Tinho volta a cobrar arrojado programa de reflorestamento das nascentes do Rio Preto do Criciúma

por Comunicação publicado 13/05/2022 20h19, última modificação 13/05/2022 20h19

Diante da necessidade da preservação dos nossos mananciais, o vereador Tinho, voltou a cobrar, na Câmara Municipal, a elaboração de um arrojado programa de reflorestamento das margens e nascentes do Rio Preto do Criciúma, que é uma das principais riquezas de Jequié. 

“Em nossa região, a Barragem do Rio Preto do Criciúma é uma das principais reservas de água que abastece o povo jequieense, sendo afetada durante os últimos anos devido à seca e o desmatamento desordenado por parte dos proprietários rurais”, observa em sua justificativa. 

Segundo o vereador Tinho, essas áreas são prioritárias no processo de reflorestamento, pois a nascente de água é aquela água que brota no solo, quando exposta ao sol ou com uma cultura por cima que não está integrada com o regime hídrico, causando a seca, prejudicando o Meio Ambiente e consequentemente a nossa população. 

Para ele, a solução para o problema é devolver às margens dos rios e das nascentes à vegetação típica da região em que se encontram. “É importante a utilização de espécies nativas no processo de reflorestamento pois, a flora nativa, sofreu um rigoroso processo de seleção natural, através de milhares de anos de interação com aquele meio ambiente, gerando, assim, espécies geneticamente resistentes e adaptadas ao local onde ocorrem. Portanto, são ideais para desempenhar a função de controlar o excesso de água das chuvas no solo; evitar a perda de água dos rios e oceanos; gerenciar a filtração e a absorção de resíduos presentes na água; evitar o escoramento e a erosão do solo, além de fornecer alimentação e abrigo para agentes polinizadores”, completa.