“Estou bastante satisfeito com o resultado”, diz Gutinha sobre audiência pública sobre cuidados com a saúde mental
Um encontro representativo e bastante participativo. Assim foi a audiência pública sobre os “cuidados com a saúde mental da população de Jequié”, realizada pela Câmara Municipal, nesta sexta-feira, dia 20 de outubro. A proposta foi do vereador Gutinha e contou com a participação de representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, Uesb, Governo do Estado, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Conselho de Saúde, profissionais de várias áreas a exemplo de psicólogos e outros. Dezenas de usuários dos serviços de saúde mental também participaram do evento, opinando sobre a situação atual e dando sugestões.
“Estou bastante satisfeito com o resultado da audiência pública”, enfatizou o vereador Gutinha, para quem tudo saiu conforme o esperado, ou seja, além de fazer um diagnóstico da atuação dos órgãos de assistência, também foram apontadas saídas para o aperfeiçoamento das ações. “É certo que todos estão engajados em oferecer o melhor serviço e muita coisa funciona bem, porém, temos muito a ser feito para melhorar na ponta”, completa.
Entre as sugestões apresentadas destaque para a integração das ações, pois a saúde sozinha não dará conta dos problemas relacionados a saúde mental da população. É preciso o envolvimento da educação, cultura, esporte, lazer e que não fiquem reduzidas a participação da Prefeitura, mas também de órgãos de outras esferas de governo e da iniciativa privada.
Participaram da audiência pública os vereadores Gutinha, Soldado Gilvan, Marcos do Ovo, Moana Meira e João Paulo; secretário M. de Saúde, Marlon Pereira; da coordenadora do Serviço de Saúde Mental do Município, Karine Fernandes e vários outros funcionários da Prefeitura; Ricardo Santana, representando a diretora do HGPV; a promotora de Justiça, Juliana Sampaio; Isis Biondi que representou a Defensoria Pública; as professoras Edite Lago e Patrícia Anjos, do Departamento de Saúde da Uesb; os psicólogos Manoel Messias, Pastor Sandro e muitos outros profissionais da área; professora Ivone Nery do Conselho Municipal de Saúde; OAB e outras entidades.
Também foi destaque na reunião, a presença maciça de usuários dos serviços públicos de saúde, que tiveram oportunidade de opinar, dando boas sugestões.