De iniciativa de Ramon Fernandes, Câmara aprova concessão de Título de Cidadã Jequieense a Helena do Tropical
De iniciativa do vereador Ramon Fernandes, a Câmara Municipal aprovou a concessão de Título de Cidadã Jequieense a Sra. Maria Helena Santos (Helena do Tropical), uma das mais justas homenagem a essa mulher de vibra e coragem que exerce com amor e dedicação a condição de líder comunitária, sendo uma voz firme em defesa dos interesses do Loteamento Tropical.
Helena nasceu na cidade de Gandu no dia 15 de setembro de 1973. É a quarta filha de seis irmãos de Lindaura Maria Santos. Começou a trabalhar muito cedo, ajudando a mãe dela nos afazeres do dia a dia. Na sua infância sofreu muito, passou privações, mas seu espirito voluntarioso logo chamou a atenção de todos.
Sensível aos problemas das outras crianças, Helena organizava campanhas, saindo de casa em casa, lojas e outros estabelecimentos comerciais angariando alimentos para distribuir entre seus vizinhos.
Com o passar do tempo recebeu um convite para morar em Jequié na casa de uma família que havia ficado encantada com sua inteligência. Aqui chegando foi estudar no Colégio Fernando Barreto, no Jequiezinho. Na casa de Edimeia e Abel, conheceu Verbena, filha de Alécio, um dos proprietários da fábrica de roupa Estrela. A partir dalí ela começou a experimentar uma fase de sua vida.
De auxiliar de acabamento perseverou até aprender a costurar, tornando-se costureira profissional industrial. Não demorou muito, Helena realizou outro sonho; trazer sua mãe e seus irmãos para morar com ela, em Jequié, tirando-os da dificuldade que passavam em Gandu. Na sequência foi selecionada em concurso público municipal para Agente Comunitário de Saúde do município de Jequié. Fez um curso técnico de enfermagem que lhe dava condições pra ajudar sem fins lucrativo as pessoas que precisavam de uma profissional de saúde qualificada.
Helena, foi além em busca de novos conhecimentos. Ingressou em uma faculdade onde teve a formação no curso Tecnólogo em Logística. Em 2009 foi morar no Jardim Tropical nas casas do projeto do governo federal. Implementou um trabalho de inclusão social no bairro, dando oportunidade as pessoas a exercerem a verdadeira cidadania.