Aprovado Projeto de Decreto de autoria de Tinho que concede Título de Cidadão a Railson Vieira Matos - Som da Saúde
Aprovado, pela Câmara Municipal, Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Emanuel Campos Silva - Tinho - que concede Título de Cidadão Jequieense ao senhor Railson Vieira Matos, conhecido carinhosamente de Som da Saúde. A honraria é um reconhecimento deste município a uma pessoa que veio morar nesta cidade com apenas 7 anos de idade, quando aqui chegou em 1970, e pelos valorosos serviços prestados à comunidade.
Nascido no dia 4 de setembro de 1963, na zona rural de Ubaíra, sendo filho de dona Maria Vieira Matos (in memória) e de Cassimiro Pereira da Silva (in memória), mas foi prioritariamente criado pela mãe.
Ao se mudar com a família para Jequié, residiu, inicialmente, na casa da família de Joaquim Lobo, na qual sua mãe trabalhava como doméstica. Mas, diante das condições socio-econômicas de sua mãe, aos 9 anos, Som precisou morar em um orfanato, em Feira de Santana, onde permaneceu até os 11 anos.
Por se sentir maltratado, empreendeu fuga do orfanato, alegando que enfrentava privação alimentar, péssimas condições do local e agressividade de colegas. Após a fuga, Railson morou na rua e passou fome até ser resgatado pelos órgãos responsáveis da época.
Ao ser devolvido aos vínculos familiares, Railson foi morar em um sítio na BR 330 com um tio. Morou também em outra fazenda chamada Maravilha. Na sequência, trabalhou na empresa Lobauto, antiga Volkswagen em Jequié. Nesta empresa, trabalhou na oficina ajudando os mecânicos, aprendendo desde cedo este oficio.
Aos 18 anos, candidatou-se à vaga de cobrador na empresa de transporte urbano Tiradentes, onde exerceu a função por algum tempo. Em 1982, passou um período de aproximadamente 7 meses em Nova Canaã, onde trabalhou como sócio em uma microempresa de calçado com o cunhado.
Aos 19 anos de idade, o prefeito da cidade de Jequié, Landulfo Caribé, ofereceu-lhe um emprego de motorista do caminhão de lixo, função que o permitiu contribuir com a organização da limpeza pública da cidade. Manteve-se no exercício de motorista da Prefeitura Municipal de Jequié, e ao longo destes anos, Railson foi motorista de prefeitos, da Secretaria Municipal de Saúde e de ambulância para transporte de paciente à Salvador e outros municípios.
Muito bem quisto, Railson foi funcionário público exemplar, que sempre se preocupou em exercer sua profissão com responsabilidade, zelo e amor por sua cidade. Atualmente aposentado, Railson sempre se preocupou com funções sociais urbanísticas e desempenho cidadão, a qual se mobilizava em função dos que dele necessitava.
Em sua trajetória de vida, candidatou-se a vereador por duas vezes e foi presidente da Associação de moradores da Urbis III e IV, conseguindo organizar a chegada da Unidade de Saúde para a localidade. Quando mudou de bairro, também esteve por duas eleições como presidente da Associação de moradores do Chácara Provisão.
Após a sua chegada a localidade, sem dúvida a população que ganhou maior visibilidade. Durante os dois mandatos, além da construção da sede da Associação de moradores, Railson conseguiu possibilitar maior acesso da população sobre benefícios sociais, como cisternas e poço artesiano, ação marcante e necessária à população carente.
Som da Saúde, apesar de não ser natural de Jequié, é um apaixonado por essa terra, construindo sua história de vida com força, trabalho, luta e afetos. Hoje aos 60 anos, possui um carisma inigualável, bons vínculos de amizade e afeto familiares. No coração, traz a certeza que ainda tem muito o que contribuir com a sua terra, educando os seus pelo amor, simplicidade, honestidade e cuidado para com os mais necessitados.