Vereadora Moana Meira solicita a realização do exame BERA no município
Aprovado, pela Câmara Municipal, proposta da vereadora Moana Meira em que solicita a realização do exame BERA, indicado principalmente para avaliar o desenvolvimento e a resposta auditiva de crianças, recém-nascidos prematuros, crianças autistas ou com alterações genéticas, como por exemplo a Síndrome de Down.
Ao justificar sua iniciativa, Moana Meira explicou que o exame BERA, também conhecido como PEATE ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, é um exame que avalia todo o sistema auditivo, verificando a presença de perda auditiva, que pode acontecer devido a lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.
“Apesar de poder ser realizado em adultos, o exame BERA é feito mais frequentemente em crianças e bebês, principalmente quando há algum risco de perda auditiva devido a condições genéticas ou quando há um resultado alterado no teste da orelhinha, que é um teste realizado logo após o nascimento e que avalia a capacidade auditiva do recém-nascido”, observa a vereadora.
Além disso, este exame também pode ser pedido em crianças que apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem, pois esse atraso pode ser um sinal de problemas auditivos.
O exame também pode ser feito para diagnosticar a perda auditiva em adultos, investigar a causa de zumbidos, detectar a presença de tumores envolvendo os nervos auditivos ou para monitorar pacientes internados ou em coma.