vereador Walmiral Marinho, lamentou o não comparecimento de todos que foram chamados a depor no âmbito da Comissão, pois, segundo ele, tal comportamento acaba por atrasar o cronograma estabelecido para a conclusão das apurações a que se propõe a Câmara de Vereadores de Jequié para posterior envio de Relatório Final ao Ministério Público estadual.
Desde ano passado, a Comissão Paramentar de Inquérito, instaurada na Câmara de Vereadores de Jequié, vem ouvindo proprietários de empresas de revenda de combustíveis, acusados de combinarem preços, atentando contra os interesses do consumidor final que se julga prejudicado com essa possível falta de concorrência.
Sessão com a leitura da Mensagem Anual do Poder Executivo foi adiada para depois do Carnaval
A Sessão da Câmara Municipal com a participação do prefeito Zenildo Brandão (Zé Cocá) para a leitura da Mensagem Anual do Poder Executivo, agendada para esta quarta-feira, foi adiada para o próximo dia 28 de fevereiro, em comum acordo entre os poderes legislativo e executivo. Na oportunidade, o prefeito da cidade fará, perante o Poder Legislativo, a apresentação das prioridades da atual gestão, detalhando planos e metas para o exercício financeiro em curso. Não raro, o chefe do Executivo também faz um balanço de atividades do ano anterior, elencando obras, serviços, convênios e outras ações de interesse da população.
O presidente da Câmara, vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), esclarece que esta Sessão no entanto, não será a primeira reunião do ano, pois, no decorrer do recesso parlamentar, eles participaram de sessões extraordinárias e outras ações pertinentes ao mandato.
A Comissão Parlamentar de Inquérito que apura denúncias de possíveis irregularidades na prática de preços de combustíveis, por exemplo, manteve seu cronograma de atividades. Afora isso, os vereadores estiveram presentes em audiência pública, reuniões diversas, tanto na cidade quanto na zona rural, além de permanente assistência à comunidade.
Um dos episódios marcantes em que os representantes do povo estiveram presentes foi durante a enchente do Rio das Contas e do Rio Jequiezinho em consequência do aumento das vazões da Barragem da Pedra, assunto que ainda hoje domina a pauta dos vereadores em busca de soluções práticas para as vítimas, em especial dos feirantes do Ceavig, comerciantes do seu entorno e das famílias ribeirinhas atingidas pelas águas dos rios após a elevação do nível do Rio das Contas.
Nota de Pesar e Solidariedade pelo falecimento do ex-vereador Émerson Pinto de Araújo
Ao tomar conhecimento do Falecimento de Émerson Pinto de Araújo, o presidente da Câmara de Vereadores de Jequié, Emanuel Campos Silva (Tinho) emitiu Nota de Pesar e Solidariedade. A seguir:
“É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Emerson Pinto de Araújo, ocorrido na noite desta Quarta-Feira de Cinzas, dia 23 de fevereiro de 2023. Prestamos, em meu nome e em nome dos demais vereadores, as nossas mais sinceras condolências à sua esposa, professora Terezinha Paranhos de Araújo, extensivo aos demais familiares.
Uma referência em tudo o que fez na educação, na literatura, na pesquisa, na política.
Émerson Pinto de Araújo foi vereador no período de 1951 a 1955, sendo presidente da Casa entre 1953 e 1955, exercendo um mandato com honradez e representatividade.
Nascido em Salvador em 1926, coube a esta Câmara Municipal reconhecer sua filiação, concedendo-lhe o Título de Cidadania, em reconhecimento a sua efetiva participação na vida de Jequié.
Como professor marcou história, em especial no Ierp, onde lecionou por anos. Escreveu livros, alguns dos quais contando a história de Jequié. É considerado a principal e mais segura fonte de informações relacionadas a história do nosso Município.
Deixou muitos legados, tendo participação na fundação do Conselho Comunitário, da Associação Jequieense de Imprensa, do Comitê Cidades Irmãs Jequié-Takoma Park (Itália), da Academia de Letras de Jequié. Presidiu a Loja Maçônica União Beneficente e o Rotary Clube do Jequié”. Emanuel Campos Silva (Tinho), presidente da Câmara Municipal de Jequié.
Prestação de Contas do último Quadrimestre de 2022 é apresentada em Audiência Pública na Câmara
A Câmara Municipal de Jequié realizou, nesta segunda, 27 de fevereiro, a Audiência Pública de Prestação de Contas do último Quadrimestre de 2022 do Município. A sessão contou com a presença da secretária de Fazenda, Maria Paixão Oliveira dos Santos.
