Moana Meira quer oficializar tombamento da Ponte de Newton como patrimônio histórico e arquitetônico
A Câmara Municipal aprovou proposta de autoria da vereadora Moana Meira em que solicita a abertura de processo de tombamento do bem cultural material denominado Ponte de Newton, tendo em vista o seu inestimável valor histórico e arquitetônico. Sua sugestão foi feita nos termos da Lei Municipal 2.024/2017.
A vereadora coloca que a cidade de Jequié possui belezas arquitetônicas singulares. Dentre as de grande valor cultural e histórico está a ponte em arcos sobre o Rio Jequiezinho, conhecida por Ponte de Newton, ou Ponte da Estrada de Ferro ou ainda Ponte do Tiro de Guerra
A referida obra, assinada pelo arquiteto francês André Saffrey, compunha a continuação da estrada de ferro, obra que teve solução de continuidade, mas deixou de lembrança e saldo positivo a beleza e serventia da obra, justifica Moana Meira.
Esclarece que, ao longo dos anos, a ausência de manutenção vem dando demonstração de pouco valor dispensado ao monumento pelos chefes do Executivo Municipal. “O sentimento de descaso com o bem cultural material de grande estima aos jequieenses vem ocorrendo ao longo dos tempos. Concomitantemente ao tombamento, a restauração e a colocação de iluminação cênica a tornaria em um local de contemplação pública, dado o seu valor afetivo para o público jequieense”, conclui Moana Meira.