Vereadora Professora Cida reivindica construção de sede própria para abrigar o CAMPE
O desafio de criar um sistema educacional inclusivo no município de Jequié vem se concretizando a cada ano com o aumento contínuo da matrícula de alunos com deficiência na rede regular e contratação de profissionais para auxiliar no atendimento dessa demanda. Entretanto, ainda se percebe a necessidade de investimento e elaboração de políticas públicas que possibilitem o acesso, permanência e aprendizagem desses estudantes.
Atenta a essas necessidades a vereadora Professora Cida apresentou, na Câmara Municipal, proposta em que reivindica a construção da sede do Centro de Apoio Multiprofissional às Pessoas com Necessidades Especiais – CAMPE – em Jequié, por entender que é chegada a hora de a Prefeitura fugir do aluguel e de, quase sempre, funcionar em espaços improvisados.
Com a sede própria, além de oferecer um local com estrutura física adequada para o desenvolvimento de habilidades e competências de seus usuários, proporcionará também redução de gastos com aluguel, observa a vereadora.
Com relação ao CAMPE, a Professora Cida informa que o mesmo surgiu da necessidade de adequar-se ao novo paradigma da inclusão educacional no que diz respeito ao atendimento às demandas de alunos com deficiência matriculados na rede comum de ensino e, que, necessitam de suporte técnico e especializado nas áreas da educação, saúde e da assistência social, buscando contribuir com a inclusão dessas pessoas e garantir seu amplo direito à educação de qualidade.
“O CAMPE assegura à pessoa com deficiência o direito à escolaridade em diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino. Além disso, almeja que os cidadãos com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtorno global do desenvolvimento tenham as suas habilidades e seus talentos reconhecidos e valorizados, bem como exista respeito aos interesses e necessidades específicas individuais”, justifica a vereadora em sua proposta.
E acrescenta: “Para assegurar uma educação de qualidade é de fundamental importância para que o educando receba apoio para desenvolver as suas necessidades educacionais especiais, a partir de suas características e especificidades individuais correspondentes a sua deficiência”.