Professora Cida propõe construção do Hospital Acolher e Amar Soraia Argolo
Aprovado, na Câmara Municipal, proposta de iniciativa da vereadora Professora Cida, em que solicita a construção do “Hospital Acolher e Amar Soraia Argolo” (HAASA), voltado ao atendimento a vítimas de câncer. A unidade deve ser dotada para prestar serviços de assistência qualificada e gratuita exclusivamente aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, em regime hospitalar.
A vereadora Professora Cida explica que o Hospital surge da necessidade de oferecer aos portadores de sofrimento do câncer uma abordagem terapêutica mais integrada, baseada no modelo biopsicossocial, que contemple, muito além do tratamento clínico, os aspectos psicológicos, educacionais, familiares e sociais do problema.
Com a construção do referido Hospital, datado de serviços de Radioterapia e Quimioterapia para atender pacientes que estão em acompanhamento ou tratamento fora do seu domicilio, Jequié daria um salto importante no sentido de mitigar o sofrimento das vítimas que muitas vezes viajam com a saúde bastante debilitada.
Quanto a origem do projeto, Professora Cida informa que o “Hospital Acolher e Amar Soraia Argolo” nasceu do desejo das fundadoras da Associação Acolher e Transformar: Amor Essencial: AATAE, Célia de Jesus Silva e Daise Soraia de Jesus Nascimento Andrade Argolo (in memoriam) ambas portadoras do câncer de mama. Vendo e vivenciando as dificuldades e necessidades que uma pessoa acometida pelo CA sofre, veio a ideia em ajudar pessoas diagnosticadas.