Câmara de Vereadores aprova Moção de Pesar e Solidariedade pelo falecimento de Herzem Gusmão

por Comunicação publicado 23/03/2021 17h06, última modificação 23/03/2021 17h06

Por iniciativa do presidente Emanuel Campos Silva, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jequié, composta também pelos vereadores Moana Meira (Vice), Soldado Gilvan Santana (1º Secretário), Ramon Fernandes (2º Secretário). Gutinha (3º Secretário), Daubit Guimarães (Corregedor) e Maria Aparecida de Deus (Ouvidora), externa através desta Moção, os votos de profundo pesar e as mais sinceras condolências a senhora Luci Freire Gusmão e seus filhos Thayse, Danilo e Erica, e o neto Arthur, frutos do longevo casamento com Herzem Gusmão Pereira, este falecido, prematuramente, no dia 18 20 de março de 2021, por complicações do novo Coronavírus. Registramos, em nome do povo de Jequié, nossa solidariedade por tão representativa perda familiar e, por certo, para o município de Vitória da Conquista, terra que muito amou e pela qual lutou até os últimos instantes de sua vida, tanto como um cidadão comprometido com sua cidade, tanto na condição de prefeito (2016-2020), cargo para o qual foi reeleito no ano passado, e também como radialista, sendo, ao longo de quase cinco décadas, um verdadeiro porta-voz da comunidade.

Na Moção, os membros da Mesa Diretora coloca que o ex-prefeito era bacharel em Direito, pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, mas abraçou o rádio como sua maior vocação. Comunicava com as massas com poucos.

“Em Vitória da Conquista, na Bahia, minha terra, doze horas”. Assim ele começava o programa Resenha Geral, o qual apresentou por 40 anos, com atuação destacada. Talentoso e dono de uma oratória invejável, e voz marcante, ao meio-dia, Herzem Gusmão era o relógio pontual dos conquistenses. 

Lembram que foi na política que encontrou a grande oportunidade de fazer muito mais pela sua grande paixão; a cidade de Vitória da Conquista. Primeiro como deputado estadual. Na Assembleia Legislativa, exerceu importantes funções em diversas comissões, fazendo do mandato parlamentar um instrumento em defesa do Município. Assim como no rádio, sua passagem pelo parlamento foi de sucesso e reconhecimento da população, que em 2016 o elegeu prefeito de Vitória da Conquista, numa campanha memorável e vitória incontestável.  

“Em quatro anos de governo, demonstrou grande capacidade administrativa. Fez uma gestão voltada para o povo. Em reconhecimento a esse trabalho foi reeleito em 2020. Diagnosticado com Covid-19, chegou a ser diplomado, mas não conseguiu assumir ao cargo, pois, no dia 1 de janeiro, encontra-se hospitalizado, lutando para vencer esse terrível vírus”, enfatiza a Moção.

Herzem Gusmão foi um gigante em tudo que fez. Escreveu seu nome da história de Vitória da Conquista e permanecerá vivo na memória e no coração da população pelo exemplo de cidadania, deixando para a atual e para as futuras gerações um legado de honradez e correção como homem público de importantes virtudes.

Fica registrado nos Anais dessa Casa Legislativa de Jequié, município amigo e irmão de Vitória da Conquista, o registro do nosso mais profundo pesar pelo seu passamento e nossas condolências aos seus familiares, amigos, correligionários e a população conquistense em geral.