Vereadora Moana Meira propõe campanha voltada à prevenção do câncer de pele
Atendendo proposta da vereadora Moana Meira, a Câmara Municipal aprovou Indicação visando a instituição no calendário oficial de eventos do Município, a partir de 2022, de uma campanha voltada à prevenção do câncer de pele, a ser desenvolvida em dezembro, mês marcado pelo início do verão, período em que aumenta a incidência de câncer de pele não melanoma.
A parlamentar lembra que o câncer de pele corresponde a 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. “O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos”, observa Moana Meira.
O câncer de pele é também mais comum em pessoas com mais de 40 anos. Pessoas de pele clara, que são mais sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias, são as principais vítimas.
Coloca que, pelo fato de Jequié apresentar alto índice de dias quentes e ensolarados, a indicação em questão é de grande importância, pois o câncer de pele, quando diagnosticado precocemente, pode ter índice de cura superior a 90%. Porém, nos casos avançados de melanoma, esse índice cai para 20%.
Por fim, ressalta que a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a campanha ‘Dezembro Laranja’ desde 2014 e proporciona uma gigantesca cruzada de conscientização em todo o país. “A falta de informação é o desafio para enfrentar o câncer de pele, impactando negativamente no quadro clínico do paciente. Conhecer a doença é fundamental para um tratamento prematuro, suas formas de prevenção e possíveis complicações, caso não siga as orientações médicas”, conclui.