Prática do airsoft é conhecida como atividade esportiva em Jequié por iniciativa do vereador João Paulo

por Comunicação publicado 07/06/2024 17h19, última modificação 07/06/2024 17h19

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Jequié Projeto de Lei de autoria do vereador João Paulo Fernandes no sentido de reconhecer a prática do airsoft como atividade esportiva no município. A oficialização, conforme justifica o parlamentar, busca promover o desenvolvimento e a valorização dessa modalidade, além de proporcionar benefícios sociais, recreativos e econômicos para a comunidade local.

“Ao reconhecer essa prática como esporte, estamos incentivando a participação em atividades físicas e contribuindo para o bem-estar físico e mental dos participantes”, justifica o vereador para quem a prática regular desse jogo pode auxiliar na promoção da saúde, no aprimoramento da condição física e na redução do sedentarismo.

Airsoft é um esporte de ação individual ou coletivo, praticado ao ar livre ou em ambientes fechados, de forma coordenada, simulando situações de combate, com a utilização de armas de pressão, que disparam esferas de plástico de 6mm (seis milímetros) de diâmetro não letal.

As armas de airsoft (marcadores) são destinadas exclusivamente à prática esportiva, propelidos por ação de gás comprimido (GBB), molas (spring) e/ou bateria (AEG) que lançam esferas, sem aptidão de causar morte ou lesão grave.

De acordo com o que foi aprovado pela Câmara de Vereadores, as armas de airsofts, mais conhecidas como AEGs (automatic eletric gun's) deverão apresentar nas extremidades do cano uma marcação laranja fluorescente ou vermelha afim de distinguir das armas de fogo, sendo vedado a sua remoção para a prática do esporte.