Orquestra Clássica Popular ocupa Tribuna Livre da Câmara

por Comunicação publicado 08/12/2022 12h05, última modificação 08/12/2022 21h19

A Orquestra Clássica Popular de Jequié – OCPJ – conduzida pelo maestro Mário Thiago Alves, foi alvo de homenagens por parte da Câmara Municipal, durante sessão ordinária do dia 7 de dezembro, ocasião em que vários vereadores enalteceram o trabalho cultural e de cunho social desenvolvimento pela entidade. A sensibilidade do maestro, um apaixonado pela música, também foi enaltecida. Ao concluir a explanação sobre o histórico da Orquestra, o maestro e um grupo de alunos fizeram uma apresentação aos presentes. 

O músico costuma relatar que, após suas vivências musicais, decidiu, em 2015, montar com amigos, um projeto para iniciação musical para crianças, adolescentes e jovens que viviam fora de realidade do universo musical dando a eles uma perspectiva melhor. A ideia cresceu e ganha espaços cada vez maiores na cidade.

A Orquestra Clássica Popular de Jequié é uma entidade sem fins lucrativos que há 06 anos vem buscando desenvolver um trabalho de formação humana para crianças e jovens de bairros periféricos da cidade de Jequié-Bahia e região. O grupo de iniciantes em música foi criado visando formar uma base para a Orquestra, inicialmente formado por clarinetistas, nesta etapa as vagas expandiram para cordas e toda ala de metais e madeiras.  

A OCPJ trabalha na formação de multiplicadores estando atualmente com uma formação que perpassa de 50 a 70 músicos. Os concertos têm por finalidade arrecadar fundos para aquisição dos instrumentos que são disponibilizados à nova geração de músicos que a Orquestra tem recebido, contando também com o apoio de amigos para manutenção das atividades culturais desenvolvidas.