Espaço em frente ao Centro de Saúde Sebastião Azevedo ganha a denominação de Praça Joelma Gomes Orrico

por Comunicação publicado 20/04/2023 16h46, última modificação 20/04/2023 16h46

O espaço entre a Av. Otávio Mangabeira e a Rua Jabaquara, em frente ao Centro de Saúde Sebastião Azevedo, bairro do Mandacaru, ganha a denominação de 'Praça Joelma Gomes Orrico'. A iniciativa é do vereador Daubti Rocha (Colorido) e foi aprovada pela Câmara Municipal como forma de homenagear, in memoriam, essa mulher que muito contribuiu para o município.

Nascida no bairro, membro de família tradicional da cidade, ela se tornou uma paciente pioneira na luta paliativista no estado da Bahia ao descobrir um câncer em estado metastático e lutou bravamente pela vida, sendo um exemplo de perseverança.  

Joelma deu importantes contribuições à Jequié na condição de professora (formada na Uesb), e em prol de causas sociais, sendo, inclusive, diretora da Associação das Donas de Casa da Bahia, quando representou a entidade em diversos eventos nacionais e Fóruns Mundiais.

Colorido lembra que desse caminho ela não desviou mais. Foram inúmeros trabalhos sociais voltados aos direitos das mulheres, das crianças e dos mais necessitados, e sua partida desse plano terrestre deixou uma enorme lacuna, mas também deixou um grande legado de lutas e conquistas.

Durante o enfrentamento de uma enfermidade (CA), Joelma foi guerreira. Primeiro funcou o projeto “UMA ROSA POR UMA, UMA ROSA POR TODAS” no qual reivindicava equidade no tratamento oncológico e melhores condições para pacientes do interior no Tratamento Fora do Domicilio- TFD.

Com essa ação, a mesma iniciou a discursão sobre a implantação de um Núcleo de Atendimento Especializado aos acometidos de doenças que ameaçam a continuidade da vida. “Joelma tinha as palavras certas, voz suave que tocava nas pessoas acometidas pelo diagnostico do câncer, com seu olhar profundo as incentivava a continuarem lutando pela vida com o exemplo de quem sentia as mesma dores’.

No dia 19 de julho de 2022, dois dias após seu falecimento, o município divulgou a preparação para a instalação do Centro de Referência de Tratamento para Pacientes Oncológicos em Jequié. A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia atenderá não apenas pacientes oncológicos da nossa cidade, mas se estenderá a mais 26 municípios da região.