San David pede retorno da autonomia e regionalização do INEMA em Jequié

por Comunicação publicado 25/06/2024 15h37, última modificação 25/06/2024 15h37

Foi aprovado, pela Câmara Municipal, proposta apresentada pelo vereador San David considerada crucial para o fortalecimento das ações ambientais e administrativas em Jequié: a viabilização do retorno da autonomia e regionalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) na cidade.

Atualmente o órgão funciona apenas como um Posto Avançado (PA) subordinado à unidade de Vitória da Conquista. Segundo San David, a centralização das operações do INEMA em Vitória da Conquista tem prejudicado a eficiência e a agilidade nas formalizações de processos, execuções de operações e fiscalizações ambientais em Jequié.

"Há alguns anos somos subordinados ao órgão de Vitória da Conquista, o que limita nossa capacidade de gestão ambiental local", argumentou o vereador.

Jequié, com sua população de mais de 160 mil habitantes, é uma cidade polo que serve de referência para dois territórios de identidade. A cidade possui um centro administrativo robusto e uma localização estratégica, situada a 365 km da capital do Estado e a 190 km do Litoral Sul da Bahia. Além disso, o território de Jequié abrange três biomas distintos – 47% de Mata Atlântica, 53% de Caatinga, e a Mata de Cipó – o que reforça a necessidade de uma gestão ambiental local mais autônoma e especializada.

"A autonomia do INEMA em Jequié é vital para a conservação desses biomas, que são de extrema importância regional e local. A gestão autônoma permitirá uma atuação mais eficaz na preservação ambiental e na execução de políticas públicas específicas para nossa realidade", destacou San David.