Ivan do Leite defende disponibilização de exame de acuidade visual e auditiva para alunos

por Comunicação publicado 22/10/2021 11h35, última modificação 22/10/2021 11h35

É de autoria do vereador Ivan do Leite proposta apresentada na Câmara Municipal solicitando a elaboração de um Projeto de Lei no sentido de garantir, no início de cada ano letivo, para todos os alunos matriculados nas escolas e creches da rede municipal de ensino, inclusive dos distritos, “EXAME DE ACUIDADE VISUAL E AUDITIVA”.

Argumenta que a maioria das crianças que apresenta deficiência visual, por vários motivos como desnutrição, provém de camadas carentes, e, além do problema financeiro esbarra na falta de informação não cultivando o hábito de levar o filho para realizar exame periódico preventivo, portanto, carece da participação do Poder Público. 

Observa que os altos percentuais de problemas oftalmológicos e/ ou auditivos que afeta os brasileiros, especialmente alunos que apresentam baixo aproveitamento nos estudos, representam grande parcela da repetência e evasão escolar. “Sabe-se também que, muitas vezes o problema persiste por longos anos, sem que seja detectado o rendimento insufuciente, condição só revelada após cuidadosos exames realizados por profissionais”, destaca Ivan do Leite.

Acrescenta o vereador que alguns problemas que não são considerados relevantes podem responder por dificuladade na inserção social das pessoas com problemas visuais. Na maioria das vezes a solução é através do uso de óculos, medida aparentemente simples, porém ainda de dificil solução no Sistema Único de Saúde, em que a oferta de consulta é menor que a demanda e a dificuldade de aquisição de óculos pela população inviabiliza o tratamento adequado. Dados mostram que 30% de crianças e 100% de adultos acima de 40 anos apresentam algum problema visual que interferem em seu desempenho diário e consequentemente na autoestima e qualidade de vida.

E com base nessas informações, como também, na impossibilidade de aprovar Projeto de Lei encaminhado pelo Legislativo, recorremos então ao Prefeito Municipal e às Secretarias de Educação e Saúde, sensíveis ao problema, sugerindo elaboração de projeto no sentido de disponibilizar exame oftamológico e audiométrico obrigatórios, visando reduzir os indices de problemas visuais e auditivos, com efeitos na repetência e evasão escolar. Com essa iniciativa os alunos da rede publica municipal de ensino, cujo percentual de carentes é significativo, passará a render mais após a correção do problema.