De iniciativa da vereadora Professora Cida Câmara homenageia a jovem escritora Jessika de Oliveira

por Comunicação publicado 16/11/2021 22h02, última modificação 16/11/2021 22h02

De iniciativa da vereadora Professora Cida, a Câmara Municipal de Jequié homenageou a jovem escritora e militante antirracista Jessika de Oliveira, por considerar relevantes seus serviços prestados à Literatura Brasileira.

Jessika de Oliveira nasceu na cidade de Baixa Grande, interior da Bahia. Mulher, negra, mãe, escritora e militante antirracista, a mesma é graduanda em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), sendo membro da Academia Internacional Mulheres das Letras. A homenageada é uma das autoras selecionadas no CONCURSO NACIONAL DE NOVOS ESCRITORES com o conto FESTA DE ANIVERSÁRIO, publicado na Antologia Conte-me um Conto, em 2019; e da obra ELAS E AS LETRAS: INSUBMISSÃO ANCESTRAL, publicada em 2020, através dessa obra o Coletivo.

Elas e as Letras ganhou destaque literário Internacional pela Academia Internacional de Literatura Brasileira, ficando entre as cinco finalistas. Jessika é uma das autoras do livro Elas e as Letras: Insubmissão Ancestral, tendo 3 textos publicados. A Antologia é construída de narrativas femininas, os textos que a compõe falam de amor, alegrias, lutas, lutos, resistência, denúncias e feminismo. É uma obra que homenageia as escritoras Conceição Evaristo, Maria Carolina de Jesus e Geni Guimarães: todas mulheres brasileiras. 

A vereadora Professora Cida coloca que a jovem escritora tem outras publicações literárias em sites, blogs e redes sociais, por entender que a palavra precisa ocupar todos os espaços, para que a maioria tenha acesso a pluralidade das escritas.

Jessika de Oliveira é líder de Impacto pelo Instituto Ekloos em parceria com o Instituto Coca-Cola, ocupou a cadeira de tesoureira do Centro Acadêmico do Curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, é idealizadora e coordenadora do Projeto Negra Sou, uma organização de mulheres negras no combate ao racismo, atua desde 2011 com a literatura no combate ao racismo, visando promover a equidade em todos os espaços que ocupa. 

Professora Cida enfatiza que através desta Moção de aplausos, o Município de Jequié, representado pelos seus vereadores eleitos, manifesta a alegria e satisfação pela excelente contribuição da jovem escritora Jessika de Oliveira à Literatura Nacional.