San David propõe inclusão e contratação dos profissionais de Naturopatia nas USF ou UBS do município
Partiu do vereador San David a iniciativa de apresentou, na Câmara Municipal de Jequié, uma proposta em que o mesmo solicita a viabilização da inclusão e contratação dos profissionais de Naturopatia para atender nas USF ou UBS do município, bem como implantação das demais práticas integrativas, conforme estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) através da portaria nº 849, de 27 de março de 2017 do Ministério da Saúde.
San David justifica que a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), instituída pela Portaria 971 GM/MS de 3 de maio de 2006, trouxe diretrizes norteadoras para Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Medicina Antroposófica e Termalismo Social/Crenoterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde.
As Medicinas Tradicionais e Complementares são compostas por abordagens de cuidado e recursos terapêuticos que se desenvolveram e possuem um importante papel na saúde global.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva e fortalece a inserção, reconhecimento e regulamentação destas práticas, produtos e de seus praticantes nos Sistemas Nacionais de Saúde. Neste sentido, atualizou as suas diretrizes a partir do documento "Estratégia da OMS sobre Medicinas Tradicionais para 2014-2023".
A Naturopatia é entendida como abordagem de cuidado que, por meio de métodos e recursos naturais, apoia e estimula a capacidade intrínseca do corpo para curar-se. Tem sua origem fundamentada nos saberes de cuidado em saúde de diversas culturas, particularmente aquelas que consideram o vitalismo, que consiste na existência de um princípio vital presente em cada indivíduo, que influencia seu equilíbrio orgânico, emocional e mental, em sua cosmovisão.