Ramon Fernandes defende credenciamento do HGPV no Conselho Nacional de Residências Médicas

por Comunicação publicado 05/06/2024 15h20, última modificação 05/06/2024 20h22

A adoção de medidas objetivando à viabilização do credenciamento do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) no Conselho Nacional de Residências Médicas para que o mesmo possa ofertar um programa de residência médica aos estudantes das faculdades de medicina de Jequié, foi defendida pelo vereador Ramon Fernandes na Câmara Municipal de Jequié.

Para ele, trata-se de uma questão de extrema importância para a saúde pública e para a formação de profissionais de medicina no município de Jequié e região circunvizinha. “Jequié é uma cidade que se orgulha de abrigar duas faculdades de medicina renomadas: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade de Excelência (UNEX), no entanto, apesar da excelência acadêmica oferecida por essas instituições, nossos formandos enfrentam um desafio significativo que é a ausência de programas de residência médica localmente disponíveis”, pontua o parlamentar.

Esse déficit, na avaliação de Ramon Fernandes, impacta não apenas a continuidade da formação desses novos médicos, mas também a qualidade dos serviços de saúde prestados à nossa população.

O vereador cita que o HGPV, sendo uma instituição de referência em nossa região, possui potencial para suprir essa lacuna. “Com uma infraestrutura robusta, uma ampla gama de serviços médicos e um corpo clínico qualificado, acreditamos que o HGPV está bem posicionado para se tornar um centro de formação de residentes, contribuindo significativamente para o aprimoramento da assistência médica em nosso estado”, complementa.