João Paulo volta a defender distribuição gratuita de coletores menstruais ou absorventes para população em situação de vulnerabilidade social

por Comunicação publicado 17/08/2022 15h54, última modificação 17/08/2022 15h54

Com a finalidade de atender uma importante demanda da comunidade de baixa renda da cidade, o vereador João Paulo Fernandes, propôs, na Câmara Municipal, que seja viabilizada, pela Prefeitura, à distribuição gratuita de coletores menstruais ou absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Sugere que a oferta deve ser feita em espaços públicos, citando as unidades do Cras ou até mesmo Unidades Básicas de Saúde, o que, segundo ele, dará dignidade feminina em sua necessidade mais íntima.

João Paulo destaca que esses itens são essenciais para a saúde feminina, contudo, pesam muito no orçamento das famílias mais carentes. Daí, a necessidade da intervenção do poder público. “Higiene menstrual não é luxo, é uma necessidade básica”, frisa o parlamentar.

Quanto aos coletores menstruais, João Paulo coloca que o município pode adotar um programa de conscientização para a sua distribuição e que é preciso levar em consideração que essa opção é econômica e sustentável.

Concluir argumentando que a pobreza menstrual é uma realidade no nosso município e não se restringe só a falta de dinheiro para comprar absorventes, tem relação com a ausência ou precariedade de infraestrutura no ambiente onde vivem, por esse motivo esses itens devem ser classificados como um “bem essencial”.