Credenciamento da Unacon pelo SUS e autonomia do NRS de Jequié serão abordados em Audiência Pública, na segunda, 29

por Comunicação publicado 26/05/2023 15h35, última modificação 26/05/2023 17h19

Dois importantes assuntos serão tema de Audiência Pública, na segunda-feira, dia 29 de maio de 2023. Será às 8 horas da manhã, na Câmara Municipal, numa iniciativa em parceria com a Maçonaria a os Clubes de Rotary de Jequié. Segundo o vereador Emanuel Campos (Tinho), presidente da Câmara, a proposta é promover a abordagem sobre o necessário e urgente credenciamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) pelo SUS e autonomia do Núcleo Regional de Saúde. No início deste mês, a possibilidade de credenciamento da Unacon foi discutida, nesse mesmo espaço, pela Assembleia Legislativa.   

Para esta Audiência Pública foram enviados convites para o Ministério da Saúde, na pessoa da ministra da Saúde, Nísia Trindade, inclusive a Pasta manteve contato com a presidência da Câmara, demonstrando interesse no assunto. Também foi enviado convite para os senadores baianos, deputados estaduais, prefeituras, Conselho Municipal de Saúde, entidades, órgãos públicos e outros.    

Situada, estrategicamente entre os Territórios do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá, Jequié reúne todas as condições atender os municípios que os compõem a partir do credenciamento da Unacon. Além disso, como no passado a cidade era sede regional de saúde, com a extinta 13ª Dires, também pode retomar essa liderança regional com a criação do Núcleo autônomo, deixando de ficar dependente de Ilhéus. 

A rigor, o Núcleo Regional de Saúde de Ilhéus encontra-se sobrecarregado e, pela distância de Jequié, tem trazido transtornos e prejuízos para a população de Jequié e municípios vizinhos, cabendo ao governo do Estado, fazer a reavaliação de sua decisão, ou seja, criar um novo núcleo para que haja uma prestação de serviços condizente com a necessidade da comunidade jequieense.