A equipe técnica da empresa de consultoria contratada pela Prefeitura se encarregou de fazer a explanação dos dados referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano anterior, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Após a apresentação e análise dos números, o consultou técnico Anderson respondeu a questionamentos, tirando dúvidas dos vereadores.
Foi informado que o Município teve uma receita de R$644 milhões em 2022, valor correspondente a 99% da previsão orçamentária.
Prefeito vai à Câmara prestar contas de seu mandato e falar de planos e metas para 2023
O prefeito de Jequié, Zé Cocá, fez, perante os vereadores e a comunidade em geral, um resumo das atividades de sua gestão ao longo de 2022 e anunciou planos e metas para o atual exercício. Foi na Sessão Solene de abertura do ano legislativo de 2023 realizada na terça-feira, dia 28 de fevereiro.
Coube ao líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Daubti Rocha (Colorido), fazer a saudação ao chefe do executivo municipal. Ele enalteceu feitos importantes e enumerou desafios a serem vencidos no decorrer deste ano. Na opinião do líder, o que vêm sendo realizado tem mudado a realidade de Jequié que, segundo bem enfatizou, reúne todas as condições de continuar avançando em especial nas áreas sociais.
O prefeito destacou o espirito público dos vereadores que estão comprometidos em colaborar com o desenvolvimento da cidade e para ajudar a gestão municipal a vencer os obstáculos. Um deles, é recuperar o Município dos prejuízos provocados a partir da cheia do Rio das Contas, em consequência do aumento das vazões da Barragem da Pedra, no fim do ano passado.
Ao concluir a Sessão, o presidente da Câmara, Emanuel Campos Silva (Tinho), afirmou que Jequié vivencia uma realidade bem diferente da de anos atrás quando a cidade enfrentava dias extremamente difíceis pelo baixo desempenho das administrações anteriores.
Tinho também destacou o papel da Câmara no enfrentamento dos problemas e pediu ao prefeito que enfrente, com coragem e persistência, os muitos desafios que ainda precisam ser superados pelo governo local.
Walmiral Marinho faz homenagem póstumas a 'Rosalino da Banca'
O vereador Walmiral Marinho fez, na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 01 de março de 2023, homenagem póstumas a Rosalvo de Jesus Silva, conhecido carinhosamente como Rosalino da Banca, falecido no mês anterior. Viúva, filhos e outras pessoas de seu círculo de amizade compareceram a reunião, na qual outros vereadores também fizeram questão de enaltecer esse ser humano que deixou os planos terrestres prematuramente, mas que deixou um enorme legado de honradez e serviços prestados, em especial, a localidade denominada de Banca, no bairro Jequiezinho.
Walmiral colocou que Rosalino foi um batalhador e sempre buscava melhorias para a sua comunidade. Residiu por muitos anos na Rua Albertino Pereira e graças a sua incansável luta conseguiu muitas obras de urbanização, pavimentação e outras transformações não somente na Rua da Banca, bem como de outras ruas próximas.
Rosalino, no início da década de 90, tomou iniciativa de organizar um mutirão juntos com os moradores da Banca, Rua do Corte e Rua do Espinhaço, liderando o trabalho de toda a rede de esgoto e água dessas localidades, ao qual por muitos anos ficou conhecida como a "Rua do Passa com Jeito”.
Também foi fundador da Associação Amigos de Moradores do Bairro da Banca, sendo seu presidente por muito tempo, época em que desenvolveu várias ações na comunidade, proporcionando o acesso a médicos, profissionais da área da advocacia, projetos sociais, etc.
“A Rua Banca é uma das vias de escapes para o Centro, muito utilizada, graças ao empenho e luta de Rosalino”, destacou o vereador Walmiral na Moção de Pesar que protocolou na Câmara Municipal. E acrescentou: “Rosalino nunca mediu esforços para ajudar ao próximo, mesmo com poucos recursos financeiros, sempre colocando-se de braços abertos para ajudar”.
Estimulado por amigos e vizinhos tentou a vereança, obtendo 517 votos, considerada na época uma expressiva votação, ficando como suplente. Mesmo não tendo êxito, Rosalino nunca desistiu de seus projetos sociais e continuou sua luta. Em 1998 criou uma escolinha de futebol denominada de Adolescentes para Frente, trabalho esse que, ficou conhecido por toda região, inclusive revelando alguns atletas para clubes brasileiros. O saudoso Rosalino, que era funcionário efetivo da Prefeitura de Jequié, vinha lutando contra um câncer no intestino e infelizmente veio a óbito na madrugada do dia 10 de fevereiro.
