Walmiral Marinho faz homenagem póstumas a 'Rosalino da Banca'

por Comunicação publicado 01/03/2023 20h43, última modificação 01/03/2023 20h43

O vereador Walmiral Marinho fez, na sessão ordinária desta quarta-feira, dia 01 de março de 2023, homenagem póstumas a Rosalvo de Jesus Silva, conhecido carinhosamente como Rosalino da Banca, falecido no mês anterior. Viúva, filhos e outras pessoas de seu círculo de amizade compareceram a reunião, na qual outros vereadores também fizeram questão de enaltecer esse ser humano que deixou os planos terrestres prematuramente, mas que deixou um enorme legado de honradez e serviços prestados, em especial, a localidade denominada de Banca, no bairro Jequiezinho.     

Walmiral colocou que Rosalino foi um batalhador e sempre buscava melhorias para a sua comunidade. Residiu por muitos anos na Rua Albertino Pereira e graças a sua incansável luta conseguiu muitas obras de urbanização, pavimentação e outras transformações não somente na Rua da Banca, bem como de outras ruas próximas. 

Rosalino, no início da década de 90, tomou iniciativa de organizar um mutirão juntos com os moradores da Banca, Rua do Corte e Rua do Espinhaço, liderando o trabalho de toda a rede de esgoto e água dessas localidades, ao qual por muitos anos ficou conhecida como a "Rua do Passa com Jeito”. 

Também foi fundador da Associação Amigos de Moradores do Bairro da Banca, sendo seu presidente por muito tempo, época em que desenvolveu várias ações na comunidade, proporcionando o acesso a médicos, profissionais da área da advocacia, projetos sociais, etc. 

“A Rua Banca é uma das vias de escapes para o Centro, muito utilizada, graças ao empenho e luta de Rosalino”, destacou o vereador Walmiral na Moção de Pesar que protocolou na Câmara Municipal. E acrescentou: “Rosalino nunca mediu esforços para ajudar ao próximo, mesmo com poucos recursos financeiros, sempre colocando-se de braços abertos para ajudar”. 

Estimulado por amigos e vizinhos tentou a vereança, obtendo 517 votos, considerada na época uma expressiva votação, ficando como suplente. Mesmo não tendo êxito, Rosalino nunca desistiu de seus projetos sociais e continuou sua luta. Em 1998 criou uma escolinha de futebol denominada de Adolescentes para Frente, trabalho esse que, ficou conhecido por toda região, inclusive revelando alguns atletas para clubes brasileiros. O saudoso Rosalino, que era funcionário efetivo da Prefeitura de Jequié, vinha lutando contra um câncer no intestino e infelizmente veio a óbito na madrugada do dia 10 de fevereiro. 

“Diante de todos os predicativos do nosso saudoso Rosalino, apresentamos a justa Moção de Pesar pelo seu passamento, prestando a nossa solidariedade à família enlutada composta de seus filhos: Alex Sandro, Anselmo, Márcia, Anderson, Marcos e Jaqueline Reis Silva, e sua esposa Cremilda Neves de Jesus. Dê-se conhecimento desta Moção a todos os familiares do querido Rosalvo de Jesus Silva, na pessoa da senhora Cremilda, residente na Travessa Hildenfor dos Reis, nº 11, bairro Joaquim Romão, em nossa cidade”, completou.