Creche em construção no Mandacaru recebe a designação de ‘Creche Waldeck Santos Silva’ por iniciativa de Colorido e San David

por Comunicação publicado 16/03/2023 15h47, última modificação 16/03/2023 15h47

A Creche que vem sendo construída entre os conjuntos habitacionais Mandacaru I e II e que atenderá toda aquela região, será denominada de Creche Waldeck Santos Silva. Projeto de Lei estabelecendo essa designação, de autoria dos vereadores Daubti Rocha (Colorido) e San David, foi aprovado pela Câmara Municipal, com todos os vereadores entendendo a importância do nome do homenageado. Trata-se de um cidadão que muito trabalhou em defesa dos direitos da criança e do adolescente em Jequié e cujo reconhecido ultrapassa gerações. 

Waldeck Santos, nasceu Nilo Peçanha, mas chegou à Jequié ainda adolescente, aos 13 anos. Trabalhou no comércio até ingressar, por meio de concurso, em 1973, na FUNDAC -Fundação da Criança e Adolescente. A convite do Juiz da Infância e da Juventude da época, iniciou a sua trajetória no Juizado da Infância e Juventude. Voluntarioso, ajudou a criar o Conselho Tutelar da cidade. Nesse período, sempre esteve à disposição da população 24 horas por dia, quase sempre utilizando seu veículo particular. 

No bairro onde morava foi um baluarte, auxiliando e participando diretamente das lutas da Associação de Moradores das Urbis III e IV.

Foi um servidor público exemplar. Nos seus últimos anos de vida, exerceu com bastante presteza funções na Justiça Eleitoral de Jequié. Faleceu aos 59 anos, em 26 de dezembro de 2010, no Hospital Santa Isabel, em Salvador, consequência de complicações cardíacas, deixando uma imensa saudade. 

Entre seus filhos, um deles, Emanuel Campos Silva (Tinho), enveredou-se na política. É vereador de Jequié e presidente da Câmara Municipal, poder que outorgou no passado, o Título de Cidadão Jequié a Waldeck considerando-o de direito a cidadania na terra que adotou de coração.

"Esta é uma das mais justas homenagens que o Município de Jequié presta, através desta Câmara de Vereadores, em reconhecimento ao valoroso serviço prestados por Waldeck Santos, em especial a causa da criança e do adolescente", justificam os vereadores Colorido e San David.