“Diante de todos os predicativos do nosso saudoso Rosalino, apresentamos a justa Moção de Pesar pelo seu passamento, prestando a nossa solidariedade à família enlutada composta de seus filhos: Alex Sandro, Anselmo, Márcia, Anderson, Marcos e Jaqueline Reis Silva, e sua esposa Cremilda Neves de Jesus. Dê-se conhecimento desta Moção a todos os familiares do querido Rosalvo de Jesus Silva, na pessoa da senhora Cremilda, residente na Travessa Hildenfor dos Reis, nº 11, bairro Joaquim Romão, em nossa cidade”, completou.
Vereadora Profª Cida requer USF no Loteamento Jardim Tropical
Com a finalidade de atender uma importante demanda dos moradores, a vereadora Professora Cida apresentou proposta, na Câmara Municipal, no sentido de construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Loteamento Jardim Tropical, bairro Jequiezinho.
Segundo a vereadora, essa UBS atenderia grande número de moradores que precisam se deslocar para receberem atendimento médico fora da comunidade.
Ela lembra que oferecer serviços essenciais como os de saúde pública na própria localidade é de suma importância ainda quando as pessoas encontram dificuldades de locomoção.
Bui Bulhões propõe recuperação de estradas vicinais de Florestal, Boqueirão, Santo Antônio e Morro Verde
Conhecedor da situação dos produtores rurais e moradores das regiões de Florestal, Boqueirão de Florestal, Santo Antônio, Autanásia, Morro Verde e outras, o vereador Bui Bulhões propôs na Câmara Municipal, a recuperação das estradas vicinais que servem essas e outras importantes localidades.
A recuperação de referidas estradas é de suma importância para o desenvolvimento do interior do Município, facilitando o escoamento da produção agrícola, bem como assegurar as melhores condições para o transporte escolar, em casos de urgência e emergência, segurança, etc.
“Esperamos que a Prefeitura venha atender mais essa solicitação em nome dos produtores e moradores dessas importantes regiões”, frisou Bui.
Ivan do Leite pede praça entre a Coronel Erotildes Soares e a Everaldo Santos no Pompílio Sampaio
Dotar o bairro Pompílio Sampaio de uma praça pública dotada de parque infantil, academia ao ar livre e quiosques é o objetivo da proposta apresentada na Câmara Municipal, Ivan do Leite. Este sugere que a mesma deve ser construída entre a ruas Coronel Erotildes Soares e Everaldo Santos.
Argumenta que a praça é de vital importância para os moradores que tanto almejam um espaço devidamente estruturado para o desenvolvimento de atividades físicas e recreativas, além de uma área de convívio social dos residentes no bairros e visitantes.
Tinho volta a solicitar construção de uma praça ao lado da USF Dr. José Maximiliano
Logo no início dos trabalhos legislativos de 2023, o vereador Tinho voltou a apresentar proposta, no âmbito da Câmara Municipal, no sentido de construir uma nova praça na Urbis IV, bairro Espirito Santo, desta vez ao lado da Unidade de Saúde da Família Dr. José Maximiliano Henriquez Sandoval, em um terreno em frente a Rua M.
Tinho afirma que a construção de uma praça na localidade é um pedido antigo dos moradores que desejam ter um espaço de convivência social signo de quem reside na região.
Vale salientar que os recursos para a execução da referida obra encontram-se alocados no Orçamento Municipal de 2023, por iniciativa do próprio vereador Tinho, através de Emenda Impositiva.
Servidora aposentada é homenageada pela Câmara de Vereadores de Jequié
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jequié de 1 de março de 2023 foi marcada por uma das mais justas homenagem da Casa a uma pessoa que teve sua trajetória profissional marcada pelo zelo e amor dedicados ao serviço público. A Srª Ildecy Carvalho Silva, uma das servidoras mais antigas lotadas no Poder Legislativo, recebeu uma Moção de autoria do presidente, vereador Emanuel Campos Silva (Tinho), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município, justamente no dia em alcançou sua aposentadoria por tempo de serviço.
“Este é um reconhecimento de todos ao zelo e dedicação da Srª Ildecy Carvalho Silva, no momento em que alcança sua merecida aposentadoria por tempo de serviço. Ela que foi uma efetiva colaboradora para o bom funcionamento do setor em que atuou ao longo de décadas na função de Redatora de Debates, nesta Casa de Leis, onde teve acentuada participação”, destacou o presidente Tinho.
Ildecy, carinhosamente conhecida como Del, se emocionou ao ouvir os vereadores falarem do bom cumprimento de suas obrigações. “Funcionária exemplar, dedicada e extremamente responsável”, relataram os vereadores. “Através desta Moção, publicamente, esta Casa Legislativa reconhece os valorosos serviços prestados pela servidora Del, a quem, mais uma vez, agradecemos a devida atenção dedicada ao serviço público”, completou Tinho.
