Câmara concederá Título de Cidadania ao padre Roberto Oliveira por iniciativa do vereador San David
A partir de uma iniciativa do vereador San David, a Câmara Municipal aprovou, Projeto de Decreto Legislativo em que concede o Título de Cidadão Jequieense ao senhor Roberto Oliveira da Silva, pároco da Paróquia Catedral Santo Antônio em Jequié. A aprovação ocorreu neste mês de dezembro de 2021 e a data da outorga será anunciada em breve em comum acordo com o homenageado.
Segundo San David, o padre Roberto está inteiramente integrado à sociedade e tem relevantes serviços filantrópicos prestados. Homem de fino trato e querido por todos, a concessão do título é, na avaliação do parlamentar uma das mais justas homenagens que Jequié pode fazer ao religioso e cidadão.
O padre Roberto Oliveira da Silva, nasceu na cidade de Nova Itarana-BA, em 18 de fevereiro de 1973, filho de Humberto Oliveira da Silva e Helenita Dias de Oliveira. Quando criança foi encarregado pelo seu pai de cuidar de um pequeno oratório da casa.
Graduado em Filosofia e Teologia pela UCSAL, ordenado padre desde 22 de julho de 2000, assumiu diversas funções eclesiásticas na Catedral de Santo Antônio em Jequié, possui diversos serviços de suma relevância prestados ao nosso povo, desde a comunidade cristã e a toda população jequieense de modo geral.
Designado para função de Pároco, em 2001 assumiu a Paroquia de S. Miguel Arcanjo no município de Lajedo do Tabocal, onde ficou até 2007, nesse período foi Vigário Paroquial em Itiruçu e Lafaiete Coutinho, dando assistência a todas essas cidades.
Sua terceira paróquia foi em Nossa Senhora das Graças em Jequié. Depois foi nomeado Reitor do Seminário Maior em Belo Horizonte. Com seu olhar sempre sensível aos que mais precisam, sempre desenvolvei atividades e intervenções sociais, que tivessem como diretriz melhorar a vida das pessoas, amenizar a vulnerabilidade social e a desigualdade.
Nesse tempo precisou se ausentar na diocese para ir à França na formação de sacerdotes e catequistas, consagrados à evangelização dos pobres, mais conhecida como Ordem dos Prados
Durante sua trajetória de vida, e como padre, já foi enviado para vários lugares, tem um currículo extenso e representativo, o que lhe credencia a essa justa homenagem.
Em relação a sociedade jequieense, em 2011 retornou para Jequié, assumiu como Pároco na Paroquia Nossa Senhora das Graças, além de ser Pároco da Catedral de Santo Antônio, Vigário Geral, Exorcista, Administrador Diocesano e membro do Conselho Presbiteral e Colégio de Consultores da Igreja Católica em Jequié.
Em 2016 foi nomeado Pároco da Paróquia Catedral Santo Antônio em Jequié
Quando Dom José Ruy foi nomeado para Diocese de Caruaru, o Padre Roberto assumiu como Administrador Diocesano até a nomeação do novo Bispo Diocesano Dom Paulo Romeu Dantas Bastos.
Padre Roberto Oliveira Silva completou 21 anos de sacerdócio neste ano de 2022, assim também, havia completado seu tempo como pároco na catedral, e que foi novamente empossado por Dom Paulo Romeu Dantas Bastos no dia 05 de agosto de 2022.