Walmiral Marinho propõe instituição da Semana Municipal da Pessoa Idosa em Jequié
A instituição, no âmbito do município de Jequié, da Semana Municipal da Pessoa Idosa, foi proposta, na Câmara Municipal, pelo vereador Walmiral Marinho, justificando que, nas últimas décadas, importantes programas sociais foram postos em prática e legislações foram aprovadas, e ainda assim, a pessoa idosa ainda está à margem da sociedade, sofrendo com o isolamento e muitas vezes com o abandono de filhos e parentes.
Em sua justificativa, o vereador Walmiral Marinho destaca que Jequié conta, no bojo de sua população, de um grande número de pessoas idosas e que hoje conta com vários grupos de terceira idade que cumprem um importante papel social de integração e desenvolvimento desta parcela da população.
“A implementação desta semana visa garantir a participação efetiva da pessoa idosa na discussão e planejamento de programas sociais nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de divulgar e promover campanhas educativas e informativas sobre o Estatuto do Idoso e demais legislações pertinentes, com linguagem acessível, ilustrações, inclusive em braile, escrita ampliada e Libras para se enfrentar as dificuldades do envelhecimento, a discriminação e a violência, estimulando o processo intergeracional de forma ampla e sistemática no âmbito local”, enfatiza em sua justificativa.
“Consideramos que esta semana terá como viés incentivar, oportunizar e capacitar às pessoas idosas no conhecimento e das formas de acesso aos direitos, aos mecanismos e instrumentos de que dispõem, para garantir a organização social e seu protagonismo”, avalia, acrescentando ainda que prover aos idosos o reconhecimento por tudo que fizeram pela cidade é um sinal de gratidão e carinho pela sua contribuição para o desenvolvimento do Município. “Os legisladores municipais devem buscar elementos que modifiquem a realidade, buscando novos elementos que assegurem os direitos da população”, afirma.
Considerando que, segundo projeções das Nações Unidas (Fundo de Populações) indicam que uma em cada 9 pessoas no mundo tem 60 anos ou mais, e que o mesmo estudo aponta, ainda, que em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos que crianças menores de 15 anos.
A tendência de envelhecimento da população brasileira cristalizou-se mais uma vez na nova pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os idosos - pessoas com mais de 60 anos - somam 23,5 milhões dos brasileiros.
Em 1991, as Nações Unidas lançaram uma Carta de Princípios para as Pessoas Idosas, que inclui a independência, participação, assistência, autorrealização e dignidade das pessoas idosas. Ainda que esses instrumentos legais sejam construídos, divulgados e executados em diferentes níveis temporais e de intensidade, uma nova concepção do processo de envelhecimento vem sendo incorporada socialmente.