Joaquim Caíres defende pavimentação de rua do distrito de Florestal
Atento as necessidades da comunidade da região de Florestal, o vereador Joaquim Caíres apresentou nova proposta na Câmara Municipal, desta vez visando a pavimentação da Rua do Campo, no distrito de Florestal. A obra é de suma importância para a continuidade da pavimentação da Rua Jequié.
Na Indicação, Caíres observa a importância de levar o projeto da administração municipal de melhoria da infraestrutura a todos os cantos e recantos do Município, comtemplado as comunidades rurais com as mesmas obras estruturantes realizadas, de forma exitosa, na sede.
“Acreditamos que, neste ano de 2023, a gestão dará uma atenção ainda maior a zona rural, cuidando das estradas, da educação, da saúde, da agropecuária, assim como dos distritos e povoados que tanto carecem de melhorias na área de infraestrutura, priorizando as ruas em condições mais precárias e assim corrigindo erros do passado, quando governos e mais governos não olhavam para o interior de Jequié”, complementou Joaquim Caíres.
Soldado Gilvan solicita construção de Unidade de Saúde para atender aos Residenciais Cachoeirinha I, II e III
Com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que moram nos Conjuntos Habitacionais Cachoeirinha I, II e III, o vereador Soldado Gilvan Santana apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que requer a construção de uma Unidade de Saúde, devidamente equipada e com oferta de vários serviços para impedir que os moradores tenham de percorrer longas distâncias em busca de assistência médica.
“É justo que os moradores tenham serviços essenciais como os de saúde pública perto de suas casas”, observa o vereador. Segundo Soldado Gilvan, a construção de uma unidade de saúde bem estruturada, seguindo os padrões do Ministério da Saúde, além de trazer melhor conforto para seus usuários, refletirá na diminuição do fluxo de pacientes em outros postos.
San David quer Jequié como cidade-sede para realização de concursos públicos e outras seleções
A inclusão do município de Jequié como cidade polo para aplicação de provas de concurso público e a realização de outras seleções, foi defendida, na Câmara Municipal, pelo vereador San David. Ele considera descabível o fato de a cidade não sediar importantes certames, incluindo prova da OAB entre outros.
O parlamentar faz questão de dizer que a cidade possui estrutura para a realização de exames e que a não realização de provas na cidade acarreta grandes prejuízos a população local e regional, visto que, muitas pessoas deixam até de participar de concursos em virtude de as provas serem realizadas em outros centros, principalmente Salvador.
Fatores econômicos e outras dificuldades penalizam, em especial, membros de famílias de menor poder aquisitivo, alijando-os de participação em importantes seleções. San David esclarece que a capital do Estado, que é uma das principais opções, fica 365 km de distância, o que faz aumentar as despesas dos concorrentes com transporte, hospedagem, alimentação e outros, tornando inviável a presença de muitas pessoas.
“Por estar em posição geograficamente privilegiada, por englobar em seu entorno uma população entre o Médio Rio das Contas, o Vale do Jequiriçá e uma parte do Sul e do Sudoeste da Bahia, perfazendo aproximadamente 600 mil habitantes, Jequié está totalmente habilitada a sediar concursos, prova da OAB e outros”, enfatiza o vereador.
Vereador San David reforço sua argumentação afirmando que Jequié é uma cidade-pólo regional, sendo, inclusive uma das cidades mais pujantes economicamente, portanto se enquadrando no perfil de sediar concursos públicos e outras provas.
Moana Meira cobra implantação de senhas, em chamada de voz, nas Unidades de Saúde
Levando adiante o projeto em defesa da inclusão social das pessoas com deficiência, a vereadora Moana Meira apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que solicita a implantação de senhas, em chamada de voz, no sentido de incrementar o atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde, UBS, do município de Jequié, beneficiando, em especial, as pessoas com deficiência visual.
Com a instalação do sistema, a cada chamada no painel, é feita a leitura da senha, em voz alta, possibilitando que todos, especialmente esse público, acompanhe o andamento da fila.
Moana Meira explica que a adequação dos ambientes com o uso da tecnologia torna os estabelecimentos mais acessíveis, transformando-os mais inclusivos.
O que se nota, com a ausência desse painel e suas ferramentas, é uma dificuldade maior das pessoas com deficiência visual, tanto nos órgãos municipais, bem como na iniciativa privada, onde muitas vezes são obrigados a perguntar a quem está ao seu lado qual o número que está aparecendo na tela dos aparelhos.
Ações do documento